1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede gigabit - configurar para trasnferir a gigabit

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por madafakapc, 2 de Setembro de 2005. (Respostas: 80; Visualizações: 7221)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

Tenho 2 pcs com WinXP Pro.

Tenho 2 pcs ligados ao switch de 1gigabit que ta ligado num router.

Quero transferir usando a rede gigabit que tenho ja montada (cabos cat5e) com placas Surecom de 1gbps. (sao mesmo tons de gigas...ficheiros grandes....)

Falaram-me em ftp entre os computadores (preciso de transferir entre os 2 pcs ao mesmo tempo, i.e. um será servidor/cliente quando necessário)

Sei que devo configurar a rede para algo do tipo 10.0.0.x e depois começa cena ke ainda nao fiz...o ftp....devo instalar o do Windows ou que?

Como fazer..

Obrigado!!!! :009:

2. migueluxo

migueluxo [email protected] Member

Ha tanta forma de fazer isso...

Share Folder, Server HTTP, Server FTP... Até POR Messenger.

Ele detecta logo que o outro PC tá na rede e envia há velocidade de REDE.

Cya

3. nothing

nothing Power Member

Se for uma cena em rede interna sem risco de intromissões externas mais vale antes escolheres o TFTP. Sempre tem menos overhead que o FTP.

4. madafakapc

madafakapc Power Member

Pois precisa mesmo de ser uma cena de ftp, pq segundo o Windows (tipo shared folders ou map network drives) nao vai lá! As velocidades em nada sao proximas de rede gigabit....

Se alguem puder dar sugestoes de como configurar esta coisa, ou basta instlara um ftp em cada computer e voilá!!!

Pretendo algo ao nivel de um explorer, nada de cenas com interfaces marados que nao sao praticos, tipo o Messenger por ex.

Tem de ser o mais proximo do simples pega e arrasta do windows....
    :wow:

Obrigado!

5. da Fohz

da Fohz Power Member

O que aconteceu à simples partilha de ficheiros entre 2 pc's na rede... ?
    Cumps

6. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

madafaka, numa máquina instala por exemplo o Bulletproof FTP Server e na outra o SmartFTP. O SmartFTP é free e tem um interface bastante intuitivo, o mais onde podes ter problemas é no Bulletproof mas isto é o conceito básico de servidor <-> cliente. Ligas o servidor num deles (eu punha no que não tem os ficheiros, mas isto acaba por ser irrelevante) e abres o cliente no outro, no cliente metes o ip, porta, username e password do servidor e toca a transferir :)

7. madafakapc

madafakapc Power Member

Opá ó Freelancer vou experimentar essa cena, mas devo faze-lo e posso ??? nos 2 pcs ao mesmo tempo, pq por vezes um é servidor/cliente e outro é cliente/servidor pq tenhos os ficehiros distribuidos, ainda nao da pra fazer um file server.....

Obrigado!

8. kazuza

kazuza Power Member

Pergunto-me sobre o mesmo... :rolleyes:

9. PiKa_

PiKa_ Power Member

lol eu tb axo q tas a confundir imenso...a partilha de ficheiros do janelas serve perfeitamente..

10. madafakapc

madafakapc Power Member

:009: :009: :009:

Nao me parece que sirva para tirar partido da rede gigabit...é uma kestao de experimentares no teu e depois dizeres as velocidades ke obtens.... :)

Tem mesmo de ser ftp puro e duro...

11. kazuza

kazuza Power Member

Então explica lá porquê...

12. madafakapc

madafakapc Power Member

Olá!

Segundo me explicaram e dos meus modestos conhecimentos, o Windows nao está a tirar partido da rede gigabit como deve ser...logo por ftp (isto é) talvez consiga isso, penso ke é tudo kestao de protocolos....

Nao sei como vos hei-de explicar....nao vá meter o pé na argola....tao a ver....tipo DOS....tipo cenas mesmo do underground da computação.... (esta foi forte e profunda...), tipo unix...essas cenas assim, ie, o windows é muita giro e tal mas na hora de tirar partido das coisas a 100% nao o faz pelos vistos....

Se a partilha do Windows é suficiente entao pq nao estou eu a sacar a 1 gigabit nem la proximo ?

E o jumbo frames das minhas placas pq nao é aproveitado???

Compreendo ke na tenham entendido puto do ke aki disse mas so in loco mesmo para explicar...
    :) :009: :009: :009:

Última edição: 3 de Setembro de 2005
  13. NoOsPhErE

NoOsPhErE To fold or to FOLD?

Já andava desconfiado que o XP era uma tanga no que toca a optimizar a rede de forma a maximizar o seu rendimento! Ora, com esta thread as minhas duvidas desapareceram :)
    É que eu a transferir ficheiros entre 2 computadores com o "Share this folder" fico com uma valente bost@ de velocidade!
    Tenho ambos ligados por um USR9106 e quando faço o teste so Sandra á velocidade da rede, ele dá-me 10Mb...lindo mesmo ;)
    E se meter 2 ficheiros a sacar ao mesmo tempo ainda pior... a rede fica mesmo atrofiada : :004:
    Assim sendo vou seguir o conselho do pessoal e instalar um servidor e um cliente de FTP.

Abraço pessoal.

14. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

eerrrrrrrrrr................ mas os discos rigidos, ñ entrando em raids, têm pernas pra aguentar uma rede gb?

15. BlueBird

BlueBird Power Member

Não conheço suficientemente bem o protocolo para dizer que ele tira, ou não, partido de uma rede de 1000Mbits/s, mas de uma rede de 100Mbits acreditem que está lá perto, aqui em casa com 2 placas (realtek e 3com) e um switch as coisas andam na ordem dos 10~11MBytes/s.
    1000Mbits/s = 125MBytes/s
    será que têm discos com capacidade de leitura/escrita a este nível?
    será que os chips da placas de rede conseguem mesmo essas velocidades (pelo que vi há uns tempo num artigo apesar de teoricamente serem chips de 1000Mbits/s na prática não era fácil trabalharem a essa velocidade)?
    será que o bus pci (não é válido para todos os sistemas) não está um pouco estrangulado, isto se tiverem mais coisas a sugar o bus...

Há muita coisa que pode limitar a velocidade antes do protocolo.

Última edição: 3 de Setembro de 2005
  16. Condez

Condez [email protected] Member

madafakapc

Ao invés de andares a instalar programas desnecessários nos pc's (tipo, buletproffFTP e SmartFTP) tens uma solução integrada no windows:

IIS - Internet Information Service

Instalas o FTP Service (que não é mais que um servidor de FTP) e apartir dai com qualquer browser acedes.

Se tivers dúvidas na configuração, basta googlares que tens muita informação disponivel.
    Ou então posta as tuas dúvidas.

This is my opinion. :cool:

Um abraço.

17. kazuza

kazuza Power Member

Se tiveres trasnferências na ordem dos 12Mbytes por segundo, dá-te por contente... :rolleyes:

18. blastarr

blastarr Power Member

Sem cabos Ethernet em condições, até podiam ter redes 10 Gigabit, que a velocidade real não aumentava.
    Eu tive cabos Cat5e para ligar uma rede em 10/100, mas um dia decidi ligar o meu pc novo (na altura) e verificar a velocidade real. Esta não passava dos 15/20mbit, isto com sorte.
    Como a Asus A8N-SLI deluxe tem uma coisa na bios chamada Virtual Cable Tester, experimentei e descobri que o cabo estava com problemas numa determinada localização (estava "traçado" junto a um móvel, num sítio quase invisível).
    Troquei o cabo e, voilá, a velocidade ficou logo acima dos 60mbit.

Comprem cabos de qualidade.

19. kazuza

kazuza Power Member

Continua uma porcaria essa tua rede. Deve dar pelo menos 200 a 300 Mb . Se Gigabit, claro!

[EDIT: madafakapc- Edita a tua sig. Lê as Regras do Forum > Ver minha SIG]

20. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Nunca vais conseguir utilizar a 100% uma rede gigabit mesmo em situações ideais simplesmente pq o bus pci fica totalmente "flooded" mt antes de conseguires chegar a valores perto do limite das redes gigabit. Só com bus pci de 64bit é q consegues aproveitar ao máximo, mas como duvido q tenhas slots PCI-X ou boards especiais pra servidor dá-te por mt feliz com o q tens q n vais ter mt mais independentemente das cenas "underground" q uses.

Partilhar esta Página