Reflex para iniciado com budget de 500€

fenicio31

Power Member
Como as boas regras indicam que se resposta ao inquérito, cá vai:
  1. O QUE: Maquina Reflex ou Bridge
  2. POR QUANTO: +-500€
  3. PARA FAZER O QUE: Será para retratos e paisagens, essencialmente para férias e viagens em família.
  4. PARA USAR ONDE: No exterior mas também em interiores com pouca luminosidade (eventos dentro de casa como festas de aniversário em família, etc.)
  5. COMO ÉS: Sou fotografo iniciado, amador e casual.
  6. JÁ TENS: Canon SX220HS (compacta)
  7. COMO É A TUA "REDE": Tenho familiares que tem reflex´s da Canon nomeadamente o modelo 700D, 50D e 450D.
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online.
Estou a ponderar a Nikon D3300 com lente (18-105 ou 18-140 ou outra "all arround") ou Nikon D5300 com lente 18-55mm, também é hipótese uma maquina bridge como a Canon SX60HS ou Panasonic FZ-200, ou outras que julguem melhor que as referidas.

Caso compre uma máquina da Nikon como a D5300, sabem quais são as principais diferenças entre a AF-S 18-55mm VR/VRII e a AF-P DX 18-55 VR/VRII, no meio de tantas referencias já ando um bocado perdido! Qual será a melhor para o meu perfil?

Neste momento gostava de comprar uma máquina onde a qualidade de imagem fosse referência, mesmo que perca no aspecto da versatilidade, i.e., fazer mais zoom. Uma das hipóteses é comprar uma reflex com uma lente 18-55 e mais tarde comprar uma lente melhor, tipo 18-140/18-200/18-270/etc.

Queria aproveitar esta época do natal para encontrar uma boa promoção e escolher um bom conjunto, por isso peço a vossa ajuda.

Obrigado antecipadamente.
 
Última edição:
Numa palavra: mirrorless...Essencialmente por uma questão de portabilidade que, pelos vistos, acabará por te ser importante.

Olha no tópico das promoções aqui ao lado falaram na Olympus OM-D E-M10 com a 14-150mm (equivalente a 28-300mm) por 499€.
Não é a lente ideal para os interiores, mas para as férias é óptima.

Mas é melhor aguardares por mais opiniões. Não sou propriamente entendido em modelos mirrorless
 
Numa palavra: mirrorless...Essencialmente por uma questão de portabilidade que, pelos vistos, acabará por te ser importante.

Olha no tópico das promoções aqui ao lado falaram na Olympus OM-D E-M10 com a 14-150mm (equivalente a 28-300mm) por 499€.
Não é a lente ideal para os interiores, mas para as férias é óptima.

Mas é melhor aguardares por mais opiniões. Não sou propriamente entendido em modelos mirrorless

Parecem ser boas opções a considerar, desconhecia esses modelos mas daquilo que já pesquisei gosto do conceito um pouco mais portátil que as reflex e o alcance maior da objectiva.

Uma máquina que também estou a considerar é uma Canon G7 Mark II, mas esta tinha que apanhar uma boa promoção para não fugir muito do orçamento estipulado! A máquina ideal seria a Sony RX-100 V mas o preço proibitivo afasta-me da compra.

Por um lado gosto bastante da qualidade fotográfica de uma reflex, mas fico um bocado de pé atrás de ter de carregar uma máquina tão grande em viagem.

Se puderem dar mais alguns conselhos...
 
Então, mas se consideras a RX-100 V, porque não também as antecessoras? São compactas bastante boas e com preços mais acessíveis
O preço afasta-me da RX-100 V e a qualidade de imagem da Cânon G7 MII em condições de baixa luminosidade deixa-me desiludido!! Isto comparando com a dslr D5300.
 
Escolhas o que escolheres, terás de fazer sacrifícios.

Uma RX100 pode não produzir a qualidade de imagem de uma DSLR, mas cabe no bolso das calças.

As DSLRs dão resultados muito bons, sem dúvida. O problema é que costumam ter uma forte tendência para "ficar em casa"...
 
Escolhas o que escolheres, terás de fazer sacrifícios.

Uma RX100 pode não produzir a qualidade de imagem de uma DSLR, mas cabe no bolso das calças.

As DSLRs dão resultados muito bons, sem dúvida. O problema é que costumam ter uma forte tendência para "ficar em casa"...
Pois, é uma questão de estabelecer compromissos. Mas estou inclinado para dar prioridade à qualidade da imagem em detrimento da portabilidade, portanto devo ir para uma DSLR.
 
Estou decidido a ir para uma reflex da Nikon d5300 ou d3400, a dúvida prende-se com a lente que devo comprar, estou inclinado a comprar o Kit com a lente 18-140 AF-S VR mas também tenho a hipótese de comprar o Kit com a 18-55 e a 55-200.

Qual é a vossa opinião?

Por questões de portabilidade da máquina fotográfica, estou mais inclinado para 18-140mm, fica a perder muito face ao conjunto 18-55 e 55-200.
 
Não perdes nada significativo (que se note) de uma 18-140 para o combo 18-55 + 55-200. A não ser o que vai dos 140 aos 200mm.
 
A verdade é que, para teres o máximo de qualidade, tens que considerar variadíssimos aspectos.
Tens que saber o que fazes (o mais importante), tens que conhecer bem a máquina, saber trabalhar a luz e a composição e ter bom vidro.

Uma DSLR vai-te permitir uma maior margem de progressão, sem dúvida, mas será que chegas a níveis onde sentirias limitações "reais" numa compacta avançada?
Eu proponho sempre começar por baixo, pelo mais barato possível.

Falas em duas DSLR de entrada, mas falas nas melhores.
Porque não consideras uma D3200 ou D5200, usadas?!
E em vez de investires numa 18-140mm (que são caras), porque não explorar vidro bom e acessível, como as 35 e 50mm 1.8 e começar a aprender com elas?

Eu comecei com uma DSLR de entrada (uma D3000) e muito cedo comecei a investir cada vez mais (cedo demais).
Ainda hoje sofro desse mal - quero sempre mais equipamento :)
É preciso ter cuidado com isto...

Mas pronto, comecei com DSLR, e cheguei a ter uma das melhores APS-C do mercado (uma D7200).
Mas comecei a dar por mim com dores nos ombros, costas e pulsos, de carregar tanto peso nas minhas saídas fotográficas.

Tudo mudou quando comprei uma mirrorless pequena (uma Olympus E-M5) para a minha mulher.
Quando a comecei a usar comecei a ver que era uma máquina mais indicada para mim.
Era leve, compacta, com lentes de muita qualidade, pequenas e também elas muito leves.

Por isso migrei para Mirrorless (mais concretamente para o sistema Micro 4/3) - troquei uma DSLR DX (APS-C) topo de gama, por uma MFT também topo, mas não "tão topo".
Muitos não entenderam bem o que me levou a trocar de sistema, mas digo-te que não tive qualquer tipo de problema relacionado com qualidade de imagem.
Apesar de saber que a D7200 é mais poderosa e com melhor sensor, vejo a nova máquina como sendo superior para a minha utilização.

E isso foi uma coisa que ninguém me disse - foi fruto da minha experiência.
Por isso é que digo - começar bem por baixo e ir aprendendo tudo e mais alguma coisa, para se evoluir de forma a gastar o menos possível.
Eu por acaso tenho sorte de viver num país onde é fácil comprar e vender usado, por isso não "perdi" muito dinheiro. Mas no nosso Portugal não vejo a coisa tão fácil :D

Cumps
 
Por questões de portabilidade da máquina fotográfica, estou mais inclinado para 18-140mm

A qualidade do conjunto é determinada pelo elo mais fraco. Por isso é um tanto ou quanto contraditório: optas por uma DSLR por causa da "qualidade de imagem", mas depois vais para uma objetiva super-zoom pela "portabilidade"... Note-se que tanto 18-55 como 18-140 são objetivas de gama de entrada, que irão limitar a qualidade do conjunto, que numa DSLR nunca será muito portável.

Por exemplo, para os tais "eventos dentro de casa como festas de aniversário em família" o elo mais fraco costuma ser a iluminação artificial que não só é escassa como quase sempre é de qualidade cromática escassa. Ou seja, consegues resultados muito melhores com a tua compacta atual se juntares ao conjunto um flash externo disparado por simpatia.

em vez de investires numa 18-140mm (que são caras)

~300€ não é caro.
 
Acho caro...
Com isso compra-se uma 17-50mm 2.8 ou uma 35mm 1.8 e quase que dá para a 50mm 1.8 também (se forem usadas dá para as duas).

Dito isto, o meu pai tem uma D5300 com uma 18-105mm VR + uma 35mm 1.8, e não usa a 35mm :P

Cumps
 
Não sei.
No meu caso, por exemplo, é uma gama onde vou poucas vezes (a não ser com a 75mm 1.8).
É uma questão do user ver o que precisa.

Eu preferia 1000 vezes uma 17-50mm 2.8 a uma 18-140 :P

Cumps
 
Oh, não tem nada a ver.
A minha prime, que custou 500 e tal €, é muito diferente dessa lente que estamos a falar :P

É uma lente que uso apenas para retrato, e é espectacular para o efeito.
A 18-140 é uma lente de kit, que para 300 e tal €, não oferece muito, na minha opinião...

Acho que era mesmo preferivel uma 17-50mm 2.8 ou mesmo uma 17-70mm 2.8-4.

Mas isso já é o user que tem que decidir.
Estava mais a falar em termos qualitativos...
Ele quer qualidade, logo vai para uma DSLR - mas não pensa no vidro (que é mais importante do que a câmara :D).

Cumps
 
.
Ele quer qualidade, logo vai para uma DSLR - mas não pensa no vidro (que é mais importante do que a câmara :D).

Eu sei que sou principiante e percebo muito pouco do mundo fotográfico, por isso procurei ajuda aqui no forum, mas eu pergunto entre uma lente 18-55 ou 18-140, e respondem-me para comprar uma 17-50mm (custa 412€) ou 17-70mm (443€), cujo o conjunto ficaria à volta dos 1000€ e tal euros, ainda fico mais confundido!!

Tenho o orçamento condicionado entre os 600€ a 700€ para comprar D5300 com a lente 18-55 AF-P VR ou a 18-140 AF-S VR, a minha questão é se compensa gastar +135€ na 18/140 (diferenças dos Kit com as lentes referidas) e ficar com uma lente com mais alcance para fotografar em viagens de férias.

Ou se compro a máquina com a 18-55 e lá mais para frente, vendo e compro uma lente melhor. Esta hipótese agrada-me mais porque gastaria menos nesta altura, já de si dispendiosa.

Neste momento estou um pouco indeciso, mas está fora de questão gastar mais de 700€ no conjunto (máquina + lente).

Qual a vossa opinião face a estas hipóteses e condicionantes?

P.S. - Comprar material em segunda mão está fora de hipótese.
 
A 18-140 é uma boa alternativa ao conjunto 18-55 + 55-200. A 18-140 tem menos alcance que o conjunto 18-55 + 55-200, mas para viagem é sem dúvida mais prática por não ter a gama interrompida nos 55mm.

Em termos qualitativos há diferenças, mas nenhuma delas irá tirar o máximo de um sensor de 24 MP como o da D5300.

Um kit com uma 18-55 sozinha é sem dúvida mais barato, mas também é o que fica pior equipado, tanto em versatilidade com em qualidade de imagem (a 18-140 é ligeiramente superior à 18-55 na gama comum).

É por isto tudo que é difícil recomendar uma DSLR (sobretudo da gama D5xxx) dentro deste orçamento: ficas com um corpo bom, mas com vidro mediocre, o que resulta num sistema mediocre e pouco prático por se tratar de uma DSLR.
 
Back
Topo