Rede sem fios da Câmara Municipal

DenSk8er

Membro
Boas! A minha casa está ao lado de uma Camara Municipal. Comprei um portatil e ele encontra um sinal de "Rede sem fios" de Camara Municipal. Queria perguntar se posso utilizar este internet e o q vai acontecer se vou usar-o???
 
É claro que podes utilizar... aliás, como tudo na vida, sempre que encontres qualquer coisa, podes utilizá-la para teu bel-prazer... como por exemplo, um carro... se um dia encontrares um carro sem ninguém lá dentro, mas de portas abertas e com a chave na ignição, podes utilizá-lo como se fosse teu...

Falando sério agora, achas mesmo que podes utilizar isso??? É como se estivesses a assaltar a própria Câmara Municipal!!! Gostavas que alguém te fizesse o mesmo, que andasse a navegar na net e a gastar o teu tráfego e tu a pagares as facturas por inteiro??? Queres net, paga... agora, roubar aos outros é que não!
 
É claro que podes utilizar... aliás, como tudo na vida, sempre que encontres qualquer coisa, podes utilizá-la para teu bel-prazer... como por exemplo, um carro... se um dia encontrares um carro sem ninguém lá dentro, mas de portas abertas e com a chave na ignição, podes utilizá-lo como se fosse teu...

Falando sério agora, achas mesmo que podes utilizar isso??? É como se estivesses a assaltar a própria Câmara Municipal!!! Gostavas que alguém te fizesse o mesmo, que andasse a navegar na net e a gastar o teu tráfego e tu a pagares as facturas por inteiro??? Queres net, paga... agora, roubar aos outros é que não!


Ele n tem culpa que o admin da rede da CM seja como uma porta...


anyway... se tivesse na tua situação usava a rede, sempre dava para ver uns mails e ir po msn conversar, claro q instalava uma firewallzita e av no pc so po caso de algum inteligente andar a brincar na rede...
 
O meu laptop também apanha a da camara municipal e até já pgtei a gente rsponasável e les deram ordem confirmada...
É paga pelo estado, logo pa todos...Eles têm uma interna, essa sim é proibida
off-topic
e pedrocas_pt, ele apenas tirou uma dúvida, é para isso que cá estamos!
fim do off-topic
 
Se fosse eu, usava-a à vontade :)

E há várias câmaras municipais que têm vários hotspots nas cidades para promover o uso da internet.
Não sei onde moras, mas olha, mesmo que não seja o caso, aproveita enquanto a fonte não seca :)
 
É claro que podes utilizar... aliás, como tudo na vida, sempre que encontres qualquer coisa, podes utilizá-la para teu bel-prazer... como por exemplo, um carro... se um dia encontrares um carro sem ninguém lá dentro, mas de portas abertas e com a chave na ignição, podes utilizá-lo como se fosse teu...

Falando sério agora, achas mesmo que podes utilizar isso??? É como se estivesses a assaltar a própria Câmara Municipal!!! Gostavas que alguém te fizesse o mesmo, que andasse a navegar na net e a gastar o teu tráfego e tu a pagares as facturas por inteiro??? Queres net, paga... agora, roubar aos outros é que não!

Caramba! só faltava chamares-lhe ladrão e apanhar prisão perpétua.

Quem te disse a ti que o rapaz anda a fazer downloads em P2P? Quem é que se importa que acedam à sua rede para ver o e-mail uma ou outra página? Eu pelo menos não. Tenho tráfego ilimitado e não me importo de deixar o router livre a quem quiser entrar. Se por acaso notar lentidão no acesso, desligo o router. Até agora posso dizer que nunca aconteceu.


A questão colocada foi muito simples: Se usar o que acontece?
É resposta é: Nada.
A CM deve ter, como já aqui disseram, acesso público livre a toda a gente. Por isso se ele não usar a internet intensivamente, então pode-se dar por muito contente e aproveitar enquanto puder.
 
Tás à vontade amigo. Eu trabalho em Setúbal, e passa-se o mesmo (nem sempre, pois por vezes não funciona). O próprio site da camara diz o seguinte: "Pontos de acesso gratuitos à Internet estão disponíveis em vários locais do Concelho, numa iniciativa desenvolvida no âmbito do projecto “Setúbal – Península Digital”, promovido pela Associação de Municípios do Distrito de Setúbal (AMDS)."

Por isso, continua, já pagamos coisas a mais neste país!!!
 
Tás à vontade amigo. Eu trabalho em Setúbal, e passa-se o mesmo (nem sempre, pois por vezes não funciona). O próprio site da camara diz o seguinte: "Pontos de acesso gratuitos à Internet estão disponíveis em vários locais do Concelho, numa iniciativa desenvolvida no âmbito do projecto “Setúbal – Península Digital”, promovido pela Associação de Municípios do Distrito de Setúbal (AMDS)."

Por isso, continua, já pagamos coisas a mais neste país!!!

Não sei se reparaste, mas nesses pontos de acesso gratuitos à internet existem terminais próprios para se aceder à internet... e esses terminais estão configurados de forma a não dar para sacar nada... logo, não estou a ver que a net gratuita da camara sirva para sacar coisas como se faz com as outras nets pagantes... e não acredito que alguém vá usar uma net que não é sua apenas para consultar o mail e navegar nos sites...
 
A menos que essa rede esteja explicitamente marcada enquanto pública (No SSID, por exemplo, algo como CM - Rede Pública), ou com cartazes afixados no edificil, é ilegal aceder-lhe, ainda que seja uma rede desprotegida.

Se saírem de casa e deixarem a porta aberta, e quando chegarem estiver lá uma família de ciganos de volta do frigorífico e da TV Cabo, acham "legítimo"? Não é como alguém disse.... "não tem password, deve ser livre". Se é um hotspot público, este ESTÁ DEVIDAMENTE IDENTIFICADO!

Claro que podes usar, mas cada vez que te ligas, o teu MAC fica lá registado. E é extremamente simples encontrar esse MAC, fisicamente (a menos que troques de placa).
Se a rede tiver informação priviligiada (e terá), podes ter um processo judicial em mãos, e alegar que o sysadmin é incompetente não te vai safar de nada.

Outro exemplo trivial: se encontrares um carro na rua, destrancado e com a chave na ignição, o teu primeiro pensamento é "Achado não é roubado."?


Mas, ya.... usa p'aí. :D
 
Extremamente fácil de encontrar um MAC Address ?

Eu tenho ideia que é comparável a encontrar uma agulha num palheiro do tamanho de Portugal...
Só se eles registarem cada MAC Adress na venda de cada computador e placa de rede numa rede mundial, o que me parece muito difícil :)
 
Só se eles registarem cada MAC Adress na venda de cada computador e placa de rede numa rede mundial, o que me parece muito difícil :)

A IEEE disponibiliza às fábricas de placas de redes a lista de MAC Addresses para eles colocarem nas placas. Portanto, ainda antes da venda e até do fabrico, a MAC Address já está registada.
 
Ok, mas que eu saiba as pessoas não têm as etiquetas no pescoço com o Mac Address do PC lá de casa. :P

E nas vendas ao público dos portáteis/desktops e placas de rede/wireless nunca vi ninguém a apontar o mac address, para juntar à ficha do cliente.

É normal que a IEEE disponibilize os mac address às fabricas se não mal seria :P Deixariam de fazer sentido :)
 
Bem... Ragnarok nao exageres... as minhas placas de rede (por exemplo) nao vinham com o PC e ninguem me passou factura, como sabem que sou eu? Acedo "Wireless" com um dispositivo "Linksys" que me foi vendido igualmente sem ficarem com nenhum dado meu. E o material em segunda mao? Aquelas placas que mudam de dono?
Nao quero com isto dizer que ele deve utilizar a net sem consentimento, pessoalmente penso que ninguem o deve fazer (principalmente se houver limites de trafego nao e nada agradavel para o proprietario...). O que penso que ele devia fazer e simples: vais a Camara Municipal e perguntas se a rede e livre. Dizes que apanhaste, que nao tem senha de acesso e que gostarias de saber se podes utilizar (existem muitos pontos Municipais gratuitos, tal como ja disseram...).
Aparte de realmente ser um roubo o uso indevido da propriedade dos outros nao e tambem sensato deixar o carro na rua aberto e com a chave na ignicao. Muito menos a porta de casa. Aqui no Reino Unido arriscas-te a ter de indeminizar o tipo que te entra em casa caso ele tenha um acidente dentro de tua casa. Deixar uma rede Municipal sem senha nao e sensato(entao se der acessos confidenciais...). Eu duvido, mas pode ser que te deem um premio por os avisares da rede estar desprotegida.
Boa Sorte!
(Tambem tenho downloads ilimitados...)
:kfold:
 
Eu não estou dentro do contexto da thread, estava só a fazer uma pequena correecção ao post do QuickFire! :) Não estava a querer dizer que é feito um registo, no acto da venda, de quem ficou com um determinado MAC Address mas sim que estes estão bem definidos logo na altura do fabrico.
 
Extremamente fácil de encontrar um MAC Address ?

Eu tenho ideia que é comparável a encontrar uma agulha num palheiro do tamanho de Portugal...
Só se eles registarem cada MAC Adress na venda de cada computador e placa de rede numa rede mundial, o que me parece muito difícil :)

Não é assim tão difícil.

Em relação ao tópico, devias dirigir-te à CM e perguntar se aquela rede é pública ou não. Até porque se trata de um rede de uma CM. Tu podes queres utilizá-la só para ver uns mails e uns sites, mas outros podem querer utilizá-la com outros principios e aí tu, como municipe, sairás lesado.
 
Por experiência, é trivial.

Corre-se um sniffer passivo, e vagueando um pouco nas imediações do AP atacado, encontrar-se-á alguns frames perdidos do MAC pretendido, associado a uma outra rede (a rede do intruso). O principio é simples: se há rede do cliente => câmara, o inverso é verdade (desprezando pequenas diferenças nos valores de sensibilidade, etc, e o scan é feito por um portátil....).

Encontrado esses frames, usa-se uma pequena antena direccional para saber a direcção de onde vem o sinal, e mediante aproximações e análises ao sinal consegue-se encontrar o dito cliente.
Parece complicado, mas se ele tiver entre 20 a 100 metros, não demora mais de 1h. Se tiver no apartamento ao lado, demora 10 minutos.


Não se ponham com teorias da conspiração de registos de MAC's, logs de fábricas, e tudo mais. Acho que nem nos portáteis os códigos de barras dos componentes estão associados uns aos outros, quanto mais os MACs dos dispositivos de redes...

Ah, e quem pensa que é complicado fazer porque é caro, etc... basta uma placa USB baseada em PrismII/Atheros, e uma antena direccional (que custa 25EUR, ou faz-se em casa, com pouco mais de 10EUR e 3 pingos de solda....).


Pena o tópico ter descambado. Eu apenas disse que ele podia ser catado, e ia responder por isso.
 
Não é assim tão difícil.

Em relação ao tópico, devias dirigir-te à CM e perguntar se aquela rede é pública ou não. Até porque se trata de um rede de uma CM. Tu podes queres utilizá-la só para ver uns mails e uns sites, mas outros podem querer utilizá-la com outros principios e aí tu, como municipe, sairás lesado.

O Unico post que faz algum sentido no meio de tanta "coisa"!

:hello:
 
Back
Topo