Redução do valor de retoma para 5€

não me leves a mal,mas acho que a retoma serve mesmo para incentivar a não mandarmos os telemóveis para o lixo.é que tu sabes que existem ecopontos para telemóveis,mas muita gente não sabe. assim estes 10/5€ que eles nos dão são o incentivo a levarmos o telemóvel antigo.
claro que o objectivo destes telemóveis pode não ser só reciclagem,mas acredito que uma parte deles seja mesmo para reciclar.e como agora até já há ecopontos para os telemóveis eles estão a baixar o preço da retoma.é só um ponto de vista. ;)

Boa noite,

Todos os pontos de vista são bem-vindos!
Para mim a retoma é uma manobra de marketing que, em última análise, vai proporcionar o tratamento adequado aos equipamentos usados seja ou não através da reciclagem! Porque convém lembrar que estamos a falar de uma situação em que há uma nova aquisição (que não é de todo ecológica!lolol). Atenção que com isto não quero dizer que a retoma não é vantajosa...Eu já o fiz para ter um novo telemóvel e lamento que valor passe a ser de 5 euros. Afinal quem não quer ter um telemóvel por um preço mais barato e saber que está a dar um destino correcto a um equipamento obsoleto?

Cumprimentos
 
Eu vejo as coisas de forma diferente. Seja qual for o valor da retoma é sempre um beneficio que podemos ter. Para que querem voçês ficar com reliquias nas gavetas em casa. Acham que as Operadoras ganham com as retomas? Eu não sei. A crise afecta todos. :-)
 
Eu vejo as coisas de forma diferente. Seja qual for o valor da retoma é sempre um beneficio que podemos ter. Para que querem voçês ficar com reliquias nas gavetas em casa. Acham que as Operadoras ganham com as retomas? Eu não sei. A crise afecta todos. :-)

A piada do ano.... :lol: atão as operadoras devem tar numa crise maluca...
 
Por enquanto não me posso queixar porque a Optimus ainda não alterou nada mas tou mesmo a ver se há clientes que já reclamam com os 10€ imagino se passar para os 5€
 
Ainda bem que estou de férias para não aturar os indignados. :P Mas não vou escapar quando regressar à base. Enfim.

É realmente um abuso. As operadoras cada vez tiram mais regalias aos clientes. Apesar de representar uma das operadoras, não me sinto nada bem com isso. Até porque todas elas (exceptuando a Optimus, não sei?) têm lucros brutais! Com as retomas a €5 ainda mais elevados serão!

Quanto ao destino das retomas.. Bem.. :P É o destino que lhes quisermos dar. Já fiquei com algumas. :P A grande maioria vai para reciclagem., aquelas que não têm nenhuma utilidade.. Mas o grande negócio que está por trás das retomas é o abate de IMEIs. Todas as retomas que são devolvidas, pelo menos à Vodafone, têm o IMEI registado numa base de dados de abate. Depois, a Vodafone vende essa base de dados aos fabricantes para que os IMEIs possam ser reutilizados - à quantidade de telefones que circulam no Mundo, e sendo que os IMEIs só têm 15 dígitos, se n fossem sendo abatidos alguns já se teriam esgotado. Por isso.. Nunca se perde nada. Só se ganha. E já agora, também se transforma.. lol
 
Mas a retoma devia ser incentivada!

A ideia e serem recolhidos equipamentos cujo destino alternativo seria o lixo.
Assim vao ser reciclados!

MAs a questão não é essa.
Acho muito bem que sejam reciclados, mas o problema é que eles não aceitam telefones que não funcionem, que não carreguem bateria, ou que não façam ou não recebam chamadas.
Ora assim sendo por 10€ e a funcionar, mais vale dar a um amigo ou a alguém que precise, e não encher a carteira da operadora com essas trocas milionárias para eles.
Agora então, por 5€ nem vale sequer a pena o trabalho e a energia gasta para leva-lo á loja. Mais vale ficar em casa e a servir de telefone fixo.
 
As operadoras devem arranjar algumas falhas dos telemóveis e vender para outros países de Africa, etc...
Até porque muitos dos telemóveis de retoma valem mais de 50€!!
 
Eu já achava ridicula a retoma de 10€ apenas em telemóveis, principalmente nos que custam de 300 euros para cima, agora então que vão passar a retomar apenas por 5€, mais ridiculo me parece.

As operadoras podiam era dar a opção de descontar no valor do telemóvel as chamadas de oferta que os novos trazem. Preferia que me descontassem 20 euros no preço do telemóvel do que trazer esse valor em chamadas.
 
As operadoras devem arranjar algumas falhas dos telemóveis e vender para outros países de Africa, etc...
Até porque muitos dos telemóveis de retoma valem mais de 50€!!



Sim, nalguns casos os telemoveis são recondicionados, ou seja, entregues a empresas (ou à marca não sei) que colocam uma nova capa exterior e reparam o que for necessário... Não sei se será o caso cá mas nalguns países sei que é... Por regra são comerciazados nos países subdesenvolvidos ou até em sites de telemoveis "retro"
 
Malta não desanimem... dei o meu Sharp GX25, todo abrasado de retoma pelo meu novo W910i, e deram-me 20€ por ele. Caso quisesse um Sharp 990h davam-me por 6 telemóveis 60€ de desconto... Mas o importante é os 20€ que me deram de retoma numa loja aqui na Figueira da Foz: S.com. Eles têm uma TMN ao lado e uma Vodafone do outro... acham que alguém que tenha retomas pra dar, vai a TMN ou Vodafone? Pois não! Vai tudo é S.com. Por isso é o que eu acho que ira acontecer nestes próximos tempos. Publicidade do tipo: Nós ainda oferecemos 10€ pelo vosso telemóvel ou Nós ainda oferecemos mais pelo seu antigo telemóvel... A crise é pra todos, até pra quem compra certo? Cada vez oferecem menos... e nós? Cada vez compramos menos e eles terão de arranjar maneira de cativar o cliente. E um emailzito às operadoras a reclamar também não faz mal... Espero que não tenha sido o único até agora a fazê-lo!

P.s.: Mandem um mail, são 2 minutitos...
 
TMN Valor das retomas...

Bom já estão a actualizar os valores das retomas na TMN...

agora o seu telemóvel velho só vale 5€ ye

mais vale fazer experiências com ele do que dar-lo por 5€
 
Eu nunca percebi muito bem a ideia das retomas, nem sei qual é o seguimento que se dá aos telefones... mas se a ideia é promover a reciclagem de equipamentos, acho que os valores de retoma têm sido um péssimo incentivo a essa reciclagem.

Por 5€ deixo o telefone em casa, sabe-se la se não me vai fazer falta no caso do novo avariar ou ter que ir para a garantia... eventualmente o telefone antigo até tem valor sentimental.
E além disso, muitos telefones com menos de 3, 4 ou até 5 anos, valem mais que isso em 2ª mão. até avariados valem mais que isso. por 5€ (ou mais) vendem-se peças, tipo baterias, displays, teclados, capas, whatever.

Além do mais, o aproveitamento do telefone rende muito mais que isso, pelo que essencialmente, uma pessoa ja está a pagar para ficarem com o telefone...
 
Última edição:
Havia uma página no site da TMN que falava disso, basicamente há 2 caminhos que um telefone retomado pode seguir: recondicionamento e reciclagem. No primeiro mandam para o fabricante, este testa-o, poe uma capa nova e vende de novo. No segundo uma empresa desmonta o telemovel e aproveita os componentes.
Pelo que dizia na página em 2006 tinham sido recondicionadimos mais de 200 mil telemoveis enquanto apenas uns 20 ou 30 mil tinham ido para a reciclagem.

Seja qual for o destino, acho que é sempre preferivel a ficar com 1 mono em casa. Este mundo não é infinito?
 
ou seja, a maior parte dos telefones dados para retoma, ainda têm mercado, e podem ser revendidos... pelo que valem substancialmente mais que esses 5€.
é um excelente negocio para quem vende telefones.

Não percebo porque é que o pessoal que entrega um telefone desses para retoma, não pega no ocasião, e vende o telefone por 30 ou 40€..
 
Isso do recondicionamento deve ter os seus limites. Tenho telefones que funcionam brilhantemente mas que exteriormente estão todos marados... Riscos por todo o lado e etc. Teria que ter uma carcaça totalmente nova.. Vai daí que não sei se compensaria muito.
 
Back
Topo