1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

redes

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Jintro, 12 de Maio de 2002. (Respostas: 49; Visualizações: 3961)

1. Jintro

Jintro O Colaborador

queria ajuda numa coisinha...
    tenho aqui um modem rca (fornecido com a ligaçao netvisão) por trás tem uma entrada q diz 'ethernet' é possivel ligar o modem directamente à placa de rede de outro computador ou é necessário ter duas placas de rede para q os dois pc's possam aceder à internet?
    espero ter-me feito entender.
    cheers

Jintro

2. Peterwolf

Peterwolf Power Member

ve este "eskema":

PC1 (Server) -> 2 Placas de Rede

-> 1 Placa de Rede -> Modem
    -> 2 Placa de Rede -> Rede Interna (Casa)

PC2 (Cliente) -> 1 Placa de Rede

-> 1 Placa de Rede -> Rede Interna (Casa)

Espero ke tenhas percebido, no PC1 (Server) tens de configurar as cenas pra ele partilhar a net pelo(s) outro(s) pc(s), e no PC2 tens de o configurar pra ele ir buscar a net ao PC1 :)

Alguma duvida j sabes... Post Reply

3. Jintro

Jintro O Colaborador

pois, em principio é bastante simples montar uma rede deste tipo... eu só tava a ver era se poupava uns € comprando só uma placa de rede :D
    'brigado peter
    cheers

Jintro

4. Caspanatola

Caspanatola Power Member

Só daria pra vc fazer isso de duas maneiras, ou o teu modem tem uma saída USB, e ai em vez da placa de rede vc liga na porta USB ou então vc tem um HUB ou Switch e liga na porta principal (este método nem sempre funciona) Agora se vc tiver que comprar o hub ai já não compensa.

5. Peterwolf

Peterwolf Power Member

6. |MASTER|

|MASTER| Power Member

A melhor maneira (pelo menos penso assim) é fazeres como eu fiz:
    Compras duas placas de rede (não precisam de ser de grande marca, pois quase todas oferecem o mesmo (10 megas por segundo), e instalas as duas (uma em cada PC).
    Ligas um PC ao outro através de cabo de rede (comprei 30 metros e paguei 1500 paus já com as fichas postas em Outubro passado) via placa rede/placa de rede. Depois, dependendo do OS que usas (eu uso o 98 SE, undubitavelmente um dos melhores) instalas os protocolos TCP/IP, partilha de ligação à internet MAS antes de começares a instalar protocolos, aconselho-te a partilhar os discos nos dois PC's. Depois disso, o PC que tem o modem faz de server e o outro PC tem net a partir deste. Só há 1 inconviniente, se quiseres ter net no outro PC, tens que ter sempre os dois ligados, mas isso é o menos. Depois, se tiveres duas impressoras como eu, até podes partilhar as impressoras e mandar imprimir naquela que tem mais tinta :D
    Faz lá isso e depois diz qualquer coisa se conseguiste ou então manda-me 1 mail.

7. wasko

wasko Guest

Olá

Tenho uma dúvida parecida com a do Jintro.

Queria saber se é possível ligar directamente o meu modem RCA da cabovisão a um hub para depois partilhar a internet por vários computadores.

Preciso de algum software especial ou tenho acesso directo?

Obrigado

Outra coisa:

Para ligar directamente 2 computadores com um cabo crossover a 100mbps posso utilizar o crossover para redes 100baset4 e 100VG com qualquer placa de rede de 100mbps, como diz na página
    http://www.cic.ua.pt/gi/dicas/dicas_hw.htm ?

8. Peterwolf

Peterwolf Power Member

kt a isso n sei, sorry :(

sim :) , da para usar em qualquer placa 10/100 ou 100 :)

9. gutter

gutter Power Member

Nao, modem + maquinas todas penduranas num hub nao da.

da pra estar um pc com 2 placas de rede, uma pro modem (ou o modem por usb), e outra pra rede caseira, esse sim pode estar ligado a um hub onde ligas todas as outras maquinas. Se tiveres so 1 maquina podes liga-lo com cabo crossover.

no server (pc com modem e 2 placas de rede):
    na ligação à rede poes com endereço Ip: 192.168.0.1 e mask 255.255.255.0 e nada mais.
    Na ligação ao modem deixas tudo como esta (DHCP) e fazes conection sharing (no w2k tem la uma tab com isso)

nos outros pc's, por tudo ip automaticos (DHCP)

e voila, net nos pc's todos
    A mim funga

Espero ter ajudado!

10. Morpheus

Morpheus Banido

pensa bem gutter ...

tens o modem ... ligado por cabo e na outra ponta pegas no cabo utp ligas ao hub (convem de 10/100) e depois podes ligar td's os pc's k kiseres pk o k o server vai buscar é o mac adress do modem e n o da placa logo podes na mesma manter a ligação so com um modem ligado ao hub até ao numero maximo de ligações do hub ... logico k knts mais pc maior será a divisão do sinal logo pode tornar o acesso algo lento ...
    as configrações são assumidas automáticamente isto é no win me/2k/xp e tens net nos computadores ligados ao hub ... simples e directo ... o server só vê um ip e todas as makinas têm o mesmo ip ... assim fikas com uma makina livre sem estar a fazer de server ...

isto ja foi testado numa lan party feita por mim e vários amigos meus ... tivemos a jogar urban terror kom a sig de KAVE...

resumo:

precisas de:

o teu modem de cabo(:D )
    um hub 10/100 de 8 portas (obvio k isso depende da guita k keiras gastar :D )
    cabos e placas de rede necessárias para cada pc k keiras ligar

e voilá tens a ligação feita !

11. simaor

simaor Power Member

Morpheus: Se precebi bem tenho que por o pc com o modem ligado ao hub e dar-lhe um ip tipo 197.169.0.1 e uma mask 255.255.255.0 e nos outros, ponho o mesmo ip para todas, tipo 197.168.0.2 e a mesma mask. só isto?
    O pc com o modem pode ser win 98 SE ou 2000 ?
    Os cabos sao crossover?

12. Peterwolf

Peterwolf Power Member

simaor:

1º os ip's de rede convem começar por 192.168.0.1 e assim em diante (ex. o servidor tem o ip 192.168.0.1, os clientes tem 192.168.0.2, 192.168.0.3 por ai em diante)

2º sim, podes usas kualker sitema operativo para o servidor (se bem ke eu recomendo.te o windows xp, pois tem melhor interface para servidor de rede)

3º o cabo para ligar ao hub é um cabo de rede normal, 10/100BaseT

13. simaor

simaor Power Member

Obrigado.
    Já agora, quando tenho o modem no meu pc, a placa de rede nao á detectada. Quando eu tentei ligar 2 pcs com uma placa de rede cada um, e o modem ligado a um por usb, so dava para fazer ping do que tinha o modem para o ke nao tinha. Sabes pk?

14. Peterwolf

Peterwolf Power Member

usas firewall no ke tinha net?

15. simaor

simaor Power Member

16. Peterwolf

Peterwolf Power Member

estranho... devia tar mal configurado um dos pc's :)

17. Morpheus

Morpheus Banido

n percebeste o k eu te disse ...

o modem ligas a um hub ... desse hub tiras os 2 fios para ligares aos pc ... cabo normal (sem crossover) e n te metas a mexer nos ip ... deixa o gaju obter o ip automático ... é por causa disso k o gaju n funcemina no outro !!!
    mas se keres kontinuar a casmurrar e ligar por usb para um pc(server) e passares internet para o outro (client) através de pl de rede tens de ter um cabo crossover para o segundo pc e dp tens de criar uma rede local (mais uma ) e linkares as 2 redes locais ( com o XisPe isso é possivel)

resumindo

my way

sequencia de ligação

modem de cabo / hub / 1º e 2º pc

your way (mais confusa)

modem / 1ºpc (server) por usb / pl de rede do 1º pc liga a pl de rede do 2º pc via cabo utp com crossover (client)

parte de software

my way

config igual a da netcabo

your way

2 local area network linkadas

(maior perda de performance visto k n é directo)

necessário ligar a partilha de net... n eskecer de adicionar o user ...

resumindo faz como te digo ... é mais facil!!

18. madsites

madsites Power Member

Ñ era + facil instalar o Wingate???É so por os 2 comp em rede e instalar o programa 1 como servidor e o ouro como cliente.
    Comigo resultou mto bem.
    Só tem o problema de ter sempre os 2 pc ligados mas de resto rende mto bem.É só sacares o programa e o respectivo c***k e tá feito.

19. WarLock

WarLock Power Member

pah usem sempre endereços de gamas privadas não se ponham a inventar, ou seja :

192.168.0.0 esta classe B inteira pode ser usada
    10.0.0.0 esta classe A inteira

ha duas classes na rede 172 mas para ser sincero nao me lembra de cor quais são agora

podem ligar o cable modem junto com os computadores todos num hub/switch desde que so a maquina server esteja a usar DHCP (para apanhar o ip publico) e tenha uma segunda placa de rede num ip fixo privado,

podem tambem e ligar um router a saida do cable modem e este a um hub/switch .. o router ira partilhar a coneção internet por todas as maquinas sem ser preciso mais nada, o router tambem funciona como uma firewall de entrada muito simples visto que vai estar a correr NAT ha routers destes por exemplo da linksys a venda na fnac alguns com hub/switch incorporado.

espero ter retirado algumas duvidas

20. Mig

Mig Power Member

Morpheus:

Desculpa lá, mas não percebi...

Tu ligas o Modem ao switch e o próprio modem é que partilha a ligação? (ou seja não tens PC servidor nem router?)

É que eu estive a ler umas coisas e pelo menos o meu modem (Motorola SurfBoad 4100) dá realmente para fazer isso, MAS só se a Netcabo deixasse...

Ele está configurado para 1 user e só a Netcabo pode configurar para mais do que um...

Não sei se baralhei alguma coisa...

A solução que estou a usar neste momento é o Wingate, mas queria ver se arranjo alternativa para não ter que ter um PC sempre ligado...

Cumps,
    MiG

Partilhar esta Página