Reflex Digital Barata

Esses links fizeram maravilhas em relação ao que preciso de saber... Secalhar o que era ideal para mim no inicio era um tipo 18-200 mm ou 18-300 mm para não ter que andar sempre a trocar de lente.
cumpz

Se fosse tudo assim tão simples né? :P
Obviamente que essas lentes com tanto zoom têm um custo, e esse custo não é apenas monetario, é em termos de qualidade.
Essas lentes, principalmente as mais baratas têm uma qualidade bastante má e geralmente estão cheias de problemas como distorçoes e aberraçoes cromaticas.
 
Esses links fizeram maravilhas em relação ao que preciso de saber... Secalhar o que era ideal para mim no inicio era um tipo 18-200 mm ou 18-300 mm para não ter que andar sempre a trocar de lente.
cumpz

Isso é uma mentalidade de comodismo, muito contrária à filosofia das SLRs. Essas lentes (18-300 ainda não existe) podem ser muito práticas, mas sacrificam muita qualidade por terem demasiadas distâncias focais. E as aberturas também não são nada de especial. Isto já para não falar no preço, que é bem elevado.

Em oposição tens lentes "prime", que só têm uma única distância focal, tens que andar sempre a trocar, mas têm qualidade para dar e vender.
 
Esses links fizeram maravilhas em relação ao que preciso de saber... Secalhar o que era ideal para mim no inicio era um tipo 18-200 mm ou 18-300 mm para não ter que andar sempre a trocar de lente.
cumpz

Isso é precisamente o que não se deve de fazer. Lentes como essas não são grande coisa por norma. É preferível ter sempre duas lentes para cobrir uma distancia como essa. Mas dou-te um conselho, não compres lentes para os milimetros, compra porque precisas, ou para determinada situação. O objectivo de um fotografo, não é ter as lentes todas dos 10mm aos 1000mm, penso eu:p
 
Se fosse tudo assim tão simples né? :P
Obviamente que essas lentes com tanto zoom têm um custo, e esse custo não é apenas monetario, é em termos de qualidade.
Essas lentes, principalmente as mais baratas têm uma qualidade bastante má e geralmente estão cheias de problemas como distorçoes e aberraçoes cromaticas.

Isso é uma mentalidade de comodismo, muito contrária à filosofia das SLRs. Essas lentes (18-300 ainda não existe) podem ser muito práticas, mas sacrificam muita qualidade por terem demasiadas distâncias focais. E as aberturas também não são nada de especial. Isto já para não falar no preço, que é bem elevado.

Em oposição tens lentes "prime", que só têm uma única distância focal, tens que andar sempre a trocar, mas têm qualidade para dar e vender.

Isso é precisamente o que não se deve de fazer. Lentes como essas não são grande coisa por norma. É preferível ter sempre duas lentes para cobrir uma distancia como essa. Mas dou-te um conselho, não compres lentes para os milimetros, compra porque precisas, ou para determinada situação. O objectivo de um fotografo, não é ter as lentes todas dos 10mm aos 1000mm, penso eu:p

Bem... Sendo assim acho que me vou dedicar a comprar primeiro uma 55-200 mm e depois se vir que preciso compro então uma 18-55 mm...
Que dizem agora?
cumpz
 
Pois... Não sei... Ai que confusão... É daquelas coisas que só mesmo a utilizar se sabe... Secalhar o melhor eram as duas xD
Na escola utilizo uma 18-180 na Nikon D80, se não me engano.
cumpz

Já te disse, tens no site da Tamron uma simulação das distâncias focais todas. ficas logo com uma ideia daquilo para que servem.
 
Acho que te vais sentir muito atrofiado sem os 18-55.
Isto porque é este alcance que oferece uma imagem +- parecida à nossa visão, deve ser bem esquesito quereres tirar uma foto do que estás a ver mas não conseguires porque a lente não deixa lol.

De qualquer maneira, essa lente 18-180 que usas na escola deve ter distancias marcadas, podes perfeitamente tentar perceber que distancias é que costumas mais usar.
Ou melhor ainda, existe um software que analisa os EXIFs de grupos de fotos e devolve estatisticas, se já tiveres uma boa quantidade de fotos podes analisa-las e aquilo devolve quais sao as distancias focais mais usadas. Eu usava uma superzoom e também tinha essa duvida relativamente as distancias, processei algumas 300 fotos no tal software, e aquilo deu-me que 90 e tal % das fotos tiradas eram realmente no alcance 18-55 ou equivalente.
edit: http://www.softsia.com/Smart-Photo-Statistics-download-708z.htm
 
Última edição:
Já te disse, tens no site da Tamron uma simulação das distâncias focais todas. ficas logo com uma ideia daquilo para que servem.
Não consegui encontrar nada no site =s Só produtos...
Acho que te vais sentir muito atrofiado sem os 18-55.
Isto porque é este alcance que oferece uma imagem +- parecida à nossa visão, deve ser bem esquesito quereres tirar uma foto do que estás a ver mas não conseguires porque a lente não deixa lol.

De qualquer maneira, essa lente 18-180 que usas na escola deve ter distancias marcadas, podes perfeitamente tentar perceber que distancias é que costumas mais usar.
Ou melhor ainda, existe um software que analisa os EXIFs de grupos de fotos e devolve estatisticas, se já tiveres uma boa quantidade de fotos podes analisa-las e aquilo devolve quais sao as distancias focais mais usadas. Eu usava uma superzoom e também tinha essa duvida relativamente as distancias, processei algumas 300 fotos no tal software, e aquilo deu-me que 90 e tal % das fotos tiradas eram realmente no alcance 18-55 ou equivalente.
edit: http://www.softsia.com/Smart-Photo-Statistics-download-708z.htm
A maioria das vezes uso a máquina sem zoom... Normalmente prefiro deslocar-me eu a mudar o zoom... Não sei porque, mas sempre fui assim...
cumpz
 
Não consegui encontrar nada no site =s Só produtos...

A maioria das vezes uso a máquina sem zoom... Normalmente prefiro deslocar-me eu a mudar o zoom... Não sei porque, mas sempre fui assim...
cumpz

Sem zoom = 18mm.

O que é que te leva então a dizer isto?
Sendo assim acho que me vou dedicar a comprar primeiro uma 55-200 mm e depois se vir que preciso compro então uma 18-55 mm...
 
Sem zoom = 18mm.

O que é que te leva então a dizer isto?

Tou completamente confundido =s
Mas numa conversa que tive por MP aconcelharam-me a utilizar de inicio a lente do kit (se for 18-55) para ver depois qual é que eu iria necessitar... E acho que vou fazer isso. Compro o kit e vou vendo como me adapto com a lente. Se vir que preciso de mais zoom, compro uma para maior zoom... Se achar que preciso de menos, compro uma macro, se me adaptar bem com a de kit compro uma de melhor qualidade.
que dizem?
cumpz
 
Última edição:
Foi esse mesmo, durou quase nada, a minha sorte foi que andava mesmo na fase de comprar depois de ter esperado quase 4 meses pela photokina, foi por horas que não encomendei o da pix k200 + grip + 18-55 + 55-200 + mala que estava a 600€, k200 + 18-55 + 55-300 por 569€ foi realmente um achado e apesar de ser um pack mais "simples", prefiro a 55-300 ao grip e mala, o grip posso comprar depois se sentir necessidade.
O IS no viewfinder acho interessante e uma vantagem mas a 300mm ainda não senti necessidade.

Exacto nem dá para comparar, o da 55-300 é super "apetitoso" 569... nem a nova k-m tem preços desses...
 
sempre achei isso um pouco estranho. Já li isso em todo o lado e se dizem que é, é porque é, mas dá a sensação que os olhos cobrem uma maior distancia.


Paulo allex. Para começar é kit. 90% das vezes. Agora só tens de decidir a marca ;)

Dá essa sensação porque os teus olhos mexem-se mesmo tendo tu a cabeça quieta lol.
Ou seja, quando estás a olhar para um lado e para o outro a tentar perceber qual o alcance dos teus olhos, é uma experiencia que pode ser errada pois os teus olhos mexem-se inconscientemente :P .
Já agora, li ai que os nossos olhos tem uma abertura de F/2 a F/8 lool. É uma boa lente até, no caso da canon devia ser qualquer coisa do genero EF 50mm F/2L IS USM :D (e ja entrei um bocado no off-topic)
 
sempre achei isso um pouco estranho. Já li isso em todo o lado e se dizem que é, é porque é, mas dá a sensação que os olhos cobrem uma maior distancia.


Paulo allex. Para começar é kit. 90% das vezes. Agora só tens de decidir a marca ;)

Bem... Eu fiquei entre Canon por falarem muito nela e Nikon por ser o que usei até agora. Mas acho que para ver isso, o que vou fazer é ir a Aveiro á ***** ou á ***** e pegar numa Canon e ver se se adapta tão bem ás minhas mão quanto a nikon.
Cumpz
 
Bem... Sendo assim acho que me vou dedicar a comprar primeiro uma 55-200 mm e depois se vir que preciso compro então uma 18-55 mm...
Que dizem agora?
cumpz

Se fizeres assim vais deitar dinheiro à rua porque normalmente a 18-55 (lente de kit) vem quase de borla ou a custo muito reduzido, tipo mais 50€, se fores comprar separado é coisa para custar 150€, por isso é preferivel fazeres o contrario, compra com o kit que de qualquer das formas é pouco mais, já ficas com uma lente para colocar no corpo se mais tarde quiseres vender, com a prática verifica se sentes falta do zoom extra, se for o caso compra uma tele, caso contrario poupas a massa e compras uma lente melhor na distancia focal que mais gostas.

Se gostas de fazer zoom com os pés és perfeito para usar uma prime... ou UGA.
 
Dá essa sensação porque os teus olhos mexem-se mesmo tendo tu a cabeça quieta lol.
Ou seja, quando estás a olhar para um lado e para o outro a tentar perceber qual o alcance dos teus olhos, é uma experiencia que pode ser errada pois os teus olhos mexem-se inconscientemente :P .
Já agora, li ai que os nossos olhos tem uma abertura de F/2 a F/8 lool. É uma boa lente até, no caso da canon devia ser qualquer coisa do genero EF 50mm F/2L IS USM :D (e ja entrei um bocado no off-topic)
hehehe, mas a lente tem tambem de ser tilt and shift porque os olhos mexem-se :D
Grande lente sim senhora. E vem com outra grátis hehehe com várias opções de cor, azul castanho...

Eu fiquei entre Canon por falarem muito nela e Nikon por ser o que usei até agora. Mas acho que para ver isso, o que vou fazer é ir a Aveiro á ***** ou á ***** e pegar numa Canon e ver se se adapta tão bem ás minhas mão quanto a nikon.
Cumpz

Eu vou pela nikon. :D
A ***** é um paraíso, tens lá de tudo e deixam mexer em tudo... As pessoas com quem falas também parece que têm alguma experiencia.
 
Back
Topo