Rede wireless com WiBlue Combo

jnightz

Power Member
Como configurar uma rede wireless com 2 WiBlue Combo? (um PC com Windows XP e o outro com Windows 2000)

foto2.jpg

http://www.netdream.bz/pt/wiblue/

O que é que falta configurar que não vem escrito no manual? Já fiz TUDO o que é possível (Access Point, AD-Hoc, Infrastructure,etc.) e nada! Não funciona.

Se deixar o IP automático (DHCP) fico com um IP do tipo 169.254.x.x (O Windows diz Conexão limitada/inexistente) e se meter o IP manual também não acontece nada, aquilo mostra bytes enviados e NADA recebido. Não funciona de maneira nenhuma.

A única coisa que não fiz foi meter os computadores encostados um ao outro :) no manual disto diz que tem alcance ate 100 metros 'indoor'. Eu tenho os computadores a uma distância de + ou - 20 metros, por isso não devia ser problema.
Não sei se falta configurar alguma coisa ou se é defeito destas coisas USB ou do Windows.

Alguém sabe o que se passa ou já usou estas 'coisas'?
 
Já consegui meter aquilo a funcionar mas teve que ser com os computadores a 1 ou 2 metros de distância e o sinal era só de 40%.

Até fiz uma experiencia com um portátil: Liguei os 2 com estas coisas wireless, meti um ficheiro a copiar pela rede e fui-me afastando aos poucos para ver a diferença de sinal. Estava apenas a 2 metros e pouco quando 'PUF', um erro ao copiar o ficheiro porque segundo o Windows já não existia! O sinal desapareceu a 2 metros e meio no máximo, não devia ser mais.
Aproximei-me e lá voltou o sinal a oscilar entre os 20% e os 40%.

Como é possível? Diz no manual que tem alcance de 100m indoor/400m outdoor.
E tambem diz que funciona a 54Mbps mas apenas funcionou a 11Mbps.

E agora o mais incrivel e absurdo: Activei a 'Internet Sharing/Partilha de Internet' da ligação á NET e depois de mudar o IP para automático no outro computador, como o Windows mandava a Internet ficou a funcionar tambem no outro, ou parte dela porque APENAS o www.google.pt é que funcionava, TODOS os endereços que escrevia no Internet Explorer demoravam muito tempo e dávam erro como se não houvesse NET, e o www.google.pt funcionava perfeitamente, fazia pesquisas e até os links para imagens e noticias do google funcionavam e o resto da NET NADA!

E outra coisa, a NET(www.google.pt) só funcionou quando o WEP da ligação wireless estava desactivado.

Acho que isto confirma as minhas suspeitas que estas coisas wireless estão avariadas, principalmente por 2 razões:

1- Eles dizem: 'Alcance de 100metros' Eu verifico: 'Alcance 2 metros e meio'
2- Eles dizem: 'Velocidade 54Mbps' Eu verifico: 'Velocidade 11Mbps'

Alguém tem alguma solução?
 
Boas, acho que niguém te vai poder ajudar muito , esses wiblue são mesmo muito foleiros mas mesmo assim não era para ter alcance de 2m já tentas.te ligar isso a um router ? pode ser que funcionem mal em modo adHoc.

Cumprimentos
 
Já experimentei com o windows XP e funciona perfeitamente bem (sem contar com o promenor de a velocidade ser 11Mbps em vez dos 54Mbps anunciados).
Mas se for o windows 2000 a partilhar a NET o outro só consegue ir a www.google.pt e fazer lá pesquisas e abrir um ou dois sites .pt (tvcabo.pt, cabovisao.pt) mais NADA! Todos os outros sites que meto demoram muito tempo e depois dá erro.

E agora porquê? O windows 2000 não presta para partilha de NET?
As configurações são exactamente iguais ás do XP e fiz tudo como é normal. Até fui ver á página da microsoft e as configurações estão certas.

Até já procurei na NET e pelos visto nunca ninguem teve este problema. Eu sou o unico? he he! Tenho um Windows que só partilha o que quer e escolhe os sites que me deixa ver! :)

Como já sabemos que o windows é uma fonte de bugs, isto provavelmente deve ser mais um para a colecção.
Acho nem vale a pena perder tempo a tentar solucionar isto.
Vai ser um FORMAT e instalar o XP (Mais bug nemos bug, é só por ser mais recente. De um ao outro venha o diabo e escolha :D)
 
Desculpem desenterrar este topico, e so pra esclarecer ums duvidas:

1- Eles dizem: 'Alcance de 100metros' Eu verifico: 'Alcance 2 metros e meio'

Esta antena nao e omnidirecional, ou seja, apanha melhor numa direcçao do que na outra.

2- Eles dizem: 'Velocidade 54Mbps' Eu verifico: 'Velocidade 11Mbps'

Os protocolos wifi, definem que quando o sinal começar a perder força, a antena deve começar a baixar a velocidade numa tentativa de ganhar alcance. Dai os teus 11Mbps.

3- E pra finalizar, em relaçao ao sites nao abrirem:

Tens ADSL nao tens?
 
Desculpem desenterrar este topico, e so pra esclarecer ums duvidas:

1- Eles dizem: 'Alcance de 100metros' Eu verifico: 'Alcance 2 metros e meio'

Esta antena nao e omnidirecional, ou seja, apanha melhor numa direcçao do que na outra.

2- Eles dizem: 'Velocidade 54Mbps' Eu verifico: 'Velocidade 11Mbps'

Os protocolos wifi, definem que quando o sinal começar a perder força, a antena deve começar a baixar a velocidade numa tentativa de ganhar alcance. Dai os teus 11Mbps.

3- E pra finalizar, em relaçao ao sites nao abrirem:

Tens ADSL nao tens?



Estas 'coisas' USB wireless parece que são mesmo rascas. Já tive com um portatil ao colo a quase um metro e o sinal é só 60% e velocidade 11Mbps. Houve uma vez que chegou aos 24Mbps e 36Mbps mas foi só durante uns segundos, depois voltou aos 11Mbps.

Quanto aos sites que abria já descobri o problema, era um BUG da microsoft :) no ICS do Windows 2000.
Tem que se acrescentar um chave MTU no registo do windows para poder receber NET partilhada por um Windows 2000.
Normalmente o valor MTU é 1500 mas para receber a partilha de internet do Windows 2000 os outros computadores tem de alterar este valor para 1492 ou 1454 (descobre-se o valor certo com um 'ping -f')

É pena, parece que wireless é uma tecnologia bastante fragil e instavel (e cara), as soluções de baixo custo são uma desgraça por isso para ter wireless em condições é preciso gastar balurdios, assim antes prefiro ficar com placas de rede Gigabit e ter cabos espalhados pelo chão.
 
Back
Topo