1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede (Wireless??) em casa com 3 andares?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por tiagottx, 6 de Janeiro de 2004. (Respostas: 42; Visualizações: 3520)

1. tiagottx

tiagottx Power Member

Viva! :)

Comprei uma casa(vivenda) e quero ter acesso á internet em qualquer ponto da casa!

A casa vai agora começar a ser construída, e pedi um orçamento para me instalarem as tomadas, tubagens e fios para uma rede em toda a casa. A casa tem 3 andares(r/ch, 1º andar e sótão com aproveitamento), e neste caso iria levar uma tomada para RJ45 em cada casa(sala no r/ch, 4 quartos no 1º andar e sótão, dando um total de 6 pontos).
    A minha ideia é ter num dos quartos(que será um escritório) um router(conforme a configuração da rede), e conseguir também ter acesso á rede em qualquer um dos outros pontos da casa. Ou seja, nesse escritório tenho o equipamento principal, e pretendo aceder á internet a partir de qualquer um dos pontos da casa! Que me aconselham neste caso?

Será que isto se pode fazer com algum equipamento wireless, em vez de toda esta tubagem e necessidade de tomadas? Wi-Fi? Bluetooth? Não conheço as capacidades dos actuais equipamentos wireless :P

Obrigado desde já :)

2. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Ia postar uma thread exactamente com a mesma questão. :D

Penso que a solução wireless é mesmo a mais viável. Vá pessoal dêem opiniões. :)

3. iJFerreira

iJFerreira Banido

monta as duas.

Conselho para a rede de fios. Usa tubagens que facilitem
    a troca dos cabos. Com a evolução das redes terás que
    mais tarde ou mais cedo trocar os cabos.
    Monta uma gigabit em casa e não vais querer outra coisa.

Wireless é porreiro mas é lenta e ainda por cima o vizinho do
    lado se for *conhecedor* pode ficar com rede à borla.
    Criar wireless seguras não é fácil.

PS. offtopic. Já que vais construir uma vivenda pensa na
    possibilidade de meter chão aquecido em todos os pisos.
    Não percebo pq é que em Portugal as pessoas esquecem-se
    destes mimos. :D

4. Tafinho

Tafinho Power Member

Isso é um mito.
    Se meteres o AP atrás de uma máquina NAT , a rede wireless torna-se virtualmente impenetrável, e MUITO mais segura que uma rede física.

5. Madril

Madril 1st Folding then Sex

vão-te buscar a rede pela electricidade ? :P

Eu entendi o que quizeste dizer :P na te preocupes :P

Lá no IST o Wireless é que podia ser norma G ou A em vez da pobre B :P e a mais velocidade ... tipo 54mbs ou mesmo 108 :P

EDIT: mesmo assim .... ainda temos o LAB2 :P

6. Tafinho

Tafinho Power Member

Pelo que tenho visto o tráfego pela wi-fi tem sido mínimo... picos de 1Mbps, nada de mais...

7. Madril

Os gajos axo k limitaram a largura de banda para cada usuario ... tal como no lab2 ...

8. iJFerreira

iJFerreira Banido

Tafinho,

"Isso é um mito.
    Se meteres o AP atrás de uma máquina NAT , a rede wireless torna-se virtualmente impenetrável, e MUITO mais segura que uma rede física."

Fia-te nisso.

De qualquer forma referia-me à forma como o comum dos
    mortais instala wireless net's em casa. Aqui à minha volta
    coisas dessas abertas é o que não falta.

9. Tafinho

Tafinho Power Member

Basta ligar o WEP...
    Para cracar uma wi-fi com wep de 128 com uma chave de 128 bits precisas de 3.40*10^41 bytes de espaço em disco

10. kazuza

kazuza Power Member

E então se usarem o protocolo TKIP PSK , e sem broadcast de SSID's....

EDIT: E ainda nem sequer estamos a falar em IPSec ....

Última edição: 7 de Janeiro de 2004
  11. Tafinho

Tafinho Power Member

Só tens vantagens se usares IPs públicos, se usares IPs privados vai dar ao mesmo...

12. kazuza

kazuza Power Member

Não se fura, o que não se vê! :D

13. Madril

Tou a ver k o senhor Tafinho tá com vontade de se picar hoje ... deixa cá ver ... Kazuza, Peterwolf e iJFerreira (mas este na conta ... eh rivalidade de ah mts anos)... Tafinho ... tenta ajudar em vez de criticar o pessoal todo.

Nem toda a gente tem o Curso que tu tens nem sabe tanto quanto tu.

14. kazuza

kazuza Power Member

:confused:

Não percebi!

IPSec claro que é para IPs estranhos à rede, agora TKIP (PSK) é simplesmente o melhor protocolo de segurança para wireless na actualidade (uma espécie de Kerberos, se assim nos podemos explicar ... )

15. Tafinho

Tafinho Power Member

piquei-te kazuza...?

Só respondi ao peterwolf à bocado na mesma forma que ele me picou...

Alguma vez não ajudei quem pediu ajuda...?

16. kazuza

kazuza Power Member

Não senti nada! :confused: :cool:

17. Tafinho

Tafinho Power Member

rivalidade com o kazuza...?
    rivalidade com o iF ... esta é especialmente cómica...

Madril, de onde te veio essa...?

18. iJFerreira

iJFerreira Banido

"Basta ligar o WEP...
    Para cracar uma wi-fi com wep de 128 com uma chave de 128 bits precisas de 3.40*10^41 bytes de espaço em disco"

não sabes dar a volta ao WEP ? tseee, tseee

Bem sei que estas coisas não se aprendem nas cadeiras do IST.
    :D

Além disso o wep 128 bits não usa chaves de 128. Mas isso
    agora é outra história e não é chamada para aqui.

19. Tafinho

Tafinho Power Member

Se não tens IPs públicos não podes dar a volta ao WEP, a fraqueza do WEP é precisamente essa. Lê a thread para veres em que ponto estava a discussão.

o WEP 128 usa chaves de 96bits, se não me engano, mas isso é irrelevante para a questão.

20. kazuza

kazuza Power Member

Então, queria-te ver a dar a volta à minha rede wireless...

Para começar, nem sequer me apanhas com o Network Stumbler, não sabes o meu SSID, quanto mais apanhar a chave WEP...

E nem estamos a falar do protocolo que uso ( TKIP - PSK ) , que tal como o Kerberos, modifica a chave em comunicação, em intervalos por mim definidos....

Partilhar esta Página