Rede Wireless

Mr.Eko

Power Member
Estou a pensar em subsituir os velhos cabinhos aqui de casa por uma rede wireless.

A dúvida que eu tenho é a seguinte: criando um servidor onde vá ligar o modem e a minha impressora com um dominio que tenha utilizadores e passwords, não precisarei de um router mas sim apenas de um acess point onde faça o uplink do servidor e onde os outros computadores se vão ligar. É assim?

Outra questão é a seguinte: tendo um servidor com um dominio onde é preciso ter uma conta de utilizador para se ligar a esse dominio, alguém que aceda de fora ilegalmente à rede não terá acesso aos computadores nem à internet?

Sei que a encriptação WPA é a melhor e a mais segura. Qual o melhor dispositivo que suporte isto? Já estou farto de procurar e não encontro nada. :confused:

Já agora, se eu criar o servidor em Linux, vou ter problemas com o software do router? Ou terei que fazer a configuração via Web?

Obrigado desde já. :D
 
O teu post está um pouco confuso...

Tens algum SO servidor? Ex: 2k Server ou 2k3 server?

Claro que só acede aos recursos do dominio quem se autenticar (se bem configurado), mas o Acess Point, se mal configurado, é um buraco a nível de segurança...

Visto que implementarás uma rede com servidor, implementa o IPSec, e terás todos os teus problemas resolvidos

Todos os routers permitem configuração via web (http) e/ou telnet
 
Originally posted by kazuza
Tens algum SO servidor? Ex: 2k Server ou 2k3 server?

Não mas estoua pensar em criar um servidor em Linux. Mas tenho medo por causa das compatibilidades por isso devo criar um em 2k3 Server.

Claro que só acede aos recursos do dominio quem se autenticar (se bem configurado), mas o Acess Point, se mal configurado, é um buraco a nível de segurança...[/B]

Mas tendo o Acess Point configurado com encriptação não é seguro? E posso ligar o servidor a esse Acess Point com um cabo como uplink?
 
Originally posted by dReAdAnGeL
Não mas estoua pensar em criar um servidor em Linux. Mas tenho medo por causa das compatibilidades por isso devo criar um em 2k3 Server.

Se o dinheiro não for problema...
Criares um server em Linux, não conseguirás criar nenhum método de autenticação para os teus users em Win32...
Com o 2k3 server, até AD podes criar...

Mas tendo o Acess Point configurado com encriptação não é seguro? E posso ligar o servidor a esse Acess Point com um cabo como uplink?

Depende da encriptação e depende do Acess Point...

Os mais seguros que conheço são os Linksys (alguns já trazem WPA (WPSK - TKIP 256Bits) :eek:

Originally posted by Flyer
uniko q conheço com WPA

Linksys WRT54G ;)

Ainda estou à espera do(s) meu(s) de RMA.
O WRT55G também tem! :P
 
quanto ao WPA, o ultimo firmare pros D-Link 900ap+ ja traz essas opçoes de segurança :) , no D-Link 614+ e afins (routers wireless) nao tenho a certeza mas mais tarde ou mais cedo tambem devem implementar isso.
 
Originally posted by kazuza
Se o dinheiro não for problema...
Criares um server em Linux, não conseguirás criar nenhum método de autenticação para os teus users em Win32...
Com o 2k3 server, até AD podes criar...

Só se for com a tua falta de conhecimento...

Dá com kerberos, kerberos modificado para AD, e com LDAP então é uma maravilha.
 
Originally posted by Tafinho
Só se for com a tua falta de conhecimento...

Dá com kerberos, kerberos modificado para AD, e com LDAP então é uma maravilha.

Dá sim senhor ....
Linux power em todo o seu esplendor :)

Cumps
 
Vocês assim só me confundem... :P

Então mas afinal o Linux dá para criar dominios? Para utilizadores Win32? E se sim, que software é que tenho de arranjar? Sinceramente, preferia um dominio Linux, já que bem configurado é bem mais seguro que um server Windows.

Já agora, sabem de algumas páginas com manuais para criar Dominios, etc.? Tanto para Linux como para Windows?

Thanks. :D
 
Back
Topo