Rede N

vso

Power Member
Boas. :)

Estou a planear uma rede wireless para toda a casa ( 4 PC ).

Contrarei fibra 100MB, por isso não queria que o router fosse limitador.

Estou a pensar num D-LINK DIR-655, que pelo que dizem é bastante bom.

Portas 1000Mb, share port USB, 300Mb N, QoS eficiente, etc.

Depois, uma placa D-LINK DWA-556 no PC principal, que é recomendada para combinar com o router.

Mas, como o router vai ficar muito longe do PC, queria um repetidor de sinal para evitar perdas e manter o sinal.

Para tal, teria que ser um aparelho tb norma N, de preferencia da D-LINK, suponho. Este serve para a função? - DAP-1522

O problema é que este Acess Point é + caro que o router, por isso se o router servisse era melhor.

Aceito outras recomendações :wink:

Só quero uma boa rede wireless.:D

BTW, um esquema:


ONT--(Cabo)--Router--(wireless)--Repetidor--(wireless)--PC's
 
Como repetidor, vai ficar com a largura de banda dividida por 2, para puder repetir o sinal para os clientes ligados a ele... se tiveres 300Mb/s no AP, ficas com 150Mb/s no repetidor.

Mas os 300Mb/s é apenas a uns metros do AP passados esses metros ou uma ou duas paredes, podes ficar com apenas uns 54Mb/s entre o AP e o repetidor, o que se prefaz em 27Mb/s.

Escolhe bem naquilo que precisas e nas limitações de cada sistema.

Podes tambem apostar noutras techs... LAN através da rede electrica é outra ideia, mas nunca experimentei.
 
Antes de mais convem saberes que não existe equipamentos N mas sim Draft-N.

E como foi dito, tens que ter nos 4 pc's placas draft-N, alem de claro, nunca conseguiras por wireless obter um valor igual ou proximo dos 100Mbs.
 
Como repetidor, vai ficar com a largura de banda dividida por 2, para puder repetir o sinal para os clientes ligados a ele... se tiveres 300Mb/s no AP, ficas com 150Mb/s no repetidor.

Mas os 300Mb/s é apenas a uns metros do AP passados esses metros ou uma ou duas paredes, podes ficar com apenas uns 54Mb/s entre o AP e o repetidor, o que se prefaz em 27Mb/s.

Escolhe bem naquilo que precisas e nas limitações de cada sistema.

Podes tambem apostar noutras techs... LAN através da rede electrica é outra ideia, mas nunca experimentei.

Por isso é que eu queria evitar perdas de sinal.

Mas acredito que que o router mantêm a taxa de tranferência maxima durante alguns metros e paredes. ( Mesmo que o max seja bastantes menos do que o ''anunciado'')

Isso de dividir o sinal não sabia, onde viste isso?

E o AP supostamente iria funcionar como repetidor.

power line não tem futuro.:eek:



Antes de mais convem saberes que não existe equipamentos N mas sim Draft-N.

E como foi dito, tens que ter nos 4 pc's placas draft-N, alem de claro, nunca conseguiras por wireless obter um valor igual ou proximo dos 100Mbs.


Claro, a norma final ainda não foi aprovada.

Espero que com um update de firmware o router fique pronto para ela. Pode não ter banda 5GHZ, mas essa tem menos alcance, logo preferia 2.4.
O router D-link é efectivamente bom para ligações a 100Mbps pois tem um routing speed WAN to LAN de +/- 250Mbps (por cabo), pode verificar os valores wireless neste review:
http://www.smallnetbuilder.com/content/view/30726/96/1/1/

Mais, há uma loja que está a fazer alto desconto neste router, mas por razões obvias não o vou dizer aqui.

cumps

Eu preferia o DIR-825, que é mais novo e tem Dual-band, só que não se vende em PT.
 
Última edição:
Estás enganado, com 5.0 tens mais alcance, uma vez que existem menos equipamentos a usar a frequencia e como tal a mesma encontra-se "livre" ao contrario da 2.4 que está bastante sobrecarregada.

Qualquer equipamento sem fios, utiliza 2.4 ;)
 
Até pode ser, mas mais frequencia tem menos capacidade de passar obstaculos, logo os ganhos devem ser nulos.

por agora, comprei um D-LINK DIR-655 e D-LINK DWA-556. VAmos ver se corresponde ás espectativas ou não.
 
Back
Topo