1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.
    Remover anúncio

Pc Completo Reforma i7 920

Discussão em 'Desktops' iniciada por Freixo_Espada_C, 13 de Novembro de 2020. (Respostas: 10; Visualizações: 457)

1. Freixo_Espada_C

Freixo_Espada_C Power Member

Ora bem, chegou o momento de reformar o meu i7 920.

Poderão ver as specs na assinatura.

Não é normal da minha parte mudar de máquina em curto espaço de tempo, mas sim indo adicionando um ou outro componente e caso seja necessário "actualizar" a gráfica.

Chegou a altura de reformar o 920, e fazer uma máquina para uns bons tempos e consoante o tempo, adicionar mais hardware a mesma, mini updates.

Para já vou dar voz ao questionário e no final darei um resumo.

=============================================
    Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1800€, podendo ir ao 2000€, mas se der para baixar dos 1800€ melhor. Para comprar no final do mês caso surjam boas promos, ou então a meio de Janeiro do próximo ano.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
    Pc completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
    a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) - 2K
    b) Edição video / imagem - Um pouco, mais imagem
    c) Office / Navegação web / Filmes
    e) Outra? Qual? - Programação

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
    No mínimo 5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
    Não vou aproveitar nada.

6) Vais fazer Overclock?
    Sim

7) Características Gerais:
    Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
    > Corsair 4000D Tempered Glass Preta

b. Processador (Intel ou AMD)
    > AMD 5800x

c. Motherboard (chipset, formato)
    > MSI MAG X570 Tomahawk WiFi

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
    > 16GB - 3200Mhz/3600Mhz - CL15/16

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
    > 3080

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
    > M.2 500GB

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
    >

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
    > 750watts

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
    nop

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
    Já trás a Motherboard

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
    nop

11) Contexto, comentários adicionais.

Aqui vai o resumo, tenho está config em mente:
    AMD Ryzen 7 5800X 8-Core 3.8GHz c/ Turbo 4.7GHz 36MB SktAM4
    ATX MSI MAG X570 Tomahawk WiFi
    G.SKILL Trident Z RGB (For AMD) 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16
    Asus TUF Gaming GeForce RTX 3080 10GB GDDR6X
    Noctua NH-D15 Chromax Black
    Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular
    Samsung 970 Evo Plus 500GB MLC V-NAND NVMe
    Corsair 4000D Tempered Glass Preta

Mas ainda tenho algumas dúvidas em alguns componentes.
    A Ram, a gráfica para já são as minhas grandes dúvidas.

Pretendo comprar o PC em duas partes, a torre e depois, talvez no próximo mês o monitor.
    Fica a dica, o monitor irei usar para já o velhinho de 24'' a 60hz, depois quero comprar um de 27'' 2K a 144hz, mas fica para depois.
    Para já vai ser a torre. Queria aproveitar algumas promos no chamado "Black Friday", sei que algum hardware neste momento não está fácil de comprar devido ao stock. Mas queria tentar comprar até ao final do mês tudo, ou quase tudo, ou seja, a gráfica deve ser o mais complicado.
    Caso contrario, só irei comprar em Janeiro do próximo ano.
    Neste momento a minha grande duvida, está com a RAM e Gráfica.

Thks!

Fim do Questionário

2. DiogoAntunes

DiogoAntunes Power Member

Boa Config, so mudava o SSD para WD black SN750 que arranjavas + barato a +- 70€ e nesse PC metia um HDD storage senao tiveres do outro PC.
    Memorias por esse preco arranjas 3600 Cl16 e preferia uma fonte 650w Plat, que a 750w gold

3. Freixo_Espada_C

Thks pela sugestão.

O M.2, q falas tem velocidades um pouco mais baixas do tinha em mente, mas nd de por aí além, é de considerar.
    A curto médio prazo, quero adicionar dps outro M.2, e na loucura, usar mesmo um ssd de 2.5 para storage. o que tenho no PC, é um WD black de 1Tb, e tenho medo que de um dia para o outro diga "adeus", já tem algum tempo.

memorias é para já a minha dúvida maior, quase a par da gráfica.

Essa PSU q falas, já é mais carita q a 750w. Apesar de ser Plat, não ficaria um pouco na redline? Daí ter ido para uma 750w.

Thks

4. DiogoAntunes

A fonte de 650w chega , agora se queres ir para os 750w tb nao vejo mal nisso =)
    Se queres uma 3080 a Asus TUF é boa escolha, não percebo qual é a duvida, mas para 2K a 3070 , se arranjares mais perto dos 500€ é capaz de ser melhor relação desempenho/preço.

Compra umas memorias 3600 CL16 enquanto has há venda por +- 80€ 2x8gb.

Cps

5. Freixo_Espada_C

Thks!

A fonte, neste caso a que referi, a gold diferem 25€ entre elas. Agora, se baixa de gráfica de uma 3080 para 3070, talvez compense mais.

Tenho que ver melhor as comparações e possíveis desempenhos entre a 3070 e a 3080 a 2k, e como referes olhar para a relação desempenho/preço.
    Estava mais inclinado para a 3080, mas o meu se não, seria mesmo o modelo, e a asus TUF estava inserida nas opções.

As memorias não encontro a esse preço, só quase o dobro se não mesmo o dobro.

Thks!

6. DiogoAntunes

Podes usar o comparador precos, ainda ha kits de Crucial 3600 CL16 2x8GB a 80€, tens de proucurar.

Cps

7. Freixo_Espada_C

Bom, acho que já tenho quase tudo definido, continuo em dúvida na RAM,

Vou para isto:

AMD Ryzen 7 5800X 8-Core 3.8GHz c/ Turbo 4.7GHz 36MB SktAM4
    ATX MSI MAG X570 Tomahawk WiFi
    16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 ?????
    Asus TUF Gaming GeForce RTX 3080 10GB GDDR6X ou 6800xt (A 1ª que arranjar em stock e a preços aceitáveis)
    Noctua NH-D15 Chromax Black
    Seasonic Focus Gold GX 650W Full Modular
    Samsung 970 Evo Plus 500GB MLC V-NAND NVMe - Ou WD black SN750
    Corsair 4000D Tempered Glass Preta

Falta o monitor, talvez avance já para a compra.
    Tenho estes dois em mente: ASUS TUF VG27AQ ou LG 27GL850-B , estou mais inclinado para o ASUS, mas caso apanhe uma boa promo, avanço para a compra.

Começo a ver falhas de stock em muitos componentes, acho que vou conseguir comprar quase tudo, menos o CPU e a Grafica durante o fim de semana. Espero apanhar promos em todos os componentes.

Aceito feedback do ppl, e principalmente sugestões em relação à RAM.

8. DiogoAntunes

Deves comprar memorias melhores e vais fazer OC

9. Freixo_Espada_C

Neste momento é o componente que estou mais "perdido" e em dúvida.

EDIT:

Crucial? Bom feedback?

Vi esta opção: Crucial Ballistix BL2K8G36C16U4B 3600 MHz 16GB CL16

Última edição: 26 de Novembro de 2020
  10. DiogoAntunes

Essas memorias sao bem boas, pelo preco , pk e que nao compras crucial esta no mercado dasmemorias ha mais tempo que a Corsair por exemplo, podes confiar eles sao fabricantes msm. Essas sao 3600 CL16.