Redes: o meu problema!

Wilsu

Power Member
Greetings...

Tenho um grande (pelo menos para mim) problema e preciso de ajuda de quem sabe.

Ponto de situação:

tenho em casa um PC com uns bons anos cuja config é a seguinte:
- motherb: MSI MKT3 Ultra (portas USB 1.1 e sem placa de rede)
- cpu: AMD Athlon XP 3000+
- placa graf: ATI Radeon 9600 PRO 256MB
- ram: 512MB 333MHz DDR

Tenciono comprar uma máquina nova mas quero manter esta a funcionar. Além disso tenho também um portátil.

Por sua vez a ligação que tenho à net é de 18Mb da Zon (ex-Tvcabo) através de um modem Askey OTV075 (cuja velocidade limite ninguém conhece :().

A questão que se põe é: qual a melhor solução para criar uma rede em casa, que me permita ter um bom desempenho em ambos os computadores?

Independentemente do que se segue, será necessário um router wireless certo? Mas com ou sem modem? Existem router wireless c/ modem com entrada para cabo TV? Exemplo p.f.

Tendo em conta que o router/modem vão estar perto da nova máquina, a ligação a esta não tem dificuldade mas para ligar à "velha" máquina descrita acima que vai estar numa divisão ao lado e a hipotese de puxar um cabo até ela tá fora de questão...

As (minhas) hipóteses:

1. Utilizar um adaptador pen USB (exemplo). Como o desempenho deve ser afetado pelo USB 1.1, adequiria também uma placa PCI - USB 2.0 (exemplo)

2. Em vez do adaptador pen USB, adequirir uma placa de rede wireless com interface PCI (exemplo)

3. Adquirir um acess point. Não sei muito sobre esta solução e além disso penso que seja muito cara.

Este é o meu problema e agradecia a vossa ajuda.
 
Última edição:
Boas,

isso é simples. Tens de gastar alguns € mas nada de especial. O modem que vem com o Zon não é wireless por isso tens de comprar um router.

A ligação seria feita assim:

Modem ZON >>ETHERNET>> ROUTER >>ETHERNET>> Máquina nova
_______________________________ >>WIRELESS>> Máquina velha

Para o efeito aconselho vivamente este router que já tive a oportunidade de experimentar:
http://www.sitecom.com/product.php?...roductcode=WL-160&productid=519&subgroupid=39

Claro que há opções mais baratas mas desde já fica o conselho.

Não, não precisaria de ser um router/modem porque já tens o modem em vez de ligares directamente ao PC ligas ao router que vai distribuir o sinal quer por wireless quer por ethernet.

O facto de o teu outro computador não ter suporte USB1.1 vais sempre ficar limitado a uma ligação a 11Mbps. A solução passa por comprares uma placa PCI USB2.0 que se vendem ao preço de chuva, e pronto tens os teus problemas resolvidos.
 
Muito obrigado pela info valiosa! :)

Só mais uma pequena duvida: há vantagem em ter uma placa de rede (wireless) ligada por PCI em vez de uma ligação por pen? Será que a perda de sinal devido à distancia é menor?

Ah, e o router que indicaste utiliza o protocolo g não é? Não há vantagem em utilizar draft n?
 
Última edição:
Boas,

A única vantagem que vejo ao ligares por wireless numa placa PCI para o efeito é o facto de por vezes terem antenas mais potentes do que as pen's wireless, nunca vais passar dos 54Mpbs (velocidade muito teórica do protocolo g). Com uma placa wireless PCI provavelmente apanharias melhor sinal, mas depende de muita coisa, como posição do computador etc etc. Imagina lá que tens o PC enfiado num buraco? Lógico que seria muito mais rentável em termos de velocidade e sinal uma pen wireless.

Claro que há vantagem, estamos a falar não só de uma expansão na cobertura mas também de um aumento da velocidade máxima teórica de 54Mbps para 300Mbps.
Vale com certeza um router draft-n mas o que eu dei no link não suporta ainda essa tecnologia. Compras routers da SMC na ***** com draft-n a preços muito razoáveis, também já tive oportunidade de trabalhar com um n da SMS e gostei. Apenas as configurações na página são um bocado confusas mas chega-se lá bem e tive um bom desempenho no que toca à velocidade.

Certifica-te que, se optares por draft-n, tens de ter também um receptor compatível. Aconselhava-te a comprar daqueles packs que vêm com um router e pen incluido. Senão também podes apenas comprar o router e depois uma placa PCI Wireless que suporte draft-n. É uma questão de escolha pessoal ;)
 
Muito obrigado pascasso. Fiquei esclarecido. Deverei optar por um router draft N com um adaptador pen compativel. Agora é uma questão de orçamento. :009:
 
eu sinceramente não compraria uma pen wireless mas isso é contigo.

existe adapatadores USB tipo este que têm uma recepção e transmissão que penso serem melhores que no caso da pen usb. acredito é que novo seja mais caro...

além de que com um hack bastante simples podes incorporar uma antena com um ganho superior que permitirá ter um alcance maior e melhor sensibilidade de sinal na recepção.

verifica se o modem da zon tem porta USB. se tiver instalas os drivers do modem nesse desktop e ligas-los por USB e depois ligas o cabo que vem do modem ao router que comprares pra poderes ter wireless para os outros portáteis.

Visto que já tens um modem não precisas de comprar um router que seja também modem.

se não quiseres gastar muito dinheiro há por aí conjuntos router+pen usb relativamente baratos.

de marcas eu recomendo Linksys que é o que uso nomeadamente o WRT54GL. depois optaria por Asus.

se não fores um utilizador exigente, isto é, não tiveres a jogar online frequentemente e nos downloads piratas ;) podes comprar doutras marcas tipo D-Link.

espero ter ajudado
 
Última edição:
Obrigado pelas dicas. Nem conhecia esses dispositivos. É uma questão de analisar preços.

Quanto às marcas, não sabia que eram tão influentes no desempenho... E a Belkin? É boa? má?
 
Boas,

tenho dois aparelhos da Belkin. Um range expander e outro router. Nunca tive grandes chatices além de 2-3 resets. Até agora funcionarem sempre bem.

Antes de comprares qualquer produto vai ao google e procura por reviews assim podes ter uma ideia daquilo que vais realmente comprar ;)
 
Back
Topo