Rede Ited

Os routers têm no máximo 4 portas? Davam-me jeito 6 pelo menos...

Boas, os routers só teem no maximo 4 portas podes comprar o router e manter o switch!!
ficas é com muito equipamento 3 :mad:

ou entao compras 1 modem/router pra cabo, e ficas com 2 equipamentos!!!:007:

P.s coloca ai umas fotos do ATI com o modem e switch!!!
 
LOL.. Entao limito-me a 4.. Amanhã coloco aqui as pics.. Já agora em todos k tenho net girei a roda para off, correcto?

Telefone 1.. mas ainda não testei.. estive ás voltas com a net.
 
Epa telefone também não funciona.. Meti no 12 e em 1 nas linhas que queria e nao funciona... Ja me começo a fartar do "famoso" ITED...
 
Sim, o 12 está posição 1.. Quando vieram cá os tecnicos tvcabo eles disseram que precisava pedir ao electrecista para cortar um cabo qualquer de telefone k vinha exterior para o telefone ficar a dar ligando pelo ITEd.. não percebi bem..

Imaginas de que se trata? Eu liguei telefone tal como dizeste e eu pego no telefone e não da sinal e chamo para ele e não toca...
 
Sim, o 12 está posição 1.. Quando vieram cá os tecnicos tvcabo eles disseram que precisava pedir ao electrecista para cortar um cabo qualquer de telefone k vinha exterior para o telefone ficar a dar ligando pelo ITEd.. não percebi bem..

Imaginas de que se trata? Eu liguei telefone tal como dizeste e eu pego no telefone e não da sinal e chamo para ele e não toca...

Boas, esses técnicos não percebem nada, isso só se aplica no caso de estares com uma linha activa da PT, clix etc., como tens só Tvcabo nao faz diferença para porque a linha de cobre está desactivada!!!!

P.s já tentas-te ligar o telefone directo ao modem para ver se funciona????
se funcionar tiras do 12 e metes em uma que tiras-te o cabo para o switch, ex. tomada 4 e metes na posição 1 na mesma!!!
 
Ola',

O seu problema e' terem-lhe istalado um ATI que nao cumpre o Manual e Regulamento ITED. Se quer a minha opiniao, peca a' empresa Quiterios que lhe mude o painel pois este tipo de ATI nao cumpre aquilo que e' suposto fazer qualquer ATI. Peca para lhe instalarem um painel dos anteriores a este ATi de switches rotativos, pois eles apenas passam um par desde a coluna ate' a' tomada final. A Quiterios ate' tinha uns ATIs bonzinhos antes de apresentar esta versao que nao permite fazer absolutamente nada que o Sr. quer fazer. Relativamente ao sinal de coaxial, tambem tem outro problema pois este ATI e de alguns outros fabricantes usam uma mistura de derivador e repartidor em serie que lhe 'come' uma data de dBs. Aconselho a experimentar diferentes saidas dos passivos do TC que tem no painel de modo a ver qual e' que tem melhor sinal. A minha casa tem instalado um ATI da JSL e funciona na perfeicao. Fiz um Update de 4 saidas do DDC secundario para modulos triplos Categoria 6 e tenho o "melhor do melhor"; as tomadas RJ45 do escritorio, sala de estar, o meu quarto e quarto da miuda teem telefone e Ethernet ao mesmo tempo. Nao me pergunte como e' que isto e' possivel mas a verdade e' que funciona 100%. Quando quiz melhorar a minha instalacao, liguei para a fabrica e ate' fiquei de boca aberta, foram impecaveis em termos de atendimento e disponibilizaram-se para trocar o painel por uma nova evolucao se estivesse interessado. Como nao tenho paciencia para andar a mexericar achei melhor manter o ATI que tenho ca' mas pelo que percebi ,vao lancar um novo ATI em Outubro que e' de cair de c., ja' com switch integrado e nao sei que mais.
Em relacao ao problema que tem, a unica solucao e' meter o modem ADSL ou netbox da TVcabo (conforme receba internet de um tipo ou outro) e meter dentro do ATI. Deve injectar o sinal proveniente da coluna no modem ou netbox e ligar os cabos que veem de cada tomada nas portas RJ45 do modem (se ele tiver 4 portas). se nao deve injectar o sinal proviniente do modem ou Box num switch e ligar a esse switch os cabos provinientes das tomadas que estao espalhadas pela casa onde quer o sinal de internet.
Espero ter ajudado

Joao Rodrigues
 
Ola',

O seu problema e' terem-lhe istalado um ATI que nao cumpre o Manual e Regulamento ITED. Se quer a minha opiniao, peca a' empresa Quiterios que lhe mude o painel pois este tipo de ATI nao cumpre aquilo que e' suposto fazer qualquer ATI. Peca para lhe instalarem um painel dos anteriores a este ATi de switches rotativos, pois eles apenas passam um par desde a coluna ate' a' tomada final. A Quiterios ate' tinha uns ATIs bonzinhos antes de apresentar esta versao que nao permite fazer absolutamente nada que o Sr. quer fazer. Relativamente ao sinal de coaxial, tambem tem outro problema pois este ATI e de alguns outros fabricantes usam uma mistura de derivador e repartidor em serie que lhe 'come' uma data de dBs. Aconselho a experimentar diferentes saidas dos passivos do TC que tem no painel de modo a ver qual e' que tem melhor sinal. A minha casa tem instalado um ATI da JSL e funciona na perfeicao. Fiz um Update de 4 saidas do DDC secundario para modulos triplos Categoria 6 e tenho o "melhor do melhor"; as tomadas RJ45 do escritorio, sala de estar, o meu quarto e quarto da miuda teem telefone e Ethernet ao mesmo tempo. Nao me pergunte como e' que isto e' possivel mas a verdade e' que funciona 100%. Quando quiz melhorar a minha instalacao, liguei para a fabrica e ate' fiquei de boca aberta, foram impecaveis em termos de atendimento e disponibilizaram-se para trocar o painel por uma nova evolucao se estivesse interessado. Como nao tenho paciencia para andar a mexericar achei melhor manter o ATI que tenho ca' mas pelo que percebi ,vao lancar um novo ATI em Outubro que e' de cair de c., ja' com switch integrado e nao sei que mais.
Em relacao ao problema que tem, a unica solucao e' meter o modem ADSL ou netbox da TVcabo (conforme receba internet de um tipo ou outro) e meter dentro do ATI. Deve injectar o sinal proveniente da coluna no modem ou netbox e ligar os cabos que veem de cada tomada nas portas RJ45 do modem (se ele tiver 4 portas). se nao deve injectar o sinal proviniente do modem ou Box num switch e ligar a esse switch os cabos provinientes das tomadas que estao espalhadas pela casa onde quer o sinal de internet.
Espero ter ajudado

Joao Rodrigues


Boas, os ATI´s quitérios que eu saiba são certificados, se não cumprem as normas é fazer queixa á ANACOM, pessoalmente não montei nenhum desses Quitérios "3ª geração", em relação aos ATI´s da JSL já instalei, e os tais de 2ª geração da JSL é que não passam nos testes do certificador de redes, e veem os tais modulos triplos com Cat.6 mas só de nome, porque a instalação é toda feita a cat.5E e não é por causa de levar 1 tomada a dizer Cat.6, que a rede passa a cat.6, alem disso de que me serve uma rede cat.6 se nem sequer posso ter Gigabit (1000mbps), esses da JSL cat.6 só servem para 100mbps, isso chamo apenas marketing, mais nada, o sistema de ter ao mesmo tempo ethernet e telefone é verdade e até é uma mais valia, para quem tenha a rede a 100mbps porque nesses triplos 1000mbps não dá, derivado a esses modulos (a JSL não fez nenhuma magia) aproveitam o que na pratica as redes 100mbps só utilizam 4 fios dos 8 colocados, e em 100mbps os pinos 4 e 5 não são utilizados, o modulo injecta ai o telefone pq funcionam sempre nos pinos 4 e 5, por isso não servem para 1000mbps porque ai os 8 pinos são todos utilizados nos activos Gigabit!!!

em relação aos derivadores coaxial dos ATI´s teem percas na passagem de cerca de 3-4 db´s

e ainda o espaço dos novos ATI´s para activos de pouco serve por isso aconselho sempre a colocar como caixa futura em vez da I1,(como manda o manual), colocarem uma caixa de ATI (vazia) por baixo do ATI para ai sim poder colocar activos á vontade!!!

p.s os outros ATI também só passam um par da coluna até á tomada, expto no primário 3, mas também isso de pouco serve uma vez que todos os operadores de cobre cada acesso só usa 1 par!!!

Tenho dito!!! ;)
 
Última edição:
Se me permitem meter-me na discussao,.. gostaria de opinar em relação a questoes acerca dos ATIs pois sao uma peça importante e diria mesmo crucial relativamente á qualidade do sinal de todo o tipo de telecomunicações na casa de cada um de nós. Sou funcionário de uma empresa que faz Projecto, Instalação e Certificação de Redes ITED desde há 3 anos, e em termos de certificação, tenho-me deparado com instalações que até dá para chorar, tal é a falta de cuidado e formação de alguns instaladores. Depois o material é que leva com as culpas... Os ATIs no mercado sao razoavente bons , quer sejam da JSL quer sejam da Quitérios, ou Quadroviseu ou RTL. Tenho certificado centenas de instalações e raramente tenho encontrado problemas derivados dos próprios ATIs. A verdade é que a nivel da Categoria 5e e ensaios, os que se portam melhor sao sem duvida os JSL e os antigos da Quitérios. Talvez por isso o Sr. Joao Rodrigues os refira. E relação aos novos ATIs da Quitérios eles têm de facto um problema em relação aquilo que está estipulado no Manual ITED. Os ensaios em "permanente Link" por exemplo é mentira, e em relação a isso o Sr. varejo tenha paciencia, mas o ATI não cumpre o Regulamento. Agora que a ANACOM feche os olhos isso já é outra coisa. De resto gosto do ATI da Quitérios. Ainda Não vi o novo ATI da JSL, mas tive oportunidade de falar com um responsavel da JSL nas II jornadas Tecnologicas em Viseu e fiquei impressionado, vamos vêr agora é quando é que ele aparece.
Em relação ao problema que o Sr. Jmpa pede ajuda, tambem acho que o remédio está basicamente em colocar um Switch ( e já agora o modem ADSL ou a Netbox ) no interior do ATI, caso tenha espaço para isso tal como o amigo Varejo chamou a atenção. já agora aconselho a pedir a um tecnico ITED para o ajudar na modificação de alguma ligação ou cravaçãode cabos ou até na abertura do painel do ATI. Não vá o diabo tecelas
Abraço
 
Neste momento tenho internet nos compartimentos que quero e telefone no compartimento que quero também.. Segui as instruçoes do Varejo e está tudo a funcionar perfeitamente :D

Apenas tive que trocar o switch por um router..

Este quadro está certificado (a casa é nova) mas uma coisa é certa.. Os técnicos pouco percebem isto.. montam e ficam-se por aí... E as perdas de sinal k tinha eram das tomadas de tv.. Desmontei a tampa de uma e liguei o cabo da antena directamente ao cabo k vinha parede e o sinal ficam logo bom.. televisão a dar perfeitamente... Vou ter que mudar as tomadas de tv de toda a casa.. Enfim, há muita falta de profissionalismo.. Os técnicos da tvcabo ja me tavam a mandar meter um amplificador quando problema era das tampas.. E não se percebe como um tecnico monta mal as tomadas.. Se fossem outras pessoas ficavam com tv a dar mal sem necessidade nenhuma.. enfim.

Cumps
 
Se me permitem meter-me na discussao,.. gostaria de opinar em relação a questoes acerca dos ATIs pois sao uma peça importante e diria mesmo crucial relativamente á qualidade do sinal de todo o tipo de telecomunicações na casa de cada um de nós. Sou funcionário de uma empresa que faz Projecto, Instalação e Certificação de Redes ITED desde há 3 anos, e em termos de certificação, tenho-me deparado com instalações que até dá para chorar, tal é a falta de cuidado e formação de alguns instaladores. Depois o material é que leva com as culpas... Os ATIs no mercado sao razoavente bons , quer sejam da JSL quer sejam da Quitérios, ou Quadroviseu ou RTL. Tenho certificado centenas de instalações e raramente tenho encontrado problemas derivados dos próprios ATIs. A verdade é que a nivel da Categoria 5e e ensaios, os que se portam melhor sao sem duvida os JSL e os antigos da Quitérios. Talvez por isso o Sr. Joao Rodrigues os refira. E relação aos novos ATIs da Quitérios eles têm de facto um problema em relação aquilo que está estipulado no Manual ITED. Os ensaios em "permanente Link" por exemplo é mentira, e em relação a isso o Sr. varejo tenha paciencia, mas o ATI não cumpre o Regulamento. Agora que a ANACOM feche os olhos isso já é outra coisa. De resto gosto do ATI da Quitérios. Ainda Não vi o novo ATI da JSL, mas tive oportunidade de falar com um responsavel da JSL nas II jornadas Tecnologicas em Viseu e fiquei impressionado, vamos vêr agora é quando é que ele aparece.
Em relação ao problema que o Sr. Jmpa pede ajuda, tambem acho que o remédio está basicamente em colocar um Switch ( e já agora o modem ADSL ou a Netbox ) no interior do ATI, caso tenha espaço para isso tal como o amigo Varejo chamou a atenção. já agora aconselho a pedir a um tecnico ITED para o ajudar na modificação de alguma ligação ou cravaçãode cabos ou até na abertura do painel do ATI. Não vá o diabo tecelas
Abraço


Boas, para mim os ATI que estão no mercado não são grande coisa na medida em que também por culpa do manual, fazem ATI´s com passivos sem pensar nos activos, por isso é que as marcas andam a colocar 1 pequeno compartimento para 1 router ou switch, mas que de pouco serve, porque se precisar de colocar 2 activos já não dá, por isso faço e aconselho sempre a colocarem 1 caixa de ATI (vazia), por baixo do ATI (como caixa futura), para ai sim poder colocar os activos á vontade!!!

"e em relação a isso o Sr. varejo tenha paciencia, mas o ATI não cumpre o Regulamento", eu não disse que cumpria disse que era certificado, que eu saiba tanto o da JSL 2ª, como o Quitérios 3ª não cumprem o regulamento, e no meu ver os da JSL até fazem publicidade enganosa porque metem lá modulos triplos cat.6, e nem Gigabit podem ter, nos ATI "normais" a cat.5E consigo Gigabit na boa!!!

Alem disso os ATI´s que eu costumo montar são Bastidores de 42U´s, por isso estes ATI´s pra mim são peanuts!!! :004:
 
Neste momento tenho internet nos compartimentos que quero e telefone no compartimento que quero também.. Segui as instruçoes do Varejo e está tudo a funcionar perfeitamente :D

Apenas tive que trocar o switch por um router..

Este quadro está certificado (a casa é nova) mas uma coisa é certa.. Os técnicos pouco percebem isto.. montam e ficam-se por aí... E as perdas de sinal k tinha eram das tomadas de tv.. Desmontei a tampa de uma e liguei o cabo da antena directamente ao cabo k vinha parede e o sinal ficam logo bom.. televisão a dar perfeitamente... Vou ter que mudar as tomadas de tv de toda a casa.. Enfim, há muita falta de profissionalismo.. Os técnicos da tvcabo ja me tavam a mandar meter um amplificador quando problema era das tampas.. E não se percebe como um tecnico monta mal as tomadas.. Se fossem outras pessoas ficavam com tv a dar mal sem necessidade nenhuma.. enfim.

Cumps

Boas, ás tomadas deve chegar entre 61 e 66db´s, as tomadas devem ser boas, e até devem estar bem montadas, o problemas é que deves ter falta de sinal, por isso quando tiras a tomada melhora a imagem, porque qualquer tomada coaxial ITED perde em media 10db, mas também quem certificou a instalação devia ter medido!!!

em relação á comunicações meteste na tomada 12 e posição 1 em todos para telefone???

p.s que a bombar é o que interessa, mai nada!!! ;)
 
Se metesse na tomada 12 não funcionava.. Meti numa qualquer que tava desocupada e depois onde quero o telefone é só rodar para posição 1 e dá excelente!
Os técnicos tvcabo dizeram k tava com perda de sinal de 20 db e acharam muito.. Que posso fazer entao? se o problema não é das tampas? Também era mt mau se os tecnicos montavam isto mal realmente..

Obrigado Varejo :)
 
Última edição:
O carissimo Varejo, que parece ser de facto uma pessoa conhecedora de redes e demais equipamento, sabe tambem que o que o distingue as Classes de transmissão Cat 5 e Cat 6 são a capacidade de transmitir a frequencias de 100 Mhz e 250 Mhz sem erros de acordo com os limite estipulados pelas Normas aplicaveis. O que não tem nada a ver com a questão das redes a 100 Megas base T ou 1 Giga. Para que raio é que quer uma rede de 1 Giga em sua casa? Confesso que não entendo, embora admita que o meu amigo necessite. A situação das redes estruturadas em edificios de escritórios é outra louça e aí dou-lhe razao, mas que diabo, o ATI é para a ambiente doméstico, são coisas e necessidades totalmente diferentes , Ou não? Em relação ao Modulo triplo, funciona na perfeição e tenho instalado um ATI que com apenas 4 Modulos triplos me aumenta a capacidade do ATI em 4 saídas , sem mais 4 cabos nem mais 4 saídas no DDC secundário e bastante mais barato que qualquer um equivalente de outro qualquer fabricante.
Estou 100 % de acordo consigo de que os ATIs deviam trazer um espaço apropriado para Eq. Activo, muitas chatices se evitavam. Vamos lá a ver o que o futuro nos reserva nestes equipamentos. Se calhar nao era má ideia a ANACOM participar neste forum.
Abraço para todos.
João Rodrigues
 
O carissimo Varejo, que parece ser de facto uma pessoa conhecedora de redes e demais equipamento, sabe tambem que o que o distingue as Classes de transmissão Cat 5 e Cat 6 são a capacidade de transmitir a frequencias de 100 Mhz e 250 Mhz sem erros de acordo com os limite estipulados pelas Normas aplicaveis. O que não tem nada a ver com a questão das redes a 100 Megas base T ou 1 Giga. Para que raio é que quer uma rede de 1 Giga em sua casa? Confesso que não entendo, embora admita que o meu amigo necessite. A situação das redes estruturadas em edificios de escritórios é outra louça e aí dou-lhe razao, mas que diabo, o ATI é para a ambiente doméstico, são coisas e necessidades totalmente diferentes , Ou não? Em relação ao Modulo triplo, funciona na perfeição e tenho instalado um ATI que com apenas 4 Modulos triplos me aumenta a capacidade do ATI em 4 saídas , sem mais 4 cabos nem mais 4 saídas no DDC secundário e bastante mais barato que qualquer um equivalente de outro qualquer fabricante.
Estou 100 % de acordo consigo de que os ATIs deviam trazer um espaço apropriado para Eq. Activo, muitas chatices se evitavam. Vamos lá a ver o que o futuro nos reserva nestes equipamentos. Se calhar nao era má ideia a ANACOM participar neste forum.
Abraço para todos.
João Rodrigues


Boas, por acaso não tenho Gigabit em casa e pra já nem faço intenções de a ter, porque teria de comprar activos Gigabit e isso não me iria trazer grande vantagem na relação investimento/melhoria, mas há quem queira, em qualquer ATI 1ª geração os passivos suportam gigabit, uma vez que no anterior sistema RITA só havia tomadas de telefone em cascata, o ITED veio melhorar e muito as infrastuturas de telecomunicações nas habitações e não só, na parte dos ATI´s basicamente era só aumentar o espaço para colocar activos e ficavam ainda melhor, nos ATI´s JSL 2ª com modulos triplos, como disse anteriormente considero uma mais valia, porque a maior parte dos utilizadores não sabem mexer nas ligações, e assim ficam com ethernet e telefone na mesma tomada, só com o tal handicap de não poder suportar Gigabit, por esta ligação usar os 4 pares!!!


P.s tive no seminário da ANACOM sobre ITED, no intuito de debater estes pormenores técnicos, como projectista/instalador, a serem corrigidos em posterior manual técnico, mas infelizmente o debate foi tudo sobre duvidas dos vários técnicos ITED, que das muitas eram básicas, assim não pude dar o meu contributo Técnico!!! :mad:

Se metesse na tomada 12 não funcionava.. Meti numa qualquer que tava desocupada e depois onde quero o telefone é só rodar para posição 1 e dá excelente!
Os técnicos tvcabo dizeram k tava com perda de sinal de 20 db e acharam muito.. Que posso fazer entao? se o problema não é das tampas? Também era mt mau se os tecnicos montavam isto mal realmente..

Obrigado Varejo :)

Boas, mas tens percas de 20db´s desde onde para onde ???
quantos db´s chegam ás tomadas???

p.s então essas fotos?? :)
 
Última edição:
Epa não sei onde mediram só foi o que eles me dizeram.. Também não sei quantos db chegam tomadas..

Aqui ficam fotos:





Por trás do quadro tem uma tomada corrente.. meti uma extensão a sair por aquela tampa que se vê na 2ª foto e liguei os transformadores (modem + router) fora do quadro.. O router é porreiro, pequenino só que o dono da loja garantiu-me que dava para desligar o wireless e o que é certo é que dão quase todos os linksys menos este e tenho que levar com as radiações lol :(

PS: Estou pensar meter la dentro ainda um switch porque precisava de mais 2 compartimentos com net.. Aí é que vai ficar tudo apertado.. Realmente estes quadros necessitavam de espaços destinados á instalaçao de equipamentos..

Cumps
 
Última edição:
Epa não sei onde mediram só foi o que eles me dizeram.. Também não sei quantos db chegam tomadas..

Aqui ficam fotos:





Por trás do quadro tem uma tomada corrente.. meti uma extensão a sair por aquela tampa que se vê na 2ª foto e liguei os transformadores (modem + router) fora do quadro.. O router é porreiro, pequenino só que o dono da loja garantiu-me que dava para desligar o wireless e o que é certo é que dão quase todos os linksys menos este e tenho que levar com as radiações lol :(

PS: Estou pensar meter la dentro ainda um switch porque precisava de mais 2 compartimentos com net.. Aí é que vai ficar tudo apertado.. Realmente estes quadros necessitavam de espaços destinados á instalaçao de equipamentos..

Cumps

Boas, por isso aconselho sempre a colocarem 1 caixa de ATI vazia por baixo do ATI, e assim já tem espaço para todos os activos!!! :)

No coaxial tenta ver se o problema é também nos teus vizinhos, porque se for, provavelmente o valor de sinal da tvcabo é mais baixo que o habitual, e ai podem fazer "barulho" com a tvcabo pra colocar um amplificador na entrada do predio, e tu não tens nada que andar a tirar as tomadas, porque se o problema for só teu mais vale comprares 1 amplificador residencial, que que colocar tomadas novas e o problema vai-se manter, alem disso fica mais barato!! ;)
 
Se me permitem meter-me na discussao,.. gostaria de opinar em relação a questoes acerca dos ATIs pois sao uma peça importante e diria mesmo crucial relativamente á qualidade do sinal de todo o tipo de telecomunicações na casa de cada um de nós. Sou funcionário de uma empresa que faz Projecto, Instalação e Certificação de Redes ITED desde há 3 anos, e em termos de certificação, tenho-me deparado com instalações que até dá para chorar, tal é a falta de cuidado e formação de alguns instaladores. Depois o material é que leva com as culpas... Os ATIs no mercado sao razoavente bons , quer sejam da JSL quer sejam da Quitérios, ou Quadroviseu ou RTL. Tenho certificado centenas de instalações e raramente tenho encontrado problemas derivados dos próprios ATIs. A verdade é que a nivel da Categoria 5e e ensaios, os que se portam melhor sao sem duvida os JSL e os antigos da Quitérios. Talvez por isso o Sr. Joao Rodrigues os refira. E relação aos novos ATIs da Quitérios eles têm de facto um problema em relação aquilo que está estipulado no Manual ITED. Os ensaios em "permanente Link" por exemplo é mentira, e em relação a isso o Sr. varejo tenha paciencia, mas o ATI não cumpre o Regulamento. Agora que a ANACOM feche os olhos isso já é outra coisa. De resto gosto do ATI da Quitérios. Ainda Não vi o novo ATI da JSL, mas tive oportunidade de falar com um responsavel da JSL nas II jornadas Tecnologicas em Viseu e fiquei impressionado, vamos vêr agora é quando é que ele aparece.
Em relação ao problema que o Sr. Jmpa pede ajuda, tambem acho que o remédio está basicamente em colocar um Switch ( e já agora o modem ADSL ou a Netbox ) no interior do ATI, caso tenha espaço para isso tal como o amigo Varejo chamou a atenção. já agora aconselho a pedir a um tecnico ITED para o ajudar na modificação de alguma ligação ou cravaçãode cabos ou até na abertura do painel do ATI. Não vá o diabo tecelas
Abraço
ola a todos! eu sou certificador de ited e estou de acordo quando diz que "tenho-me deparado com instalações que até dá para chorar, tal é a falta de cuidado e formação de alguns instaladores", eu tambem tenho me deparado com cada instalação que que fico a pensar qualquer gajo que perceba de ited nao faria isto. Há falta de formação da parte dos instaladores e a anacom devia se preocupar com isso em pleno 2008 ainda há instaladores que não sabem que é preciso uma caixa "f" que os diametros dos são os diametros internos ...etc.
Qualquer duvida o ited é só perguntarem!! MH
 
Última edição:
ola a todos! eu sou certificador de ited e estou de acordo quando diz que "tenho-me deparado com instalações que até dá para chorar, tal é a falta de cuidado e formação de alguns instaladores", eu tambem tenho me deparado com cada instalação que que fico a pensar qualquer gajo que perceba de ited nao faria isto. Há falta de formação da parte dos instaladores e a anacom devia se preocupar com isso em pleno 2008 ainda há instaladores que não sabem que é preciso uma caixa "f" que os diametros dos são os diametros internos ...etc.
Qualquer duvida o ited é só perguntarem!! MH

Boas, o problema não é apenas nos instaladores mas também nos projectistas, porque tanto uns como outros, 70% não tiveram formação em ITED, e eu já vi muitos projectos ITED feitos por projectistas que vê-se que não percebem nada do que estão a assinar, copy/paste uns dos outros ainda por cima mal, e instaladores que sabiam era colocar tomadas RITA em cascata, e pensam que o ITED é como o RITA mas com tomadas RJ45!!!
:004:

Em relação ao grande "tabu" dos diametros internos e externos, é uma grande confusão por causa de nada em especial, porque o raio dos diametros internos só servem para os projectistas fazerem os calculos, e para as medidas minimas, não percebo qual é a duvida que no minimo interno no ITED é 20mm, e colocar no projecto tubo 25mm, porque no projecto teem de colocar os diametros comerciais, por isso se chama de projecto de execução, "para instalar" e a ANACOM já está farta de esclarecer isto, "no projecto são colocados diametros comerciais", como alguns ainda metem os diametros internos no projecto erradamente, criou-se esta confusão toda sem razão de ser!!!

Em relação aos certificadores, que alguns por pouco conhecimento técnico, outros por "amizade" certificam instalações não conformes com erros graves, depois alguns levam com as revogações da ANACOM por se terem portado mal!!! :004:


:berlusca:
 
Sim, o 12 está posição 1.. Quando vieram cá os tecnicos tvcabo eles disseram que precisava pedir ao electrecista para cortar um cabo qualquer de telefone k vinha exterior para o telefone ficar a dar ligando pelo ITEd.. não percebi bem..

Imaginas de que se trata? Eu liguei telefone tal como dizeste e eu pego no telefone e não da sinal e chamo para ele e não toca...
[FONT=&quot]Instalei a tV/ net / telefone da netcabo lá em casa mas tenho alguns problemas.
O técnico que foi lá a casa não entendia nada do meu quadro ATI da quiterios da 3ª geração com 8 botões (off 1 2 3 4).

A ligação da TV ficou instalada em toda a casa e é fácil de entender.

Mas quanto à net e telefone o técnico não sabia fazer a ligação.

Já liguei o telefone e a net directamente ao modem Thomson e funciona. Mas queria agora ligar às tomadas lá de casa e não sei como.

Já vi no fórum um problema semelhante ao meu, mas fiquei um bocado confuso.
Não quero ter mais que um computador ligado à net ao mesmo tempo, mas quero ter a possibilidade de ter net em 2 ou 3 compartimentos lá de casa e ter telefone nos outros.

Pelo que li, devo ligar o cabo tel1 que sai do modem Thomson à ficha 8 que é a que está sem nada, colocá-la na posição 1 e as restantes fichas onde quero ter telefone também na posição 1. É assim?

Na parte de trás da placa que tem as fichas tel/net existe uma ficha de 8 contactos. Ligo lá alguma coisa?

Nas fichas que quero ter net, o que faço?

Agradeço qualquer ajuda, pois sou um verdadeiro NABO nestes assuntos.[/FONT]
 
Back
Topo