Rede Home Office

Yorg

Power Member
Boa tarde,

Já deveria ter aberto um tópico, mas ainda vou a tempo de corrigir.

Quadro ATI está na sala na parede oposta da secretária (desktop-sala) e pretendo apenas uma box atrás da TV da Sala e apenas acesso aquelas dezenas de canais que temos acesso por AV ligado ao router).

Fibra
Router ISP (com saida AV para ter aquelas de dezenas de canais, ainda existe?)
Switch 8P 1000Mbps para Desktop - TP-Link TL-SG108S

1º ligação: Router ISP -> Switch 1000mb 8 portas
2º ligação: Router ISP -> Secretária (desktop-sala)
3º ligação: Switch -> TV Sala (Box TV)
4º ligação: Secretária (desktop-sala) c/ Extensor HDMI Full HD 1080p via cabo de rede RJ45 -> TV Sala) (Partilha de ecrã do desktop para TV)
5º ligação: Switch-> TV Sala (Internet)
6º ligação: Switch -> Quarto 1 (Internet)
7º ligação: Switch -> Quarto 2 (Internet)
8º ligação: Switch -> Sala (Tomada Extra) (Internet)
9º ligação: Switch -> Cozinha (Internet)
Ligações AV:


1º ligação ethernet: Router ISP (Porta AV) -> (Distribuidor AV)
2º ligação AV: Quadro ATI (Distribuidor AV) -> TV Sala
3º ligação AV: Quadro ATI (Distribuidor AV) -> Quarto 1
4º ligação AV: Quadro ATI (Distribuidor AV) -> Quarto 2
5º ligação AV: Quadro ATI (Distribuidor AV) -> Cozinha
6º ligação AV: Quadro ATI (Distribuidor AV) -> Secretária (desktop-sala) (Já existia)

Tentei explicar a minha ideia, penso que até se percebe.

Acham que vai funcionar? Algum dica?
Cuidado a ter quando existir a instalação? Router com AV ainda existe para ter aqueles canais sem box?
O switch é suficiente?

Sei que podia fazer tudo remotamente/wifi, mas existe sempre aqueles delay, rede wifi já está ocupada pelos meus shellys/sonoff, foi por isso que uso esses conversores para partilhar a tela do desktop na TV da Sala.
 
Por alto, parece estar tudo ok.
Alerto só para o switch, se possível compra um switch com suporte a IGMP v3, para não teres problemas com freezing na imagem da box do ISP. No cenário, está ligado diretamente ao router do ISP, mas poderás querer ligar uma segunda box.

Tens IoT (Shelly e Sonoff) devices na rede, não sei segurança é uma concerne, mas, esses devices devem ficar isolados dos restantes devices / rede principal. Nesse caso, necessitas de um switch com suporte a VLANs, e AP (Access Points) com suporte a vários SSID e sua associação às respetivas VLANs, bem como, router / firewall para gestão do tráfego inter VLAN routing, inbound e outbound.

Dá uma vista de olhos nesta thread:
https://forum.zwame.pt/threads/meo-fibra-router-asus-pfsense-duvidas-nas-ligacoes.1076861/

Cumps
 
Por alto, parece estar tudo ok.
Alerto só para o switch, se possível compra um switch com suporte a IGMP v3, para não teres problemas com freezing na imagem da box do ISP. No cenário, está ligado diretamente ao router do ISP, mas poderás querer ligar uma segunda box.

Tens IoT (Shelly e Sonoff) devices na rede, não sei segurança é uma concerne, mas, esses devices devem ficar isolados dos restantes devices / rede principal. Nesse caso, necessitas de um switch com suporte a VLANs, e AP (Access Points) com suporte a vários SSID e sua associação às respetivas VLANs, bem como, router / firewall para gestão do tráfego inter VLAN routing, inbound e outbound.

Dá uma vista de olhos nesta thread:
https://forum.zwame.pt/threads/meo-fibra-router-asus-pfsense-duvidas-nas-ligacoes.1076861/

Cumps
Em relação à primeira parte, apenas irei ter uma box, acredita eu mal vejo os canais do ISP.

Segunda parte, por acaso já tinha lido por alto que ter shelly e sonoff na mesma rede de internet coloca lentidão/problemas. A sugestão é ter um switch que permita separar a rede principal da rede IoT. Estamos a falar por exemplo do switch TL-SG108E V6?
 
Segunda parte, por acaso já tinha lido por alto que ter shelly e sonoff na mesma rede de internet coloca lentidão/problemas.

O problema não é criar lentidão. O problema está na segurança que esses devices têm, que podem comprometer toda a rede.

A sugestão é ter um switch que permita separar a rede principal da rede IoT. Estamos a falar por exemplo do switch TL-SG108E V6?

Por ex. esse switch. Irás necessitar de um AP (Access Point) com suporte a VLAN e vários SSIDs, para que os devices IoT se liguem à respetiva rede IoT e os devices na LAN, se liguem à respetiva rede. Terás de ter routing e ACL a permitir ou negar o acesso entre redes e Internet.

Cumps
 
Back
Topo