Reformar material full Frame

schon

Power Member
  1. O QUE: mirrorless , preferencialmente com sensor CROP
  2. POR QUANTO: 500~600€
  3. PARA FAZER O QUE: Fotografia de rua, e ter sempre a maquina a mão
  4. COMO ÉS: amador
  5. JÁ TENS: Nikon D300 e d700
  6. Comprar em loja física ou online, usado se for preciso.

Ora bem, já tenho há alguns anos uma d300 e uma d700, com várias lentes (Nikkor 80-200 2.8 2 ring, NikKor 24-85, Samyang 14mm 2.8, Nikkor Af-d 50mm 1.8).
Infelizmente, neste último ano tive de reduzir drasticamente a minha actividade fotográfica (parando com a fotografia desportiva) devido a um problema no ombro. Entretanto fui operado e fiquei bem, mas sinto que o peso do material cansa-me mais.
Aliado a isto, neste momento estou com um problema no joelho, o que não me facilita a vida.

Resumindo, cada vez menos uso o material que tenho, e estou seriamente a pensar vender quase todo o material full frame (D700, Samyang 14mm, 24-85), ficar com a d300 e a 80-200 (que adoro) para esporadicamente fotografar carros.
Com esse dinheiro pretendo comprar uma maquina mais pequena, com sensor CROP, e com controlos manuais mais ao menos acessíveis (se for para ir para menus esquecam....).

Confesso que neste momento, não estou muito dentro da "oferta" do mercado.
A minha ideia, era ter algo da Fuji ou Sony, com uma lente 16-50, ou algo parecido, para fotografia de rua mais ocasional. Preferia também que tivesse um viewfinder. Não me importo minimamente de comprar usado, pois não me preocupa muito ter o último grito em termos de sensor.
 
Se queres abandonar FF por causa do peso, parece-me que a 80-200/2.8 devia estar logo no topo de lista de "equipamento a despachar".

Por outro lado, o teu orçamento parece-me muito apertado para um sistema mirrorless APS-C.

À parte disso, e tendo em conta o que pedes e o teu orçamento, consideraria primeiro uma Panasonic LX100.
 
Muito obrigado @strobe pelos conselhos, por acaso já nem me lembrava desse tipo de cameras.
Realmente para o que quero fazer a Lx100 parece-me adequada, lente luminosa, range de 24-75, 12 mpx, a Panasonic LX100 parece-me ser uma boa aposta.
Por a mesma ordem de ideias estive a dar uma vista de olhos na RX-100 III da Sony, ainda vou analisar melhor (os controlos parecem-me piores)

Quanto a 80-200 2.8 está fora de questão vender, porque é a lente que mais uso para desporto automóvel...
Apesar de a partir de agora passar a ser algo mais esporádico, quero ter material minimamente capaz para o efeito. Não abdico dos 1,2kg dela.
 
E uma Fuji X100?
A nova vai sair agora, se calhar consegues uma das mais antigas por um preço jeitoso.
São as "ultimate cameras for street photography" :D

Vê também as M43, que são pequeninas e leves.

Cumps
 
Obrigado pela sugestão @MylleZ acredito que a Fuji X100 tenha melhor qualidade de imagem por ter uma lente fixa e um sensor aps-c.
Mas infelizmente, não me agrada muito estar preso ao equivalente de 35mm...
Acho que prefiro perder um pouco do lado do sensor, e ficar com alguma flexibilidade oferecidas pelos 24-75mm da Lx100.
Já descartei praticamente a Rx100 III, pois prefiro a abordagem da LX100 (além da vantagem do sensor 4/3).

Ainda vou ver o que há em sistemas 4/3 com lentes intercambiáveis...
 
Entretanto já despachei a D700 e a Samyang 14mm 2.8 :).
Após alguma análise, apesar das vossas sugestões decidi avançar para o sistema Fuji X, pois arranjei uma xe-1 e uma 18-55 F2.8-F4 (novas) dentro do meu orçamento(só a d700 deu praticamente para cobrir o valor).
A lente 18-55 da Fuji sendo uma lente relativamente cara(ainda vi leilões por essa lente nos 350~400 euros), o corpo ficou praticamente por 100 Euros.
Provavelmente vou investir depois numa samyang 8mm para completar mais o lado wide, sei que vou ter de brincar/lutar com a distorção mas sei que 18mm (28mm+-) sabe-me a pouco.
Talvez opte depois por uma 50mm M42 manual baratucha para brincar...

Sei que a xe-1 não é das mais recentes, mas experimentei uma de um amigo e gostei muito dos controlos e mesmo do EVF(que é um pouco lento). O peso do conjunto com a 18-55 pareceu-me bem razoável e relativamente compacto, não dá para por no bolso mas é uma diferença relativamente grande em relação a d700. Isto para não falar que é um conjunto mais discreto para foto de rua.
 
Última edição:
Gostei da X-E1 que tive, apesar das limitações e tenho em conta a gama, é um equipamento muito capaz e interessante.

A objectiva não é má de todo mas não vale o que pedem por ela.

Vendi a que veio com a minha X-T1, nova, por 300€.

Se gostas de primes vê a 18mm.
 
Obrigado pelo feedback, gostei muito do que vi na do meu colega... Gostei muito do peso, formato, layout dos botões, controles, etc...
Não gostei muito da maneira como se selecciona o ponto de focagem, poderia ser um pouco mais directo, o evf é um pouco lento (indoor sente-se o lag), mas estou pronto a fazer algumas concessões e tentar aproveitar a maquina.

Os preços que pedem por a 18-55 são mesmo irreais, mas por enquanto vou manter, terei de arranjar algo ultra-wide ou mesmo fish-eye, pois é algo que estou cada vez mais viciado :).
18mm, tenho de ver, mas é uma distancia focal um pouco difícil para mim.
 
Wide na fuji ou vais para as samyang's ou tens a 14mm, 16mm ou 10-24, o problema das Fuji é o preço.

Eu como gosto de primes wides e a 16mm destaca-se da 14mm pela qualidade ótica, fui para a 16mm.
 
Obrigado, acredito que seja excelente mas 16mm atira-me para 24mm, não é mau, mas prefiro mesmo algo mais wide.
Desta vez estou pronto a ir para a Fisheye 8mm da Samyang... tentar um desafio novo.
Tenho visto fotos muito interessantes com essa lente, tanto com o aspecto original como em "defished".
 
Eu foi o problema que tive com a fuji x100 e o que me levou a vender-la. Tenho saudades da qualidade dela, mas a lente fixa a 24mm (+/- 35m) acaba por ser para mim quase uma tele e não wide.

Neste momento com a a7 tenho a 1635 e ando a ver se encontro alguma lente com AF entre os 16 aos 20, mas ainda só encontro ou muito caro ou para aps-c.

Se te adaptas bem ao foco manual (nas fuji ate´gostei de usar algumas vezes) a Samyang deve fazer-te feliz :P
 
Pois, 24mm(35mm) não é fácil também para o meu olho, por isso descartei logo a hipótese da x100, que é uma bela maquina :).

Na D700 usei extensivamente a samyang 14mm que também é manual, e nunca tive problemas, pois em ultrawide é muito fácil ter tudo em foco.
De qualquer forma, se correr mal, ou não me adaptar a focar manualmente na Fuji e a Samy 8mm, vai para venda e arranjo outra solução.
 
Exacto. Há sempre a opção de salto :D

Eu ainda há pouco tempo ponderei voltar ao sistema da fuji, mas depois de andar a ver as lentes existentes, acabei por preferir manter como estou.

A Sony já tem boas opções para full frame, mas falta ainda os preços baixarem :lol:
 
Para mim os 16mm (24mm) não é muito wide para paisagem, mas para uma all-around que será utilizada principalmente em fotografia de rua é perfeita.

Os 24mm agradam-me mesmo muito.
 
Pois, cada um com a sua panca :P
Eu tenho uma UGA e não consigo gostar muito dela.
Prefiro fazer panoramas, com lentes mais longas, para as paisagens...

Uma X70, acho que dava mais do que bem. Para fotografia de rua uma 8mm manual não me parece que seja o indicado...

Mas agora a máquina já vem a caminho :D
Era só por curiosidade.

Cumps
 
Pois são pancas :), É assim para a fotografia de rua vou me contentar com a 18-55, que deve dar para o gasto. 18mm está no limite, preferia começar pelo menos nos 16mm, mas genericamente penso que irá servir.

A Fisheye a 8mm, é para aqueles casos onde estou a ver enquadramentos meios malucos e onde sei que os 18mm vão ser insuficientes... E pela minha experiência sei que acontecia bastante.
Com a D700 na rua gostava de usar a 24-85, alternava muitas vezes para os 14mm Samyang.... e mesmo assim quantas vezes achava que podia ser um pouco mais wide :).
 
Back
Topo