Rede

O bluetooth permite-te uma ligação de rede limitada pela velocidade de transmissão de pacotes de dados, o BT vai só até 1 Mbps, enquanto as ligações ethernet convencionais vão até 100 Mbps. No entanto podes comprar duas placas wireless e ligar as duas máquinas (é provavel q o portátil já venha com tecnologia wireless!). Ou um pequeno switch da surecom (por ex.) que custa pouco mais do q 20€ e ligar lá as duas máquinas com cabo directo ou usar a solução apresentada acima (cabo cruzado) que é sem duvida a mais barata de todas.

Para a solução de cabo cruzado (ou crossover):
Compras uma peça de alguns metros de cabo utp cat.5e; 2 fichas rj-45 e fazes um cabo com a seguinte configuração (vais precisar dum alicate de cravar fichas rj45):

(ATENÇÂO ao colocares os fios nas fichas estas devem ter a patilha voltada para baixo!!)
na primeira ficha colocas (da esquerda prá direita):
pino1: branco-laranja
pino2: laranja
pino3: branco-verde
pino4: azul
pino5: branco-azul
pino6: verde
pino7: branco-castanho
pino8: castanho

na segunda ficha colocas (da esquerda prá direita):
pino1: branco-verde
pino2: verde
pino3: branco-laranja
pino4: azul
pino5: branco-azul
pino6: laranja
pino7: branco-castanho
pino8: castanho

com este cabo (q já podes comprar feito) é só ligares cada uma das rj45 na porta de rede de cada máquina.
 
Última edição:
É possível partilha de internet por bluetooth.. agora o raio de acção daquilo é um pouco limitado.. e se não estou em erro a velocidade máxima anda à volta de 700 kbps.

Eu sei porque há muitos anos atrás, já partilhei net do PC para um N-Gage por BT :)

Cumps
 
É possível partilha de internet por bluetooth.. agora o raio de acção daquilo é um pouco limitado.. e se não estou em erro a velocidade máxima anda à volta de 700 kbps.

Eu sei porque há muitos anos atrás, já partilhei net do PC para um N-Gage por BT :)

Cumps

Eu acho que dá um pouco mais. O meu diz 3Mbps. :)
 
sei que há várias, mas 12??? já agora tb ficava a saber mais se soubesse quais. e não têm relação umas com as outras??

Claro que isso depende da Stack utilizada, mas a BlueSoleil suporta estes serviços:

  • Personal Area Networking
  • Dial-up Networking
  • Serial Port
  • File Transfer
  • Information Synchronization
  • Object Push
  • Printing
  • Human Interface Device
  • FAX
  • Basic Imaging
  • Advanced Audio
  • Headset
 
O problema é que estou desactualizado :D

Bluetooth 1.2

Higher transmission speeds in practice, up to 721 kbit/s, as in 1.1.

Bluetooth 2.0

Three times faster transmission speed—up to 10 times in certain cases (up to 2.1 *****/s).


My bad :)

Ehehe, tás perdoado. Eu também tive de ir ver na caixa do meu adaptador :002:
 
Claro que isso depende da Stack utilizada, mas a BlueSoleil suporta estes serviços:
  • Personal Area Networking
  • Dial-up Networking
  • Serial Port
  • File Transfer
  • Information Synchronization
  • Object Push
  • Printing
  • Human Interface Device
  • FAX
  • Basic Imaging
  • Advanced Audio
  • Headset

os serviços tb ñ foram de cabeça, foram vistos na caixa do teu BT?!

malandro... Eheh!
 
os serviços tb ñ foram de cabeça, foram vistos na caixa do teu BT?!

malandro... Eheh!

Bahh... Apanhaste-me! Sei muita coisa de cor, como o pin do telemóvel e o número de telefone de casa e mais outras coisas que agora não me lembro :-D Agora os serviços do BT não os sabia todos.

Por acaso não foi da caixa, foi mesmo do programa e tive de andar a alternar entre janelas para os listar. :x2:
 
Brigado pla vossa ajuda. Vou pensar no que será melhor e depois digo se funcionou. Fikem bem.

EDIT: O ke voces disseram tambem se aplica se o portatil tiver vista e o outro tiver XP??
 
Última edição:
Brigado pla vossa ajuda. Vou pensar no que será melhor e depois digo se funcionou. Fikem bem.

EDIT: O ke voces disseram tambem se aplica se o portatil tiver vista e o outro tiver XP??

Em principio sim. Supostamente, se ambos os adaptadores "falarem" a mesma liguagem (respeitarem o protocolo) funciona em qualquer SO.

No meu caso, o adaptador BT requer o uso do software BlueSoleil. Mas tanto o XP como o Vista suportam dispositivos BT (uns melhor que outros, claro).
 
Só mais uma pergunta! Ter um ip dinâmico pode dificultar a partilha de internet??

Tem atenção no seguinte.

A máquina que partilha a ligação fica automaticamente com um IP fixo. No caso do windows XP é o IP 192.168.0.1 por omissão. Esse computador faz NAT e tem um servidor de DHCP muito básico, especialmente o do XP Home.

As outras máquinas da rede, podem ficar com "IP automático". É assim que eu uso há anos e nunca tive problemas. O servidor de DHCP envia para as outras máquinas tudo o que é necessário para acederem à net, como endereço do Gateway e servidores de DNS.

Se estiveres com problemas, tenta usar o assistente de rede do XP. É um pouco limitado, mas trata disso logo :)
 
Back
Topo