Rede!

PTByter

Power Member
Boas Pessoal. Este é o meu primeiro post espero de muitos...
Gostaria de saber uma coisa.
Comprei um Router, tenho um modem speed touch com Clix Adsl.
Tenho dois Desktops, e ja me anticipei a comprar a placa wirless usb para um, acho que o outro, que é o Principal nao precisa, e so ligar o Router a placa de rede, por um cabo ne?
E depois, tenho de ligar o cabo telefonico em vez de ao modem speedtouch a onde? Router? Se for no router, ele funciona como modem? E os usernames e passwords? como configuro o router com a net, e a partilho?
No computador que tem a placa, ele ja apanha o router... Mas e depois?
Obrigado.
 
Ligas o cabo de telefone ao modem, o modem se for ethernet ligas um cabo de rede na porta wan do router e depois é só ligares cabos de rede aos pcs/portáteis.
A configuração da net já tens no modem, tens que configurar o wireless no router, deves ter no manual como fazer.
 
Estas a dizer que nao e preciso ligar o cabo de adsl ao router?
Basta ter o router ligado ao pc e a net tambem e usar um programa para compartilhar a net?
E para ligar o router ao pc? a placa de rede temde estar instalada ou seja nas ligaçoes de rede tem de estar ligação de area local mas nao esta. E vou ao gestor de diapostivios e ta la um ethernet com ponto de interrogação..
 
O modem Speed Touch é USB ou liga ao PC por RJ45?
O router tem modem ADSL integrado?
É que se o modem é USB ou o router não tem modem integrado, então tens 2 peças de equipamento que não servem para nada nessas condições, porque se o router não tem modem integrado vais necessitar de um, mas o problema é que o modem que terás tem ligação USB e o router não "come" disso certamente (há raríssimas excepções e duvido muito que seja o caso).

Dizeres exactamente que marcas e modelos de hardware é que tens ao dispor ajudaria a ajudar-te.

Quanto a partilhas de net na rede, depois do router configurado e se tiver DHCP activo (atribuição de IPs na rede automáticos) e os PCs com configurações de rede por defeito (IPs automáticos) isso é imediato. Ou seja, pouco mais tens que fazer que configurar o router com a tua conta do ISP. A ligação wireless é que convém mudar o SSID (nome da rede wireless), e atribuir codificação de dados (WEP, WPA) e respectiva password. Pode haver mais a fazer, mas isso para começar. Do lado da placa wireless no(s) PC(s) terás que definir o tipo de codificação usado e password de acordo com o definido no router.

Haverá depois mais promenores a acertar, certamente, mas o 1º passo é mesmo estabelecer as ligações e montar o hardware necessário.

Abraço
 
Nao precebi la muito bem..
O modem é usb..
Nao posso fazer o que te disse?
Ligar o router ao pc e o modem, e usar um programa de compartilhamento?
Ou melhor comprar outro wirless usb igual e compartilhar a net para o sem problemas?
 
Vamos por partes:

Muitos dos chamados simplesmente "routers" que hoje se vendem, na realidade contêm mais componentes, especialmente se tiverem também Wi-Fi, a saber:

- modem ADSL (refiro apenas este por simplicidade)
- router
- switch (normalmente 4 portas)
- AP wireless
- alguns têm também print-server

Se tens um router (continuemos a chamar assim ao pacote total), ele pode ou não ter um modem ADSL. Se tiver, esquece lá o Speed Touch. Se não tiver, esquece-o na mesma, e ou compras um modem com ligação RJ45, que te vai custar tanto ou mais que um router, ou compras ou trocas de router por um que já inclua modem ADSL. (desculpa se estou enganado, mas desconfio que não sabes bem o que compraste).
Resumindo, é bom que o teu router tenha modem ADSL integrado e o modem podes metê-lo na gaveta, para o caso de um dia o router poder falhar e teres como te desenrascar.

Então a rede, vista a começar do lado da ligação da internet, em direcção aos PCs, ficará assim:

- internet (tomada de telefone na parede)
- cabo RJ11 ligado na tomada da parede e na outra ponta ligado a...
- router com modem ADSL integrado, ao qual se liga na entrada o cabo telefónico RJ11
- do router saem cabos RJ45 que vão ligar ás placas de rede dos PCs (ou ligações Wi-Fi, sem fiosm claro!)

Só isto. Não há cá PCs a distribuir net... se fosse para andar com maroscas dessas, para que querias o router?

Abraço
 
Última edição:
LOL!
Acho que tem.
Ele tem uma cena adsl para por o cabo.
E como configuro username e essa cena e tudo...?
Ate dizem que e preciso ir a net e por um ip com o username.,,
 
O router tem que ter um manual... mas á partida o normal hoje em dia é que o consigas fazer com um PC que tenha placa de rede e com IP automático, ligas um cabo de rede entre o PC e o router, e consegues através do internet explorer (ou qq outro browser) aceder ao router, escrevendo na barra de endereço o IP do router (que deve estar escrito no manual qual é, e será algo do tipo 10.0.0.1 ou 192.168.0.1).
Isso permite-te aceder ao webserver interno do router que contem o painel de configurações dele. Deve ser necessário também um login e pass para aceder ás configurações do router, que mais uma vez contarão no manual.
Precisas de saber quais as configurações do teu ISP, nomeadamente login e pass e eventualmente algumas de caracter mais técnico.

Exemplo das ligações com recurso a modem ADSL e ROUTER

DI-524_diagram.jpg


Exemplo de ligações com recurso apenas um ROUTER com modem incluido

DSL-2640B_diagram.jpg


Abraço

PS: exemplo para configurar uma ligação Clix

http://ajuda.clix.pt/clix_adsl/configuracoes_equipamentos.html?component=conteudo_xavi_eth_winxppt2&componentpath=clix_adsl/&crumb1=Xavi&crumb2=Ethernet&crumb3=Windows%20XP
  • O "VPI" e "VCI" devem estar respectivamente com "0" e "35"
  • "Qos" em "UBR", os restantes campos deverá deixar como estão (connection type PPoE)
  • No campo "Username" preencha com o seu username Clix (ex: x1234567@clixadsl).
  • E no campo "Password" a sua senha de acesso Clix
 
Última edição:
O 1º era se tivesse cabo RJ45.
Mas o 2º.
Ja te disse que nao tenho ligação de area local, tipo ligo um cabo a uma das portas lan e ao pc e nao da...Tenho de instalar o driver so que nao sei qual e o modelo porque veio incorporado no pc penso eu.. mas e isso nao é?
e quando ponho o ip, diz ligar ou traabalhar offline, nao da para aceder.
E como configuro o username e password disso que esta no manual de instros? E o tal root sempre?

Ja agora agora em vez de ligar a linha telefonica ao modem ligo ao router e faço aquelas configuraçoes q me disseste?
E no outro pc? Esse liga ao router e ai, mesmo assim o ip das configs n da...
 
Última edição:
Se a placa de rede é onboard na melhor das hipoteses deduzo que o windows instalou-lhe um driver, se não deves ter no cd da board, se não sabes o modelo da placa de rede tenta ver pelo modelo da board que no site deverá ter também o modelo da placa, ou com everest ou cpuz (não uso nenhum não sei se ambos detectam o modelo da board).

Se o router não é modem router (que ainda não sei o modelo porque não o referiste) não lhe podes ligar a linha telefónica.

Se for só um router ligas o router ao pc com o cabo rj45 e se tens um manual a explicação lá deve ser bem simples.
 

E então?... que router tens?
Marca e modelo. Sem saber isso, qualquer explicação que te possam dar poderá ser vaga e seria muito mais objectiva se soubesse-mos exactamente do que estamos a falar. Sem isso, corremos o risco de andar aqui a gastar Latin para coisa nenhuma. O que te podia dizer com as informações que forneceste já to disse.

De qualquer forma sem seres capaz de ligar o router via RJ45 a um PC, não fazes mesmo nada, e então... não há mais nada que te possa dizer.

Abraço
 
Boas..
Ja sei que o router tem adsl incluido.
E agora?
Meto o cabo adsl ao telefone e ao router em vez do modem.
Ligo um Rj45 ao PC.
Configuro os Ips.
Entro pelo browser no admin e configuro o clix e ja esta?

Agora as minhas duvidas são.
User e pass? como os sei?
E Root? O user e pass? No manual nao diz nada.
Tenho uma placa de rede so que nao aparece nas ligaçoes de rede, ligação de area local..
Entao fui ao gestor de dispostivos e estava la nas placas de rede, a ethernet. Nao consigo encontrar o driver.
Nao sei das cenas da motherbord. Entao e so ir procurar pelo modelo da motherbord e ver drivers certo?
 
Ok, ja ligei o Router ao PC Principal(placa de rede) e pus net a partir do router como me disseram e tudo, tudo configurado.
O Outro apanha o sinal do router (ja ta net configurada no IP e tudo), so que o MSN (Sapo) da no computador que tem wirless e a net, diz pa escolher uma ligação e n sei como faço pa por a sem fios. O MSN n da pq o IE ta a trabalhar Offlline, pq n consigo por a ligação sem fios predefenida.
Ajudem me!
 
Estou em crer que deves ter o PC configurado de forma que ele quer ligar-se á net através do modem USB e respectiva conta associada, que terá ainda instalado, mas que como é evidente já não está a ser usado pois agora tens um router ligado via RJ45.

Para veres/resolveres isso, no internet explorer vai a :
- "Ferramentas" - "Opções da Internet" - separador "Ligações" - escolhe a opção "Nunca estabelecer uma ligação" (ou remove mesmo a que lá estiver)
- Podes ver também aí se clicando no botão "Definições da LAN", depois tens algum proxy definido, e nesse caso desmarca a opção para que não uses qualquer proxy. Pode ficar apenas marcada a opção "detectar definições automaticamente".

Pode ser que o problema assim fique resolvido. Caso contrário vai reportando as dificuldades.

Abraço
 
Ja consegui. Agora so falta uma coisa.
O Router nao precisa do computador principal para funcionar pois nao??
E como partilho ficheiros? Fui ao assistente de redes e nada...
 
Back
Topo