1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede mt domestica Wireless

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Rob-Zombie, 3 de Junho de 2004. (Respostas: 12; Visualizações: 1033)

1. Rob-Zombie

Rob-Zombie Power Member

Antes de começar é só para avisar que andei no search mas não fiquei lá mt esclarecido por isso cá vai.

A minha situação é bastante simples, cable modem, router wireless , portatil e pc.
    Instalei tudo hoje e de forma muito simples , liguei o router , nas configuraçoes selecionei só as opçoes do ip e mais nada fiz. Riniciei as maquinas e pimba tudo a funcionar bem. As minhas duvidas são as seguintes:

O que fazer para que apenas estes 2 computadores possam aceder ao router? (não va alguem vir para o meu jardim gamar.me o sinal :lol: )

Desliguei a firewall que tinha no pc (blackice) disseram-me que por ter router ja estava seguro , é verdade não tenho que me preocupar?

Quero partilhar todo o meu disco tanto do portatil como do pc , qual a melhor maneira de o fazer? e certeficar-me que so quem ta na rede pode aceder a essas partilhas ?

Queria tambem saber o que tenho que fazer para que apenas o utilizador xxx do portatil possa aceder as partas partilhadas no pc?

Por ultimo , recomendem-me um bom programa para controlar remotamente o pc apartir do portatil e vice-versa.

Espero não tar a ser mt chatinho hehe , mas sinceramente redes é coisa que nunca percebi muito e tenho algum receio que possa fazer barraca.

2. kazuza

kazuza Power Member

Por partes:

Encriptação WAP com o maior numero de bits possível, bloqueio ao MAC Address e não fazer BROADCAST de SSID

Se o router tiver firewall e em principio estiver bem configurada, não

Má politica! partilha apenas as pastas que necessitas de aceder remotamente, e em permissões , designa que users e que tipo de acesso podem ter

Respondido no paragrafo anterior

Se localmente, Ambiente de Trabalho remoto. Se do exterior (WAN) Tight VNC sobre SSH

Cumps,

kazuza

3. Tafinho

Tafinho Power Member

Absolutamente inútil.

4. kazuza

kazuza Power Member

Referes-te a spoofing, tafinho?

Sugere-se TUDO o que aumente a segurança na rede, seja mais ou menos eficaz...

Alguns script kiddies já ficam pelo caminho, podes ter a certeza ...

5. Tafinho

Tafinho Power Member

Isso não aumenta a segurança na rede...

"There's no security throuh obscurity"

6. chight

chight Power Member

Eu concordo com o Kazuza... lá por haver maneiras de arrombar uma porta, nao vais passar a ter a tua casa sem porta só pq ela é derrubável.

é mais ou menos isso...

7. Tafinho

Tafinho Power Member

Sem dúvida...

Agora, aquilo não vai aumentar a segurança caso tenhas o WEP activado.

8. Rob-Zombie

Rob-Zombie Power Member

Bem , hoje finalmente vou poder dedicar algum tempinho ao pc. Não estou propriamente familiarizado com os termos que ai falaram mas vou agarrar aqui nos livrinhos de instruções e no google para tentar descobrir essas coisa hehe
    obg pela ajuda ;)

9. WarLock

WarLock Power Member

faz tudo o que foi descrito aqui que ja fica bem bom, ja ninguem se vai dar ao trabalho de ter partir isso.

como sabemos as rede wireless ainda tem alguns problemazinhos eu o que recomendo mas e necessario algum know how, nao efectuar o broadcast do ssid e restrição por mac address, e nao usar wep, usar ipsec para dentro da lan, algo a concentrar tuneis vpn na rede wireless, uma firewall um server a correr algo apropriado, etc.

10. Rob-Zombie

Rob-Zombie Power Member

Operação concluida com sucesso! Consegui fazer tudo o que o kazuza recomendou! :D Mais uma vez obrigado

11. greven

greven Folding Artist

Desculpem estar a desenterrar isto... mas tenho um problema semelhante e não quis estar a criar outra thread.

Tenho um router ASUS WL-500 WIFI, desktop, Laptop com wif integrado.

Tenho tudo a funcar nas horas em termos de acesso à net, segurança, etc, etc.

Agora queria partilhar algumas pastas entre os dois PC's.

Corri o Network Wizard, mas quando corro no portátil, o gajo diz que o meu LAN está desligado e se calhar não deve detectar que tenho wifi... :( Só sei que os PC's não aparecem no workgroup, respectivamente). Tenho o mesmo user name em ambos e password. :(

Relp... Ou algum link assim tipo guia para configurar isto? Andei À procura no Google mas não encotnrei nada, já tive uma página muito fixe com tutorials sobre redes, mas já perdi isso há uns tempos.

Sorry por melgar.

EDIT -

O IP do meu router é: 192.168.1.1

Desktop : 192.168.1.2
    Laptop : 192.168.1.3

Não seria normal se fizesse PING 192.168.1.3
    no meu desktop que aparecesse resposta? Aparece connection timed out! :|

Última edição: 9 de Maio de 2005
  12. greven

greven Folding Artist

Era a firewall.... argh. Mas já resolvi o caso. :P Thx.

Partilhar esta Página