1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Redimensionar C: no Vista...

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por fataemorganae, 29 de Novembro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 2065)

1. fataemorganae

fataemorganae Power Member

Caríssimos...
    Tenho um pc com o Vista Ultimate instalado.
    Inicialmente fiz 3 partições...

1 (C:) com 50Gb (Vista Ultimate)
    2 (D:) com 50Gb (XP)
    3 (E:) com ~400GB (para a tralha toda )

Agora... o problema...
    Quero eliminar a 2ª partição pois já não necessito do XP, mas queria que a partição C ficasse com os 100GB visto que já só tem 8Gb livres.

Existe forma de o fazer sem ter que formatar o C e ter que reinstalar tudo de novo???

Obrigado e até já...

2. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas. Sim, é possível. Vai ao menu Iniciar, carrega com o botão direito em cima de "Computador" e selecciona "Gerir". Depois carrega em "Gestão de Discos (local)", carrega com o botão direito em cima da partição D:, e selecciona "Eliminar partição". Isto depois de teres a certeza que já podes eliminar, não vás perder ficheiros importantes.

Depois carrega com o botão direito em cima da partição C:, e selecciona "Expandir". E pronto, é só seguir os passos.

Cumps

3. fataemorganae

Já tentei... Mas no C: não aparece a opção expandir ... Esse foi o 1º passo que fiz pois já tinha usado isso para expandir partições no pc do bules...

4. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Não aparece a opção, ou aparece e não está activa?

5. fataemorganae

Aparece mas não está activa...
    Só aparece activa nas outras partições, na C: é que não

6. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Tenta com o Gparted.

Corrigam-me se estiver enganado, mas penso que essa opção não está activa por se tratar da partição em uso.

Cumps

7. fataemorganae

Já tentei entrar primeiro pelo xp e tentar redimensionar a partir de la com + 50Gb da partiçao e: mas nao consegui....

8. Raoul Duke

Raoul Duke Power Member

EASEUS Partition Manager 2.0 Professional e voila'!

9. fataemorganae

Não sei se por ser a partição de sistema... mas está sempre a dar erro...
    COm esse não consigo.

10. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Já tentaste com o Gparted?

Cumps

11. fataemorganae

Vou tentar agora... a ver vamos no que dá...
    Vou só fazer um backup de algumas coisas e depois tento.
    logo posto novidades :)

Obrigado desde já...

12. Romani48

Romani48 Power Member

usa o gparted..
    dps arranca com o CD do Vista, nas opções de reparar vai a linha de comandos e faz um chkdsk /f.

caso contrário ele nunca mais te arranca ;)

13. fataemorganae

Ainda não consegui usar o Gparted...
    Também dá erro tal como o Easeus.

14. fataemorganae

Ora bem estou aqui às voltas com o Partition Manager e já lá vão quase 2h...
    Alguem sabe quanto tempo demora a fazer o "merge"?
    Ainda só vai em 25%:(

15. fataemorganae

hmm... com o gparted nao consegui... fiz com o Partition Manager mas depois de 2h e tal a fazer a dita operação, reiniciou... Agora não arranca nem à lei da bala... :(
    No vista a opção da linha de comandos aparece onde? Ando às voltas com ele desde ontem...

16. Machacaz

Machacaz Power Member

linha de comandos

Ok. Para ires para a linha de comandos, visto que não consegues arrancar normalmente, vais ter de fazer boot através do dvd do vista.

Agora... metes o dvd... e quando aparecer o seguinte "menu", carregas em "R" (Repair).
    Vais ter um menu seguinte com uma série de opções.

Antes de ires à linha de comandos, tenta o primeiro... "startup repair" . Em principio deverá, espero, resolver-te o problema.

Já agora... qual foi o problema que tiveste com o gparted? Eu com o partition manager por outro lado não consegui fazer nada às partições - só consegui com o gparted.

Última edição: 4 de Dezembro de 2008
  17. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Aproveito o post. Eu tou a fazer algo semelhante. Tinha o meu C: com 500GB e tou a diminui-lo para 150GB para ter 350GB pra dados.
    Tentei este processo através do vista, e so consegui-a reduzir uns 70GB, não me adiantava nada.
    Entao pus o CD live Ubuntu e tou a usar o Gparted.

Já estou há 1 hora e não sei mais quanto tempo demora nem em que percentagem vai, isto não acusa.
    Alguem sabe mais ou menos quanto tempo demora?

18. Machacaz

Machacaz Power Member

Isso demora tempo... é deixar o pc a fazer isso e ir fazer qualquer outra coisa (é o que faço, pelo que não posso precisar o tempo). Aproveitas... e vais ver o programa da Júlia Pinheiro =)

19. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Já tá! Mal acabei de escrever aqui o ultimo post, passado uns 5 minutos já acabou. Ehehe. Vamos a ver se não perdi dados, porque ja tinha o vista la instalado e nunca tinha feito isto.

20. Machacaz

Machacaz Power Member

se tudo correu bem, não perdes nada ;-)
    e o programa da júlia?

Partilhar esta Página