Rede wireless com router Belkin

Boas, gente!

Tenho um modem Zon da Thomson, que só me permite acesso à web por ligação ethernet.
Cá em casa tenho um router wireless Belkin F5D7632-4.
É possível interligar o modem da Zon e este router para ter wi-fi em casa? Com outro modem antigo da Zon, há uns anos, consegui fazer isto.
Agora, consigo detectar a rede, mas não tenho acesso à web, pois "o servidor DNS não é identificado".

Alguém me consegue esclarecer sobre este assunto?

Muito agradecido, abraços!
 
Boas!

Se é só esse o erro e a configuração está bem feita então vai à página de administração do router (Belkin), vai à zona de configuração de DNS, muda para manual e insere o IP do Thomson. Provavelmente o Thomson está a receber um da Zon e o teu PC está a tentar ir buscar um ao Belkin.
Normalmente para se usar um router antigo para funcionar como Access Point (a função que queres) é preciso um bocadinho de simples configuração e na maior parte das vezes não há forma de o pôr a atribuir endereços IP à rede de forma automática, ou seja a configuração nos PCs tem de ser manual.

Essa mensagem aparece onde? No browser?
 
Boas! Obrigado pela tua resposta...

A mensagem aparece apenas se eu fizer "resolução de problemas", que fiz a ver que tipo de problema dava.

O stress aqui é que eu também não consigo aceder à página de configuração do router através do 192.168.2.1, não faço a mínima ideia porquê.. Já segui as instruções da página da Belkin, 30 por uma linha, e nada... Com certeza que o problema está aí e com essa configuração simples que falaste a coisa fica a funcionar.
 
Isso pode dever-se a várias coisas:

- No PC em que estás a aceder tens o IP da placa de rede configurado manualmente e possivelmente não está dentro da gama de IP originais do Belkin (e precisa de estar).
- Ou então tens em configuração automática e o Belkin não te atribui um IP.

O que tens de fazer é:

1) alterar nas propriedades TCP/IP IPv4 da tua placa de rede no PC, o teu endereço do IP para 192.168.2.80 (por exemplo pois precisa de ser algo 192.168.2.xxx devido ao endereço do Belkin estar dentro dessa gama), máscara provavelmente será 255.255.255.0, e Gateway 192.168.2.1 (o endereço do teu Belkin, embora este passo não seja obrigatório). O resto deixas ao em branco.

2) Assim, ligas o Belkin ao PC e se o endereço do Belkin for, de facto, 192.168.2.1 então já deves conseguir aceder.

3) Dentro da página de configuração terás de mudar o endereço de IP do Belkin para um dentro da gama de IPs que são atribuídos pelo Zon Hub. Se for 192.168.1.xxx então muda o endereço do Belkin para, por exemplo, 192.168.1.5 ou 192.168.1.200 ou uma coisa à escolha.

4) Depois de alterares o endereço, a página já não irá funcionar e terás de, novamente, configurar a placa de rede mas desta vez para um endereço dentro da gama que atribuíste ao Belkin. Ou seja, configuras manualmente nas propriedades TCP/IP IPv4 da placa de rede do teu PC para um endereço do tipo 192.168.1.50 ou assim, Gateway para o endereço do ZonHub que vou assumir 192.168.1.1, a máscara é igual ao passo 1 e o DNS para o do ZonHub.

5) Já deves conseguir aceder ao Belkin através do endereço 192.168.1.xxx que definiste no passo 4.

6) Dentro da página de configuração tens de desactivar o servidor DHCP, isto é muito importante pois não convém haver dois a funcionar na rede ao mesmo tempo - o ZonHub já contém um.

7) Aproveita e desliga tudo o que tem que ver com o modem que está incluído nesse router devido ao ADSL.

8) Ligando por cabo o ZonHub a uma porta do Belkin já deverás, através do Belkin quer sem-fios quer Ethernet, ter acesso à internet.

Espero não me estar a esquecer e nada, mas penso que não. Não sei qual o teu nível de "à vontade" nestas coisas mas se, mesmo assim, a linguagem for muito técnica não me importo de escrever mais detalhadamente o que fazer.
 
Muito obrigado, desde já, pela tua longa e esclarecedora resposta.

No entanto, não tive muito sucesso, no fim de tudo isto, "a rede não é identificada" :/

Eu não tenho um Zon Hub, acho que esses são os modems mais modernos da Zon, tenho um Thomson já com algum tempo e o IPv4 é 89.151.133.31. Ou seja, também experimentei, no passo 3 da tua resposta, inserir no Belkim um IP nesta gama, mas ele não permite, diz que não é válido.

A página de configuração do Thomson é 192.198.100.1, mas não é este IP que interessa para as tuas sugestões mas sim o que aparece quando faço ipconfig na linha de comandos , certo? (o tal 89.151.133.31.)

Já agora, todas essas coisas que disseste faço na placa de rede ethernet e não na wireless, correcto? (isto parece-me por demais óbvio, mas só para não deixar nenhuma suspeita parva no ar).

Muito obrigado mais uma vez, és o maior! :)
 
Peço desculpa o erro foi meu. O li router e não modem daí eu ter mencionado o Zon Hub. Esse teu Belkin não tem porta WAN e pelo que tive a ler não há forma de funcionar como tal já que o modem é interno e é ADSL. No entanto para o aproveitares, há routers sem ser wireless muito baratos (rondam os 10€, e mesmo por este preço já consegues wireless) para conseguires fazer a ligação entre o modem Thomson e o Belkin. Se o Thomson só atribuir um endereço de IP externo àquilo que é ligado a ele (o que está a acontecer agora) então precisas que o Belkin, em termos simples, te crie a rede interna. Algo que não é possível pois não possui porta WAN nem é passível de se configurar segundo o que li no manual - basicamente, precisas de um router intermediário que te faça isso. O Belkin é um router sim, mas a porta WAN é como se fosse interna e esta ligada ao modem interno ADSL.

Qual o modelo do Thomson?
 
O Thomson é um THG540...

Pois, eu já estava a ver que não ia conseguir fazer isto desta forma. Bela porcaria! Este router foi-me oferecido há uns anos e, com uma ligação e um modem diferente, na altura, conseguia aceder à web por wireless em toda a casa.
 
Back
Topo