Rede interna utilizando ATI

Toretto

Power Member
Tenho enfrentado alguns problemas de falta de cobertura wifi em algumas zonas da casa.

No entanto, reparei que tenho fichas ethernet em todas as divisões da casa e um quadro ATI como nas imagens abaixo.



O meu router está perto de uma dessas fichas. Pelas imagens, dá para perceber se consigo alimentar uma dessas fichas com o router e distribuir para as outras de forma a colocar um outro router ou repetidor nessas saídas ethernet?

Já tentei conectar um cabo de rede na saída Gb do router e ligar depois à ficha da parede e conectar o laptop numa outra ficha mas não obtenho sinal.
Será que tenho de activar o modo bridge no router?

A minha net é fibra com ONT + router Technicolor Gateway.
 
provavelmente, e se fizeste essa tentativa, as tomadas não estão ligadas...
Faltará cabo de rede no interior das condutas, que vao deste as tomadas ate ao ati...

Consegues abrir uma dessas tomadas, para ver se esta la algo ligado?

Pela lógica, até um router s/fios, por mais antigo dará conta do recado, se não for para tarefas muito exigentes...
 
As tomadas estão todas ligadas ao ATI, mas esse trablho como mais de 90% da construção em portugal, foi mal feito. mas resolves isso muito bem, tiras a tampa do meio, por detrás tens um tomada 220V, ligas aí um switch de 8 portas gigabit e ficas com rede em todas, depois ligas um cabo ou um AP conforme o que necessitares.

Já agora podias ter colocado e ter lido este tópico https://forum.zwame.pt/threads/duvida-quadro-ited-ati.1043661/
Já há lá dúvidas semelhantes, para a informação não ficar dispersa
 
provavelmente, e se fizeste essa tentativa, as tomadas não estão ligadas...
Faltará cabo de rede no interior das condutas, que vao deste as tomadas ate ao ati...

Consegues abrir uma dessas tomadas, para ver se esta la algo ligado?

Pela lógica, até um router s/fios, por mais antigo dará conta do recado, se não for para tarefas muito exigentes...
Logo mais tento abrir a tomada.
No ATI saem cabos de rede, no entanto são 6 e tenho 7 tomadas ethernet pela casa, sendo duas na sala.

As tomadas estão todas ligadas ao ATI, mas esse trablho como mais de 90% da construção em portugal, foi mal feito. mas resolves isso muito bem, tiras a tampa do meio, por detrás tens um tomada 220V, ligas aí um switch de 8 portas gigabit e ficas com rede em todas, depois ligas um cabo ou um AP conforme o que necessitares.
O problema é que não tenho tampa no meio. A tampa branca é da dimensão de todo o quadro. Para conseguir tirar a tampa, tenho de separar a ficha ethernet do cabo para poder passar o cabo no orifício de onde sai actualmente.
Logo mais já me vou debruçar sobre isto.
 
Se conseguires fazer uma legenda de todos os cabos do ati, o que pretendes fazer é possível
 
Última edição:
Abri a tampa e o S1 que falta na foto acima estava dentro do quadro. Liguei o router à tomada ethernet que tenho na sala e depois o computador à tomada S1 que estava dentro do quadro. Apanho os 200mb de internet, o que significa que a net chega ao ATI.

Dentro do quadro tenho uma ficha ethernet:


Todas as outras fichas ethernet estão ligadas acima dessa que está na foto, numa espécie de board, do lado oposto.



Tentei ligar o cabo ethernet que está lá dentro a essa ficha interior na esperança de ter net nas tomadas das divisões da casa mas sem sucesso.
 
Abri a tampa e o S1 que falta na foto acima estava dentro do quadro. Liguei o router à tomada ethernet que tenho na sala e depois o computador à tomada S1 que estava dentro do quadro. Apanho os 200mb de internet, o que significa que a net chega ao ATI.

Dentro do quadro tenho uma ficha ethernet:


Todas as outras fichas ethernet estão ligadas acima dessa que está na foto, numa espécie de board, do lado oposto.

Essa ficha/tomada apenas serve para testes, é para certificar a instalação.




Tentei ligar o cabo ethernet que está lá dentro a essa ficha interior na esperança de ter net nas tomadas das divisões da casa mas sem sucesso.

Isso nunca iria acontecer porque necessitas de um switch, aí dentro.

Tens uma tampinha de plástico rectangular ao meio, se a tirares fora, consegues desligar os cabos da ficha ao lado da rodinha e passá-los pelo buraco para trás e ligar um switch aí dentro, sem teres o trabalho de desligar/cortar/cravar fichas.

O ideal e para ficar bem feito era cortar as fichar e cravar isso como deve ser (nas ranhuras de trás do painel) e depois só precisavas de uns cabos de 50cm para ligar as tomadas a um switch rodar a rodinha para a posição "OFF" e estava feito.

Esse ATI da Quitério V3.1, há vários posts aqui no fórum com essa solução.

https://forum.zwame.pt/threads/quadro-de-rede.1061340/#post-16890958

https://forum.zwame.pt/threads/quadro-ati-ligacao-ao-router.1046719/page-4
 
Última edição:
À partida sim servirão. tens de ligar por cabo para ter a melhor velocidade disponível.

Mete um switch gigabit que suporte IGMP V3 e ficas servido. - o pessoal anda a comprar um tp-link TL-SG105E - 5 portas / TL-SG108E - 8 portas
 
@NVRSystem
Agradeço a ajuda. O solução vai passar mesmo por puxar os cabos, que têm alguma folga e ligar a um switch.
Em termos do que colocar depois na saída ethernet da divisão onde quero colocar mais um access point, será que um destes aparelhos abaixo já cumpre com os requisitos?

https://tropicalprice.com/product/B00YSL9H92 (Asus *****-N12)
https://tropicalprice.com/product/B099K5WVYY (Xiaomi AC1200)

Esse quadro é parecido ao meu. Como uso dispositivos em várias divisões, coloquei um switch GB da tplink la dentro.
Mas se tu quiseres só passar ainda de uma divisão para a outra, só tens de identificar os 2 cabos, e unidos no interior do quadro, não precisas de colocar switch
 
Esse quadro é parecido ao meu. Como uso dispositivos em várias divisões, coloquei um switch GB da tplink la dentro.
Mas se tu quiseres só passar ainda de uma divisão para a outra, só tens de identificar os 2 cabos, e unidos no interior do quadro, não precisas de colocar switch

como os cabos tem ficha rj45, não justifica usar uniões nos cabos, um switch já não é assim tão caro e fica logo com tudo disponível em toda a instalação.

Se estivessem devidamente terminados no painel bastaria um cabo entre duas portas
 
Back
Topo