Rede wireless em vivenda c/ WL-520gC

amfys

Power Member
Bom dia.

Moro numa vivenda e pretendia que me ajudassem a escolher equipamento para ter uma rede wireless boa em toda a casa. (ps: o objectivo é n gastar mto -> 100€ no máximo)

De momento tenho um router Asus WL-500gP no canto da casa (ponto preferencial para ligação do equipamento) e n consigo ter rede no outro lado da casa (através de 4 paredes e sensivelmente a 15 metros). Comprei a antena WL-ANT150 da asus e o só posso dizer q + valia tar quieto pq aquilo n melhora em nada o alcance.

Será que o router WL-520gC consegue resolver o problema? Um dos meus receios é a possibilidade de n conseguir estabelecer prioridades de largura de banda com este router (ex: + largura de banda para http e - para p2p). Confirmam?

Venham daí sugestões q são mto bem vindas para um leigo na matéria como eu :005:
 
Boas.

Vendo bem o teu problema, não se aplica ao router, mas sim à falta de cobertura.

A antena tem um design bonitinho, mas no que deve tocar ao ganho de cobertura, "tá quieto".

Uma sugestão que eu te dou é para ires a uma loja de componentes electrónicos e informáticos e dizes que queres uma antena com um ganho superior a pelo menos 8-9dB, para teres pelo menos alguma consistência na ligação.

Para o caso de eu estar errado, opta por uma mais potente ou mais fraca, dependendo da situação.

Mas verifica se eles te trocam isso para o caso de não dar.

Espero ter ajudado.

Cumps
 
antes de + obg pela resposta.

o problema é q o router WL-520gc anda pelos 50€, a antena q comprei (5 dBi) custou 25€ e pelo q vejo essas antenas de 8 ou 9 dBi são caras e nem sempre resultam bem.

Daí eu ter dúvidas se é ou n melhor optar pelo WL-520gc. O ideal era quem tem este router dar uma feedback.
 
Relativamente à antena sempre podes testar e ver com funciona, tens sempre a worten que deixa devolver todo e qualquer artigo no prazo de 15 dias no caso de não ficares satisteifo.

A troca de router não te ia adiantar de nada visto que o problema é a cobertura.

Se estás com receio de a antena não funcionar, podes optar pela ideia dos repetidores.

Cumprimentos
 
Julgo que estão a falar disto. No entanto, não sei se não resolverás o problema com um router norma n. Apesar de não usares a norma n, julgo que têm maior cobertura do que os normais norma g. Pelo preço do range expander que indiquei consegues comprar um router n.

Edit: está mais barato aqui. Tem é cuidado que pode não dar para o que queres e depois tens problemas para devolver. Podes sempre comprar na *****, testar e se servir devolves e depois compras na poweron. não é lá muito ético mas €30 de diferença ainda é um bocado.
 
Última edição:
Julgo que estão a falar disto. No entanto, não sei se não resolverás o problema com um router norma n. Apesar de não usares a norma n, julgo que têm maior cobertura do que os normais norma g. Pelo preço do range expander que indiquei consegues comprar um router n.

Edit: está mais barato aqui. Tem é cuidado que pode não dar para o que queres e depois tens problemas para devolver. Podes sempre comprar na *****, testar e se servir devolves de depois compras na poweron. não é lá muito ético mas €30 de diferença ainda é um bocado.

Exacto. Um router N, é capaz de resolver, porém só irás aproveitar do mesmo, o range melhorado. Em termos de velocidades já precisavas de comprar receivers novos também.

Cumps
 
bem, eu tenho um asus WL-520GC e nao me queixo.. tenho sinal na minha casa toda de uma ponta a outra e a casa inda é grandinha.
 
bem, eu tenho um asus WL-520GC e nao me queixo.. tenho sinal na minha casa toda de uma ponta a outra e a casa inda é grandinha.

realmente pelo q tenho lido aqui no fórum, o pessoal q tem este router diz q tem um alcance considerável. mesmo as specs do router indicam q terá tecnologia broadrange q supostamente melhora o alcance do sinal.
vou ver se na ***** me trocam a antena q comprei pelo router wl-520gc, pagando a diferença.
 
desculpem lá desenterrar o tópico mas seria possível alguém me dizer se vale a pena investir um pouco mais e apostar no repetidor WL-320gE da asus (80€) para funcionar em conjunto com o router WL-500gP tb da asus?

É q pelo q tenho lido nas specs o WL-320gc (50€) tem as mesmas características de cobertura q o WL-500gP o q faz com q fique com um pé atrás e procure investir melhor.

Já agora se alguém souber de um sítio c/ melhores preços, força nisso.

Cumps.
 
Asus WL-320gc

Ganda bomba
WL-320gc

com ultimo upgrade consegui rande de 1km com força de 60% de sinal até consegui ter portatil na arrecadação que fica por debaixo da "terra" ;)

Cumpr.
Espero que tenha ajudar no teu help!

Nikkopolis
 
Já experimentaste o WDS (Wireless Distribution System)??

Permite ligar varios router em rede. O teu Asus aguenta com isso. Tinhas que comprar um router com essa capacidade também e já tinha pela toda a casa.

http://en.wikipedia.org/wiki/Wireless_Distribution_System

PS: este sistema diminui a largura de banda dos APs porque os routers comunicam entre si. Não é ideal para estar a passar grandes quantidades de dados. Mas para a internet chega e sobra.

PS2: Obviamente que tems trocar o firmware do teu asus.
 
Última edição:
Já experimentaste o WDS (Wireless Distribution System)??

Permite ligar varios router em rede. O teu Asus aguenta com isso. Tinhas que comprar um router com essa capacidade também e já tinha pela toda a casa.

http://en.wikipedia.org/wiki/Wireless_Distribution_System

PS: este sistema diminui a largura de banda dos APs porque os routers comunicam entre si. Não é ideal para estar a passar grandes quantidades de dados. Mas para a internet chega e sobra.

PS2: Obviamente que tems trocar o firmware do teu asus.

parece interessante mas o facto de diminuir a largura de banda n me agrada mto pq de facto pretendo tranferir ficheiros entre pc's e entre um disco q tenho ligado ao wl-500gp.
 
Back
Topo