Redes domésticas cabladas

aikanaro

Membro
Boas

Eu tenho andado a pesquisar a net na esperança de encontrar uma empresa ou uma outra entidade (de confiança claro) que faça instalações de redes cabladas (LAN) em casas que não possuam instalações prévias. À partida imagino que talvez fosse possível fazê-lo através dos tubos que levam as linhas de telefone ou de tv cabo para cada divisão da casa. Alguém me sabe/pode ajudar?

Agradeço desde já a quem quer que leia este mail e/ou contribua com uma ajuda ou ideia. :)
 
eu aki em casa cablei as minhas divisoes todas à unha....fui passando os cabos ora pela tubagem de TV ora por entre as paredes disfarçados....e aconselho-te logo a cablares a pensar num futuro proximo em termos de rede...tipo eu investi num cabo CAT6 pq tenho uma rede gigabit....a pensar que amanha será normal andarmos todos a transferir gandas ficheiros....
 
Eu também já estou a pensar em rede gigabit. Só não penso em 10gigabit porque actualmente é demasiado caro tanto a cablagem como o equipamento (switch). No entanto, segundo me constou passar os fios pelos cabos de tv ou de telefone não é assim tão trivial quanto isso e existem material que o ajuda a fazer. Eu não tenho nada disso. Tiveste muitos problemas a fazê-lo? Onde é que "juntas-te" os cabos todos i.e., fizeste as ligações confluirem todas para que ponto? Tens instalação ITED em tua casa?
 
Eu em casa tenho tudo agregado numa caixa de parede com um router e modem, depois tenho tomadas nas salas e quartos, cabo CAT6 gigabit, apesar de a rede apenas andar ainda a 100Mbps, mais tarde é so trocar o equipamento se quiser... tenho o cabo nas mesmas tubagens do telefone, apenas à saida a tomada tem dupla entrada de rj-11 rj-45...

Dá muito geito, apesar de ter tambem wireless, a rede cablada continua a ser melhor apesar de mais dispendiosa neste caso.
 
Eu acho que não expliquei bem a minha dúvida.

Tu passaste os cabos de rede pelas tubagens dos cabos telefónicos. (se bem percebi) O que gostava de saber porque ainda não percebi é onde é que vão ter essas tubagens? Género ligas dum quarto de dormir para onde? Onde é que essas tubagens do telefone vão "desembocar"?
 
Aikanaro, tens n hipoteses. E a melhor depende obviamente de muitos factores.

Tens por exemplo calha técnica. Cara, feia, mas funciona,e foi feita mesmo para esse tipo de fins. tens uam espécie de calha técnica fininha que se usa muito em ar condicionado doméstico. Menos cara, menos feia, menos cabos. Tens usar a tubagem existente, aka passar cabo, em que lutas com fios de telefone e outros para passar o cabo de rede. Barato, bonito, uma trabalhão ridiculo. Tens abrir roços na parede e instalar calhas internas. Bonito, caro, dá trabalho e tens de partir as paredes :) Tens "á moda antiga" de correr os cabos pelos rodapés. Barato, fácil de fazer, pouco trabalho, com pintura fica aceitável, sem pintura fica mais que horrivél.

Usa a imaginação e arranjas 10 soluções.
 
Shadex...o problema não é pensar em soluções diferentes. Antes de escolher a solução tenho de perceber como funcionam as opções. Daí a pergunta que fiz no post anterior. No caso da escolha pelas tubagens de telefone (ou tv cabo até não?) não percebi (tal como disse acima) em que ponto é que confluem os cabos ou melhor ainda, o ponto em que supostamente se mete o switch ou router.
 
É tudo point-2-point. Em qualquer situação. Para cada ponto de rede (tomada) tens um cable run que vai da tomada a um ponto mais central. Não necessáriamente o switch central, mas um ponto mais central.

Podes fazer n cable runs tomada<->switch central. Muito cabo, wire speed para todos dependendo da qualidade do switch terminal.

Podes ter por exemplo os cabos das tomadas de uma divisão a ir até um switch da divisão e do switch vai um cabo para o switch central. Nesse caso podes cair no problema descrit aqui, mas isso só acontece a partir do momento em que 2+ pcs ligados a um switch intermédio usem em conjunto e em simultaneo a capacidade to port. Razão de existirem switches com n ports velocidade n e um port velocidade xn.

Podes ter como eu tenho, cable runs independentes que não terminam em um switch e sim no PC que faz de router, uma placa rede para cada. Vantagem obvia é wire speed para todos e segurança/controle independente. Dificulta algumas coisas, mas nada que me chateie por demais.

Uma vez mais, n opções.

No teu caso provavelmente vais optar por cable runs tomada<>switch/router central. Tens de meter um cabo por cada tomada, e no futuro, se tiveres mais de um pc por sala e menos de uma tomada por sala tens de segmentar com switches nas salas, podendo infelizmente cair no problema descrito. O ponto onde fica o switch/router, isso escolhes tu. É por norma o sitio onde o bixo estorva menos e torna mais fácil derivar os cabos para os outros sitios. Se fosse uma coisa maiorzita (rede caseira já grandinha/escritórios/etc) seria o ponto onde pudesses meter arrumadinho o material do momento e já a prever algum espaço para o material do futuro.
 
Ok...até já tinha chegado com a excepção que não me tinha lembrado da questão de mais do que 1 pc por divisão. Obrigado pelo aviso. No entanto, acho que a falha é minha porque ainda ninguém me respondeu exactamente ao que estou a tentar perguntar:

As tubagens de telefone devem confluir num dado ponto. (deduzo) Esse ponto é onde? Em teoria será aí o ponto onde deverá ficar o switch/router central a menos que, tal como salientaste, não seja local de conveniência para ter esse tipo de equipamento. Eu acho esta pergunta pertinente exactamente por as ligações serem todas P2P.
 
Ora da minha experiencia aki em casa:
as minhas tomadas da TV KAka sao ligadas todas em serie e exsite um ponto central onde xega o Cabo da rua que é o repartidor ou la como se xama que fica no hall...depois os telefones tb estao em serie e como tal vem um da rua que liga no primeiro da casa e segue dai em diante...

Mas como aki o je nao foi pelas tubagens do telefone nao te posso ajudar....apenas digo que podes aproveitar as tuas tomadas de TV kaka para meteres lá mais uns fios de cat6 ou cat5 e teres tantos pontos de ligação em cada divisao da cas quantos qkeiras....depois é contigo...

Eu optei por passar fora das tubagens escondido dentro dos rodapes que nao tinha espaço nas tubagens de tv.....se vieres veres nem dás pelos cabos.....pq estao escondidos.....
 
Back
Topo