Reduzir temperatura da northbridge

nfh

Power Member
Há algum tempo atrás substituí o cooler original do meu processador (um velhinho mas fiel i7-920) por um sistema de watercooling da Corsair.
A temperatura do processador reduziu drasticamente, mas passei a ter um efeito secundário inesperado: a temperatura da northbridge passou dos 30 e poucos ºC habituais para 60ºC.

Uma vez que deixou de haver tanto fluxo de ar na zona do processador, imagino que essa seja a causa principal.
Entretanto estou a tentar perceber se há alguma coisa que eu possa fazer para minimizar este problema. A minha ideia era arranjar forma de montar uma fan que faça correr ar diretamente no dissipador da northbridge, mas não vejo como é que conseguirei fixar a fan.

A motherboard é esta: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2959#ov

Alguém tem alguma sugestão?
 
Basta teres 2-3 ventoinhas na caixa que terás bom airflow, mas 60ºC na northbridge é pacifico, deves é ter a ram mais quentinha, e os vreg's todos do cpu, dai que convem mesmo teres BOM airflow na caixa.
 
Pois, se calhar é aí que estou a falhar... tenho várias ventoinhas montadas na minha caixa (uma full tower), nomeadamente:
1) as duas ventoinhas do radiador do Corsair H75 em push-pull (ou seja, em pressão positiva)
2) duas ventoinhas de de 90mm em pressão positiva na zona dos discos rígidos;
3) uma ventoínha de 120mm no cimo da traseira da caixa em pressão negativa.

Sugerias uma configuração diferente?
 
Tambem, mas isso deve ter uma espécia de massa térmica peganhenta que é chata de remover, mas nada que alcool e paciencia(e uma palheta ou um cartão de plástico não resolva, NADA de coisas metálicas que riscas o dissipador todo.
Á partida isso leva massa térmica.
Dá-me ideia que tens mais ventoinhas a tirar ar da caixa que a meter, ou não.
 
Em relação ao dissipador da Northbridge, como aquilo é um heatpipe, não me queria por em aventuras a tirá-lo do sítio. E como o aumento da temperatura está mesmo relacionado com o facto de não ter lá a ventoinha do dissipador original, trocar a massa térmica não ia ao cerne da questão.

Em relação às ventoinhas que tenho, na realidade são mais a meter ar do que a tirar (as ventoinhas do radiador e as pequenas junto aos hdd metem ar para dentro da caixa, apenas a grande na traseira é que expele ar para o exterior).
 
Back
Topo