Rede (Wireless??) em casa com 3 andares?

tiagottx

Power Member
Viva! :)

Comprei uma casa(vivenda) e quero ter acesso á internet em qualquer ponto da casa!

A casa vai agora começar a ser construída, e pedi um orçamento para me instalarem as tomadas, tubagens e fios para uma rede em toda a casa. A casa tem 3 andares(r/ch, 1º andar e sótão com aproveitamento), e neste caso iria levar uma tomada para RJ45 em cada casa(sala no r/ch, 4 quartos no 1º andar e sótão, dando um total de 6 pontos).
A minha ideia é ter num dos quartos(que será um escritório) um router(conforme a configuração da rede), e conseguir também ter acesso á rede em qualquer um dos outros pontos da casa. Ou seja, nesse escritório tenho o equipamento principal, e pretendo aceder á internet a partir de qualquer um dos pontos da casa! Que me aconselham neste caso?

Será que isto se pode fazer com algum equipamento wireless, em vez de toda esta tubagem e necessidade de tomadas? Wi-Fi? Bluetooth? Não conheço as capacidades dos actuais equipamentos wireless :P

Obrigado desde já :)
 
Ia postar uma thread exactamente com a mesma questão. :D

Penso que a solução wireless é mesmo a mais viável. Vá pessoal dêem opiniões. :)
 
monta as duas.

Conselho para a rede de fios. Usa tubagens que facilitem
a troca dos cabos. Com a evolução das redes terás que
mais tarde ou mais cedo trocar os cabos.
Monta uma gigabit em casa e não vais querer outra coisa.

Wireless é porreiro mas é lenta e ainda por cima o vizinho do
lado se for *conhecedor* pode ficar com rede à borla.
Criar wireless seguras não é fácil.

PS. offtopic. Já que vais construir uma vivenda pensa na
possibilidade de meter chão aquecido em todos os pisos.
Não percebo pq é que em Portugal as pessoas esquecem-se
destes mimos. :D
 
Originally posted by iJFerreira

Wireless é porreiro mas é lenta e ainda por cima o vizinho do
lado se for *conhecedor* pode ficar com rede à borla.
Criar wireless seguras não é fácil.


Isso é um mito.
Se meteres o AP atrás de uma máquina NAT , a rede wireless torna-se virtualmente impenetrável, e MUITO mais segura que uma rede física.
 
Originally posted by Tafinho
Isso é um mito.
Se meteres o AP atrás de uma máquina NAT , a rede wireless torna-se virtualmente impenetrável, e MUITO mais segura que uma rede física.


vão-te buscar a rede pela electricidade ? :P


Eu entendi o que quizeste dizer :P na te preocupes :P

Lá no IST o Wireless é que podia ser norma G ou A em vez da pobre B :P e a mais velocidade ... tipo 54mbs ou mesmo 108 :P

EDIT: mesmo assim .... ainda temos o LAB2 :P
 
Originally posted by Madril

Lá no IST o Wireless é que podia ser norma G ou A em vez da pobre B :P e a mais velocidade ... tipo 54mbs ou mesmo 108 :P

Pelo que tenho visto o tráfego pela wi-fi tem sido mínimo... picos de 1Mbps, nada de mais...
 
Originally posted by Tafinho
Pelo que tenho visto o tráfego pela wi-fi tem sido mínimo... picos de 1Mbps, nada de mais...



Os gajos axo k limitaram a largura de banda para cada usuario ... tal como no lab2 ...
 
Tafinho,

"Isso é um mito.
Se meteres o AP atrás de uma máquina NAT , a rede wireless torna-se virtualmente impenetrável, e MUITO mais segura que uma rede física."

Fia-te nisso.

De qualquer forma referia-me à forma como o comum dos
mortais instala wireless net's em casa. Aqui à minha volta
coisas dessas abertas é o que não falta.
 
Originally posted by iJFerreira
Fia-te nisso.

De qualquer forma referia-me à forma como o comum dos
mortais instala wireless net's em casa.


Basta ligar o WEP...
Para cracar uma wi-fi com wep de 128 com uma chave de 128 bits precisas de 3.40*10^41 bytes de espaço em disco
 
E então se usarem o protocolo TKIP PSK , e sem broadcast de SSID's....


EDIT: E ainda nem sequer estamos a falar em IPSec ....
 
Última edição:
Originally posted by kazuza
E então se usarem o protocolo TKIP PSK , e sem broadcast de SSID's....


EDIT: E ainda nem sequer estamos a falar em IPSec ....


Só tens vantagens se usares IPs públicos, se usares IPs privados vai dar ao mesmo...
 
Tou a ver k o senhor Tafinho tá com vontade de se picar hoje ... deixa cá ver ... Kazuza, Peterwolf e iJFerreira (mas este na conta ... eh rivalidade de ah mts anos)... Tafinho ... tenta ajudar em vez de criticar o pessoal todo.

Nem toda a gente tem o Curso que tu tens nem sabe tanto quanto tu.
 
:confused:

Não percebi!

IPSec claro que é para IPs estranhos à rede, agora TKIP (PSK) é simplesmente o melhor protocolo de segurança para wireless na actualidade (uma espécie de Kerberos, se assim nos podemos explicar ... )
 
piquei-te kazuza...?

Só respondi ao peterwolf à bocado na mesma forma que ele me picou...

Alguma vez não ajudei quem pediu ajuda...?
 
"Basta ligar o WEP...
Para cracar uma wi-fi com wep de 128 com uma chave de 128 bits precisas de 3.40*10^41 bytes de espaço em disco"

não sabes dar a volta ao WEP ? tseee, tseee

Bem sei que estas coisas não se aprendem nas cadeiras do IST.
:D

Além disso o wep 128 bits não usa chaves de 128. Mas isso
agora é outra história e não é chamada para aqui.
 
Originally posted by iJFerreira
não sabes dar a volta ao WEP ? tseee, tseee

Bem sei que estas coisas não se aprendem nas cadeiras do IST.
:D

Além disso o wep 128 bits não usa chaves de 128. Mas isso
agora é outra história e não é chamada para aqui.

Se não tens IPs públicos não podes dar a volta ao WEP, a fraqueza do WEP é precisamente essa. Lê a thread para veres em que ponto estava a discussão.

o WEP 128 usa chaves de 96bits, se não me engano, mas isso é irrelevante para a questão.
 
Originally posted by iJFerreira
"Basta ligar o WEP...
Para cracar uma wi-fi com wep de 128 com uma chave de 128 bits precisas de 3.40*10^41 bytes de espaço em disco"

não sabes dar a volta ao WEP ? tseee, tseee

Bem sei que estas coisas não se aprendem nas cadeiras do IST.
:D

Além disso o wep 128 bits não usa chaves de 128. Mas isso
agora é outra história e não é chamada para aqui.

Então, queria-te ver a dar a volta à minha rede wireless...

Para começar, nem sequer me apanhas com o Network Stumbler, não sabes o meu SSID, quanto mais apanhar a chave WEP...

E nem estamos a falar do protocolo que uso ( TKIP - PSK ) , que tal como o Kerberos, modifica a chave em comunicação, em intervalos por mim definidos....
 
Back
Topo