Rede gigabit - configurar para trasnferir a gigabit

tOXyN disse:
Tenho Cat5e Blindado (Cisco Certified) com mais de 20 metros de comprimento, a passar em calhas junto com cabos electricos e 0% de perdas de pacotes. é tudo uma questão de qualidade ;)


Imagino que não tenhas pago 2.5€ por 10 metros nesse cabo. Os que comprei até agora sei que não tem blindagem nenhuma pois ao montar verifiquei isso mesmo...

Já agora onde compraste e quanto pagaste se não é indescrição...

Se tiveres Gigabit podes dizer também a max speed que consegues com ele usando que material.
 
kazuza disse:
A minha última achega nesta thread:

FTP ou SFTP para transferência de ficheiros numa rede local com clientes M$ é inutil ...

Rede Microsoft faz o serviço. E mais rápido que ftp (estou farto de dizer isto ... )

[Servem como experiência os ~1000Tb de informação que puxei de rede para depois guardar em DVD, com verificação md5 em streamming]

Antes de pensarem no super/extra/espectacular cabo de rede UTP Cat6, analisem a situação:

Para quê meter esse cabo caro, se vai ligar a um equipamento activo de m€rd@ ?

Querem por ordem na casa?

Primeiro arranjem um switch Gb decente. Certifiquem-se que todas as NICs são Gb também. Depois sim, pensem no cabo ...


Desculpa lá, mas não sei o que fazes na vida (não leves pelo lado mau...), o que estudaste ou que andas a estudar, mas falas com qualquer estudante de engenharia electrotecnica da area de telecomunicaçoes ou de automação industrial ou um de engenharia informatica (podes também perguntar aos dos cursos das faculdades de ciencias na area de redes) e qualquer um te diz que o protocolo que a Micro$oft usa para as transferencias através da partilha incluem um montão de coisas desnecessárias.

Um dos primeiros trabalhos numa cadeira de 3 ano de engenharia informatica é fazer um programa para transferencias de ftp entre 2 terminais, e isto tem uma razão o ftp é conhecido pela simplicidade e rapidez. Depois só tens é variações do ftp como sftp com incriptação.

No entanto o que eu penso que aqui é necessário é algo simples e eficaz. Pelo que percebi o uso final é para transferir ficheiros mas manter a simplicidade de uso e gestão dos discos. Penso que neste tipo de situação algo como um pc remoto com servidor de samba e os discos lá montados, vai permitir montar os discos em qualquer ponto da rede com extrema facilidade.

Podem ser criadas contas diferentes com acessos diferentes para cada membro da familia, e montar remotamente os profiles de windows para cada utilizador de pc, caso o disco dos terminais seja pequeno.

Acho que um Switch D-link DGS-1008D é mais que decente tu não achas? E mesmo as placas de rede também não estão más, suporte em windows, FreeBSD e Linux automáticamente (tanto as Marvell como a Intel).
 
E que tal esta solução:

Fibra Óptica Monomodo
Switch Gigabit com módulos FO e suporte Port Trunking (LAG).
NIC 's Gigabit de FO com suporte Port Trunking (LAG).


Isto sim, é que era um rede à Homem :D
 
Última edição:
madafakapc disse:
Pois a minha intenção é mesmo transferir gandas quantidades de ficheiros e tamanhos gigabyticos e alem disso vou expandindo a rede com o tempo, pensando sempre que de futuro poderie fazer algo mais com isto, presentemente será um dvd com rede e por ai fora...satelite....net....servidores caseiros so mesmo para servir esta rede, por enquanto nao há-de ser para fora daki...por enquanto ainda nao....

No entanto penso ke se o investimento valer a pena...é preferivel já do ke depois, é ke na dá muito jeito desmanchar tudo depois....

O que aconselham em termos de cabo ?? O cat6 existem diversos tipos de cabo nao é? Qualidade/caracteristicas ke devo procurqar nesse cabo...

Obtive este preço de um cabo designado por LSZH Avaya a 0,64+IVA por metro.

Recomendações sff?


Já agora, um pouco offtopic, mas alguem aki sabe de recepção satelite, tenho uma pekena duvida de cablagem para a recepção satelite.
:003: :003:


Encontrei este site que fala um pouco sobre vendedores de cabos.

http://www.ncasia.com/rfq/cv_0302.cfm?rfq=Cabling Vendors

Em alguns tem caracteristicas sobre os cabos, outros sobre os vendedores, no entanto é melhor que nada...

Eu ainda vou continuar à procura e ver o que se arranja em termos de testes de comparações directas. Penso que deve existir alguma coisa sobre isso. Espero eu...
 
Condez disse:
E que tal esta solução:

Fibra Óptica Monomodo
Switch Gigabit com módulos FO e suporte Port Trunking (LAG).
NIC 's Gigabit de FO com suporte Port Trunking (LAG).


Isto sim, é que era um rede à Homem :D


Ya, realmente é uma rede à homem... O preço também o é... Antes de montar a rede como a tenho agora ainda tive uma proposta para dividir custos para montar uma rede de fibra optica com material de Alcatel, mas só a ver o preço por metro da fibra que vinha... :lol: , maluco... àquilo faltava o preço das NIC da Alcatel e o Switch já para não falar que tenho N material com a sua propria placa de rede em que arranjar 1 segundo switch com modulo de fibra só para poder ligar os aparelhos convencionais...

O mais engraçado nisso é que a pessoa com quem ia partilhar os custos e me ia ajudar a a montar tudo e tinha o aparelho de cortar a fibra (sim era mesmo dele) e o outro podia pedir emprestado na Alcatel para as unir, ainda me dizia que era muito barato pois estava a comprar com o desconto de trabalhador...

Pariu esses gajos... Um gajo a tentar fazer a festa com pouco €€ e ainda vèm gozar...
 
madafakapc disse:
Redes fibra optica em casa...isso nao é demais para ter uns pczitos ligados em rede...a fazer de servidores...ftp....jogar...isso nao é muita pesado??


É pesado para a bolsa... Eu mandei o gajo ir dar a voltinha...

Mas quem tiver o dinheiro do Euromilhões desta semana digo-te, é uma excentricidade que vale apena ver... :001:

Isso e server à HOMEM!!! Uma board para 8 Opterons, uma da Iwill, basicamente a que foi apresentada à pouco tempo e é feita por modulos de 2 cpus, e equipada com 8 Opterons de dual core...

Até agora só vi screens tirados pela Iwill. Aí sim dava gosto ver qual a carga da NIC de fibra. :lol:
 
tanto €€€ gasto em cabo, para depois terem um switch q n se aguenta, e depois dizem que o problema das transferências baixas é do windows...
 
Sumerset disse:
Desculpa lá, mas não sei o que fazes na vida (não leves pelo lado mau...), o que estudaste ou que andas a estudar, mas falas com qualquer estudante de engenharia electrotecnica da area de telecomunicaçoes ou de automação industrial ou um de engenharia informatica (podes também perguntar aos dos cursos das faculdades de ciencias na area de redes) e qualquer um te diz que o protocolo que a Micro$oft usa para as transferencias através da partilha incluem um montão de coisas desnecessárias.Acho que um Switch D-link DGS-1008D é mais que decente tu não achas? E mesmo as placas de rede também não estão más, suporte em windows, FreeBSD e Linux automáticamente (tanto as Marvell como a Intel).

1º - Olha eu tenho o 12º ...
Quer isso dizer que não posso falar por conhecimento e experiência? - É que tenho mais redes montadas que muitos "ingenheiros" que para aí andam ...

2º - A única coisa a mais na rede Microsoft é o NetBIOS e "autenticação". O resto é tudo TCP/IP... (Faz um packet sniffing e vê ...)

3º - Esse switch é uma porcaria. Para uma coisa minimamente decente, aponta para um DGS-3024 no minimo. Melhor é CISCO. Qualquer que seja o equipamento, que tenha sempre gestão! :)

Quanto ao resto, já disse o que tinha a dizer. Ouve quem quer ouvir ...
 
kazuza disse:
1º - Olha eu tenho o 12º ...
Quer isso dizer que não posso falar por conhecimento e experiência? - É que tenho mais redes montadas que muitos "ingenheiros" que para aí andam ...

2º - A única coisa a mais na rede Microsoft é o NetBIOS e "autenticação". O resto é tudo TCP/IP... (Faz um packet sniffing e vê ...)

3º - Esse switch é uma porcaria. Para uma coisa minimamente decente, aponta para um DGS-3024 no minimo. Melhor é CISCO. Qualquer que seja o equipamento, que tenha sempre gestão! :)

Quanto ao resto, já disse o que tinha a dizer. Ouve quem quer ouvir ...


3º Olha mas tu sabes ao menos para que serve a gestão num switch?? É apenas para tu poderes ligar mais do que 1 cabo entre 2 switchs e poderes indicar ao switch quais as portas que irão ter tráfego pelo cabo 1 e as que vao ter treafego pelo cabo 2, para além de funções mais avançadas. No entanto para qualquer pessoa que queira o gigabit em casa um switch igual ao meu é suficiente. Ele fornece uma largura de banda de 16Gbps que dá para qualquer 1.

A Cisco tem realmente bons equipamentos no entanto ao nivel de entrada de Gigabit fica um pouco atrás... O modelo deles é mais vocacionado para grandes empresas com grandes requisitos.


2º Para além do NetBIOS e "autenticação" eles ainda procuram as impressoras remotas e tarefas agendadas que o computador remoto tenha. Isto tudo faz parte do protocolo de partilha deles e é feito no ínicio quando abres a janela do outro PC. Se não sabias vai ao site da Micro$oft e vê lá...


1º Eu nunca disse que não poderias falar... Eu disse exactamente que não sabia o que fazias na vida... A experiencia é sempre bem vinda para se tirarem dúvidas práticas.

Mas que não podes dizer que o protocolo da Micro$oft é mais ligeiro para transferencias porque não o é. O FTP é o mais pequeno para transferencias e por isso mesmo o mais rápido!
 
Sumerset disse:
3º Olha mas tu sabes ao menos para que serve a gestão num switch?? É apenas para tu poderes ligar mais do que 1 cabo entre 2 switchs e poderes indicar ao switch quais as portas que irão ter tráfego pelo cabo 1 e as que vao ter treafego pelo cabo 2, para além de funções mais avançadas.

tas a falar de vpn's ... nesse caso tás a falar de um switch layer 3 (camada 3 do modelo OSI) e um layer 3 faz mto mais do que isso.
 
Sumerset disse:
3º Olha mas tu sabes ao menos para que serve a gestão num switch?? É apenas para tu poderes ligar mais do que 1 cabo entre 2 switchs e poderes indicar ao switch quais as portas que irão ter tráfego pelo cabo 1 e as que vao ter treafego pelo cabo 2, para além de funções mais avançadas. No entanto para qualquer pessoa que queira o gigabit em casa um switch igual ao meu é suficiente. Ele fornece uma largura de banda de 16Gbps que dá para qualquer 1.
2º Para além do NetBIOS e "autenticação" eles ainda procuram as impressoras remotas e tarefas agendadas que o computador remoto tenha. Isto tudo faz parte do protocolo de partilha deles e é feito no ínicio quando abres a janela do outro PC. Se não sabias vai ao site da Micro$oft e vê lá...

:lol: OSI

Para o que dizes precisavas dum router ...

2º Fazem se tu quiseres! Podes desactivar o "discovery service" assim como muitas opções não essenciais... Só não convém desctivar as partilhas administrativas e o MasterBrowser...

acrobat disse:
tas a falar de vpn's ... nesse caso tás a falar de um switch layer 3 (camada 3 do modelo OSI) e um layer 3 faz mto mais do que isso.

True. Tal como se pode fazer gestão do tráfego, seja por port, ou protocolo ...
 
Última edição:
kazuza disse:
:lol: OSI

Para o que dizes precisavas dum router ...

2º Fazem se tu quiseres! Podes desactivar o "discovery service" assim como muitas opções não essenciais... Só não convém desctivar as partilhas administrativas e o MasterBrowser...



True. Tal como se pode fazer gestão do tráfego, seja por port, ou protocolo ...


Não precisava de router nenhum... Qualquer switch com gestão faz isso!! Os da D-link, Cisco e Nortel na boa...
 
V-LANs vão ficando deprecadas hoje em dia ...

Mas façam o teste: MS network VS ftp

Acabem-se as dúvidas ...

... e o OffTopic ...
 
kazuza disse:
V-LANs vão ficando deprecadas hoje em dia ...

Mas façam o teste: MS network VS ftp

Acabem-se as dúvidas ...

... e o OffTopic ...


Não sei se sabes mas V-Lans é o que se usa para grandes redes que necessitem de altos debitos...

Eu vejo todos os dias o exemplo da rede da minha faculdade a F.E.U.P. em que a sua aplicação nunca mais acaba... Não existam duvidas que switchs da Nortell como aqueles toda a gente gostava de ter em casa! :x2:
 
Oi ppl!

Vejo ke a discussão ta acessa, realmente ate bastante interessante, tou a aprender mais qq coisa, mas de qq forma a minha duvida nao ficou 100% esclarecida..... :003:

:003: :003: :003:
 
Sumerset disse:
Não sei se sabes mas V-Lans é o que se usa para grandes redes que necessitem de altos debitos...

Eu vejo todos os dias o exemplo da rede da minha faculdade a F.E.U.P. em que a sua aplicação nunca mais acaba... Não existam duvidas que switchs da Nortell como aqueles toda a gente gostava de ter em casa! :x2:

as vlan's são muito uteis de facto mas o objectivo não é de todo os altos débitos mas sim a diferenciação de trafego( separar grupos de trabalho diferentes sem permissoes uns sobre os outros) ... as vlans evitam o uso de 2 switch pois cada vlan funciona como uma rede separada..

qto a marcas Cisco rula, mas o preço... :005:
 
Back
Topo