1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede Wireless

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por bustelo, 14 de Abril de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 2386)

1. bustelo

bustelo Power Member

Viva tenho um ponto de wireless livre a 1,5km de minha casa. O problema é que tenho muitas arvores e nao tenho vista directa entre os 2 pontos. Eu tenho uma casa mesmo ao lado desse ponto de wireless e queria perguntar se é possivel com uma antena parabolica de wireless enviar o sinal para a outra casa que quero, tendo tambem outra parabolica para receber.

O problema é que nao tenho linha de vista e aqui é o problema. Eu tenho o ceu aberto para enviar o sinal. Sera que se eu enviar o sinal para o ceu com calculos de azimutes, angulos, altitudes com a outra antena vou conseguir apanhar o sinal. Vejam o esquema abaixo que representa o que quero dizer...

Tem outras soluções? Nao é possivel meter repetidores ou refletores de sinal a meio pk é só monte.

2. bustelo

bustelo Power Member

O meu nick tem alguma coisa contra voces?! Agora nunca me respondem aos meus topicos... :lol:

3. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

hihi... nada contra o nick. :)

Essa ideia de enviar o sinal para o ceu, não te vai adiantar de muito, porque nestas frequencias, o sinal não chega a ser reflectido, para tal terias de usar uma tal potencia, que já não fazia sentido falar de apontar para o ceu, apontavas a direito e pronto...

O sinal é reflectido por algumas camadas da atmosfera quando esta está ionizada pelo sol. No mundo dos radio amadores a tecnica é muito utilizada em frequencias de alguns Mhz... na banda de vhf não da banda do uhf. Se a frequencia for ainda mais baixa, da ordem dos Khz, então poderias usar o chão como plano terra e o sinal podia fazer a curvatura da terra sem grandes problemas.

Mas em todos os casos que experimentei quando andava com um radio amador lá por casa, era sempre preciso muita potencia para o sinal chegar longe. Tipo 100W em banda lateral para o sinal fazer uns 200Km... mas isso é outra historia, tenho aqui um amigo que fez comunicações com o sul de italia com um radio CB em modulação AM com "apenas" 4W.

No teu caso, a melhor opção seria um par de antenas multipolarizadas, o que não é para qualquer bolso...

Com 2 parabolicas, talvez consigas, mas... eu tenho aqui um caso parecido, com 2 ap's a 1Km, sem linha de vista, com uns 2 ou 3 predios no meio, os ap's são os C54APM com 200 ou 300Mw, não consigo medir....
    Neste caso tenho o mesmo sinal, com a mesma velocidade (2Mps), com uma omni de 5dbi num lado e no outro já experimentei com uma usrobotics de 10dbi (uns 60º de abertura) de painel e com uma de grelha de 24dbi (uns 8º de abertura).

Nos 2 casos em que troquei a de 10dbi pela de 24dbi, a unica diferenca, é que a de 24 é mais dificil de apontar, o nivel e a qualidade são os mesmos. Só me falta trocar a de 5dbi por outra e fazer mais testes...

Portanto, talvez devesses começar por fazer 2 biquads e experimentar o sinal, as biquads tem uma boa abertura (uns 60º) e se ainda assim não chegar, montas as biquads em pratos de 90cm desses de satelite. E ai o sinal fica pelos 27dbi, digo isto porque já fiz uma biquad e quando foi necessario aumentar o nivel de sinal, acrescentei um prato de 60cm e a coisa até parecia outra... o nivel de sinal aumentou muito, e a qualidade... nem se fala, o resultado foi que a ligação passou de uns 2Mb da norma B para a norma G e agora anda pelos 36Mb, sem falhas.

Mas nestes casos de que te falei, as antenas estão todas, precisamente no mesmo plano, com diferenças de 3 metros em altura de umas para as outras.

Se no teu caso o $ não é problema, montas um par de antenas multipolarizadas com um par de amplificadores de 1W em cada AP e deves conseguir ligar sem problemas... ou não....

Espero ter dado uma ajuda, falando por experiencia propria, posso falar de casos reais e não de casos teoricos.

Cumprimentos
    Judas

Última edição: 15 de Abril de 2007
  4. jotenko

jotenko Banido

bustello ja andaste lá para o forum do movimento wireless e tambem nao te safaste la ... agora espero ke o judas te tenhas ajudado :)

boa sorte

5. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Se, independentemente das árvores, a linha de vista existir, ou seja, sem grandes planos de terra como construções, em príncipio conseguirás fazer o link directo com as parabólicas sem necessidade de grandes coisas.

1,5 Km com parabólicas bem ajustadas será fácil. Mesmo com árvores... Esquecendo as árvores terás de ter linha de vista!!! ou seja, se as árvores não estivessem lá terias linha de vista?

Para prevenires em vez de parabólicas de 80cm, compra umas de 1 metro, normais (não off-set) para ser mais fácil ajustar. Uma antena bi-quad em cada parabólica e em principio não terás problemas.

Claro que os AP também mandam.

Material de antenas a bons preços em http://www.netek.eu .

Cumps,

6. bustelo

bustelo Power Member

É verdade, não percebi como um site dedicado especialmente ao wireless não me conseguiram dar discas nenhumas, somente disserem que dificilmente conseguiria. Acho que neste site ajudam bastante melhor que o outro.

Judas, grande explicação. MT obrigado...! É destes gajos que são precisos nos foruns. Além de metade da conversa me pareça um pouco de chines, dá pra ver bem o nível de qualidade deste membro.

Quando falas em mt dinheiro o que queres dixer? Eu estou interessado apenas em gastar até 500€

Sabem de uma coisa? Isto tudo por causa da PT!!! Por uns metritos a mais nao me metem ADSL em casa. Isto deixa-me fora de mim. Como um utilizador normal da PT pago 15€ de assinatura, quero ADSL e nem a isso tenho direito!

Já agora a falar da PT... A PT, agora, nas aldeias, utiliza uma antena (para não ter cabos até essa aldeia). Depois dessa antena reparte cabos até às casas. Essas antenas são chamadas antenas de rádio (pelo que ouvi dizer).
    A ADSL consegue ser transmitda por essas antenas? Eu penso que não tenho ADSL na minha aldeia por causa dessa antena... Tinham linhas até lá, á pouco decidiram tirar as linhas e meter a antena? Mudaram pra pior?!?!?!?!?

Cobertura ADSL 99% do Pais... Deixem-me rir :lol: :lol:

Pior de tudo ainda sao as placas da TMN, VODAFONE ou OPTIMOS.

Tenho uma da TMN embora apanhe 3G não perecebo como alguem consegue aguntar aquela lentidão!

Cumps

7. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Bom, para evitar problemas ... ainda vão dizer para ai que eu ando a ser má lingua... ou a denegrir a imagem das operadoras....

vou começar por dizer:

Na minha opinião...

Pois é, há uns dias, uma amigo meu esteve a falar com um tecnico da PT que andava por ali a trocar os fios de cobre com 30 anos por uns melhores... deve ser para terem adsl a 8Mb em vez de 2 ou 4... enfim...

O tecnico até se riu quando lhe perguntei sobre a adsl em 99% da população, eke quase se "urinava" a rir.... pois é.

Quando lhe perguntei sobre como faziam nas aldeias e "confins de judas" ele disse-me assim:

".. .uma zona (aldeia) com umas 100 casas, coloca-mos uma linha até lá, essa linha tem capacidade para "aguentar" 30 linhas telefonicas em cima com qualidade "normal", quando 50 utilizadores dessa zona querem fazer chamadas ao mesmo tempo, a "qualidade" da linha (largura de banda disponivel para voz) cai para metade, assim já conseguem estar 50 pessoas ao mesmo tempo, mas com metade da qualidade "normal". Quando aparece um cliente "bom", nesse a qualidade é mantida apesar dos outros 49 utilizadores terem a perdido qualidade..."

Ou seja, se fores um "bom cliente" a tua linha é sempre mantida como prioritaria, tens boa qualidade de voz e tens um sevriço de atendimento em 24h em caso de avaria na linha... se fores dos outros (cliente normal) a qualidade da tua linha cai conforme os utilizadores simultaneos, e esperas uns dias até arranjarem aquele ruido da linha, ou que venham trocar o cabo de cobre que está verde da chuva, etc...

Isto para as linhas de voz, não é para a ADSL que é montada em cima dos mesmos fios de cobre.

O que eu quero dizer é que os tipos da PT andam por ai a vender banha de cobra ás pessoas, e o resultado é mesmo esse.

Se nessa aldeia, a antena que substitui a linha de cobre não tem largura de banda para a adsl, então, não tens adsl ai.

NOTA: uma "antena de radio" para linhas de voz consegue ter em cima de um canal de 2Mb cerca de 100 conversas com +- 20Khz de qualidade, se for para adsl, nem serve para uma ligação decente.

Sobre a banda larga em 3G, vamos por as coisas assim:

Largura de banda é uma coisa e velocidade é outra.

Imagina uma estrada do algarve para lisboa, a largura de banda é o numero de faixas, podem ser 2 ou 3, ou 4 faixas de rodagem. A velocidade da ligação, é o limite maximo de velocidade, podem ser 120Km/h ou 200Km/h.

Por exemplo uma linha:
    Tipo de ligação | Largura de Banda | velocidade | numero de utilizadores a partilhar a linha
    --------------------------------------------------------------------------------------------------

Frame-relay | 128Kb/s | latencia de 4ms | 1 utilizador

ADSL | 8Mb/s | latencia de 20ms | até 25 ou 50 utilizadores em simultaneo

3G | 3Mb/s | latencia de ...2segundos? | até.......muitos mesmo....

8. bustelo

bustelo Power Member

Afinal não é 99% decobertura ADSL nacional!!!! Desculpem enganei-me...!

Ontem após escrever aqui no forum, decidi implicar mais uma vez com aqueles gajos da PT (coisa que até já não fazia à muito).

Fiz-me de burro mais uma vez e perguntei se o meu numero dava para ter adsl...

Resposta dele: "Portugal tem 100% DE COBERTURA ADSL!"

E eu (a querer mijar-me de rir): "100%??!!!! LOL"

Ele disse: "Sim, são as informações que temos da PT. Todas as pessoas podem ter ADSL embora em alguns casos possa demorar algum tempo por questões tecnicas".

Eu perguntei: "O que quer dizer com algum tempo? Anos?!"

Ele respondeu: "Não... Não! no máximo um mês"

Acreditam nisto?! À anos a rezar para ter ADSL na minha aldeia... mas acreditem... ainda tenho ESPERANÇA!... Será desta?!

Só uma coisa... Falas em largura de banda da antena. Eu nao tenho ADSL na minha aldeia, mas eles podem alterar a largura de bande da antena de maneira a poder ter ADSL?

Cumps

Última edição: 18 de Abril de 2007
  9. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

um mês???
    :-D o melhor é arranjares uma cadeira para não esperares de pé.... :lol:

10. bustelo

bustelo Power Member

Pois foi o que eu disse ao homem...

Mas olha não ha nada a fazer neste mundo...

Vês alternativas?!

11. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Nenhuma.. infelizmente...

12. bustelo

bustelo Power Member

Já pensei em Internet bi direccional por satelite... Mas fica mt caro... Alem disso já experimentei e não achei nada de especial... Ainda por cima 150€ por mês... Roubar lá fora... Olha entao com as antenas multi-polarizadas consigo fazer aquela cena do tópico? Assim ao menos apanhava ADSL...

13. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Bom, o $$ não é meu. por isso....hehehe....

Fora de brincadeiras, na minha opinião, primeiro experimentava com umas antenas mais baratas para ver que sinal é que se conseguia, tipo umas biquads, e se apanha-se sinal, montava uns pratos de 60 ou 90cm, coisa resolvida.

Se com as biquads + prato não apanhar seinal nenhum... então o melhor, é ir para um AP com potencia, ou experimentar com um amplificador de 500mw nos 2 lados. neste caso, nada de antenas caseiras!!!! Os amplificadores assim que sentem as ondas estacionarias, das duas, uma, ou baixam a potencia, ou queimam o transistor de saida de RF em menos de 1 segundo!!

Sobre os preços, aqui ficam umas ideias de alguns equipamentos.

PREÇOS SEM IVA!!!

---------------------------------------------------------------------------------
    Amplificador:

Preço - 76€
    Potencia - 0.5W
    Ganho RX - 12db
    http://www.ciudadwireless.com/product_info.php?cPath=204_172&products_id=1109

Preço - 144€
    Potencia - 1W
    Ganho RX - 18db
    http://www.ciudadwireless.com/product_info.php?cPath=204_172&products_id=1361

Preço - 473€
    Potencia - 4W
    ganho RX - 18db
    http://www.ciudadwireless.com/product_info.php?cPath=204_172&products_id=1360

-----------------------------------------------------------------------------------

Ponto de acesso:

Conceptronic C54APM
    Preço - 34€
    Potencia - entre os 50mw e os 400mw, conforme a alteração....
    http://www.ciudadwireless.com/product_info.php?cPath=204_101_105&products_id=317

-------------------------------------------------------------------------------------

Antenas:

Preço - 42€
    Ganho - 9dbi
    http://www.ciudadwireless.com/product_info.php?cPath=204_12_13_27&products_id=1028

Preço - 57€
    Ganho - 24dbi
    http://www.ciudadwireless.com/product_info.php?cPath=204_12_13_48&products_id=1068

Preço - 123€
    Ganho 27dbi
    http://www.ciudadwireless.com/product_info.php?cPath=204_12_13_48&products_id=480

14. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

E já agrora, pergunto, consegues colocar um repetidor num ponto em que, o repetidor tenha linha de vista com os 2 pontos que queres ligar?

15. bustelo

bustelo Power Member

Pois... o problema é que é so arvores pelo meio... Acho que vou desistir da ideia maluca... Acho que vou chatear mais um bocado os da PT...

Voltei a ligar, desta vez uma menina disse-me o mesmo que o homem de ontem...

LoLaDa, mas pela conversa acho que ela também não está convencida...

Cumps

16. dark_fenix

dark_fenix Power Member

Men, por mais k as ondas wireless sejam direcionais, e por mais arvores ke tenhas, tens k apontar uma parabolica para a outra...
    pegas numa bussula e fazes isso

Partilhar esta Página