Rede Wireless 3 pcs

Fredericosilva

Power Member
Boas, tenho um computador com internet por modem, e com cabo cruzado tenho-o ligado ao meu portatil onde tb tenho net, até ai tudo bem. O meu problema é que quando ligo o meu portatil a outro portatil por wireless esse portatil nao fica com net, como faço?
A sequencia é a seguinte: PC (Modem)---cabo cruzado----Portatil----wireless----Portatil
A ideia é ter Internet em todos os pcs.

Obrigado
Frederico Silva
 
A razao é simples: o portatil que está ligado ao pc com internet por cabo cruzado nao esta configurado para reencaminhar os pacotes ip do 2. portatil para o pc. Por outras palavras o portatil do meio nao está configurado para fazer routing.

Se o sistema operativo do portatil for linux (provavelmente nao é ?!?) aí o routing pode ser configurado com funcionalidade integrada no próprio sistema. Caso se trate de uma maquina com windows (xp), tens que configurar as duas placas em duas redes diferentes, por ex. 192.168.1.0 e 192.168.2.0 e activar o routing atravez do registry:

HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters\IPEnableRouter [1]

Depois, supondo que o pc com internet tem o endereco 192.168.1.1, configuras uma route fixa no portatil-router (o do meio):

route -p change 0.0.0.0 mask 0.0.0.0 192.168.0.1 metric 2

Por fim, no 2. portatil configuras o portatil do meio para ser o router:

route -p change 0.0.0.0 mask 0.0.0.0 192.168.2.1

Daria uma coisa mais ou menos como esta


Internet<-->PC (192.168.1.1)<----------->[192.168.1.2] Port1 [192.168.2.1]<---------->[1922.168.2.2] Port2

Alternativamente, o Port1 tambem pode ser configurado para operar em modo de "bridging" em vez de "routing", mas aí já nao sei se o acesso a internet funciona.


O melhor ainda era investir num router com wireless :-)
 
Sera que me podia detalhar isso mais ao promenor. Fiz isso e nao consegui na mesma.

* Pc(com internet)
ip: 192.168.0.1
!
!
* Portatil 1
ip placa de rede: 192.168.0.2
dns placa de rede: 192.168.0.1
gateway placa de rede: 192.168.0.1
(Td ok, com net a funcionar)
----
ip placa wireless: 192.168.1.1
!
!
* Portatil 2
ip placa wireless: 192.168.1.2
gateway placa wireless: 192.168.1.1
dns placa wireless: 192.168.1.1

Será que fiz algo mal?
E explique melhor o que fazer quanto ao routing em cada Pc.

Obrigado
Frederico Silva
 
Boas,
antes de mais trata-me por tu, isso simplifica a comunicacao :)

Segundo o teu esquema, os IPs dos portateis e do pc estao bem. Experimenta somente a por o ip do pc internet como dns server no 2. portatil (ou seja 192.168.0.1).

Agora só te falta mesmo é por o portatil 1 a fazer routing. Para tal tens que configurar o tal IPEnableRouter no registry para 1.

iniciar -> executar -> regedit
Procurar a chave
HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Param eters\IPEnableRouter

e activa-la, isto é, por lá um 1 em vez do 0 que lá deves ir encontrar. Para testares se ou routing está a funcionar, fazes um ping do laptop 2 ao ip do pc (192.168.0.1). Se tiveres resposta o mais dificil já está, depois é só partilhar a ligacao internet.

Boa sorte
 
Back
Topo