Reformar material full Frame

Hehe, pois é panca mesmo.
No inicio tinha decidido abdicar desse lado ultra Wide e ficar-me por algo tipo 16-50, mas visto a camera permitir a troca de lentes, vou esticar um pouco o orçamento :) e manter o vicio.
 
Última edição:
@schon estamos no mesmo barco e ninguém nos entende :P

Eu entendo.

Na Fuji iria para a 10-24/4 e não pensava mais nisso. Para ir mais wide seria melhor ficar em FF.

Fisheye não é um look que me atraia, especialmente agora com a saturação das actions cams. E fisheye com defish continua a ser fisheye a hora de compor (suponho que a Fuji não faz defish in-camera).
 
Apesar de todos os defeitos que possa ter uma lente Fisheye, estou disposto a experimentar.
Tenho usado bastante com a minha action cam (equivalente a 15.3mm) e gosto dos resultados, simplesmente como não tem ecrã é terrível compor a "olho".
Gosto bastante do look, e sei que em PP consegue-se fazer um defish bastante aceitável.
Se por ventura não gostar ponho a venda e avanço para outra coisa.

Em relação a Fuji 10-24 é muito cara para mim, iria usa-la quase como uma prime (colado aos 10mm em 99% do tempo). Tenho lido muita coisa boa sobre ela, mas não queria esticar em demasia o orçamento.

A Samyang 10mm por o que percebi tem um tamanho/peso demasiado desproporcionado para a maquina, pena porque 10mm seria interessante.

A Samyang 12mm é pequena e leve, ainda é uma opção que estou a considerar, seria "pouco" wide para o que quero (tive durante 2 anos uma Tokina 12-24 na D300). Teria de me mentalizar com o compromisso de perder alguns mm.

De qualquer das formas, agora vou aproveitar uns tempos a maquina com a 18-55, e com calma tomo a decisão sobre a ultra wide.
 
Última edição:
a 10-24 comporta todas as distâncias focais que gosto e uso, isto sem contar com o uso esporádico de uma teleobjectiva para retrato.

Não fui para ela pelo tamanho, abertura e, opticamente falando, a 16mm ganha-lhe aos pontos.
 
Bem, venho desenterrar o tópico.

Já agora...vou despachar a D300 e a 80-200 (o @strobe sempre tinha razão), porque simplesmente não quero voltar a fotografar desporto automóvel, e para o que faço não me compensa o peso(nem posso infelizmente).

Voltando ao meu dilema.... após algum tempo de uso da x-e1 estou bastante satisfeito com a maquina e tem correspondido em quase tudo.
O Af é um pouco lento, mas nada que me tenha limitado muito para o tipo de fotos que faço.
A maquina é discreta, mas fiquei desiludido com o barulho do shutter mecanico, pensei que fosse um pouco mais silencioso.
Gosto da maquina,e penso guarda-la.
Neste momento, em termos de lentes tenho a 18-55 f2.8-F4, a 50mm 1.8 da Nikon adaptada, e Helios 58mm F2 adaptada, e a caminho vem uma Samyang 8mm 2.8. A Samyang 8mm é um teste, se não gostar vou tentar algo menos fisheye, tipo 12mm. Mais tarde talvez compre a 28mm, ou 35mm para ter uma prime standard.

Sempre gostei de ter dois corpos, para não andar a alternar entre lentes. Já percebi que os corpos da Fuji desvalorizam bastante, pelo que estava a pensar um segundo corpo um pouco mais avançado que o x-e1. Assim mantinha sempre uma lente ultrawide/fisheye na x-e1, e no segundo corpo usava outra lente.

Não querendo investir muito, estou neste momento indeciso entre uma X-T10 usada ou X-T1 usada.
Interessa-me ter o shutter electrónico(para ser mais stealth), o Wifi (dá sempre jeito), gosto da ideia do tilt, e de umm grip um pouco mais confortável/equilibrado.
Penso também que o AF de ambas será bastante superior a X-e1, não sendo fundamental para mim é sempre agradável.
Estive a ver e a rever entre a x-t10 x-t1, e tirando o wheater sealing(que pouco me preocupa) peso e tamanho, existe assim alguma diferença fundamental entre as duas ? Em termos de EVF, alguma das duas tem mais lag?, em termos de tempos de gravação nos cartões, em termos de AF.... etc... ?
 
Última edição:
esquece a x-t10.

vai para a x-t1.

consigo ver algumas limitações na x-t1 mas só porque tenho a x-t2. Dito isto, vais sentir um salto enorme da x-e1 para a x-t1.

O peaking focus é muito melhor, já tens cores ao contrário da x-e1 e tens ainda a questão dos firmwares, a x-t1 ainda recebeu este último firmware lançado esta semana.

Eu daqui a uns tempos dependendo de como correr os trabalhos que tenho em mãos, talvez venda a x-t1 ou para comprar o grip para a x-t2 ou para arranjar uma x-pro/x100.
 
@APedro, vou ponderar ainda, mas estou realmente um pouco mais inclinado para a X-t1, são cerca de 150~120 Eur de diferença com a X-t10 que são capazes de valer a pena.

A única coisa que me faz ainda pensar... é o tamanho, mas realmente não parece assim tão "maior" que a x-t10, continua bem mais pequena que a D300 e a D700. Alias mantendo uma x-e1 e uma x-t1 na mesma mochila tenho menos peso que a D300 sozinha .
 
Back
Topo