Rede simples de dois PC's

deathsurf disse:
Cá em casa queria ligar dois simples PC's. Acho que apenas necessito de um hub.

O que sugerem ( - de 100€)?

na vas pelo hub mas sim por 1 switch (5 portas chega e sobra) ou então 1 cabo "cruzado" que faz o mesmo fim sem necessidade de hub ou switch ...

o switch e aconcelhado ;) pq mais tarde caso queiras ligar outro ja so procisas do cabo :) ...
 
DarkRaver um cabo cruzado é uma ligação entre dois pc's, não é? Eu queria ter um pc ligado sem o outro estar.

IceGum quanto custa esse? eu não queria gastar muito dinheiro. já ouvi dizer que os routers são difíceis de configurar...
 
No maximo dos maximos custa 50€, mas ja o tenho visto a 45, 40, 35€

è super simples de configurar, é só ligar os cabos, ir À pagina de configuração dele, corres o wizard e tá tudo feito (a n ser k precises de dar acesso a portas na firewall mas isso tb é facil).
 
Na ***** está a 44€ ----> *****

banidO o objectivo não era rede entre os pc's mas sim apenas usar internet pelo mesmo modem. A mim não me interessa ter rede (se puder ter rede e partilha de net ao mesmo tempo, tá-se na boa) :009:

Outra coisa que já estive a pensar seria uma rede wireless. Desde que não gaste mais que 100€ eu alinhava, mas ouvi dizer que se não se configura bem a rede, olhamos pela varanda e vemos alguns cromos a usar a nossa ligação :(
 
Última edição:
deathsurf disse:
DarkRaver um cabo cruzado é uma ligação entre dois pc's, não é? Eu queria ter um pc ligado sem o outro estar.

Hmmm, pelo que percebo daqui queres partilhar internet para os dois computadores, sem necessidade de um deles estar ligado.

Ou seja, precisas de um modem/router. Em caso de ADSL, existem routers com modem incorporado, na ordem dos 150 Euros.

Em caso de cabo, e partindo do principio que o modem é ethernet, um router (não switch, nem hub) serve-te perfeitamente. Ordem dos 100 Euros, ou até menos.

Se o objectivo não for este, mas sim apenas haver rede entre os dois computadores, um cabo cruzado chega-te perfeitamente. Podes pensar em adquirir um switch (já foram indicados alguns aqui nesta página), para mais tarde poderes ligar mais computadores.

Ah, e podes também ter partilha de net com o switch, mas o computador que está ligado directamente à Internet tem de estar sempre ligado.

Cumpz

EDIT: Rede Wireless aplica-se o mesmo que dito acima, lendo-se Router Wireless onde diz Router e AP(Access Point) onde diz Switch. Neste caso também tens de comprar placas Wireless (PCI/USB/PCMCIA) para os computadores.
Em questões de segurança, já começa a ser segura a ligação, usando WEP/WPA e Mac Filtering. Obvio que há sempre volta a dar a isto...mas...demasiado demorado para ser praticável.
 
Última edição:
eXcept disse:
Hmmm, pelo que percebo daqui queres partilhar internet para os dois computadores, sem necessidade de um deles estar ligado.

Ou seja, precisas de um modem/router. Em caso de ADSL, existem routers com modem incorporado, na ordem dos 150 Euros.

Em caso de cabo, e partindo do principio que o modem é ethernet, um router (não switch, nem hub) serve-te perfeitamente. Ordem dos 100 Euros, ou até menos.

Se o objectivo não for este, mas sim apenas haver rede entre os dois computadores, um cabo cruzado chega-te perfeitamente. Podes pensar em adquirir um switch (já foram indicados alguns aqui nesta página), para mais tarde poderes ligar mais computadores.

Ah, e podes também ter partilha de net com o switch, mas o computador que está ligado directamente à Internet tem de estar sempre ligado.

Cumpz


Obrigado pelo esclarecimento. A minha ligação é por Ethernet, portanto já percebi que tenho que adquirir um router. O que está mencionado acima chega?

--EDIT--

Já vi que wireless sai muito mais caro.
 
Nunca o experimentei, mas tenho o DI614+ ( = 604 mas com Wireless ) e é muito bom. Alguns crashes ocasionais no Wireless, mas acho que é da porcaria do firmware, que quando compõe uma função estragam outra. Aconselho vivamente D-Links.
 
Surgiram-me agora algumas dúvidas:

1º Kual a diferença entre hub, switch e router?

2º Se tiver ADSL, e ligando dois modems a duas tomadas de telefone fixo, posso usar internet ao mesmo tempo nos dois pc's?

3º É muito complicado limitar o acesso wireless a outros users (alheios)? É possível explicar brevemente como se faz?

Acho que vou optar pelo wireless, já que o modem está no escritório, e desde lá até ao quarto são 3 divisões (=furar não sei quantas paredes para o cabo passar). Como no meu quarto não tenho cabo, tenho mesmo que ir pelo wireless.

Por agora é tudo. Thks in advance
 
Viva.

1º Hub é um equipamento que faz apenas encaminhamento de pacotes para a rede, sem qualquer conhecimento do ip/mac de origem/destino, causando portanto alguma lentidão na comunicação e possivel packetloss.
Um switch tem as mesmas funções de um hub, mas armazena dentro de uma "arp table" os ips/mac adresses dos computadores a que está ligado, podendo fazer o reencaminhamento mais rápido dos pacotes que lhe estão destinados, e com muito menor tráfego. Sabendo que o pacote que xegou nakele momento, vai para o ip 1.1.1.1, que segundo a ARP table está na porta 2, p.e., ele faz logo o reencaminhamento, em vez de "perguntar porta a porta".
Um router faz o mesmo que um switch, mas implementa a questão do roteamento, ou seja, a comunicação entre IP's que não sejam da mesma range. Ex. 192.168.0.1 comunicar com 192.168.1.1, ou então o exemplo mais vulgar, que é ligarmos a nossa rede 192.168.0.x à Internet através do router, ou seja, ao IP 81.84.x.x, p.e.

2. Nunca testei, mas pessoal que já testou diz-me que não. Como a frequência de comunicações do cobre reservado à passagem de dados, já estará ocupado por um modem, não haverá sincronização do segundo.

3. Não é complicado limitar acesso wireless. Existem algumas regras muito básicas e fáceis de configurar no AP/Router. A saber: WEP/WPA - Uma chave de encriptação que fica tanto no AP/Router como no PC Cliente. todos os dados que passarem entre eles são encriptados. Mac Filtering - A possibilidade de configurar no AP / Router todas as placas de rede ( MAC Adresses ) que se possam ligar. SSID Broadcast - A difusão ou não da nossa rede por toda a gente que tenha um portátil e possa saber o nome da rede.

Existem outras formas de protecção, mais "paranóicas"... :) Claro que isto não é 100% seguro, mas já dificulta ( e muito, acredita ) um possível atacante de se infiltrar na tua rede ).

Espero ter sido claro

Cumpz

eXcept
 
deathsurf disse:
3º É muito complicado limitar o acesso wireless a outros users (alheios)? É possível explicar brevemente como se faz?

O modo mais simples a limitar o acesso a rede é bloqueares todos os mac's a excepçao dos teus, no entanto os dados transmitidos entre os aparelhos e o router nao sao encriptados. Quanto ao aparelho a comprar nao vejo necessidade de comprares um router com modem adsl incorporado a nao ser que o teu modem adsl seja só USB, uma vez que se for ethernet podes simplesmente configurar o router para um modem PPPoE (corrijam-me se estiver errado pff).
 
Back
Topo