Rede Ited

Boas, por isso aconselho sempre a colocarem 1 caixa de ATI vazia por baixo do ATI, e assim já tem espaço para todos os activos!!! :)

Concordo, no minimo usar uma caixa C2.
Mas que caixas ATI existem que tenham ventilação em condições? Se conheceres alguma diz-me pf que eu estou interessado.
É que colocar activos em caixas não ventiladas não será a melhor opção. O ideal era usar sempre caixas com ventilação (se possivel com ventoinhas) para os equipamentos activos.
 
Concordo, no minimo usar uma caixa C2.
Mas que caixas ATI existem que tenham ventilação em condições? Se conheceres alguma diz-me pf que eu estou interessado.
É que colocar activos em caixas não ventiladas não será a melhor opção. O ideal era usar sempre caixas com ventilação (se possivel com ventoinhas) para os equipamentos activos.


Boas, na tampa tens de furar e colocar ventilador/es, eu aconselho essas caixas porque o manual ITED tem como minimo I1!!


p.s eu costumo usar são Bastidores, em areas de uso profissional, porque habitações pouco faço, mas ajudo varios colegas projectistas e instaladores de ITED de uso habitacional!!
 
Pois, tb eu ando à procura de uma com ventilação e não encontro nada, a hipotese que pensei foi mesmo furar a tampa e colocar fans para pc lá dentro, mas não sei se será o ideal. Outra hipotese que estou a ponderar é usar mesmo um bastidor pequeno para colocar o material activo todo que preciso e ainda posso colocar lá mais alguma tralha tipo o servidor de NAS. Que te parece? O unico senão é que vai ocupar mais espaço (a caixa C2 fica encrastada na parede) e não tenho experiencia em montá-los (principalmente na ligação dos patch panels, se é que preciso deles).

Quanto às caixas para os activos o manual realmente dizem no minimo uma I1, eu também acho que uma I1 não serve para nada, têm muito pouca profundidade de modo que não vai dar para colocar lá nenhum elemento activo (pelo menos pousado). Nem uma I3 serve para isso.
Eu optei por uma C2, tem espaço que chega e sobra para o router e os switches. Agora isto depende das necessidades de cada um.
 
Pois, tb eu ando à procura de uma com ventilação e não encontro nada, a hipotese que pensei foi mesmo furar a tampa e colocar fans para pc lá dentro, mas não sei se será o ideal. Outra hipotese que estou a ponderar é usar mesmo um bastidor pequeno para colocar o material activo todo que preciso e ainda posso colocar lá mais alguma tralha tipo o servidor de NAS. Que te parece? O unico senão é que vai ocupar mais espaço (a caixa C2 fica encrastada na parede) e não tenho experiencia em montá-los (principalmente na ligação dos patch panels, se é que preciso deles).

Quanto às caixas para os activos o manual realmente dizem no minimo uma I1, eu também acho que uma I1 não serve para nada, têm muito pouca profundidade de modo que não vai dar para colocar lá nenhum elemento activo (pelo menos pousado). Nem uma I3 serve para isso.
Eu optei por uma C2, tem espaço que chega e sobra para o router e os switches. Agora isto depende das necessidades de cada um.


em apartamentos não, mas em moradias o melhor é colocar Bastidores murais no mínimo 9U ou 12U´s dá para os passivos como activos sejam para informática ou PPCA (central telefónica)



Eu monto sempre Bastidores de 42U´s, nos locais de uso profissional que costumo fazer, coloco lá tudo e as vezes pouco espaço sobra!!
 
É em moradia mesmo. Por acaso estava a pensar num de chão para não ficar com um caixote enorme pendurado na parede, esteticamente acho que fica melhor. Mas os bastidores não dão para a rede coaxial/TV não é? Precisava do ATI na mesma nesse caso.

E a questão é que já tenho as ligações ao ATI, por isso tinha que arranjar um local proximo deste para colocar o bastidor só para os activos para minimizar a distancia que os cabos têm de percorrer desde o switch até ao ATI.
Achas que preciso de patch panels? Nunca percebi bem como os ligar, os meus switches não são de rack por isso não sei se faz sentido usá-los ou não.
 
É em moradia mesmo. Por acaso estava a pensar num de chão para não ficar com um caixote enorme pendurado na parede, esteticamente acho que fica melhor. Mas os bastidores não dão para a rede coaxial/TV não é? Precisava do ATI na mesma nesse caso.

E a questão é que já tenho as ligações ao ATI, por isso tinha que arranjar um local proximo deste para colocar o bastidor só para os activos para minimizar a distancia que os cabos têm de percorrer desde o switch até ao ATI.
Achas que preciso de patch panels? Nunca percebi bem como os ligar, os meus switches não são de rack por isso não sei se faz sentido usá-los ou não.


Um ATI "normal" é um mini-bastidor, logo um Bastidor é um ATI, e eu coloco patch-panels RJ45 e também patch-panels de coaxial no bastidor!
 
Eu sei, por acaso não sabia que tb eram usados para cablagem coaxial, normalmente vejo-os apenas em empresas para as ligações de rede.
O fundamental aqui é que já tenho o ATI, não faz sentido estar agora a substitui-lo por um bastidor já que gastei o dinheiro e gastei. A ideia era usar um bastidor pequeno (já que tem ventilação) para os activos. Provavelmente nem uso os patch panels, acabavam por ser mais fichas e mais perdas. Neste momento ligo directo switch->ATI, com os patch ligava switch->patch panel->ATI, não sei se fazia grande diferença, mas sempre eram mais fichas e mais tomadas na rede.
 
Eu sei, por acaso não sabia que tb eram usados para cablagem coaxial, normalmente vejo-os apenas em empresas para as ligações de rede.
O fundamental aqui é que já tenho o ATI, não faz sentido estar agora a substitui-lo por um bastidor já que gastei o dinheiro e gastei. A ideia era usar um bastidor pequeno (já que tem ventilação) para os activos. Provavelmente nem uso os patch panels, acabavam por ser mais fichas e mais perdas. Neste momento ligo directo switch->ATI, com os patch ligava switch->patch panel->ATI, não sei se fazia grande diferença, mas sempre eram mais fichas e mais tomadas na rede.


Se levar patch-panel como é obvio as tomadas ligam ai, no "ATI" no secundário já não ligavas nada!
 
A questão é que já tenho as tomadas todas ligadas ao ATI percebes? Não me apetece andar a desligar as tomadas todas no ATI para ligar aos patch panels (até porque os cabos que vêm das tomadas da casa já não dão para ir ao local do possivel bastidor e não).
Só falei nos patch panels porque o bastidor fica melhor organizado assim na minha opinião do que com os cabos a sairem directos dos swicthes para o ATI, mas não vou desligar nada do ATI, já está tudo ligado e não vou mexer mais. A questão era mesmo meter os switches no bastidor com ou sem patch panels, mas sempre a ligar tudo no ATI.
 
Vai ser assim mesmo e acho que sem os patch panels, tenho é que arranjar um sitio para colocar o bastidor de modo a ele passar meio despercebido, o que não vai ser facil. Mural ou de chão por mais pequenos que sejam ainda são uns bons monos.
 
varejo, já agora como é que se electrifica um bastidor?
Há algum tipo de réguas com tomadas para colocar internamente para ligar os equipamentos?
 
Sim, compras réguas de tomadas para rack 19"!!

http://*****.com/catalog/popup_image.php?pID=1237



p.s As da Legrand já trazem disjuntor bipolar 16A!
 
Última edição:
Perfeito depois é ligar todos os componentes aí, vou procurar as da Legrand então, obrigado.
Só não percebi como ligo essas tomadas, ou melhor como levo a corrente até ao bastidor para alimentar as réguas e como as ligo à alimentação.
 
Ah ok, então o bloco trás um cabo para ligar a tomada com as extensões normais, como na imagem que indicaste não aparecia não estava a perceber como faria a ligação. Obrigado uma vez mais.
 
Ah ok, então o bloco trás um cabo para ligar a tomada com as extensões normais, como na imagem que indicaste não aparecia não estava a perceber como faria a ligação. Obrigado uma vez mais.



Algumas veem ja com ficha schuko 230v, outras tens de colocar tu o cabo e ficha... é como uma extensão!
 
Ok, de uma forma ou de outra não há prob. Obrigado pela ajuda uma vez mais!
Vou ver se arranjo da Legrand, parece-me que têm muito boa qualidade, vamos lá ver é o preço...
 
Boas, ando à volta disto do ITED, mas está difícil encontrar informação útil e objectiva.

Tenho um quadro instalado, igual a este http://img689.imageshack.us/img689/1331/19012010070.jpg

Mais coisa menos coisa.

Mas não tenho nenhum equipamento instalado. Já vi que o apartamento está cablado (cat 5, só dá 100mb :| ), agora falta-me pôr o switch. A minha ideia era pôr naquela baía que se vê na imagem.

Outra alternativa, é pôr ao molho para dentro do quadro, mas não tenho muito espaço.

Tenho à volta de 10 cm úteis de profundidade.

O que aconselham? Pôr na baía ou lá para "dentro"? Que standards procurar para caber na baía?
 
Back
Topo