Rede Wireless

Pseudo

Portugal@Home Member
Boas,

preciso de implementar uma rede Wireless em que os locais de acesso serão um rés-do-chão e um primeiro andar (sotão) de uma casa. Como tenho tido sempre lans por cabo não sei bem que material devo adquirir e precisava de conselhos. Sei também que a existência de locais de acesso em diferentes andares poderá ser um problema se o material escolhido não for adequado...

A situação actual:
-assinatura ADSL (sapo)
-modem USB
-a ligação à linha do telefone pode ser feita tanto no rés-do-chão como no primeiro andar. Isto é, existem tomadas de telefone em ambos os pisos.
-Computadores (2 PCs e 2 MACs)

O que pretendo:
-instalar um router wireless (ou modem-router wireless) que permita o uso de ADSL em computadores localizados tanto no rés-do-chão como no sotão.

Muito possivelmente, no local onde ficar instalado o router-wireless a ligação ADSL poderá ser fornecida por cabo e pros computadores localizados no outro andar terão ADSL através de wireless.

Já agora, no caso de indicarem o equipamento..digam os motivos pra tal.

Obrigado
 
A melhor coisa que tens a fazer é comprar um router+modem wireless e depois compras placas pci para os pcs distantes do router
 
hellos!

cuidado com a distância e estutura do local - a rede wireless é extremamente sensível a obstáculos (paredes, etc) pelo que deves precisar de repetidores de sinal. Compra o repetidor logo quando comprares o router e assegura-te que é compatível (até há bem pouco tempo tinha de ser da mesma marca - agora já começas a ter uma norma). Recomendo o router e repetidor de sinal da dlink.
 
ngl disse:
hellos!

cuidado com a distância e estutura do local - a rede wireless é extremamente sensível a obstáculos (paredes, etc) pelo que deves precisar de repetidores de sinal. Compra o repetidor logo quando comprares o router e assegura-te que é compatível (até há bem pouco tempo tinha de ser da mesma marca - agora já começas a ter uma norma). Recomendo o router e repetidor de sinal da dlink.

Thanx ;) de facto essa era uma das minhas dúvidas. Isto é, se deveria ou não comprar um repetidor..
 
n compres as duas coisas ao mesmo tempo. Compra primeiro o router e so depois de veres se tens sinal no primeiro andar e qual a qualidade ...

se é para atravessar uma simples placa, o router quase de certeza chega...
 
caprr disse:
n compres as duas coisas ao mesmo tempo. Compra primeiro o router e so depois de veres se tens sinal no primeiro andar e qual a qualidade ...

se é para atravessar uma simples placa, o router quase de certeza chega...

Para ter a melhor qualidade de sinal possivel...devo dar atenção a algum router em particular uo a coisa é +/- standard? Pelo k tenho visto as caracteristicas são identicas dentro das mesmas gamas...mas existe alguma razão pela qual deva escolher um D-link ou 1 Linksys ou SMC...?

thanx pelo feedback
 
olha, eu tenho uma rede wireless que liga 4 casas ( + 1 dentro de 2 semanas), com as quais estou a partilhar net, pois essas casas n tem adsl nem cabo.
tenho duas casas perto da minha, e outras duas estao a perto de 550m cada, embora com uma portatil usando a antena interna tenho sinal a pelo menos 900m.

Eu por paranoia so uso D-link.

aqui em minha casa embora o AP 900+ com a antena de origem, q é de 2 Dbi desse para os gastos, troquei por uma omni de 5Dbi.
nessas casas tenho ap's iguais e estao com a antena de origem e posso dizer que os pings fazem uma media de 2-3ms.
numa das casas vizinhas que esta a 60m um portatil dentro da mesma consegue ter rede mesmo depois de passar uma data de paredes. A minha antena esta a 8 m acima do telhado (2 andares) e eu na cave q fica mesmo por debaixo da antena e tenho sinal( tem q passar as telhas+ 2 placas), n muito bom, pq a antena é omni e para eu ter sinal satisfatorio os outros n teriam ( diferença de polarizaçoes)...

por isso, julgo que um simples router ( dlink, asus,linksys,smc,usr...) deve chegar e sobrar para o que queres...
 
caprr disse:
olha, eu tenho uma rede wireless que liga 4 casas ( + 1 dentro de 2 semanas), com as quais estou a partilhar net, pois essas casas n tem adsl nem cabo.
tenho duas casas perto da minha, e outras duas estao a perto de 550m cada, embora com uma portatil usando a antena interna tenho sinal a pelo menos 900m.

Eu por paranoia so uso D-link.

aqui em minha casa embora o AP 900+ com a antena de origem, q é de 2 Dbi desse para os gastos, troquei por uma omni de 5Dbi.
nessas casas tenho ap's iguais e estao com a antena de origem e posso dizer que os pings fazem uma media de 2-3ms.
numa das casas vizinhas que esta a 60m um portatil dentro da mesma consegue ter rede mesmo depois de passar uma data de paredes. A minha antena esta a 8 m acima do telhado (2 andares) e eu na cave q fica mesmo por debaixo da antena e tenho sinal( tem q passar as telhas+ 2 placas), n muito bom, pq a antena é omni e para eu ter sinal satisfatorio os outros n teriam ( diferença de polarizaçoes)...

por isso, julgo que um simples router ( dlink, asus,linksys,smc,usr...) deve chegar e sobrar para o que queres...

Thanx caprr. Foste muito elucidativo. Vou adquirir o material e depois conto aqui como ficou.

[[ ]]
 
Back
Topo