1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede para empresa - que acham que é preciso?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por tintasuja, 14 de Novembro de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 1049)

1. tintasuja

tintasuja Power Member

Estou a criar uma empresa de prestação de serviços e preciso de adquirir equipamentos informáticos para criar a rede do escritório. No entanto, muito do trabalho é feito no exterior e por isso estou mais inclinado para adquirir portáteis.
    Acho que o ideal seria um servidor que servisse também de acess point, depois ligaria os portáteis à rede por wireless.
    Que acham? Sugestões? Que tipo de rede? Que material?
    Obrigado pela ajuda.

2. cuto

cuto What is folding?

Ora, tudo depende das necessidades da rede, nomeadamente das aplicações que pretendes correr, pode ser uma rede "normal", até a uma rede com funções de intranet mais avançadas. De qq modo, se é para fazer de raíz, aconselho que a rede funcione wired, ou seja, com cabo mesmo. Apesar de usares portáteis a rede via cabo estará sempre mais segura e eficaz. É claro que a existência de um servidor nem se discute, e aqui sugeria que usasses um servidor com sabor a linux, pela facilidade e segurança na criação de "serviços" à rede.

3. marco75

marco75 Power Member

Como já foi dito aqui depende das tuas necessidades e do tamanho da rede a construir. pessoalmente ñ sou grande adepto do wireless (apesar de gostar de configurar redes wifi) devido a alguma falta de fiabilidade q ainda existe.
    a quantidade de máquinas tb é importante para determinar se pões a rede num grupo de trabalho ou num dominio.
    mas existem soluções muito pouco dispendiosas. para começar um router e um switch são indispensáveis; cabo utp é aconselhável. para acederes do exterior sem teres de adquirir um ip fixo e sem pagares para registar um dominio aconselho-te o no-ip .
    vai dando feedback.

Última edição: 15 de Novembro de 2006
  4. tintasuja

tintasuja Power Member

Em princípio vai ser uma rede bastante pequena. Três máquinas mais o servidor. É uma coisa muito simples.
    Um servidor com a base de dados dos clientes, acesso à internet em todas as máquinas e ao correio electrónico. Gostava de aceder a isto de qualquer lugar. Ou seja, como muito do trabalho é feito fora do escritório, vou precisar de aceder a tudo.
    Não tenho experiência nenhuma neste tipo de trabalho e por isso não estou a pensar ser eu a fazer esse serviço mas gostava de ter uma ideia acerca do material necessário antes de falar com um técnico.
    Em relação a outro assunto, quais os processos a desenvolver para criar o website? Registo primeiro o domínio ou só depois do site estar feito? É que eu não queria perder o domínio...

5. Bem, basicamente, e como já foi dito aqui, tudo depende das tuas necessidades, e das dos teus clientes. Acima de tudo, mantem uma rede "wired" na tua sede, não só pela segurança dos dados da tua empresa, mas também porque vais precisar de ter serviços de telefone e fax, e num bom projecto de cablagem estruturada podes incluir serviços de vox e fax na mesma cablagem, por isso...já que os cabos tem de lá estar, porque não aproveita-los? :)
    Equipamentos básicos; router e switch para os teus pcs (óbvio), se se trata de uma empresa pequena como dizes, não precisarás de muita coisa, no entanto convem referir que estes equipamentos merecem uma segurança física...ou seja, é recomendável que haja uma sala para eles, ou na prática (tuga life style), que não estejam pelo menos à vista dos clientes... :P. Um servidor de domínio, um mail server, etc...não aconselho a colocar estes serviços todos no mesmo servidor, pois não só sobrecarregas a máquina como também avbres demasiadas portas para ela. divide bem os serviços entre 2 servidores, pelo menos (suponho que não queiras colocar o teu PC a correr tudo quando é serviço de rede). A nivel de hardware, considero tb fundamental uma firewall à entrada da tua rede, e recomendo que vejas inclusive as zywall da zyxell ( http://www.zywall.com se não me engano). A nivel de software, ainda mais depende dos teus serviços, no entanto, uma coisa se mantem em comum: tudo tem que ser legal, lol... :) desde licenças do windows, software anti-virus, etc... recomendo por ultimo a criação de ligação VPN para que possas ter ligaçoes remotas seguras a tua empresa...quanto ao registo do ip, talvez não seja má ideia pagares 25 euros pr ano a PT para teres um dominio ".pt", podes cria-lo quando quiseres, e depois crias o servidor web que se ligará a esse domínio. Oh pa, e em 5 minutos, só me lembro disso, para já, mas quando sair do trabalho, pode ser que consiga lembrar-me de mais alguma coisa... ​

6. tintasuja

tintasuja Power Member

Quando falam em necessidades da rede, que querem dizer?

7. por necessidades de rede? Bem, basicamente, o Throughput dela (ou se prefereires, a velocidade de transmissao real - não confundir cxom largura de banda), e a quantidade de serviços que tens de activar para que a rede sirva todos os seus propósitos. Por exemplo, podes querer activar serviços como DHCP para teres IP's dinâmicos, DNS, podes querer criar um servidor de mail próprio, com serviços SMTP POP3, ou IMAP, podes querer configurar uma VPN...mas para ajudar-te mais, só mesmo tendo pormenores sobre a empresa...uma das coisas que deveriamos saber, para já: que tipos de serviços vais prestar, e a que tipo de empresas (PME's, grandes empresas...)

8. tintasuja

tintasuja Power Member

Vou tentar explicar o que preciso.
    Preciso de dois ou três postos de trabalho, com acesso à Internet, Intranet e E-mail e com as ferramentas Office e programa de facturação. A Intranet teria de ter uma base de dados de clientes, de fornecedores, de contactos, etc.
    A ideia de ter o fax ligado na rede é muito boa. Sei que agora existem máquinas que quando recebem um fax não o imprime mas sim o guardam num ficheiro PDF (que depois ficaria na rede); e com as quais podemos enviar um fax directamente do computador. Isso é muito bom pois eu gostaria de tornar o escritório "sem papel".
    Depois, necessitaria de aceder às bases de dados a partir do exterior.
    E depois necessitaria de um website, mas acho que isso não tem nada a ver com a rede da empresa...

9. marco75

marco75 Power Member

Penso que basicamente já foi falado aqui o q precisas saber, visto q vais falar com pessoal técnico especializado. 2 servidores é o ideal (1 base de dados, outro mail server e domain controller); um router; um switch e um firewall por hardware era o ideal.
    ao registares o teu dominio podes tb tornar um dos servidores em web server e disponibilizar o teu futuro site na net ou então uma solução mto mais simples é usares os serviços gratuitos da sapo q te permitem por um site na net gratuitamente e inclusive te disponibilizam templates e scripts em php q facilitam a construção de um site (isto se quiseres uma coisa simples, claro!).
    para acederes do exterior por vpn, vais ter de adquirir um ip fixo e configurar tanto a vpn como o firewall.
    preços para domain hosting e para um ip fixo ñ sei, mas é a questão de pesquisares.
    penso q o post do jsalgueiro abrange tudo o q é essencial saber tendo em conta a info dada.

Última edição: 16 de Novembro de 2006
  10. zeca31

zeca31 Power Member

boas

para o que queres basta um router wireless e os pc's todos com xp

acho que numa rede desse tamanho não valera muito a pena um ambiente de domínio

podes partilhar a db via iis

no pc onde guardares a db implementas uma solução de backup

se tiveres um pc antigo podes meter com uma distro de linux a fazer de firewall

quanto ao site e mail usa serviços externos

isto uma config simples mas pelo que descreveste parece-me suficiente

sem mais,
    cumps

11. kirk_hammet

kirk_hammet Power Member

O que precisas mesmo é de um técnico de informática, ha muitos no desemprego, vai ao IEFP mais perto da tua area e escolhe um lol tou a brincar, o que o zeca31 disse é suficiente.

:002:

12. Sniper2

Sniper2 Power Member

desenterrando esta thread ...

gostava de saber se sempre chegaste a avançar com o "projecto" e quais as soluções implementadas.

Fiquei curioso.

Cumps
    Sniper2

Partilhar esta Página