1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede simples de dois PC's

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por deathsurf, 17 de Dezembro de 2004. (Respostas: 15; Visualizações: 1283)

1. deathsurf

deathsurf I fold therefore I AM

Cá em casa queria ligar dois simples PC's. Acho que apenas necessito de um hub.

O que sugerem ( - de 100€)?

2. DarkRaver

DarkRaver Power Member

na vas pelo hub mas sim por 1 switch (5 portas chega e sobra) ou então 1 cabo "cruzado" que faz o mesmo fim sem necessidade de hub ou switch ...

o switch e aconcelhado ;) pq mais tarde caso queiras ligar outro ja so procisas do cabo :) ...

3. IceGum

IceGum Power Member

Nem switch nem hub, compra 1 router :rolleyes:
    Tenho 1 d-link 604 e funka tudo bem :009:

4. deathsurf

DarkRaver um cabo cruzado é uma ligação entre dois pc's, não é? Eu queria ter um pc ligado sem o outro estar.

IceGum quanto custa esse? eu não queria gastar muito dinheiro. já ouvi dizer que os routers são difíceis de configurar...

5. IceGum

IceGum Power Member

No maximo dos maximos custa 50€, mas ja o tenho visto a 45, 40, 35€

è super simples de configurar, é só ligar os cabos, ir À pagina de configuração dele, corres o wizard e tá tudo feito (a n ser k precises de dar acesso a portas na firewall mas isso tb é facil).

6. banid0

banid0 Power Member

se quiseres partilhar net -> router

só rede-> switch

7. deathsurf

Na ***** está a 44€ ----> *****

banidO o objectivo não era rede entre os pc's mas sim apenas usar internet pelo mesmo modem. A mim não me interessa ter rede (se puder ter rede e partilha de net ao mesmo tempo, tá-se na boa) :009:

Outra coisa que já estive a pensar seria uma rede wireless. Desde que não gaste mais que 100€ eu alinhava, mas ouvi dizer que se não se configura bem a rede, olhamos pela varanda e vemos alguns cromos a usar a nossa ligação :(

Última edição: 17 de Dezembro de 2004
  8. IceGum

IceGum Power Member

9. eXcept

eXcept Power Member

Hmmm, pelo que percebo daqui queres partilhar internet para os dois computadores, sem necessidade de um deles estar ligado.

Ou seja, precisas de um modem/router. Em caso de ADSL, existem routers com modem incorporado, na ordem dos 150 Euros.

Em caso de cabo, e partindo do principio que o modem é ethernet, um router (não switch, nem hub) serve-te perfeitamente. Ordem dos 100 Euros, ou até menos.

Se o objectivo não for este, mas sim apenas haver rede entre os dois computadores, um cabo cruzado chega-te perfeitamente. Podes pensar em adquirir um switch (já foram indicados alguns aqui nesta página), para mais tarde poderes ligar mais computadores.

Ah, e podes também ter partilha de net com o switch, mas o computador que está ligado directamente à Internet tem de estar sempre ligado.

Cumpz

EDIT: Rede Wireless aplica-se o mesmo que dito acima, lendo-se Router Wireless onde diz Router e AP(Access Point) onde diz Switch. Neste caso também tens de comprar placas Wireless (PCI/USB/PCMCIA) para os computadores.
    Em questões de segurança, já começa a ser segura a ligação, usando WEP/WPA e Mac Filtering. Obvio que há sempre volta a dar a isto...mas...demasiado demorado para ser praticável.

Última edição: 17 de Dezembro de 2004
  10. deathsurf

Obrigado pelo esclarecimento. A minha ligação é por Ethernet, portanto já percebi que tenho que adquirir um router. O que está mencionado acima chega?

--EDIT--

Já vi que wireless sai muito mais caro.

11. eXcept

eXcept Power Member

lê aí o meu EDIT no post de cima :)

12. deathsurf

Recomendas o d-link 604?

13. eXcept

eXcept Power Member

Nunca o experimentei, mas tenho o DI614+ ( = 604 mas com Wireless ) e é muito bom. Alguns crashes ocasionais no Wireless, mas acho que é da porcaria do firmware, que quando compõe uma função estragam outra. Aconselho vivamente D-Links.

14. deathsurf

Surgiram-me agora algumas dúvidas:

1º Kual a diferença entre hub, switch e router?

2º Se tiver ADSL, e ligando dois modems a duas tomadas de telefone fixo, posso usar internet ao mesmo tempo nos dois pc's?

3º É muito complicado limitar o acesso wireless a outros users (alheios)? É possível explicar brevemente como se faz?

Acho que vou optar pelo wireless, já que o modem está no escritório, e desde lá até ao quarto são 3 divisões (=furar não sei quantas paredes para o cabo passar). Como no meu quarto não tenho cabo, tenho mesmo que ir pelo wireless.

Por agora é tudo. Thks in advance

15. eXcept

eXcept Power Member

Viva.

1º Hub é um equipamento que faz apenas encaminhamento de pacotes para a rede, sem qualquer conhecimento do ip/mac de origem/destino, causando portanto alguma lentidão na comunicação e possivel packetloss.
    Um switch tem as mesmas funções de um hub, mas armazena dentro de uma "arp table" os ips/mac adresses dos computadores a que está ligado, podendo fazer o reencaminhamento mais rápido dos pacotes que lhe estão destinados, e com muito menor tráfego. Sabendo que o pacote que xegou nakele momento, vai para o ip 1.1.1.1, que segundo a ARP table está na porta 2, p.e., ele faz logo o reencaminhamento, em vez de "perguntar porta a porta".
    Um router faz o mesmo que um switch, mas implementa a questão do roteamento, ou seja, a comunicação entre IP's que não sejam da mesma range. Ex. 192.168.0.1 comunicar com 192.168.1.1, ou então o exemplo mais vulgar, que é ligarmos a nossa rede 192.168.0.x à Internet através do router, ou seja, ao IP 81.84.x.x, p.e.

2. Nunca testei, mas pessoal que já testou diz-me que não. Como a frequência de comunicações do cobre reservado à passagem de dados, já estará ocupado por um modem, não haverá sincronização do segundo.

3. Não é complicado limitar acesso wireless. Existem algumas regras muito básicas e fáceis de configurar no AP/Router. A saber: WEP/WPA - Uma chave de encriptação que fica tanto no AP/Router como no PC Cliente. todos os dados que passarem entre eles são encriptados. Mac Filtering - A possibilidade de configurar no AP / Router todas as placas de rede ( MAC Adresses ) que se possam ligar. SSID Broadcast - A difusão ou não da nossa rede por toda a gente que tenha um portátil e possa saber o nome da rede.

Existem outras formas de protecção, mais "paranóicas"... :) Claro que isto não é 100% seguro, mas já dificulta ( e muito, acredita ) um possível atacante de se infiltrar na tua rede ).

Espero ter sido claro

Cumpz

eXcept

16. suB

suB Banido

O modo mais simples a limitar o acesso a rede é bloqueares todos os mac's a excepçao dos teus, no entanto os dados transmitidos entre os aparelhos e o router nao sao encriptados. Quanto ao aparelho a comprar nao vejo necessidade de comprares um router com modem adsl incorporado a nao ser que o teu modem adsl seja só USB, uma vez que se for ethernet podes simplesmente configurar o router para um modem PPPoE (corrijam-me se estiver errado pff).

Partilhar esta Página