rede wireless - Será isto possível?

Herege

Power Member
Quero fazer uma rede wireless em casa para ligar um portátil (Vista) e mais 2 desktop (XP) e partilhar a ligação à net (Telepac).

Já ouvi dizer que a ligação wireless acaba sempre por ser mais lenta que a directa, por isso gostava de saber se é possível ficar com o meu Desktop ligado directamente e ao mesmo tempo proporcionar acesso à net aos outros dois PCs ( portátil e desktop) sem que para isso tenha de ligar o meu desktop.

Obrigado pela ajuda
 
Penso que quando dizes ligação directa queres dizer, ligação com cabo. Se for isso, claro que é possível.

Compras um router wireless, no teu caso um modem/router. Normalmente os routers tem 4 portas de rede e wireless.
Assim podes ter internet em todo o lado, quer seja por cabo, quer seja por wireless.

Não há nenhum modelo em especial. Eu gosto da Linksys para modem/routers.

Cumpz jpsfs
 
Neste caso:
rede sem fios (config e certo) tem 3 até 4ms ping time
rede com fios (ethernet, 100MBit) tem ~ 1ms ping time

rede sem fios 802.11g, 54MBit tem ~ 13-14Mbit throughput realmente com bom hardware, sem interferencias no radio

rede com fios ethernet, 100MBit tem ~ 40Mbit throughput realmente, sem collissions e bom hardware

Normalmente...54Mbit wireless = 1/3 de 100MBit wired (tudo ethernet), differencia e protocol overhead de rede sem fios e latencias e operar semiduplex.
 
Consigo pingar o meu router wireless, por wireless g, com sinal baixo, em 1/2 ms. E consigo também transmitir ficheiros a mais de 14Mbits por segundo.
 
Então ligo o meu Desktop por cabo (cruzado?) de rede ao router/modem e mesmo que o tenha desligado os outros PCs lá de casa continuam a ter acesso à net por wireless?
 
Se tens um modem router, e se ele estiver a fazer autenticação no router podes ligar-te ao router por wireless ou cabo sem necessitar que um pc especifico esteja ligado.
 
Então ligo o meu Desktop por cabo (cruzado?) de rede ao router/modem e mesmo que o tenha desligado os outros PCs lá de casa continuam a ter acesso à net por wireless?
Cruzado não. Directo.
Cruzado é só para ligares dois Pc's um ao outro.
Se tiveres modem/router não precisas de ter nenhum computador ligado em especial, tens sempre ligação e acesso à internet seja de que máquina for sem necessidade de mais nenhuma estar ligada.
 
Obrigado pela ajuda, de redes não pesco nada :007:

Tenho o modem Speedtouch 516v6, e pelo que li aqui no forum, devo colocá-lo em modo bridge? (sinceramente não sei o que é isso), e comprar o router Linksys WRT54GL e instalar o firmware TOMATO?

Antes que faça asneira e compre este router, gostava de ouvir as vossas opiniões.

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.
 
Deve-me estar a falhar alguma coisa, mas não consigo perceber a diferença entre o modelo WRT54G e o modelo WRT54GL :confused:

Já agora devo acrescentar que a rede wireless vai ser usada principalmente para jogar MMORPGs em dois PCs. Será um destes modelos uma boa escolha ou existem por aí routers mais indicados para este fim?

* EDIT * Já percebi, o GL dá para costume firmware Linux. Os meus PCs em casa, têm Vista e XP , será que vai dar problema se decidir instalar um firmware Linux tipo TOMATO?
 
Última edição:
Back
Topo