Fibra Óptica Redes Nova Geração - zonas rurais para quando ????

Boas
Brevemente irei mudar para vodafone fibra rural (tenho meo adsl 12MB).

No mapa de fibra Portugal a minha localidade aparece assim:
Description
RNG: DSTelecom
Operadores: NOS, Vodafone
Cobertura: Plena

Sabem-me dizer se a velocidade máxima possível é a mesma do user que acabei de citar? os tais 200/20? E qual é o equipamento que eles estão a disponibilizar para as instalações de fibra rural? (router, telefone, boxe)
Se sim sabem dizer-me onde encontrar o preço para este mesmo tarifário?

Sinceramente tenho tido dificuldades em conseguir perceber as velocidades da fibra rural (DSTelecom), uns dizem que é 10MB de upload máximo, no forum da vodafone já li que há pessoas com 200/100...

O pior é que para ir a uma loja vodafone informar-me de tudo tenho que fazer 120km's e pelo telefone ainda fico mais baralhado, uns dizem A, outros dizem B.

Se alguém me poder esclarecer agradecia imenso.

Atualmente o limite e 200/100Mbps, equipamentos sao o ZTE F601 e o ADB VA5220 (ou TG784nv3)

Cumps
 
Muito obrigado, já agora esses 200/100 é mesmo o normal ou é aquela promoção dos 200 durante 6 meses?

E já agora, o ZTE F601 é o melhor desses certo?

Obrigado
 
Muito obrigado, sim tens razão, o ZTE é o ONT.

Só mais 1 questão, tenho um amigo meu que instalou fibra à relativamente pouco tempo e pelo que ele me disse o técnico recusou-se a passar um cabo para o andar de cima dizendo que a net ficaria toda a funcionar através do Wifi.

Basicamente aqui em casa neste momento com ADSL é assim que tenho, tudo à base do Wifi mas sempre disse que quando alterasse de operadora queria um que me passassem um cabo cá para cima para poder ligar a fibra ao pc-fixo por cabo.

Isto funciona mesmo assim? Eles podem recusar a instalação do cabo para o andar de cima?
 
Nao nao podem, isso foi falta de vontade, aqui em casa os tecnicos passaram cabo ate TODOS os quartos (total de 3 cabos cat.6 da televes) mais um cabo a ir do ONT ate a sala.

Total de +-80mts

Cumps
 
Nao nao podem, isso foi falta de vontade, aqui em casa os tecnicos passaram cabo ate TODOS os quartos (total de 3 cabos cat.6 da televes) mais um cabo a ir do ONT ate a sala.

Total de +-80mts

Cumps
Eles passam cabo de rede para onde quiseres no meu caso queria mais um cabo de rede para a outra parede oposta onde está a televisão para inverter a sala de sentido só que a concelho dos técnicos optei por não passat pois iria ficar esteticamente mal na zona que os cabos passam lado a lado como era para televisão só aconselharam o uso de powerline para isso pois esteticamente fica melhor e tecnicamente e suficiente mas não se recusaram.
Cumprimentos
 
Muito obrigado, já agora esses 200/100 é mesmo o normal ou é aquela promoção dos 200 durante 6 meses?

E já agora, o ZTE F601 é o melhor desses certo?

Obrigado

Se te estiveres a referir ao melhor router para mim que já tive os 2 o melhor é o technicolor já tive o Adb por 2 vezes e deu em bloqueios quase constantes até na TV as vezes o technicolor é muito mais estável .
Cumprimentos
 
Eles podem recusar a instalação do cabo para o andar de cima?

Nao nao podem

O podem e o não podem categóricos não têm qualquer base legal.
Na verdade, o critério é do operador e da liberdade/permissividade que este dá às empresas instaladoras.
No limite, o operador pode até orçamentar e cobrar soluções adicionais à estritamente necessária.

Na MEO, por exemplo:
(i) a instalação inclui o fornecimento e instalação do cabo necessário à rede de cliente e acessórios de instalação (se solicitada instalação com tomada) e respetiva ligação na morada de instalação;
(ii) o cabo será instalado à vista, salvo se o local já dispuser de infraestruturas de passagem (sendo as soluções especiais de instalação a pedido do cliente objeto de orçamentação);
(iii) às tomadas adicionais e outros equipamentos adicionais, além dos previstos nas Condições Específicas, são aplicáveis os preços e as condições de fornecimento específicos em vigor.
 
Em Montargil não há mesmo nada,por incrivel que que pareça foi a unica vila que foi deixada de fora não sei porquê... É ridiculo pois todas as outras vilas ao redor foram comtempladas com fibra. à uns tempos a ADST disse que Montargil não estava previsto nada. Á cerca de 2 meses voltei a mandar mail e até hoje não obtive resposta,é mesmo uma tristeza isto. Cá estamos com o bom do adsl.... O que é isso do +vendas? Não existe nem nos,nem vodafone,nem nada,só mesmo MEO ADSL.

A escola a muito que tem fibra....
Acho que ainda la trabalhava quando eles a instalaram, pois a escola teve que montar um novo servidor, e e ligar o velho ao novo, e meter la umas quantas Vlans, e deixar uma para os alunos, que na altura ficaram bem contentes, menos quando o facebook, e outros dominios foram "cortados"...
Quando a fibra ira ser aberta para a populaçao em geral e que nao se sabe... mas os primeiros beneficiados serão os moradores perto da escola!
 
Tinha ideia que fosse DST porque os PDO´s que vi lá era iguais a este.
ZfSHVzO.jpg


no meu predio, tenho 2 "coisos" destes instalados, um em cada lado do predio.
Digo "coisos", pois aparentemente ja ha la ligações efectuadas, e para a vodafone, nao posso ser cliente... das outras, nao sei aidna bem...
 
Não sei isto são mesmo os gajos da Fibra, neste caso os da MEO pelo que foram dizendo, caso contrário confirma-se que andam a expandir na minha zona.

29bdjmb.jpg
 
Última edição:
Back
Topo