1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

reduzir voltagem

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por |RickY|, 9 de Julho de 2003. (Respostas: 11; Visualizações: 3877)

1. |RickY|

|RickY| OC Legend

boas, é uma pergunta muito basica mas o que uso para reduzir uma voltagem?

resistências? usei uma resistência de 10k e vi k reduz uma voltagem, mas aqueceu muito, por exemplo se eu quiser reduzir os 5v mandados numa fixa molex da fonte, para 1.5v k tipo de resistência ponho? e ja agora que contas fasso para saber k resistência por?

cumps & tanx

2. FASC

FASC Power Member

R=U/I

R -> Resistência
    U -> Diferença de potencial (voltagem)
    I -> Intensidade da corrente (amperagem)

Agora é só fazeres as continhas que precisas! :D

Hugs.

3. |RickY|

|RickY| OC Legend

ya tanx =) mas uso uma resistência normalissima dakelas com riscas a volta?? testei com uma dessas e akece muito :|

4. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Pah!!! primeiro de tudo o que é que keres ligar aos 5v? tens de saber a potencia ou a corrente q gasta o q keres ligar.

Dps sabes que : V=R.I <=> R=V/I :D :D :D

logo : R=(Vi-Vo)/I

em que : Vi=5v Vo=1,5v
    I=corrente q gasta o dispositivo q keres ligar
    (poes a corrente em amperes e da-te a R em ohms)
    Depois de axada a resistencia tens de saber a potencia para a resistencia (ha de varias potencias akelas + pekenas e comuns de
    1/4 e 1/2 Watt).

Sabes que : P=V.I ===>>> se meteres a corrente em Amperes date a potencia em Watts.

Vamos fazer um suponhamos : :D :D :D

Suponhamos q tu keres ligar um LED de 1,5v e que gasta 0.02A

R=(Vi-Vo)/I <=> R=(5 - 1.5)/0.02 = 175 ohms

P=V.I <=> P=1,5v * 0.02A <=> P=0.03W
    logo um de 1/4 W serve para o que tu keres

Resumindo vais ter de comprar uma resistencia de 175 ohms e 1/4 W

Nota: à medida que a tensão e a corrente vão aumetando a potencia tb aumenta

Espero que te tenha ajudado. Foi um bukado à pressa nao sei se me inganei mas penso que não.

Fika bem !!!
    :D :D :D

5. Crusher

Crusher Power Member

V=RI

"A Vaca que RI." :D

Isso deve aquecer muito talvez devido à uma queda de tensão na resistência... acho.

Pelo menos não é muito correcto fazer isso se quiseres reduzir a voltagem da linha de 5v.

6. CyberX

CyberX Power Member

Que estas a tentar alimentar? Se e' alguma coisa que consuma ate' 0.5A podes tambem usar diodos em serie (um por cada 0.7, significa que precisas de 5 para baixar dos 5V para 1.5V, independentemente do valor da corrente).
    Os diodos 1N4001 (uns 10 centimos cada) aguentam ate' 1A, mas aquecem um bom bocado com essa corrente. Para correntes maiores, ha' uns diodos com uma lingueta de metal que se podem aparafusar num dissipador, mas nesse caso vale mais usares um circuito regulador de tensao.

7. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Ya, dps tambem há sempre a hipotese dos reguladores de tensão mas são mais caros, mas se forem forem para correntes maiores tem de ser isso, nao vais la com uma simples resistencia.

Nota: estes tb akecem bastante tem de levar um dissipador em cima.

Nota 2: se a ressistencia akece mt é porque já ta no seu limite, se não xegou a passar mm !!! tens de usar uma de maior potencia, faz as contas que pus no meu post !!! :)

Fika bem:D :cool: :cool:

8. bobex

bobex Power Member

desculpa,
    mas estás enganado, os 1n4001, são diodos rectificadores, não servem para baixar tensão nem voltagem, apenas rectificam corrente alterna para continua, etc...

podes é utilizar um diodo zener de 1,5v 1w, com o anodo para a massa, e catodo para os 5v, mas isso va-te fazer baixar a voltagem na fonte de alimentação, depende do circuito k keiras, se te explicares melhor, posso te arranjar um circuito regulador de voltagem/tensão

9. CyberX

CyberX Power Member

Desculpa, mas TU e' que estas enganado, vou-me alongar um pouco so' por causa disso :)

Um diodo e' sempre um diodo: do anodo para o catodo caem cerca de 0.7V (nos de silicio, como o 1N4001) e do catodo para o anodo nao passa nada ate' se atingir o nivel de zener, e a partir dai' comporta-se semi-linearmente, quase como uma resistencia
    (ou seja: um zener e' um diodo quase normal feito para ser usado propositadamente ao contrario,sendo afinado consoante o nivel de "disrupcao" a que se pretende que "abra").

Um diodo serve para muita coisa, a mais obvia que aprendes e' essa de rectificar corrente, mas garanto-te que nao fica por ai'... (e sim, ja' usei esta minha ideia, nao em PC's mas com microcontroladores de 5V, 4 pilhas de 1.5V e dois 1N4001: 4x1.5-2x0.7=4.6 serve perfeitamente para um PIC de baixo consumo e excuso de gastar dinheiro e espaco nas placas com reguladores de tensao, que ainda por cima desperdicam tensao inutilmente).
    Tambem ja' usei LED's: os vermelhos fazem cair cerca de 1.7V, mas normalmente nao aguentam muito mais que uma centena de mA.

A ideia que deste serve perfeitamente para correntes fracas (regra geral nao ha' zeners com capacidades de dissipacao muito altas nem com os valores exactos que queremos, costumam ser feitos em intervalos discretos, como as resistencias e os condensadores) mas continua a exigir uma resistencia entre a fonte de tensao e o catodo do zener, com um valor de

R=(Vin-Vout)/Iout

e uma potencia de

P=R.I^2

A potencia no zener e' P=Vout.Ioff [Ioff e' a corrente em vazio, a que passa pela resistencia e pelo zener quando nao se esta' a puxar carga, Ioff=(Vin-Vout)/R]

Mantenho a questao: qual o objectivo? Muita corrente ou pouca corrente?

E tensao e voltagem sao a mesma coisa, so' que "tensao" e' a palavra certa, como corrente e' a palavra certa para amperagem.

Desculpa o tom "professoresco", nao pretendo criticar-te ou dar-te licoes, OK?

10. bobex

bobex Power Member

na boa,

mas não é muito fiavel, pq podes (embora dé mais trabalho) fazer um circuito simples, e mais fiavel...

e kuando falei em os 1n4001 serem rectificadores, foi em termos tecnicos, e não practicos, pq pelo k me deste a entender tb trabalhas no ramo, e sabes que as vezes kuando usamos a teoria, na pratica borra tudo

alem disso eu falei em utilizar-se um circuito, em termo geral, não sabendo a amperagem que ele vai necessitar, por isso lhe pedi para explicar melhor, para o k era.

Fica bem :003:

Última edição: 12 de Julho de 2003
  11. |RickY|

|RickY| OC Legend

obrigado a todos, o que eu quero é alimentar um termometro com 2 sondas, k aki tenho a pilhas, atravez duma ficha molex,

tenho de ler melhor as vossas respostas, agora tenho de ir jantar senão levo um tiro :P

ja leio tudo melhor =)

cumps & tanx

12. Slowmottion

Slowmottion Power Member

Eu fiz isso no último MOD,

Resistencias
    1 x 1000 Ohms
    2 x 200 Ohms

um condensador de 10 microfarad's (10 Volts minimo)

um Tiristor (circuito LM317T)

Compra uma placa de circuito impresso daquelas que têm filas soldadas, e já com os furos.

Se quiseres mais informação manda o teu mail que envio-te isto.

Tenho em Word

Ficheiros Anexados:

Partilhar esta Página