Reduzir partição do Windows

manji

Power Member
Boas,

Queria reduzir a partição do Windows de modo a ter mais MB no linux (duh :-D )

Já tentei com o Partition Magic mas dá sempre o erro 1529. Dizem que resolve correndo um chkdsk, mas até agora, nada.

Com o gparted tem de ser via LiveCD, mas ainda não experimentei...

Será que alguém tem mais experiência com isto?

Abraço!
 
Boas,

Queria reduzir a partição do Windows de modo a ter mais MB no linux (duh :-D )

Já tentei com o Partition Magic mas dá sempre o erro 1529. Dizem que resolve correndo um chkdsk, mas até agora, nada.

Com o gparted tem de ser via LiveCD, mas ainda não experimentei...

Será que alguém tem mais experiência com isto?

Abraço!

e assim eu nao me estou a lembrar bem mas no windows a uma pequena ferramenta administrativa onde tu podes criar partiçoes alteralas podes fazer tudo
 
Boas,

Peço desculpa.. se calhar não fui explícito.

Estou a correr ubuntu já há algum tempo, de modo que pouco ou nada tenho feito via Windows.

O que eu quero fazer é reduzir a partição NTFS e passar esse espaço extra para o Linux. :)

Já tentei com o Partition Magic, mas dá sempre aquele erro ao tenter redimensionar a partição! Com o gparted penso que só dê em modo LiveCD, pois o gajo não mexe nas partições que tiverem a ser usadas...

Queria saber se alguém já tinha feito isto.. algumas hipoteses de resolução..

Abraço!
 
Usa o GParted, reduzes o tamanho da partição em que tens o Windows usando a opção "Resize/Move" e depois aumentas a partição em que tens o linux usando a mesma opção.
 
Chato porquê? É a melhor maneira que pode haver para fazer isso. Assim tens a certeza que não há programas a aceder ao disco nem nada.
Pegas numa pen, "gravas" lá o liveCD, bootas, alteras e quando voltares já está tudo em ordem. Não é preciso usar programas pagos, que te obrigam a reiniciar o sistema para aplicar as alterações, etc, etc...
 
Boas,

O meu problema e que o espaco que quero usar esta ANTES da particao do Ubuntu! Logo, vou ter de copiar a particao do Ubuntu para a recem-criada...

O problema e que ao fazer isto vou ficar com uma particao chamada 'copy of dev/sda2'

Como posso mudar o nome da particao para depois entrar tudo certinho no Ubuntu...

PS- estou sem acentos, hehe
 
copy of? Não estarás a complicar as coisas?
Primeiro, se as partições tiverem dados aumenta "exponencialmente" o risco de haver problemas ao mover os dados de um lado para o outro.
O ideal é moveres os dados para outro disco, ou gravares dvds e depois alteras as partições vazias.

Se vais passar espaço de uma para outra, só tens de diminuir o tamanho no final da partição 1 e aumentar o tamanho ao inicio da partição 2.
Não há copy's para nada.
 
Mas repara no seguinte:

Eu tenho o Windows em /dev/sda1 e quero reduzir esta partição e aumentar na /dev/sda2.

O que acontece é que fico com 'unallocated space' entre o sda1 e o sda2, e o gajo não me deixa recolocar esse espaço vazio à sda2!

Se o espaço vazio ficasse depois da sda2 então já dava! Vê aqui:

http://i10.tinypic.com/54l2tg1.png

Deste modo a única solução que encontrei seria copiar o dev/sda2 para o espaço vazio ( que passaria a chamar-se copy of ... e depois aumentar o 'copy of.. ' de modo a açambarcar o /dev/sda2.

Confuso? lol :D

Obrigado pela ajuda!!
 
Última edição pelo moderador:
Bolas a imagem ficou grande! Pensei que a techzone fizesse o re-size.

Anyway, encontrei um How-To para fazer o que quero.. mas brincando com a instalação do Ubuntu..

Não haverá outra maneira? :|

Abraço!

Boas,

Como não encontrei uma maneira simples e segura de o fazer optei por transformar aquela partição em /home ;)

Abraço!
 
Última edição pelo moderador:
Boa solução, seja como for não entendo porque não haveria de te deixar fazer o resize da sda2 para aproveitar o espaço livre antes.
Tens a certeza que não tinhas essa partição montada?
 
Yep. Por alguma razão o gajo não me deixa acumular o espaço livre se este estiver antes da partiçao :\

Abraço e obrigado! :)
 
Back
Topo