1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Reestruturamento do fórum

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por ThatsMe, 1 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 69; Visualizações: 3485)

1. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Boa noite.

Assunto 1:

Vocês (staff) queixam-se de que nós (users) não lemos as coisas e postamos, por exemplo, um tópico para nos ajudar a resolver o problema X no Windows World, em vez de ser no Dúvidas e suporte técnico Windows World. Sendo assim, e crendo eu que o suporte técnico tem uma maior fluente do que o Windows World, por que não colocar o Dúvidas e suporte Técnico Windows World antes do Windows World? Isto seria aplicável também ao Hardware e ao Linux. Ou seja, sugiro que seja assim:

- Hardware - Dúvidas e Suporte Técnico
    -
    Novidades e discussões

-
    Windows World - Dúvidas e Suporte Técnico
    -
    Novidades e discussões - Desktop Modding

-
    *NIX World - Dúvidas e Suporte Técnico
    -
    GNU/Linux & *nix World - Novidades e discussões

Consequentemente a isto, seguir-se-á uma possível remoção da zona Dúvidas e Suporte Técnico. Alternativamente, poder-se-á remover os links para o Suporte Técnico da zona Informática Geral, passando assim a chamar-se Novidades e discussões, sendo o suporte tecnico passado apenas para a respectiva zona.

;

Assunto 2:

Sugiro também, visto a nenhuma movimentação dos seguintes sub-foruns, que os mesmos sejam removidos e que a informação presente neles seja passada para um Sticky na respectiva zona principal:

Extreme Cooling
    HardMods
    Silent cooling

Caso essa alteração não seja feita devido à falta de tempo dos responsáveis, eu mesmo, numa altura em que os exames acalmarem, poderei, a vosso pedido, passar tudo para uma única thread, no caso de Extreme Cooling e Hard Mods, visto o Silent Cooling ser de um sub-fórum diferente.
    ;

Assunto 3:

Sugiro a edição do Anedotas e Curiosidades para Anedotas e Passatempos. As curiosidades têm lugar cativo no Geral, e o sub-fórum Passatempos será agregado ao sub-forum Anedotas.

;

Assunto 4:

Não creio que o local correcto para os sub-foruns Portáteis e Telemóveis & PDA's seja no Digital Life. Não tenho nenhuma sugestão em concreto para uma melhor alocação para estes dois sub-fóruns, mas falo por experiência própria que a primeira vez que precisei de aceder a uma zona de portáteis, perdi uns bons 10 minutos à procura.

;

Assunto 5:

Sugiro a remoção das zonas Resumo Zwame e Hoje faz anos, visto a pouca utilização das mesmas, segundo o meu entender.

;

Assunto 6:

Sugiro a remoção dos seguintes menús da barra inicial:

Comunidade
    Calendário
    Links

;

De momento, é tudo.

Cumprimentos.

Última edição: 1 de Fevereiro de 2009
  2. Romani48

Romani48 Power Member

isto é o que da uma conversa inspiradora comigo :x

3. HecKel

HecKel The WORM

ThatsMe, duas coisas apenas.

1º) A tua proposta de facto iria resolver MESMO muitos problemas do fórum..., curiosamente ainda ontem falei isso com o Koncaman no msn, grande parte dos utilizadores abrem uma thread no primeiro local que encontram e o resultado é quase sempre thread no local errado, no entanto tenho a certeza absoluta de que alguém te vai dizer que isso irá descaracterizar o fórum e ainda mais certeza de que isso não irá ser implementado. A techzone nunca foi um fórum dado a grandes revoluções, existe demasiado medo de se fazerem mudanças radicais.

A minha opinião pessoal, é que de facto iria descaracterizar o fórum, de um fórum de Discussão de Tecnologia iriamos passar a um fórum de Dúvidas e Suporte Técnico, eu vim para cá pelas discussões e pelo que aprendo delas no entanto raramente abro threads de dúvidas (também porque é relativamente fácil encontrar respostas aos meus problemas), a comunidade deixaria de ser apelativa para mim, a solução (neste caso) passa por outro factor, neste momento é impossível separar discussões de dúvidas, irão sempre aparecer dúvidas no meio de threads de discussão, portanto não tem muita logica existe uma secção a meio do index para dúvidas com uma secção a meio, aliás, a secção de dúvidas nem tem sequer sentido de existir, cada um daqueles fóruns teria mais sentido como subfórum de um dos da Informática Geral.

A segunda coisa..., discussão escreve-se com 2 ésses, corrige lá isso que até fere a vista :P

4. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Eish, ODEIO dar erros estúpidos :x Podes ver ver pelas horas a que fiz o post, estava super cansado. E logo eu que nunca doiestes erros, até costumo reclamar com quem os dá! Já corrigi, obrigado.

Quanto à descaracterização do fórum, acho que não passava muito por isso. Passava mais pela divisão das Discussões e do Suporte Técnico. E quanto à remoção das outras coisas tais como os menús que ninguém usa e os aniversários por exemplo? São coisas pequenas que fazem uma grande diferença na arrumação da "casa".

5. tonebiclas

tonebiclas Power Member

acho que devia de haver uma reestruturação era da secção de Modding

6. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Mas essa parte toda das estatísticas podes minimizá-la toda! Basta clickar nas setas do lado direito dos quadros das mesmas, tal como podes fazer as secções do fórum que quiseres.

7. tomassantos

tomassantos To fold or to FOLD?

Quanto ao assunto 1, sugeria assim, isto para Apple, Linux e Hardware também:

Windows World ****
    [​IMG] Dúvidas e Suporte Técnico [​IMG]Novidades e discussões [​IMG]Desktop Modding

****(que não redireccionava para lado nenhum, ou ao carregar não daria para abrir tópicos, obrigando a ir ao outro subfórum... DÚVIDAS E SUPORTE TÉCNICO, pois ninguém carregaria em Novidades e Discussões)

PROBLEMA RESOLVIDO!

Quanto ao assunto 2, o Silent Cooling acho que devia sair, onde nunca há tópicos e não é um tema 'interessante'. Extreme Cooling, tem algum bom conteúdo, e já é um tema mais interessante, acho que está bem como esta, mesmo que seja uma espécie de 'Arquivo' (Há uma secção qualquer sobre overclock, ou cooling, já não me lembro, que está oculta, não é?).
    E o Hardmods é quase a mesma coisa que o Extreme Cooling, podia-se mover a sticky de lá.

Assunto 7: Podiam tirar a Secção de Desktop Modding da secção de Modding, deixando só no Windows.

Assunto 8: Adicionar um link 'Galeria' ao lado de 'Fotografia

8. Frango.

Frango. Power Member

Também concordo com esta sugestão, mas a mesma devia de dar para personalizar no perfil (Visto alguns users não terem galeria).

9. Baderous

Baderous Banido

Sou contra a remoção do "Hoje faz anos". Às vezes sei de pessoal que faz anos aqui pelo fórum. :D

10. VuDu

VuDu Power Member

Acho muito bom que se esteja a tentar encontrar soluções para o enorme problema que anda a deixar as secções cheias de tópicos bloqueados.

A sugestão inicial dada parece-me interessante, mas como já disseram ia dar uma ideia que o fórum seria para tirar duvidas em vez de discutir novidades. Concordo, mas parece-me um mal menor... isto porque da maneira que está o fórum está cada vez mais cheio de lixo e por alguma razão a "malta nova" parece passar completamente ao lado do actual esquema de organização.
    Não sei se por ser o por ser o primeiro link, ou o link com letras maiores... o certo é que o pessoal coloca duvidas na secção errada.

Como observação deixo aqui este ponto de vista: a grande maioria dos novos utilizadores não vem ao fórum para discutir nada, vem para perguntar coisas (que em mais de metade das vezes já foi respondida noutro tópico). Isso aponta para que o problema esteja nesse "perfil" de utilizadores e não no fórum em si.
    Uma alternativa seria então deixar a estrutura tal como está mas coloar as secções de discussão "read only" para utilizadores "verdinhos", abrindo-lhes as permissões de "escrita" ao fim de algum tempo de registo e possivelmente após ultrapassarem um limite mínimo de posts. Imagino que este último ponto levante algumas questões morais :P e que talvez seja apenas prejudicial a uma minoria (assumo eu) que tem conhecimentos minimos necessários e interesse para contribuir positivamente em discussões mas que ainda não está registada no fórum à tempo suficiente.
    Mesmo a esses, não será de todo mau começarem por apenas ajudar os outros nas secções de ajuda e noutras secções "publicas", até passar algum tempo para se ambientarem às regras/funcionamento do fórum e poderem contribuir para as discussões.

Que acham?

11. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

ThatsMe

Excelente post :)

O que acham desta divisão?

Sobre a navbar 300% de acordo.
    Queria introduzir isto na discussão e eu depois prometo que respondo aos pontos principais.
    Como o ThatsMe poderá seguramente isto parece mais simples do que efectivamente é. Chegamos a um ponto que não temos forma de encaixar a coisa.

12. VuDu

VuDu Power Member

Não sei até que ponto essas alterações (do gif) farão diferença.
    O pessoal não continuará a postar do mesmo modo, no primeiro sitio com mais gente que lhe apareça à frente?
    Os títulos das categorias que estão no gif não parecem os melhor, principalmente no que diz respeito a tentar separar as secções de discussão dos vários SOs das secções de dúvidas.

Já agora, uma separação desse género seria bem-vinda na parte dos ISPs, porque os tópicos dos ISPs estão cheios de pessoal a queixarem-se do sinal, do tráfego, etc...

13. Mitch

Mitch Banido

a secção "configurações" precisa de mudar de nome para "configurações de pcs novos" com subtítulo "que componentes escolher para o seu próximo pc ou upgrade" ou coisa do género, senão temos lá as pessoas a pedir para configurar o messenger ou outra coisa qualquer.

14. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Boas

O problema maioritário são os tópicos criados no local errado. Penso que com aquela possivel alteração, ou seja, que tenhas o Duvidas logo por baixo do "novidades" o numero de tópicos no local errado iriam diminuir, visto que não seria necessario fazer scroll down no index principal do forum para encontrar a secção de duvidas que está separada de tudo o resto.

Em relação aos nomes, não são minimamente definitivos e com certeza iriam ser alterar para algo mais simples como "Suporte tecnico de Hardware" por exemplo..

A ideia principal seria reagrupar as tematicas

Hardware para um lado, software para outro, secção para o desenvolvimento e outra para o IRS etc..

Cumps

15. IcePicK

IcePicK Power Member

- Fotografia dentro de Desenvolvimento?

- Também acho que se deveria dar mais uso aos Prefixos dos Títulos dos tópicos.

- Porque não uma secção para problemas dentro de "Telemóveis & PDA's"

16. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

O fotografia encontra-se neste momento como sub-forum do desing e multimédia..ao haver uma transferencia para uma secção nova ele iria acompanhar o desing e multimedia ;)

17. MikeFR

MikeFR Power Member

Estou de acordo com muitas das coisas. uma coisa que não ainda não referiram: Até ao responder a um post, aparecem as notificações!! Para mim, é mais uma coisa que pode ser alterada.

Em relação aos portáteis, telemóveis e PDA's, talvez a melhor colocação fosse no "Hardware".

A ideia de nomes mais claros poderia, inclusivé, fazer diminuir o numero de post colocados em foruns errados. Outra alteração possivel: se o TZ Tabbed fosse a skin por defeito, os novos users teriam muito mais facilidade em detectar o "Duvidas e Suporte Técnico" , por exemplo, do que neste layout. Penso que assim os post colocados em foruns errados iria diminuir bastante.

Para mim, mais urgente mesmo, é a resolução dos acessos ao forum. A estrutura pode vir depois :)

Cumps.

18. esquiso

esquiso Power Member

Por muito que goste dos amigos da Maçã, acho absurdo haver uma secção inteira só para os ditos. Por alguma razão é que há uma secção chamada 'Software' - e para os que dizem que 'Ah, mas temos os ipods e os iphones e quês', esses fóruns não são, a meu ver, necessários (para alguma coisa é que existe o 'Digital Life').

---

Em relação ao post inicial, gostei da generalidade das propostas. A 1ª proposta penso que teria mais sucesso na versão do tomassantos. A 4ª proposta concordo, mas apenas porque o nome 'Digital Life' não é explícito o suficiente. A 5ª, concordo com o 'Resumo Zwame', que foi uma adição recente e não faz lá grande falta, mas penso que os aniversários deviam ficar - afinal, somos uma comunidade. A 6ª, concordo com o 'Calendar', mas não com os outros dois - o Quick Links dá imenso jeito e o Community é útil para aceder à lista de membros.

19. petersaints

petersaints Power Member

Também concordo... dedicar uma Secção Inteira a uma marca?? Ok é a Apple... mas ainda assim não deixam de ser leitores de MP3, telemóveis, portáteis, SO, etc... Para isso também se fazia a secção da SONY, TOSHIBA, NOKIA, etc.

20. Mitch

Mitch Banido

é a mania do elitismo :p também quero uma secção SONY e uma secção ASUS e uma secção... ETC

Partilhar esta Página