1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Reforma do pc

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por morgoph, 23 de Julho de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 834)

1. morgoph

morgoph Power Member

Reforma de PC

Uma vez que o meu pc já não leva modificações á cerca de 3anos.

o hardware é:
    mainboard shuttle AV49VN
    pentium 4 2.4 ghz
    ram 512MB
    geforce 4 TI 4200 128MB AGP

Queria fazer algumas alterações e gostava da vossa opinião:

Mais 512 de ram, é so encaixar na slot da motherboard e já esta? Qual compro?
    Um cooler novo, uma vez que o que tenho faz mt barulho. Qual aconselham? Qualquer 1 dá ou depende?
    A fan q estava dentro da torre nao funciona. Qual aconselham? devo colocar 1 fan para o disco rigido?
    Que fonte recomendam ou então 1 caixa q traga uma (preferia uma fonte que não tenha muitos fios, vi algo numa revista
    que mostrava uma fonte que em ves do tradiconais jogos de fios um fio grosso em substituição). Caixa média com boa circulação de ar.
    Preciso de 1 disco (minimo 120gb). qual aconselham?

Uma duvida, as caixas ja trazem os leds e os cabos do reset/power/speaker que ligam á motherboard veem na torre/caixa?

Existe algum programa proprio que puxe muito pelo pc pa eu ver como se portam as fans/aquecimento/barulho/memoria e que faça comparações?

Obrigado pela ajuda

2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

1 - Uhm..achava melhores juntares um pouco pra comprares uma maquinita +/- aceitavel do q "tentares" fazer upgrade a esse..

2 - Qual o teu orçamento?

3 - Pa um programa q puxe pelo pc tens vários...Sisoft Sandra...3dmark pa grafica e cpu...memtest pas memorias....prime95

cumps

3. Techdoctor

Techdoctor Power Member

Tens que verificar algumas questões:

- A RAM que tens instalada é de 266MHz, 333MHz ou 400 MHz? É que deves comprar com a mesma velocidade pois se compras mais rápida de nada te adianta pois ela vai funcionar à velocidade das outras, podendo até introduzir alguma instabilidade no sistema (não ponho a hipótese de comprares mais lenta pois neste momento são mais caras por já se venderem muito pouco). Mas tb pode funcionar ok.

- Os 512MB que tens são num módulo único ou duas de 256MB? É que se forem duas de 256MB, coloca a nova de 512MB no 1º slot e depois as outras duas para que o maior módulo seja o 1º a ser acedido pelo sistema. Ganhas em performance pois o sistema só passará para outro módulo se precisar de mais que 512MB, o q n acontece assim com tanta freq.

Quanto ao restante material:

- Qt ao cooler tens vários no mercado muito razoáveis a preços acessíveis. Se nunca mudaste o cooler em 3 anos penso que quase qq 1 será melhor q o teu... (é uma força de expressão!)

- Para ajudar o sistema a arrefecer podes colocar uma ventoinha auxiliar na parte de trás da caixa. Há várias designadas por "silenciosas" a preços baixos (com 5€ já compras uma). Apesar de ser mais uma ventoinha acredita q contribui bastante para q a do CPU n puxe tanto. Certifica-te q a colocas a tirar o ar para fora da caixa e não a mandar ar para dentro (o ar quente é q tem q sair)

- Eu n tenho ventoinhas nos Discos precisamente por causa do ruido (seriam + duas a "bufar"), mas q eles aquecem... ai isso aquecem. Se puderes compra. Os Discos agradecem.

- Se comprares só Fonte, escolhe uma de 400W ou mais (depende de quanto puderes gastar). Se comprares Caixa com Fonte, vê realmente qual é a Fonte q traz (podes sempre pedir para pagares a diferença para uma melhor) e se a Caixa n tem a Fonte montada de lado, ou seja, por cima do CPU. Isto tira mais de 50% da eficiência da ventoinha do CPU. Do mesmo modo qd estiver tudo montado deves ter a precaução de q n fiquem cabos a passar por cima dessa mesma ventoinha pois tb lhe retiram cerca de 20% de eficiência.

- Qt ao Disco eu já experimentei muitos de muitas marcas diferentes e fiquei sempre com muito boa impressão dos Seagate. Mas tens outras marcas boas: Maxtor, Hitachi, Fujitsu, Western Digital... No q à capacidade diz respeito penso q neste momento é uma asneira comprar de 120GB pois por mais 3 ou 4€ compras o de 160GB; e por mais uns 12€ o de 200GB; e mais uns 10€ pelo de 250GB... A partir daqui é q os saltos s maiores!

- Leds e cabos de reset/power/... --> Sim, as caixas já vem com isso tudo.

- Programas para fazer testes ao PC... --> o Daniel Maia já te indicou os mais conhecidos (e provavelmente os melhores)

Se tiveres mais alguma dúvida, "chuta"! Se eu souber...

Última edição: 24 de Julho de 2006
  4. morgoph

morgoph Power Member

O meu orçamento é reduzido uma vez que tenho um portatil com um bom
    hardware para jogos on-line, edição de imagem....
    Esta torre que tou a re-montar vai ser para downloads/uploads o que
    significa muitos dias sem desligar daí eu querer que a torre tenha boa
    circulação de ar e queira apostar nas fans

Quanto á ram:

DIMM1: 512 MB PC2700 DDR SDRAM
    Velocidade da memória PC2700 (166 MHz)
    Só um modulo de 512 de 166Mhz

Depois disto o que aconselhas Techdoctor?

Obrigado pela ajuda

5. Techdoctor

Techdoctor Power Member

Indicaste a RAM como tendo velocidade de 166MHZ, o q é falso.
    A tua Board só aceita memórias DDR e estas tem como velocidade menor os 200MHz. A tua como é uma PC2700 significa q trabalha a 333MHz (se fosse PC3200 era a 400MHz, p. ex.).

As memórias são por vezes "bichinhos complicados" para trabalharem em conjunto... 2 módulos podem trabalhar juntos muito bem num PC e noutro nem sequer funcionarem.

Para minimizares problemas aconselhava-te a, se possível, tentares comprar 1 módulo = ao q tens: mesma marca e modelo (o q implica desde logo mesma velocidade, mesma capacidade e mesma geometria/configuração).

Se n conseguires da mesma marca, pelo menos pede com a mesma configuração dos "chips" (circuitos inegrados) da q tens, isto é, mesmo nº de "chips" e mesma geometria (ou "chips" só de 1 lado ou dos 2, com eles ao alto ou deitados, ...).

6. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Uhm..aconselhute a fazeres uma configuração completa..se consegires vender esse material todo inda melhor...diz +/- o orçamento q tens...200/300€?ja se faz uma maquina +/- acessivel..e muito melhor do q fazer upgrade a esse...e acho q todos irão ter essa opinião..depende agr do orçamento..

cumps

7. ShadeX

ShadeX Power Member

Ultima vez que vi esta foi na *****. Não era muito barata, mas a fan de 120mm colada aos disco é terrivelmente eficiente. Se vais ter a box ligada 24/7, acredita que ter queres preocupar com os HD's.

Eu para esse tipo de uso costumo ir mais para isto para poupar uns trocos valentes na conta da luz. Um P4 .4 24/7 mama um bom bocado mais que um C3/C7. E assumindo que a luz não passa a vida a ir abaixo, só ocasionalmente fazes hashing aos ficheiros completos, e assim, que se lixe o CPU power... Alem de que são uma beca resistentes ao meio ambiente :D A minha saudosa V8000 esteve um ano montada em cima da mesa a bombar 24/7 (o projecto da caixa foi sendo adiado...)

Partilhar esta Página