1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Reduzir o número de "objectos"

Discussão em 'Web Development' iniciada por joaopj, 10 de Agosto de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 608)

1. joaopj

joaopj Power Member

Olá pessoal.

É o seguinte, a minha página tem aproximadamente 6 "objectos" (files de CSS e javascript) externos que vêm com ela quando alguém faz o "load" da página. São muitos "requests" para quem tem uma internet lenta não é ?

A minha ideia inicial foi meter o código do javascript e CSS dentro do file principal, neste caso o index.php, dentro da <head></head>. Ficaria mais ou menos assim:

Código:
    <html>
    <head>

[INDENT]<style type="text/css">
    .umaclass{propriedades;}
    #umaID{propriedades;}
    </style>
    [/INDENT]
    [INDENT]<script type="text/javascript">
    todo o código aqui
    </script>
    [/INDENT]
    </head>
    <body>
    toda a bacorada do meu site
    </body>
    </html>

E realmente, isso ia diminuir o número de requests, mas eu ia ficar com um index.php MUITO desorgânizado e ia ser dificil trabalhar nele quando fosse editar...
    Então eu pensei em incluir tudo com PHP :) Por exemplo:

Código:
    <html>
    <head>

[INDENT] <style type="text/css">
    <?php include'css.php'; ?>
    </style>
    [/INDENT] 
    [INDENT] <script type="text/javascript">
    <?php include'javascript.php'; ?>
    </script>
    [/INDENT] 
    </head>
    <body>
    toda a bacorada do meu site
    </body>
    </html>

Eu já tentei fazer isto, e realmente funciona.
    Agora eu quero é saber se é seguro, se há falhas de segurança, e se é aconselhavel...

(Ahh e também queria saber se confirmam a minha teoria de que iria realmente diminuir o número de requests se eu incluisse todos os files em vez de... digamos "anexa-los" do modo tradicional)

Obrigado

2. HecKel

HecKel The WORM

Julgo que os CSSs e JavaScripts nem te vão alterar nada no desempenho da página, por uma questão de organização, recomendo-te a teres as coisas bem separadas.

Imagens, applets e afins, isso sim, vai ser chato com os requests e afins, agora CSS e JS não te deve trazer problema nenhum.

HecKel

3. joaopj

joaopj Power Member

Está tudo bem orgânizado em folders, e a nivel da página saberei como faze-lo... Não tenho applets e só 2 imagens, tenho é muito javascript e queria saber se posso usar aquele metodo que está no meu primeiro post....

4. mascker

mascker Power Member

Viva,

Desde que não submetas nada através do JavaScript ( httprequest ) não existem problemas de segurança.

Em relação aos requests se os ficheiros que fores incluir forem do mesmo site, não há problema nenhum. Faz um include, é melhor manter o código organizado.

Não sei se o segundo código que tens é o final, mas não percebi porque fazes o include do CSS e do JS em PHP??!!!

Saudações

5. joaopj

joaopj Power Member

é que eu pensei que se fizesse o include do CSS e JS em PHP isto fosse uma operação "server side" e as coisas fossem incluidas para quando o usuário estivesse a fazer o load da página, as coisas se comportarem como se fosse no código 1....
    E o segundo código é suposto ser o final sim, mas secalhar está errado até dizer chega :S

O segundo código pode substituir o primeiro ?

6. mascker

mascker Power Member

Javascript e CSS não são server side, logo o script será sempre carregado...

Não me parece.

Para fazeres um include de um css fazes o seguinte
    <link href="estilo.css>" rel="stylesheet" type="text/css">

ou
    <style type="text/css">
    @import url("estilo.css");
    </style>

Para fazeres o inlcude em JS fazes o seguinte

<script language="JavaScript" src="/javascripts.js"></script>

saudações

7. joaopj

joaopj Power Member

Obrigado, mas eu sei como se fazem esses includes, e é o que estou a fazer de momento no meu site.

Mas eu queria melhorar a situação, e em vez de ter que carregar esses files em separado, inclui-los em PHP na minha página.... Isto não fará o browser carregar o HTML CSS e JS tudo junto num file como um único request ?

8. mascker

mascker Power Member

VIva,

Carregar os ficheiros juntos não te vai fazer diferença "nenhuma" já que quando abres um site num navegar ele envia vários requests ao mesmo tempo para acelerar o processo.

Cada imagem cada request, cada script cada request, cada ficheiro externo cada request...

Se queres a minha opinião não te preocupes com isso. Se os ficheiros estão no mesmo dominio não sentes diferença nos ganhos

Saudações

9. joaopj

joaopj Power Member

OK, Obrigado por tudo :)
    Eu tava aqui com umas manias porque antes eu tinha uma internet de dial up então sou um bocado freak com optimizações heeheheh...

10. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

É melhor teres separados... assim faz cache dos ficheiros... se mudares de página só pede o php, o resto já tem.

Partilhar esta Página