Rede Lenta

Eaw pessoal
Tenho um um roteador dlink 820g que liga o modem dsl(da speedy) para um swcitch, onde a rede sera distribuída para 12 pcs. Acontece que de uns meses pra ca, a internet está MUITO lenta e temos um link de 800kbs. E mesmo que apenas 2 ou 3 computadores estejam ligados, a internet continua lenta demais. Nos testes de velocidade na telefonica apontaram que meu link está normal. Cheguei a fazer testes tb em variso sites, e o resultado alternou de 300kbs até 600kbs. Então fiz um teste, e liguei o modem direto em uma das máquinas da rede, e pra minha surpresa a conxeão voltou a funcioanr que foi uma maravilha. Então sobrara m3 opções do problema para mim: o roteador, o swicth ou o cabo que interliga o router no swicth. As minhas perguntas são as seguintes:
1) Alguém ja passou por este problema? Se sim, ficaria muito agradecido se me dessem uma luz, pois eu não tenho como testar um roteador novo($$) muito menos um switch.
2)As configurações do router nunca foram alteradas de 2 anos para ca, e ele começou a dar essas lentidões faz uns 3 meses. Minhas configurações são padrões e ele naum usa nenhum filtro nem firewall nem nda, apenas as configuraçoes default. Poderia ser um problema com o roteador?

obs: Das doze maquinas, 9 são linux e apenas 3 são windows. E como esse é um problema que afeta a rede toda, creio eu que a possibilidade de um vírus ter se propagado na rede é nula.

obs2: Os cabos ja foram trocados e continuou o problema.

Pow pessoal, se alguém me pudesse jaudar eu ficaria muito agradecido memso.

obrigado desde ja
 
Back
Topo