Rede Wireless - Partilha / Rua

AlmaMater

Power Member
Olá a todos,

Gostava que me disessem se é possivel partilhar uma ligação á Net através de uma rede sem fios, mediante a distancia, eu sei que tudo depende do alcançe do equipamento e obstáculos.. a distância até onde queria que o sinal chegasse é de 108 metros +/-, acham possivel?

Se sim que equipamento acham melhor utilizar? qual Router etc etc

Podem ver a Imagem:
LinK

Abraços & Thnks
[]s
 
Última edição:
Ponto principal... Tens linha de vista entre uma casa com a outra?

Se sim, compra dois access points e mete-os no telhado de cada casa dentro de uma caixa estanque (para proteger da chuva). Passa cabo de rede e electrico lá para cima, ou então compra um PowerOverEthernet.
Depois ligas um dos APs (access points) ao router na casa que tem net e o outro AP ao switch ou a um pc na casa que quer net.
Por fim é só configurar um AP em modo AP e outro em modo Cliente.

Dei uma explicação superficial, mas se tiveres duvidas diz.

Abraços
 
Quer dizer linha vista nao tenho.. pk os predios estao á frente do meu.. do telhado sinceramente não verifiquei.. mas como o meu fica num ponto mais alto é provavel que tenha.. ! mas so vendo mesmo!

Uma questão.. um AP é melhor que por ex. ter um router wirless e uma placa de rede wireless no pc cliente?

Obrigado pela resposta
[]
 
para que é que se precisa de 2 AP ? só se um deles servir como replicador de sinal...

Eu partilho net com o meu cunhado que está um andar abaixo do meu, o sinal tem que atravessar paredes e placas de betão e não uso 2 APs

Apenas 1 antena planar + 1 router

Os PCs e Portáteis têm placas wireless

A diferença entre AP e Router é que o router permite mais funcionalidades : firewall, DMZ, etc..etc...um AP apenas redirecciona o sinal

O que precisas é de uma antena boa, direccional, posicionada no ponto mais alto da tua casa
 
humm ok, eu moro num 1º andar, ainda tenho o 2º andar em cima :neutral:


Se eu comprar um router depois preciso de uma antena dessas para estar ligada ao router e direccionada para o local que quero e no ponto rceptor tenho tb que ter uma antena dessas?

a cena é que secalhar tenho mesmo que por no telhado.. pq como tem assim uns predios.. isso é k é + cmplicado!


[]
 
se tem prédios no meio e não tens linha de vista (LOS) só mesmo com uma antena direccional forte

tenta mesmo colocar no telhado, uma antena género :

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=32381

ou

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=25385
 
:( pois é.. o sinal wireless é sensivel! realmente o meu predio tem outros á frente.. possivelmente so mesmo cm umas antenas dessas mesmo la em cima!!
 
Se for para cobrir uma àrea tens de ter cuidado com a antena que escolhes.

Se é para alimentar uma àrea estilo praça ficaria melhor uma antena estilo planar. Se for para atravessar prédios só mesmo testando, pode haver reflexos marados e pode resultar bem ou não resultar de todo...

O melhor mesmo é ter "linha de vista", ou seja, do sítio onde vais por o AP/Router deves conseguir ver a àrea que queres alimentar.
 
boas

e assim como ja foi dito 2 yaguis bem altas c\ linha de vista fazes km's de link's mas o problema e k vais gastar 1a pipa de massa (a nao ser k as constras tu)!
e tens de ter em atenção bem os Ap a utilizar (d-link,orinoco,senao,linksys) sao ai as melhores masrcas!
atenção tn a potencia de emiçao de sinal :)!
normas portugas 100mw potencia limite legal
 
AlmaMater disse:
Quer dizer linha vista nao tenho.. pk os predios estao á frente do meu.. do telhado sinceramente não verifiquei.. mas como o meu fica num ponto mais alto é provavel que tenha.. ! mas so vendo mesmo!
Se não tiveres linha de vista total pode ser mais difícil conseguir o link entre os dois pontos, mas como é uma curta distância é possível.


Delta disse:
para que é que se precisa de 2 AP ? só se um deles servir como replicador de sinal...
É tudo uma questão de implementação... um AP fica em modo Access Point, outro em modo Cliente. Não precisas de repetidores pelo meio.
Tendo em conta que as antenas têm que ficar no telhado, não vais colocar o PC com a placa PCI no sótão. E comprar mais de 10metros de cabo de qualidade não é solução (basta só olhar pros €€ que custa, também dependendo das lojas).
Com um AP no ponto cliente tens uma panóplia de possibilidades que ficam reduziras ao utilizares apenas uma placa PCI, como por ex ligar mais que um PC a esse link wireless.
Também o podes fazer se tiveres implementado o sistema com a placa PCI, mas obriga-te a teres esse pc sempre ligado.
Com o AP basta ligares a um Switch, os dois (ou mais) pc's ao Switch, et voila... tens rede nos dois sem grandes problemas.


Delta disse:
se tem prédios no meio e não tens linha de vista (LOS) só mesmo com uma antena direccional forte

tenta mesmo colocar no telhado, uma antena género :

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=32381

ou

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=25385
Vais usar antenas de 18 e 24dB em 100metros? Vai lá vai... Já se costuma dizer que nem tudo é potência ;)
O que isso precisa é de uma boa implementação... não é potência à maluca.

Até o ideal que recomendo é se possível testares primeiro isso com equipamento de amigos ou assim para veres como é que está a situação. Se funcionar porreiro! Se não funcionar muito bem, conforme o sinal já sabes se vais precisar de antenas sem serem as de origem (umas de 5/6dB era o ideal talvez).

Abraços
 
Última edição:
Obrigado pelas dicas.. ja tou +/- a ver como funciona pelo esquema que dizem.. se tivesse muito $$ pa gastar comprava logo as antenas com potencia bruta mas.... o peterwolf pode ter razão.. a distancia não é assim muita...
 
Back
Topo