Rede Windows Xp

danizito

Power Member
Boas! Amanha vou reformular a rede aqui do escritorio e precisava de umas dicas, se possivel. O sistema é composto por 10 pc's com XP Home, e um servidor que irá ter o Windows 2003 Server.
Estão todos ligados a um Switch Phasak, com DHCP pelo modem/router, e o servidor serve apenas para armazenar ficheiros (a pasta os meus documentos de cada um está reencaminhada para o servidor).

1. Há alguma maneira de criar um domínio (com o PowerToys), ou apenas se podem ligar como Workgroup, já que se trata de XP Home Edition?
2. Os pc's podem ficar apenas ligados pelo protocolo TCP/IP, ou convem adicionar qualquer outro?
3. O Dhcp será sempre atribuído pelo Router, ou poderá ser o servidor a fazê-lo?
4. Qual a melhor forma de fazer cópias de segurança dos ficheiros, de forma periódica (e, se necessário automática)?

Convem ainda explicar que neste momento esta rede é simplesmente uma rede quase "caseira", em que os pc's estao interligados entre si, tendo um uma pasta partilhada onde todos vao gravar ficheiros.

Como este pc é muito lento (vai ser alterado pelo que tenho no My system), a rede está lenta e por vezes não acede ao servidor de imediato).

Obrigado desde já a todos, agradeço as vossas opiniões
 
Com o Windows XP Home não é possível ligar-se nenhum dominio e, mesmo que o Windows 2003 Server tenha o papel de DCHP Server não sei até que ponto é que o Switch irá permitir isso, estamos a falar de um Layer 3?

Para fazer uma copia de segurança periódica dos ficheiros basta usar o que o Windows Server já traz de origem, já o tipo de copias a serem feitas depende muito do tipo de formato a ser usado, do tamanho, em media, de cada copia, ao tipo de ficheiros a serem copiados.
 
Não sei muito sobre o switch, apenas que a marca é phasak, uma marca qq de baixo custo, se não me engano...
Já montei a rede, criando o nome de utilizador e pass no servidor iguais às contas de login no Windows Xp.
De seguida coloquei o nome do domínio no Grupo de Trabalho dos pc's com Home Edition.
Depois foi só fazer um ficheiro .bat com o comando net use para criar uma unidade de rede assim que os pc's iniciam.

Só falta mesmo a parte da cópia de segurança dos ficheiros (são ficheiros de office que estão neste momento a ocupar cerca de 5gb (vão ser postos discos em Raid 5 para maior segurança e velocidade)
 
Já agora outra duvida:
Como aumentar o numero de ligações permitidas ao servidor? Quando tento ligar uma unidade de rede, diz-me que foi atingido o maximo de ligações permitidas...
 
Penso que não virá daí, já que a pasta que pretendo partilhar é apenas acessível por um utilizador... agora já consegui criar a unidade de rede, uma vez que houve computadores que foram desligados....
O problema será o total de ligações do dominio que o servidor permite... penso que seja configurado ao inicio, mas agora não consigo alterar...
 
Back
Topo