Reestruturamento do fórum

Por muito que goste dos amigos da Maçã, acho absurdo haver uma secção inteira só para os ditos. Por alguma razão é que há uma secção chamada 'Software' - e para os que dizem que 'Ah, mas temos os ipods e os iphones e quês', esses fóruns não são, a meu ver, necessários (para alguma coisa é que existe o 'Digital Life').

Neste momento tens um sub-forum dedicado ao apple iphone e um dedicado ao software da apple que estão separados do Duvidas e suporte tecnico e do Novidades..ou seja tens 2 foruns e 2 sub-foruns só com a tematica apple. Se esta possivel restruturação andasse para a frente terias que espalhar a Apple pelas várias secções e penso que apenas iria dispersar conteudos..

Mike Fr: Os portateis passariam sem duvida para o hardware e ficariam lado a lado com o suporte tecnico de hardware e o configurações que me parece o local mais correcto

Em relação ao tirar o Telemoveis& pda do Digital Life não vejo necessidade nisso..
 
Última edição:
Neste momento tens um sub-forum dedicado ao apple iphone e um dedicado ao software da apple que estão separados do Duvidas e suporte tecnico e do Novidades..ou seja tens 2 foruns e 2 sub-foruns só com a tematica apple. Se esta possivel restruturação andasse para a frente terias que espalhar a Apple pelas várias secções e penso que apenas iria dispersar conteudos..

Vamos ver. Neste momento tens:

Informática Geral
- Apple World - fórum de discussão de novidades ligadas à Apple como empresa (seja de hardware ou de software
-- Software Apple World - fórum de discussão de software para Mac OSX
-- Apple iPhone - fórum de discussão para um "telemóvel"
-- Dúvidas e Suporte Técnico Apple World - link para um fórum de dúvidas sobre a Apple como empresa numa secção completamente à parte.

Na reestruturação passaria a haver:

Apple World
- Novidades Apple (Software? Hardware?)
- Software Apple (Novidades? Dúvidas?)
- Apple iPhone
- D&ST Apple World (sobre quê, mesmo?)
- Análises, Artigos e Tutoriais

Ora, meus caros. Depois da reestruturação passará a haver uma secção chamada 'Software'. Podem perfeitamente lá por a história do 'Software Apple', o 'D&ST Apple World' e o 'Análises, Artigos e Tutoriais' e não ficava nada mal. Quanto ao 'Apple iPhone', ainda hoje me continuo a perguntar como raio é que ele existe - afinal de contas, não é para isso que serve o 'Telemóveis & PDAs' [desde já notifico o erro: os plurais não se fazem com 's, mas sim com um simples s]? Ficava a sobrar o 'Novidades Apple'; mas, nada temam. O hardware Apple poderia ser tratado como hardware normal - que é - e o software Apple já tem uma secção só para ele. E se podem misturar 'Windows' e 'Linux' no 'Análises e Artigos' do 'Software', penso que também conseguem arranjar espaço para a Apple.

Problema resolvido.
 
A secção de Fotografia deveria de estar juntamente com "Motores, Babes e afins"

Na minha opinião não deveria de haver vários sitios com Windows e Linux.

Na parte de informatica geral:

- Hardware
-- Dúvidas e Suporte Técnico Hardware
-- Hardware, Componentes e Periféricos

-Windows
-- Dúvidas e Suporte Técnico Windows World
-- Desktop Modding
-- Windows World & Software

-Linux
-- Dúvidas e Suporte Técnico *NIX World
-- *NIX world

- Macintosh
-- Software Apple World
-- Dúvidas e Suporte Técnico Apple World
-- Periféricos Apple
-- Apple World & Mac

- Programação
-- Web Development

- Design e Multimédia

- Internet, redes, segurança
-- Wireless
-- ISP
-- P2P
..............................................
Os entretantos parecem-me bem
...............................................

- Comunidade
-- Babes
-- Cinema, Musica e Artes
-- Desporto
-- Digital Life
--- Cinema em Casa
--- Telemóveis e PDA's
-- Fotografia

Sim, deixei os portatis de fora porque são computadores na mesma e com os prefixos existentes actualmente no forum ([netbook],[portatil],etc...), não me parece ser necessário uma categoria para computadores portateis.

Coloquei Cinema em Casa, Telemóveis e Fotografia no geral porque acabam por ser passatempos / gostos / "coisas" que não são de origem informáticas.
 
Vamos ver. Neste momento tens:

Informática Geral
- Apple World - fórum de discussão de novidades ligadas à Apple como empresa (seja de hardware ou de software
-- Software Apple World - fórum de discussão de software para Mac OSX
-- Apple iPhone - fórum de discussão para um "telemóvel"
-- Dúvidas e Suporte Técnico Apple World - link para um fórum de dúvidas sobre a Apple como empresa numa secção completamente à parte.

Na reestruturação passaria a haver:

Apple World
- Novidades Apple (Software? Hardware?)
- Software Apple (Novidades? Dúvidas?)
- Apple iPhone
- D&ST Apple World (sobre quê, mesmo?)
- Análises, Artigos e Tutoriais

Não consigo perceber os (..?) que colocaste no desenho da nova restruturação. Então como está não te colocam duvidas e dps passariam a colocar? quando a unica coisa que se faria era passar os sub-foruns para foruns?

Apple World
- Novidades Apple (Software? Hardware?) --> fórum de discussão de novidades ligadas à Apple como empresa (seja de hardware ou de software
- Software Apple (Novidades? Dúvidas?) --> fórum de discussão de software para Mac OSX
- Apple iPhone
- D&ST Apple World (sobre quê, mesmo?)
- Análises, Artigos e Tutoriais[/QUOTE]

Ora, meus caros. Depois da reestruturação passará a haver uma secção chamada 'Software'. Podem perfeitamente lá por a história do 'Software Apple', o 'D&ST Apple World' e o 'Análises, Artigos e Tutoriais' e não ficava nada mal. Quanto ao 'Apple iPhone', ainda hoje me continuo a perguntar como raio é que ele existe - afinal de contas, não é para isso que serve o 'Telemóveis & PDAs' [desde já notifico o erro: os plurais não se fazem com 's, mas sim com um simples s]? Ficava a sobrar o 'Novidades Apple'; mas, nada temam. O hardware Apple poderia ser tratado como hardware normal - que é - e o software Apple já tem uma secção só para ele. E se podem misturar 'Windows' e 'Linux' no 'Análises e Artigos' do 'Software', penso que também conseguem arranjar espaço para a Apple.

Problema resolvido.

Tens noção que ao misturar o D&st de hardware da apple com o restante a confusão iria ser maior?

Neste momento o D&ST de hardware já é dos foruns mais movimentados e ao adicionares o hardware da apple vais juntar 2 foruns com bastante movimento e tornar aquilo quase impraticavel:rolleyes:
 
Tens noção que ao misturar o D&st de hardware da apple com o restante a confusão iria ser maior?

Neste momento o D&ST de hardware já é dos foruns mais movimentados e ao adicionares o hardware da apple vais juntar 2 foruns com bastante movimento e tornar aquilo quase impraticavel:rolleyes:

então tens de separar tudo por marcas. porque é que só os apple é que são especiais? :p
 
então tens de separar tudo por marcas. porque é que só os apple é que são especiais? :p

Tens mais alguma dessas marcas com as "secções" que tem a apple com este layout? tens mais alguma marca que tenha 2 foruns + 2 subforuns com actividade suficiente e regular para que existam?;)

Lol eu nem tenho Mac nem nada mas parece-me que apenas se iria agrupar uma tematica sem a dispersar pelas restantes secções
 
ThatsMe

Excelente post :)

O que acham desta divisão?

Sobre a navbar 300% de acordo.
Queria introduzir isto na discussão e eu depois prometo que respondo aos pontos principais.
Como o ThatsMe poderá seguramente isto parece mais simples do que efectivamente é. Chegamos a um ponto que não temos forma de encaixar a coisa.

Thanks :)

Como já disseram, não concordo com a fotografia dentro do Desenvolvimento. Concordo ainda com a saída dos passatempos.

Fora isso, parece-me muito melhor a forma que sugeriste. Não é confuso à vista desarmada, e previne que os mais distraidos façam o que muitos fazem e façam perguntas onde não devem fazer. É uma maneira de simplificar isto que acaba por nos ajudar a todos.

Talvez também colocar a fotografia junta com a multimédia e talvez criar algo relacionado com o audio-video portátil. MP3, MP4, DVD Portátil, Fotografia, Video, Edição de Imagem, Edição de Video, etc. O que achas?
 
Não consigo perceber os (..?) que colocaste no desenho da nova restruturação. Então como está não te colocam duvidas e dps passariam a colocar? quando a unica coisa que se faria era passar os sub-foruns para foruns?

Os '?' estão lá por uma simples razão de que não sabia se a estrutura actual se vai manter. ;)

Tens noção que ao misturar o D&st de hardware da apple com o restante a confusão iria ser maior?

Maior seria. Mas justificaria uma secção só para ela?

Neste momento o D&ST de hardware já é dos foruns mais movimentados e ao adicionares o hardware da apple vais juntar 2 foruns com bastante movimento e tornar aquilo quase impraticavel:rolleyes:

Neste momento tens 4 mil threads de D&ST Apple (que inclui Software e Hardware). E dentro do Hardware Apple, tens iPhones, iPods e Macs. Vamos imaginar, num momento de puro devaneio, que tens 2 mil threads sobre Macs - o único hardware que seria incluído no D&ST Hardware porque, penso, telemóveis/PDAs e digital audio players não entram lá.
Tens 44 mil threads de D&ST. Contas feitas, e o 'bastante movimento' que tens no D&ST da Apple representa apenas 4.5% - no máximo dos máximos - do movimento total do D&ST do Hardware. Go figure..
 
Boas

Exactamente..Mas naquela restruturação não separas o D&st de hardware do D&St do software..fica tudo junto impedindo assim uma dispersão da temática. Imagina, agora segundo a tua ideia, que queres procurar algumas coisas sobre a apple..terias que andar a procurar na secção de hardware e depois no software havendo assim uma descentralização da informação referente à apple.

Em relação às percentagens..o Configurações tem à volta de 4000 tópicos e os portateis à volta de 14000 e não é por isso que se vai fazer o merge deles (e se fosse feito ainda ficaria bastante inferior ao agora hcp).

Cumps
 
Então porque não fazem uma secção também só para a Microsoft? Ela também é uma empresa de hardware; no entanto, se eu quero saber novidades sobre os ratos ou os teclados da Microsoft, sabes onde tenho de me dirigir? Portanto, se quero saber novidades sobre ela, tenho de andar, pelo menos, em duas secções diferentes.
E quero saber novidades sobre portáteis. Tenho que andar pelo Portateis e pelo Apple World.
(...)
E por aí fora. A história da dispersão é muito bonita, mas a da coerência é mais.

Quanto a esse último ponto, eu estava a justificar o 'merge' com números. Mas é apenas uma pequena justificação. A maior seria mesmo a questão da 'lógica'. Se não acham que não faz sentido fazer merge do 'Portáteis' e do 'Configurações', não faz, pronto. :)
 
Oh esquiso..a estrategia de mercado da microsoft e da apple consegue ser algo distinta sem falar que muitas vezes tens software apple que só encontras no hardware vendido pela apple e tal não acontece com a Microsoft em que se tem uma enorme distinção entre a parte de software e a parte de hardware e isso basta ver o site da microsoft e ver o cantinho dentro do "produtos" onde está localizado o hardware.

A verdade é que se queres saber uma novidade sobre um mac book vais à Apple world e seria por demais inviavel criar um forum para cada marca que vender portateis. A apple tem a relevancia que tem porque acaba por englobar uma grande variedade de áreas que se interligam, e essa relevancia está presente nesta estrutura actual tendo mais do dobro de foruns/sub-foruns que tem a windows ou o linux..
 
Última edição:
Oh esquiso..a estrategia de mercado da microsoft e da apple consegue ser algo distinta distintos sem falar que muitas vezes tens software apple que só encontras no hardware vendido pela apple e tal não acontece com a Microsoft em que se tem uma enorme distinção entre a parte de software e a parte de hardware e isso basta ver o site da microsoft e ver o cantinho dentro do "produtos" onde está localizado o hardware.

É pá. Eu não disse nada disso. Vou voltar a explicar, desta vez como exemplos.

Here:

Madcaddie disse:
Imagina, agora segundo a tua ideia, que queres procurar algumas coisas sobre a apple..terias que andar a procurar na secção de hardware e depois no software havendo assim uma descentralização da informação referente à apple.

Imagina, agora que eu quero procurar informações/novidades sobre estes três produtos da Microsoft: Microsoft Office, Microsoft Habu e Microsoft Zune. Vou ter que ir às seguintes secções, pela ordem anteior: Windows World, Hardware Novidades e Digital Life.
Tens aqui uma verdadeira dispersão, e em ponto maior. E agora?

Gostava de saber, a sério, porque é que há este estatuto 'de graça' à Apple. Têm um telefone/PDA, mas não podem estar no 'Telemóveis & PDAs'. Têm software, mas não podem estar na parte do 'Software'. Têm hardware, mas também não podem estar na parte do 'Hardware'. Mas afinal de contas, querem criar um fórum só para a Apple? Go figure...

A verdade é que se queres saber uma novidade sobre um mac book vais à Apple world

Se se vai mudar, porque não se pode corrigir?

e seria por demais inviavel criar um forum para cada marca que vender portateis.

Eu estou a defender exactamente o oposto. Um fórum para todas as marcas de portáteis.

A apple tem a relevancia que tem porque acaba por englobar uma grande variedade de áreas que se interligam, e essa relevancia está presente nesta estrutura actual tendo mais do dobro de foruns/sub-foruns que tem a windows ou o linux..

Mas isso não significa nada. Por exemplo, o quadro 'GNU/Linux & *nix World' tem quase tantas threads como os 3 quadros do 'Apple World'. E só o quadro 'Windows World' tem mais que esses 3 + o D&ST da Apple.
 
A extinção do Sub-fórum Apple nem sequer é considerada uma opção. É uma zona útil e permite uma melhor arrumação de conteúdos próprios que de outra forma ficariam espalhados por várias áreas do fórum (como acontecia antes da sua existência).
A ideia principal é optimizar o fórum, não torná-lo confuso. Temos outras áreas que necessitam de aperfeiçoamentos, mas nenhuma secção será criada ou extinta, até que o staff note uma verdadeira necessidade para o efeito.
 
Também concordo... dedicar uma Secção Inteira a uma marca?? Ok é a Apple... mas ainda assim não deixam de ser leitores de MP3, telemóveis, portáteis, SO, etc... Para isso também se fazia a secção da SONY, TOSHIBA, NOKIA, etc.

É realmente apenas uma marca, mas também é uma plataforma, tal como o Windows e o Gnu/Linux *nix...
 
Vá, digam lá a verdade..., a Apple pagou-vos para darem-lhes este destaque todo :x2:

Agora a sério, não concordo com o esquiso neste ponto, de facto a Apple é algo mais do que hardware e algo mais do que software, não se enquadra em nenhuma das outras secções sem a repartir e estar a colocar "bocados" da apple em cada uma das partes iria tornar tudo mais confuso e o que se quer é uma estrutura intuitiva.

Agora a minha opinião pessoal quanto à proposta apresentada, de facto fica tudo bem mais claro mas ficamos com quase tantas secções como com subfóruns o que acho um abuso, a comunidade fica mesmo muito pouco prática e estão a promover alguns fóruns para o index apenas para "encher" secções, exemplo disso é a zona das Novidades Apple e os Artigos reparticionados.

Quanto aos Artigos reparticionados, acho que vai contra a ideia inicial de simplificar, neste momento está centralizado (e bem) e quem quiser procurar por artigos já sabe a onde ir, reparticionando vai tornar as coisas bastante confusas por há artigos multiplataforma, que fazem a esses? Duplicação de tópicos?

Depois há o factor de fóruns que deveriam ser despromovidos, exemplo disso é a secção toda de Computação Distribuida, em temos houve um grande movimento nessas secções, foi quase o olhos bonitos do fórum e toda a gente vibrava quando se subia uma posição no ranking mundial, neste momento são dois subfóruns com um movimento bastante reduzido e quase sem discussões. Já era altura de criarem um fórum designado Computação Distribuida e colocarem os outros dois subfóruns lá dentro, assim sempre deixavam espaço discussão de outros projectos de computação distribuida e condensavam os actuais dois fóruns lá dentro, já não faz sentido estarem no index do fórum.

A zona da Internet sofre do mesmo problema de fóruns que são passados para o index para "encher", o P2P então é por demais, é uma das secções mais "restrictas" da comunidade onde o pessoal tem de pensar 4 vezes antes de submeter um novo tópico, comprovação disso é o movimento que essa zona tem. Não faz sentido zonas com pouco movimento passarem para o index apenas para mostrarem que existem. E mais uma vez..., os Artigos nesta zona também...

A zona Lan Parties e Meetings não percebi porque foi movida para aquela zona, já não se fazem eventos Techzone/Zwame senão por iniciativa dos membros e as restantes threads que aparecem por lá são meramente publicidade a Lan Parties que aparecem pelo país, não há qualquer discussão de "informática" ali, só combinações de mini-meetings lá dentro e mais nada. Esta zona é claramente parte da Comunidade do fórum e não do Informática Especial.

Por outro lado, há a zona dos passatempos fazia sentido dentro do Geral, mas esta compreende-se pois ao mover-se para dentro do Geral tirava-se o acesso aos Members e acho que ninguém quer isso.

Resumindo..., acho bem que se reestruture o fórum, anda a precisar e BEM faz algum tempo, no entanto evitem tornar o fórum demasiado extenso, mesmo quem colapsa as secções (como eu) vai ter uma grande barra negra a meio do fórum cheia de secções colapsadas.

O indicado seria as secções não terem menos de 7 subfóruns e não mais de 10-11 subfóruns, a menos torna a secção ridiculamente mais pequena..., e isso ultrapassa-se com "agrupamento" de fóruns (se os querem desagrupar e não se enquadram em nenhuma secção, então é porque algo está mal), a mais significa que houve alguma falta de ponderação ou que existe algum subagrupamento a ponderar.

Just my €0,02
 
Boas heckel

Em relação aos Artigos e a razão porque foi sugerida esta opção era por um lado para agrupar as temáticas..ou seja..todos os artigos, analises e tutoriais sobre hardware iam para o local X e assim sucessivamente. Esta iniciativa poderia permitir 3 coisas:

1--> Uma melhor procura sem que o user tenha que procura um artigo sobre RAM em 10 de internet/windows etc..podendo assim mais facilmente encontrar topicos relacionados

2--> Promover a participação de mais users para estes trabalhos, a ideia que tenho é que passa um bocado despercebido o forum no local onde está e as pessoas às vezes não sabem se devem postar lá ou não. Passando assim a estar mais visivel poderia haver mais participação e interacção entre membros

3--> Numa possivel associação ao portal seria mais facil manter os tópicos que la aparecem ordenados, por temas aqui no forum que poderiam depois ser discutidos nestas diferentes secções (especulação minha..)

Cumps
 
Última edição:
Madcaddie, ainda bem que falaste no portal porque eu esqueci-me de o referir :P

O Portal iria fazer esse mesmo serviço, agrupar os artigos por temáticas. Aqui no fórum basta ficar tudo num só subfórum, enquanto que há artigos que dá para agrupar outros já têm "multi-temáticas", no portal isso ficaria facilmente resolvido ao se atribuir multiplas categorias a um artigo (estilo WP), no fórum isso implica redundância de artigos.

Depois há o factor pesquisa, que tal como tu referiste, supostamente serve para ajudar o utilizador, mas da forma como está actualmente o utilizador sabe que quer procurar um artigo ou tutorial, ele que entre dentro desse subfórum e que faça a sua pesquisa que as probabilidades de encontrar assuntos sobre RAM em artigos de windows não são assim tantas, tudo se resume a pesquisa.

Se os subfóruns estiverem reparticionados como sugerem, aí deparam-se com um problema, o utilizador tem de saber o que procura e em grande parte das vezes ele apenas quer um Tutorial sobre X, ele nem faz ideia em que secção X se encontra, olha o caso dos iPhones, para mim um iPhone é um telemóvel, para alguns um iPhone é um tijolo abençoado por Deus (aka criado pela Apple), se eu quisesse procurar um tutorial sobre iPhones eu iria procurar na zona dos telemóveis, não iria para a zona da Apple porque como sou newbie nem faço ideia de que iPhone é produto da Apple.

A estrutura tem de corresponder às necessidades de todos os utilizadores e não daqueles que já conhecem a comunidade e/ou daqueles que já têm alguns conhecimentos sobre as áreas todas em geral, a vossa proposta obriga os utilizadores a saberem o que querem, e tu como Moderador do Windows World deves saber bem que isso raramente acontece..., quantas dúvidas não aparecem lá de pessoal que nem sabe o que quer resolver?

A necessidade base do ser-Humano é encontrar, não é saber de antemão o que quer procurar.
 
Última edição:
Hello :)

Tens razão nesse aspecto..o Portal fará isso..mas discordo e tb concordo contigo aqui:

A estrutura tem de corresponder às necessidades de todos os utilizadores e não daqueles que já conhecem a comunidade e/ou daqueles que já têm alguns conhecimentos sobre as áreas todas em geral, a vossa proposta obriga os utilizadores a saberem o que querem, e tu como Moderador do Windows World deves saber bem que isso raramente acontece..., quantas dúvidas não aparecem lá de pessoal que nem sabe o que quer resolver?

É como eu te disse, fica-se com a ideia que os novos membros não sabem onde fica o Analises, Artigos e Tutoriais por estar de certo modo "escondido" e acredito que tal também acontece com alguns powermembers (tal como os anuncios no Windows World :P) e é uma pena porque , na minha opinião,é um dos melhores foruns que a Zwame e tem um potencial extraordinario. A ideia seria essa mesma potenciar esta vertente expandido-a e tornando-a mais visivel e mais centrada em cada tematica

Mas compreendo perfeitamente a tua ideia e vamos discutir isso ;)

Cumps
 
Numa coisa concordamos..., esse é dos melhores fóruns que a TZ tem e curiosamente é um dos mais sub-aproveitados...

Discutam lá isso internamente que da minha parte já fiz o que podia fazer, o meu bitaite já foi dado ;)
 
Serei só eu a pensar que enquanto as secções de duvidas continuarem a ser apenas "sub-secções" das secções de discussão vai continuar a debandada de tópicos bloqueados e avisos coloridos?... independente de mudarem o nome o pessoal novo clicka sempre na primeira coisa que lhe aparece com letras grandes.
Basta olhar para a secção de Linux que apesar de já estar bem estruturada, tem dezenas de tópicos bloqueados.
 
Back
Topo