Rede Gigabit

ChoKapik

Power Member
Boas pessoal

Tenho um pequeno problema e queria a vossa opinião

Tenho um rede a funcinar a 10/100 ***** que aloja cerca de 60 maquinas a funcar sobre um dual xeon a 2.4 com 4 GB de ram e 6 Disco Scsi em windows 2000 server.

Mas a rede encontra-se muito lenta e o que pretendia era criar uma infrastutura 10/100/1000 em par de cobre ( cabo Utp ).

Queria a vossa opinião sobre que switch devo usar .

Devo salientar também que se pretendem switchs com gestão de 24 e 48 portas .

O outro problema que tenho nesta rede é que existem pelo menos 10 pontos de rede que têm uma distancia superior a 100 mt desde o ponto de rede ao switch e como tenho que certificar esta rede gostava de saber se conhecem algum tipo de "amplificador de sinal" que me permita que nestes 10 pontos tenha os tais 1000 mbits


Dêm-me lá umas dicas

Agradeço desde já todos aqueles que me ajudarem


Cumps

Chokapik
 
Amplificador? Qualquer HUB ou Switch Faz isso...antes de tudo eles são repetidores eléctricos.

Se a rede se encontra muito lenta já a pensaste segmentar com router? Em vez de teres uma rede teres varias? Em vez da rede "Empresa" teres "Sala1","Sala2", ... so on?

Ou a parte da rede lenta é que são muitos pcs todos a quererem ir ao server? Se for este o caso penso que o que queres será um router gigabit dum lado com um switch 100mbits do outro , e uma placa gigabit no servidor. Penso que esta seja a solução em que menos tens de mexer na rede.

My 0,02 aerios
 
Para começar, se queres mesmo uma rede Gigabit, aconselho-te a trocar o cabo UTP por cabo FTP.
Quanto aos switches, os da 3COM, embora caros, são bastante bons.

Quanto aos amplificadores, acho que o banid0 já disse tudo. Qualquer switch te faz isso.

Boa sorte!:)
 
Savage disse:
Para começar, se queres mesmo uma rede Gigabit, aconselho-te a trocar o cabo UTP por cabo FTP.
Quanto aos switches, os da 3COM, embora caros, são bastante bons.

Quanto aos amplificadores, acho que o banid0 já disse tudo. Qualquer switch te faz isso.

Boa sorte!:)


Nonsense...

Mantem cabo UTP , mas Cat5e , NICs Gigabit em todos os PCs e equipamento activo (routers e switches CISCO - hubs já não se usam em lado nenhum ... )

Tudo o resto é para brincar em casa!
 
banid0

FTP - Foil Twisted Par

Este cabo encontrasse envolvido numa "folha" metálica, o que lhe confere um certo tipo de blindagem contra interferências. Digamos que se encontra entre os UTP e os STP.


ChoKapik

O meu conselho, será para também utilizares os FTP em rede gigabit (uma rede gigabit é muito exigente na qualidade da cablagem, como tal, cabos FTP dão-te mais garantias de funcionamente sem interferências); lembrate que tens de adquirir cabos de cat. 5e;

Lembra-te também, que para a rede funcionar completamente a Gigabit, todas as NIC's, switch's de interligação e routeres, têm de suportar rede Gigabit.

Caso contrário, os switch's adaptam cada ligação à sua velocidade.


Segmentares a rede seria uma boa solução para "aumentar a verlocidade" da rede.
Mas cada caso é um caso, terias de detalhar melhor a tua rede para te pudermos indicar se no teu caso vale a pena segmentares ou não.
 
Última edição:
Condez disse:
Segmentares a rede seria uma boa solução para "aumentar a verlocidade" da rede.
Mas cada caso é um caso, terias de detalhar melhor a tua rede para te pudermos indicar se no teu caso vale a pena segmentares ou não.

Basta 2 bons switches e duas ligações de uplink redundantes para que tudo funcione. Cisco sem dúvida

Quanto aos problemas com os pontos a uma grande distência, optas por duas coisas. Ou u switch intermédio entre os 50 pontos de rede e os 10 restantes ou apostas numa ligação de fibra (conversores de Fibra/RJ45) entre dois switchs. Aí os PC's até podem estar a 10 km de distância. O que custa caro é a fibra ter que ser feita à medida!
 
obrigado pelas respostas

Posso dizer-vos que a cablagem de rede está toda a ser substituída por cabos Cat 6 STP.

Quanto a fibra está fora de questão por causa do preço .

A rede será então estruturada da seguinte maneira:

Tenho um edificio com 5 andares

andar -1 : Tenho o servidor , o bastidor Principal da coluna montante e 9 pontos de rede

andar 0 : Tenho um bastidor de apoio ao andar e cerca de 15 pontos de rede ( 3 pontos com mais de 100 mts do bastidor de apoio)

andar 1 : Bastidor de apoio ao andar e 15 pontos de rede ( 5 pontos com mais de 100 mts do bastidor de apoio)


andar 2 : Bastidor de apoio e 15 pontos de rede ( 2 pontos com mais de 100 mts do bastidor de apoio)

andar 3 : Bastidor de apoio e 3 pontos de rede ( 1 pontos com mais de 100 mts do bastidor de apoio)

Os pcs já estão todos equipados com com placas de rede 10 / 100 / 1000

isto encontra-se a titulo provisório pois os postos de trabalho vão duplicar em cada andar (excepto no andar - 1) toda esta gente necessita de informação constantemente visto que se trata de uma ampliação de uma clínica de medicina geral.

Espero que isto vos dê uma ideia do que se trata e que consigam de ajudar melhor .

Quando falam da Cisco que modelos me aconselham ?

Tenham em atenção que preciso de switch com gestão .


Obrigado a todos os que responderam e ajudem-me lá a resolver esta situação.

cumps

chokapik
 
Última edição:
Hmmm...

60 boxes, um server. Gb ou 10/100 continuas com o mesmo bottleneck, um server.

A 10Mb dava 600Mb com essas boxes todas a aceder. A 100 era 6Gb.

E dizes que vai duplicar? 120 boxes? :)

Assumindo um cenário realista, 15% de tráfego de e para boxes entre si (impressoras, shares das boxes, etc) e 85% de tráfego de e para o server, o teu problema vai manter-se...

Não quero dizer com isto que Gb seja mau, é bom, mas se não eliminares o bottleneck no "fim da estrada", fica tudo na mesma...

Esse 2K server não está a providenciar serviços que pudessem ser divididos entre x máquinas individuais?
 
ShadeX disse:
Hmmm...

60 boxes, um server. Gb ou 10/100 continuas com o mesmo bottleneck, um server.

A 10Mb dava 600Mb com essas boxes todas a aceder. A 100 era 6Gb.

E dizes que vai duplicar? 120 boxes? :)

Assumindo um cenário realista, 15% de tráfego de e para boxes entre si (impressoras, shares das boxes, etc) e 85% de tráfego de e para o server, o teu problema vai manter-se...

Não quero dizer com isto que Gb seja mau, é bom, mas se não eliminares o bottleneck no "fim da estrada", fica tudo na mesma...

Esse 2K server não está a providenciar serviços que pudessem ser divididos entre x máquinas individuais?

Bem visto ShadeX

Pois tb foi o que pensei ao ler isto tudo...um único server o bottleneck não é a velocidade de ligação entre os pc's mas sim esse facto. Se não fizeres o que o ShadeX indicou e se o fluxo de tráfego for como é natural maioritariamente entre o server e os clientes então quer-me parecer que esse upgrade à velocidade da rede vai ser em vão. :rolleyes: :(
 
Tudo depende do que esse servidor "servir" ...

Tendo discos SCSI em RAID (?) e não sendo servidor de ficheiros, está mais que bom ...

Quem dera a muitos ...

Todos os CISCO têm gestão. :D

Cisco Catalyst 3750G-24TS-1U
 
kazuza disse:
Nonsense...

Mantem cabo UTP , mas Cat5e

Nonsense??? Se pedires para te certificarem uma rede Gigabit, a primeira coisa que a empresa certificadora vai fazer é ver o tipo de cabo, e de fichas/tomadas utilizado. Em 90% dos casos, se não for no mínimo cabo FTP 5e, com fichas e/ou tomadas blindadas, eles nem se dão ao trabalho de testar a rede, e chumbam-na de imediato...
Cabo UTP até pode ser de cat 7 que mesmo assim a rede não é certificada... Basta teres muitos cabos a passarem juntos, ou demasiado próximos de fios eléctricos para interferir com os UTP. Daí a necessidade de usar FTP com tomadas/fichas blindadas...
Os 10% de casos em que tentam certificar com cabo UTP é quando só passa um cabo sozinho em cada calha, e bastante afastado de cabos eléctricos... E mesmo assim, nem sempre passa... :confused:
 
Se de facto ja tens um bastidor por andar, basta então colocares os switch's necessários (por andar) em cada bastidor e interligar-los com fibra óptica.

Tem atenção aos swich que adquirires, pois a sua velocidade de processamento interna vai-te ser muito relevante, tendo em conta a quantidade de utilizadores da rede.

Tem em atenção que os cabos de cat.6 não estão normalizados para rede gigabit. (não tenho 100% de certeza)
Se vais certificar a tua rede, tens de colocar cat.5e;

Quanto aos pontos de rede a mais de 100mts, vais ter que colocar um bastidor intermédio.
Tens por exemplo uns bastidor de 4 ou 5 U's, bem maneirinhos que podes colocar com um (ou mais) switch's.
Penso que será a solução mais económica para solucionares esse problema.


Se esse teu servidor servir básicamente para controle de utilizadores e pouco mais, é mais que suficiente.
Agora se precisares de file server e/ou print server, deves adquirir outro servidor para essa função.
 
Última edição:
Savage disse:
Nonsense??? Se pedires para te certificarem uma rede Gigabit, a primeira coisa que a empresa certificadora vai fazer é ver o tipo de cabo, e de fichas/tomadas utilizado. Em 90% dos casos, se não for no mínimo cabo FTP 5e, com fichas e/ou tomadas blindadas, eles nem se dão ao trabalho de testar a rede, e chumbam-na de imediato...
Cabo UTP até pode ser de cat 7 que mesmo assim a rede não é certificada... Basta teres muitos cabos a passarem juntos, ou demasiado próximos de fios eléctricos para interferir com os UTP. Daí a necessidade de usar FTP com tomadas/fichas blindadas...
Os 10% de casos em que tentam certificar com cabo UTP é quando só passa um cabo sozinho em cada calha, e bastante afastado de cabos eléctricos... E mesmo assim, nem sempre passa... :confused:

Errmm...

ISO9660

Cat5e (ou superior ex: cat6) é Gigabit certified, e tem que estar a uma distância minima de 30 cm de cabos de energia eléctrica.

FTP usa-se entre edificios próximos (depreciado por fibra óptica), grandes construções metálicas e sugeitas a interferências electromagnéticas e todo o equipamento tem que ser blindado (não te queiras meter nisto :eek: ), inclusivé TODAS as ligações TERRA em todos os edificios

Cat5e em Gigabit, a distância máxima de componentes passivos é 90m (contra os 100m de uma rede 100M) teóricos. Aquando da certificação o sinal é medido.

Quantas redes com certificação fizeste?

Aconselho uma leitura rápida dum pequeno livro da FCA (Engenharia de redes Informáticas)
 
Última edição:
kazuza disse:
Errmm...

ISO9660

Cat5e (ou superior ex: cat6) é Gigabit certified, e tem que estar a uma distância minima de 30 cm de cabos de energia eléctrica.

Cat5e em Gigabit, a distância máxima de componentes passivos é 90m (contra os 100m de uma rede 100M) teóricos. Aquando da certificação o sinal é medido.

Mas eu estou a falar da blindagem do cabo, e não da categoria... Há UTP cat5, 5e, 6, assim como há FTP cat5, 5e, 6...

kazuza disse:
distância minima de 30 cm de cabos de energia eléctrica.
Se tens experiência em montar redes, deves saber a dificuldade que é manter este requisito, especialmente quando se trada de edíficios antigos, com vários andares, em que andas a passar cabos por chaminés desactivadas sem saberes sequer onde é que passam os cabos eléctricos...

kazuza disse:
todo o equipamento tem que ser blindado (não te queiras meter nisto ), inclusivé TODAS as ligações TERRA em todos os edificios

Eu sei... E já me meti nisso mais do que uma vez... Como eu disse anteriormente, até as fichas RJ45 tem que ser blindadas...
 
Savage disse:
Mas eu estou a falar da blindagem do cabo, e não da categoria... Há UTP cat5, 5e, 6, assim como há FTP cat5, 5e, 6...

estava simplesmente a corrigir a tua afirmação de que mesmo que fosse cabo UTPCat7 a rede não seria certificada ...


Savage disse:
Se tens experiência em montar redes, deves saber a dificuldade que é manter este requisito, especialmente quando se trada de edíficios antigos, com vários andares, em que andas a passar cabos por chaminés desactivadas sem saberes sequer onde é que passam os cabos eléctricos...

Por isso é que se usam detectores de metais e medidores de campo electromagnetico :) . O cliente paga o cabo que se gastar ;)

Savage disse:
Eu sei... E já me meti nisso mais do que uma vez... Como eu disse anteriormente, até as fichas RJ45 tem que ser blindadas...

É-te fácil fazer um "shunt" das ligações TERRA entre 2 edificios? (Para eliminar a ddp entre 2 ligações ethernet)
 
kazuza disse:
Tudo depende do que esse servidor "servir" ...

Tendo discos SCSI em RAID (?) e não sendo servidor de ficheiros, está mais que bom ...

Quem dera a muitos ...

Todos os CISCO têm gestão. :D

Cisco Catalyst 3750G-24TS-1U

Exactamente caro Kazuza isto imho claro.
 
Screnned-Foil Twisted Par

Consiste num cabo FTP (pelicula metálica envolvente aos pares trancados) envolvido numa malha metálica; o que lhe confere ainda mais protecção a interferências.
 
Back
Topo