Redimensionamento de imagens automatico

kikofra

Power Member
Ja vi em muitos foruns as imagens quando sao maiores de X ficam mais pequenas e com uma barra em cima a dizer que a imagem foi redimensionada e para clicar lá para ver no tamanho original... Aina não vi esta função na zwame e de vez em quando há alguns topicos em que as imagens estragam o layout e caso houvesse isto no forum, deixava de haver problema.

O que acham da ideia?
 
Sem duvida um ponto a adoptar. Por vezes existem imagens enormes que esticam o layout todo e isto resolveria rapidamente todas essas questões.
 
Já me lembro qual era o senão da coisa. É que apesar do resize da imagem imaginem que colocam uma imagem com 1,2MB. A imagem é enorme e vai fazer resize mas vai demorar muito a abrir ficando o pessoal à espera. Esse é o problema que não é ultrapassado com o resize :(
 
Já me lembro qual era o senão da coisa. É que apesar do resize da imagem imaginem que colocam uma imagem com 1,2MB. A imagem é enorme e vai fazer resize mas vai demorar muito a abrir ficando o pessoal à espera. Esse é o problema que não é ultrapassado com o resize :(

Com a maioria dos acessos que existem hoje em dia, não me parece grande problema.

Se calhar será mais chato para quem acede de internet móvel com menor banda, mas de resto parece-me executável :)
 
Parece-te allskin. Parece-te :)

É como a resolução dos monitores.
Se pensares que num tópico haja por página 3 ou 4 imagens dessas rebenta com a navegação.
 
Outra opção é forçar Thumbnails em todas as imagens.

Há uns anos atrás participava num fórum (não me lembro qual era, senão dizia logo), que usava este método, e garanto que era extremamente eficiente. Ninguem se queixava e o fórum estava sempre limpinho.

O fórum usava um sample da imagem para fazer a miniatura, mas não deixava a imagem em si carregar na página. Só clicando na miniatura é que então se avançava para o link exterior numa nova página/tab, (agora que penso nisso é igual ao que fazem sites como o Photobucket e o Imageshack, mas neste caso era feito a nivél local) poupando assim largura de banda aos utilizadores e fazendo do forum um local mais dinamico e rápido de navegar.

BAH, mais um brainfart nas memórias do Resev, disfrutem! :D
 
Podiam optar por determinadas dimensões a adoptar no fórum , colocar nas regras e quem ultrapassar por mais de uma vez passa a ser penalizado.
 
Reforço a ideia ao partilhar a minha experiência neste assunto. Hoje em dia cada vez mais crescem o número de visitantes com netbooks e portáteis de dimensões mais reduzidas, para quem a vizualização do fórum se pode tornar complicada as vezes...

Acho que o facto de se incluir um plugin para redimensionamento das imagens nada afecta o facto de que continuem a existir regras que forcem a que as imagens não tenham mais que as dimensões máximas estabelecidas. Parece-me que o único motivo para isto não ser implementado é a tal "inércia"...

Penso que não seria assim tão trabalhoso e quem visita este fórum tal como eu muitas vezes o visito, com o meu netbook, iria certamente agradecer a existência de tal solução. Fica por aqui o meu contributo.
 
Outra opção é forçar Thumbnails em todas as imagens.

Há uns anos atrás participava num fórum (não me lembro qual era, senão dizia logo), que usava este método, e garanto que era extremamente eficiente. Ninguem se queixava e o fórum estava sempre limpinho.

O fórum usava um sample da imagem para fazer a miniatura, mas não deixava a imagem em si carregar na página. Só clicando na miniatura é que então se avançava para o link exterior numa nova página/tab, (agora que penso nisso é igual ao que fazem sites como o Photobucket e o Imageshack, mas neste caso era feito a nivél local) poupando assim largura de banda aos utilizadores e fazendo do forum um local mais dinamico e rápido de navegar.

BAH, mais um brainfart nas memórias do Resev, disfrutem! :D

Falo por exemplo na secção de Galeria de Projectos de Modding, algumas vezes users postam em tumbnail, o que estraga tudo ter de estar a abrir as imagens uma a uma é chato.
 
Reforço a ideia ao partilhar a minha experiência neste assunto. Hoje em dia cada vez mais crescem o número de visitantes com netbooks e portáteis de dimensões mais reduzidas, para quem a vizualização do fórum se pode tornar complicada as vezes...

Acho que o facto de se incluir um plugin para redimensionamento das imagens nada afecta o facto de que continuem a existir regras que forcem a que as imagens não tenham mais que as dimensões máximas estabelecidas. Parece-me que o único motivo para isto não ser implementado é a tal "inércia"...

Penso que não seria assim tão trabalhoso e quem visita este fórum tal como eu muitas vezes o visito, com o meu netbook, iria certamente agradecer a existência de tal solução. Fica por aqui o meu contributo.


Isso é verdade mas é complicado resolver esse problema quando há cada vez mais pessoas a terem monitores de 24'. Não é uma convivência fácil.

O problema do redimencionamento foi o que eu já disse. A imagem tem o mesmo tamanho o que pode dificultar a visuallização dos tópicos. Sem ultrapassar isso não resolvemos a questão.
 
acho que uma solução atractiva e funcional seria usar thickbox (não sei se o vbulletin permite..), desta forma não existira o problema de imagens demasiado grandes e basta um click para "aumentar" a imagem e outro para voltar a thumbnail..

cumps
 
acho que uma solução atractiva e funcional seria usar thickbox (não sei se o vbulletin permite..), desta forma não existira o problema de imagens demasiado grandes e basta um click para "aumentar" a imagem e outro para voltar a thumbnail..

cumps

Como já foi dito, isso piora a experiencia de visualização. Assim tinhamos de carregar em todas as imagens para as ver.

Cumps
 
Já me lembro qual era o senão da coisa. É que apesar do resize da imagem imaginem que colocam uma imagem com 1,2MB. A imagem é enorme e vai fazer resize mas vai demorar muito a abrir ficando o pessoal à espera. Esse é o problema que não é ultrapassado com o resize :(

eu sinceramente acho que isso é um pseudo-problema.
Porque?
vamos a ver, segundo as regras (e perdoem-me se estiver enganado), ninguém esta impedido de prespegar aqui um *.bmp com 10mb a 800x600... estaria dentro das regras do tamanho, mas não deixaria de ser uma carga pesada, para trafegos, ou larguras de banda mais apertadas.

no entanto, ha uma serie de imagens que a 1600x1200, podem ocupar cerca de 500kb.

E depois, se ha realmente a preocupação com estas pessoas que têm trafegos e larguras de banda limitados (e acho bem que exista essa preocupação), então, disponibilize-se uma opção no perfil do utilizador (por exemplo, se não for no perfil, noutro lado qualquer que pareça adequado), que ignora as img tags, deixando apenas o url das imagens, para que o user as possa carregar consoante a sua vontade.

Para os restantes users que não se preocupam com trafegos ou largura de banda, então que se estableça uma regra (que é a do bom senso, btw), de não por mais de 5 ou 6mb de imagens por post (por exemplo).

são soluções que não acredito que sejam substancialmente complicadas, e que fazem isto andar para a frente.
quem quer resize, fica com o resize e com as imagens, quem se preocupa com trafegos ou larguras de banda reduzidas, fica sem as imagens.

se acharem interessante, o forum pode ficar por defeito com a opção de mostrar apenas os url das imagens, activando os img tags apenas ara users registados, caso assim o queiram.

são so algumas ideias.

Acho que a unica justificação real que pode haver para ainda não se ter feito nada, é o não saber como fazer.

Ainda relativamente ao resize das imagens, creio que haveria a possibilidade, do resize ser feito, em conformidade com o monitor onde as imagens são visualizadas.
para monitores com 800 pixeis de altura de resolução, as imagens podiam ser redimensionadas para 640x480
para monitores com 1024 pixeis de altura de reoslução o resize era feito para 800x600..
e por aí em diante...
até o resize poderia ser feito consoante o tamanho da janela... em condições ideias. mas não sei se os plugins disponiveis permitem toda esta liberdade/funcionalidade
 
Última edição:
Back
Topo