Rede Gigabit

RatoAx

Power Member
Boas...gostaria de saber que material é necessario para "migrar" a rede para Gigabit...2 dos pc's têm Mb ASUS ja com placa de rede Gigabit, outro acho que não...tem uma Mb K7s5A, mas na pior das hipoteses teria que comprar a placa...é o router suporta? é um Aolink Adsl o cabo de rede pode ser o crusado Cat5? e em termos de Configuração? já agora a board ASUS A7N8X-E deluxe tem 2 portas de rede...para que?
 
tens q comprar um switch a gigabit ou entao aguentar a rede a 100mbits

a minha recomendacao é:

comprares a dita placa e ligares os pcs q ja tens a um switch novo a giga.
em seguida fazeres cascade deste novo switch com o teu router de forma a garantires que tens velocidade a giga entre pc's e uma saida para a internet normal.

finalmente cabos cruzados... não é para usar a gbit....
 
tens q comprar um switch a gigabit ou entao aguentar a rede a 100mbits

a minha recomendacao é:

comprares a dita placa e ligares os pcs q ja tens a um switch novo a giga.
em seguida fazeres cascade deste novo switch com o teu router de forma a garantires que tens velocidade a giga entre pc's e uma saida para a internet normal.

finalmente cabos cruzados... não é para usar a gbit....

No meu caso especifico vou mudar de casa e em principio o novo Isp será NETCABO... a ideia seria ligar 3 pc's wired e ter wireless apenas para a consola e o portatil...
Aconselharam-me aqui no forum um router D-Link DI-624 AIRPLUS XTREME
http://www.dlink.com/products/?sec=1&pid=6
com este posso ter rede Gb?...o cabo não pode ser cruzado? que cabo tenho que usar? desculpa a pergunta mas como faço Cascade? lol
 
Última edição:
Boas, os cabos gigabit são direitos e nao cruzados, e os cabos e tomadas podes colocar cat.5E, ou cat. superior mas cat.5E chega bem!!!
 
cabos cat 6 com uma parte no médio forte para evitar a interferencia entre fios...penso eu de que....switch gigabit...penso eu ser melhor que as mobos com gigabit.....eu uso PCIs e switch tudo a gigabit! Cabo incluido!!!!
 
RatoAX, precisas de um switch/router gigabit. Usando a marca D-Link que referiste, tens por exemplo este: http://games.dlink.com/products/?pid=370 (não sei qual é o preço, mas já ouvi falar bastante bem dele).

Cabos deverão ser Cat5E ou superior (normais, não-cruzados). Não ganhas nada em ter Cat6 por exemplo.

As placas de rede (NIC´s) PCI têm o problema de estar num bus bastante "lento". A maioria das boards actuais já incluem NIC´s Gigabit com canais PCIe ou então conexões proprietárias com bastante mais largura de banda. Serão suficientes para o que pretendes.

Para a K7S5A, terás de comprar uma placa de rede GigaBit. Atenção que não precisas de ter toda a rede em GigaBit. Podes ter os PC´s com as Asus a Gigabit e o que tem a ECS a 100Mbps, por exemplo.

A ideia de comprares um switch gigabit e manteres o router, também é boa, mas ao preço que os routers wireless andam agora, julgo que não se justifica muito.
 
Boas...gostaria de saber que material é necessario para "migrar" a rede para Gigabit...2 dos pc's têm Mb ASUS ja com placa de rede Gigabit, outro acho que não...tem uma Mb K7s5A, mas na pior das hipoteses teria que comprar a placa...é o router suporta? é um Aolink Adsl o cabo de rede pode ser o crusado Cat5? e em termos de Configuração? já agora a board ASUS A7N8X-E deluxe tem 2 portas de rede...para que?

Tens 3 pc's e queres mudar para uma rede Gigabit? pq? com 3 pc's nao deverias ter qualquer problema de rede nem de velocidade.... comprares cabos, placas de rede... isso é estragar dinheiro. Se a tua linha de net, (se for essa a causa de queres mudar de rede), tem no maximo 28 mbits, para que uma rede dessas? Vais acabar por gastar dinheiro e não notares muito a diferença... mas na boa, esta é a minha opinião... quanto ao resto, se queres mesmo mudar... da uma vista de olhos:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/107/

Abraço.
 
eu por exemplo já me contentava se a minha rede funcionasse a 100mbits.

tenho um router asus wl500 GP e a transferencia de ficheiros é sempre mt lenta, usando +/- 25% da largura de banda (visto no ctr+alt+del).


Qual será o problema, já andei a ver nas opcoes do router mas nada, serao os cabos?
 
eu por exemplo já me contentava se a minha rede funcionasse a 100mbits.

tenho um router asus wl500 GP e a transferencia de ficheiros é sempre mt lenta, usando +/- 25% da largura de banda (visto no ctr+alt+del).


Qual será o problema, já andei a ver nas opcoes do router mas nada, serao os cabos?

Não serão os discos? ;)
 
Assumindo que ele não tem discos marca chasso do seculo passado, duvido que não dessem os 12.5MB/s (máximo teorico para 100Mb, menos que isso com o overhead...).

Tens 3 pc's e queres mudar para uma rede Gigabit? pq? com 3 pc's nao deverias ter qualquer problema de rede nem de velocidade.... comprares cabos, placas de rede... isso é estragar dinheiro. Se a tua linha de net, (se for essa a causa de queres mudar de rede), tem no maximo 28 mbits, para que uma rede dessas? Vais acabar por gastar dinheiro e não notares muito a diferença... mas na boa, esta é a minha opinião... quanto ao resto, se queres mesmo mudar... da uma vista de olhos:

Treta. Assumindo que ele tenha um switch Gb semi-decente, HD's semi-decentes e CPU's semi-decentes pode esperar pelo menos de 2/3x mais peak-throughput com placas Gb semi-renhosas como as minhas R8169. Se tiver HD's bons (ou em RAID), CPU's decentes e investir em NIC's de qualidade pode esperar um bom bocado mais.

Btw, as R8169 estão ao preço da banana e o CAT5E nem é muito caro...
 
Obrigado pelo esclarecimento...talvez seja melhor esquecer...pois pelo menos um dos pcs nem semi decente é! lol...portanto por agora sempre vai chagando....ja agora qual será assim os custos disso tudo semi-decente em termos de material para poder montar a rede Gb?...Cumps
 
Router + Cabos + NIC para o PC mais antigo - provavelmente cerca de 150€.

Estás a menosprezar os pc´s que tens. Atingir velocidades superiores a 100Mbps não é um feito apenas ao alcance de máquinas de ponta, nem as máquinas que tens parecem ser fracas (a julgar pelas boards e imaginando que tens hardware mais ou menos ao nível delas). Qualquer uma das tuas máquinas deverá conseguir atingi-lo. A questão é se realmente necessitas.
 
Assumindo que ele não tem discos marca chasso do seculo passado, duvido que não dessem os 12.5MB/s (máximo teorico para 100Mb, menos que isso com o overhead...).



Treta. Assumindo que ele tenha um switch Gb semi-decente, HD's semi-decentes e CPU's semi-decentes pode esperar pelo menos de 2/3x mais peak-throughput com placas Gb semi-renhosas como as minhas R8169. Se tiver HD's bons (ou em RAID), CPU's decentes e investir em NIC's de qualidade pode esperar um bom bocado mais.

Btw, as R8169 estão ao preço da banana e o CAT5E nem é muito caro...

Eu referia-me ao utilizador b3lz3bu e não ao RatoAx. Pelo que me parece, se os discos não forem da pré-história no caso dele como indiquei ser possível, pode dever-se ao facto de grande parte dos routers terem um hub e não um switch, o que por si só já faz com que a rede seja lenta. Juntando a isso, routers de baixa gama não têm velocidades de transferência minimamente aceitáveis.
 
Tenho um pentium2 300 mhz com uma placa de rede que a cabovisao me deu (deve ser fraquinha), esse ainda pode ter razão para ser lento, mas depois já tenho um pentium4 com uma motherboad asus p4C (lan onboard) e penso que o disco ainda estará bomzito. Dps tenho também um apple macbook com menos de um ano, logo ainda deve estar pás curvas, realmente não percebo porque não consigo uma velocidade aceitável.
 
Back
Topo