Rede Wireless (802.11g) em Ubuntu

Patrão

Power Member
Boas pessoal. Eu tou aqui com uns problemas em tentar configurar o acesso a uma rede Wireless já montada em Windows a partir do Linux. A minha placa de rede é uma Broadcom 802.11g e estou a usar um router WRT54GL da LinkSys e ja tenho acesso wireless por este computador. Eu só comecei agora a entrar em Linux e ainda não percebo muito bem como hei-de lidar com este assunto. Já tentei ver os tutoriais mas não encontrei assim nada muito específico para o problema em concreto que pretendo. Já percebi que tenho criar uma interface de rede para a placa e tenho que fazer o route da conexão através do endereço da gateway (ou será que não?) mas de resto não tou a ver como é que isto vai ser efectuado. Já tive uma pessoa que me recomendou fazer:

sudo apt-get install network-manager ---> Quando fiz isto a shell disse-me que esta package não existia

Estou a usar Ubuntu v6.06 e ainda não percebo muito de Linux e uma das primeiras coisas que queria fazer era conseguir arranjar Internet e isso implicava esta situação. Toda a ajuda é bem-vinda (por favor assumam que sou burro completo nisto lol).
 
Pelo que me disseram, as Broadcom são do piorio em Linux... (não existem mesmo drivers, acho). Agora eu não sou nenhum veterano em Linux, pelo que não te fies pelo que eu disse... :p
 
1º: tens os drivers instalados? vai a sistema->administração->utilização de rede

Se tiveres listado a placa de rede sem fios em principio a coisa deve tar fixe...

2º: instalar o network manager e o wpasupplicant...
(executa estes 3 comandos e responde "y" quando te perguntar se keres instalar)

sudo apt-get

sudo apt-get install wpasupplicant

sudo apt-get install network-manager-gnome network-manager

3º:executa este comando:

sudo gedit /etc/network/interfaces

->Comenta tudo (por # no inicio da linha) o que não tiver “lo” e salva e fecha o ficheiro

4º:executa este comando

sudo gedit /etc/default/wpasupplicant

->Poe "ENABLED=0" na 1ª linha (sem aspas) e salva e fecha o ficheiro

5º:

sudo touch /etc/default/wpasupplicant

6º: reiniciar a rede:

sudo /etc/init.d/dbus restart

Neste momento ja podes usar a rede em dhcp... basta carregares com o botao esquerdo sobre o icone do network-manager e escolher a rede :)

Caso queiras usar ip estatico faz novamente "sudo gedit /etc/network/interfaces" e insere os seguintes parametros na interface q keres:

auto eth1 #substitui eth1 pela interface q te interessa
iface eth1 inet static
wireless-essid NOME_DA_REDE #apenas no caso do wifi (pois lan por cabo nao tem ssid)
netmask 255.255.255.0 #exemplo... tens de por o correcto
gateway 192.168.1.1 #exemplo... tens de por o correcto
address 192.168.1.12 #exemplo... tens de por o correcto

depois faz:

sudo /etc/init.d/dbus restart


Para usar encriptação com ip estatico tens de alterar o ficheiro /etc/default/wpasupplicant manualmente, o q é complicado.... Para voltar a ter dhcp simplesmente volta a comentar akelas linhas todas que inseriste no /etc/network/interfaces e faz

sudo /etc/init.d/dbus restart

Espero q tenha ajudado :)
 
Bem para já obrigado pelo trabalho a que te deste em dar esse detalhe todo. No entanto, eu encalhei logo no 2º passo:

E: Couldn't find package network-manager-gnome ---> Isto é o que acontece quando tento instalar o network manager...

Aparentemente não tenho esta package na minha versão e como não tenho acesso à Internet no Linux não tou a ver como vou fazer :( ... Tens alguma sugestão para isto?... Obrigado na mesma :)
 
tipo... isso é pra instalar atraves da net... esses pacotes não estao disponiveis nos cd's nem nos dvd's do ubuntu... nao consegues ligar o portatil a nenhuma rede?

Ou entao vai directamente ao repositorio do ubuntu e saca manualmente ... o pior q te pode acontecer é nao conseguires instalar por faltarem algumas dependencias...

[]
 
Pelo que me disseram, as Broadcom são do piorio em Linux... (não existem mesmo drivers, acho). Agora eu não sou nenhum veterano em Linux, pelo que não te fies pelo que eu disse... :p


Isso não é verdade, há drivers para as Broadcom, só não há para estas versões mais recentes, mas podes sempre usar ndiswrapper e funcionam às mil maravilhas!!!
 
Duh! ker dizer... se souberes kual é o ssid da rede a q te queres ligar basta fazer apenas esta parte :P

Caso queiras usar ip estatico faz novamente "sudo gedit /etc/network/interfaces" e insere os seguintes parametros na interface q keres:

auto eth1 #substitui eth1 pela interface q te interessa
iface eth1 inet static
wireless-essid NOME_DA_REDE #apenas no caso do wifi (pois lan por cabo nao tem ssid)
netmask 255.255.255.0 #exemplo... tens de por o correcto
gateway 192.168.1.1 #exemplo... tens de por o correcto
address 192.168.1.12 #exemplo... tens de por o correcto

depois faz:

sudo /etc/init.d/dbus restart
 
Back
Topo