1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por digor7, 17 de Agosto de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 958)

1. digor7

digor7 Power Member

É possivel ligar um computador portátil e um pc em rede por bluetooth?? Se não que outras probabilidades há??

2. Warlord

Warlord [email protected] Member

cabo de rede cruzado

3. IcePicK

IcePicK Power Member

Sim, é perfeitamente possivel e muito fácil, desde que ambos tenham adaptadores BT.

Ficas é limitado a uma lagura de banda relativamente estreita. :'(

4. marco75

marco75 Power Member

O bluetooth permite-te uma ligação de rede limitada pela velocidade de transmissão de pacotes de dados, o BT vai só até 1 Mbps, enquanto as ligações ethernet convencionais vão até 100 Mbps. No entanto podes comprar duas placas wireless e ligar as duas máquinas (é provavel q o portátil já venha com tecnologia wireless!). Ou um pequeno switch da surecom (por ex.) que custa pouco mais do q 20€ e ligar lá as duas máquinas com cabo directo ou usar a solução apresentada acima (cabo cruzado) que é sem duvida a mais barata de todas.

Para a solução de cabo cruzado (ou crossover):
    Compras uma peça de alguns metros de cabo utp cat.5e; 2 fichas rj-45 e fazes um cabo com a seguinte configuração (vais precisar dum alicate de cravar fichas rj45):

(ATENÇÂO ao colocares os fios nas fichas estas devem ter a patilha voltada para baixo!!)
    na primeira ficha colocas (da esquerda prá direita):
    pino1: branco-laranja
    pino2: laranja
    pino3: branco-verde
    pino4: azul
    pino5: branco-azul
    pino6: verde
    pino7: branco-castanho
    pino8: castanho

na segunda ficha colocas (da esquerda prá direita):
    pino1: branco-verde
    pino2: verde
    pino3: branco-laranja
    pino4: azul
    pino5: branco-azul
    pino6: laranja
    pino7: branco-castanho
    pino8: castanho

com este cabo (q já podes comprar feito) é só ligares cada uma das rj45 na porta de rede de cada máquina.

Última edição: 17 de Agosto de 2007
  5. IcePicK

IcePicK Power Member

Troca de ficheiros entre máquinas e pouco mais? Só se estiveres a falar de telemoveis.

Só assim de repente lembro-me de 12 funcionalidades principais do BT.

6. Scarecrow

Scarecrow Power Member

É possível partilha de internet por bluetooth.. agora o raio de acção daquilo é um pouco limitado.. e se não estou em erro a velocidade máxima anda à volta de 700 kbps.

Eu sei porque há muitos anos atrás, já partilhei net do PC para um N-Gage por BT :)

Cumps

7. IcePicK

IcePicK Power Member

Eu acho que dá um pouco mais. O meu diz 3Mbps. :)

8. Warlord

Warlord [email protected] Member

encontras em lojas cabos de rede cruzados (crossover), n sao mt caros...

9. marco75

marco75 Power Member

podes comprar já feito!
    pois... penso que é à volta dos 10 metros, mais coisa menos coisa...

10. marco75

marco75 Power Member

sei que há várias, mas 12??? já agora tb ficava a saber mais se soubesse quais. e não têm relação umas com as outras??

11. Scarecrow

Scarecrow Power Member

O problema é que estou desactualizado :D

Bluetooth 1.2

Higher transmission speeds in practice, up to 721 kbit/s, as in 1.1.

Bluetooth 2.0

Three times faster transmission speed—up to 10 times in certain cases (up to 2.1 *****/s).

My bad :)

12. IcePicK

IcePicK Power Member

Claro que isso depende da Stack utilizada, mas a BlueSoleil suporta estes serviços:

• Personal Area Networking
    • Dial-up Networking
    • Serial Port
    • File Transfer
    • Information Synchronization
    • Object Push
    • Printing
    • Human Interface Device
    • FAX
    • Basic Imaging
    • Advanced Audio
    • Headset

13. marco75

marco75 Power Member

brigado, já ouvi dizer q as da bluesoleil são mto boas!!!

14. IcePicK

IcePicK Power Member

Ehehe, tás perdoado. Eu também tive de ir ver na caixa do meu adaptador :002:

15. marco75

marco75 Power Member

os serviços tb ñ foram de cabeça, foram vistos na caixa do teu BT?!

malandro... Eheh!

16. IcePicK

IcePicK Power Member

Bahh... Apanhaste-me! Sei muita coisa de cor, como o pin do telemóvel e o número de telefone de casa e mais outras coisas que agora não me lembro :-D Agora os serviços do BT não os sabia todos.

Por acaso não foi da caixa, foi mesmo do programa e tive de andar a alternar entre janelas para os listar. :x2:

17. digor7

digor7 Power Member

Brigado pla vossa ajuda. Vou pensar no que será melhor e depois digo se funcionou. Fikem bem.

EDIT: O ke voces disseram tambem se aplica se o portatil tiver vista e o outro tiver XP??

Última edição: 18 de Agosto de 2007
  18. IcePicK

IcePicK Power Member

Em principio sim. Supostamente, se ambos os adaptadores "falarem" a mesma liguagem (respeitarem o protocolo) funciona em qualquer SO.

No meu caso, o adaptador BT requer o uso do software BlueSoleil. Mas tanto o XP como o Vista suportam dispositivos BT (uns melhor que outros, claro).

19. digor7

digor7 Power Member

Só mais uma pergunta! Ter um ip dinâmico pode dificultar a partilha de internet??

20. IcePicK

IcePicK Power Member

Tem atenção no seguinte.

A máquina que partilha a ligação fica automaticamente com um IP fixo. No caso do windows XP é o IP 192.168.0.1 por omissão. Esse computador faz NAT e tem um servidor de DHCP muito básico, especialmente o do XP Home.

As outras máquinas da rede, podem ficar com "IP automático". É assim que eu uso há anos e nunca tive problemas. O servidor de DHCP envia para as outras máquinas tudo o que é necessário para acederem à net, como endereço do Gateway e servidores de DNS.

Se estiveres com problemas, tenta usar o assistente de rede do XP. É um pouco limitado, mas trata disso logo :)

Partilhar esta Página