Refresh rate em TFT... dúvida...

Fernandinho

Banido
Olá pessoal.

Estou aqui com uma dúvida a intrigar-me.

Tenho um TFT Samsung 710N que acho espectacular e uma Radeon 9600Pro a alimentá-lo... só que nas especificações da samsung diz que aguenta 1280*1024 a 75Hz, mas o meu está na casa dos 44hz*60 Hz a essa resolução... é normal isto?

No trabalho tenho um Samsung 152s a 1024*768 que tem o refresh rate também nesses valores: 48.3*60...

Será valores "normais" ?

Lembro-me que nos CRT esses valores eram quase "mortais" para os olhos, certo? Também sei que a tecnologia é diferente... mas não deveria estar a 75Hz?

Ou depende da gráfica?

:rolleyes:

Cumprimentos
 
Num TFT não tens cintilação. O refresh rate é feito pixel a pixel, ao contrário dos CRT's que é feito em todo o seu monitor.

É irrelevante o refresh rate do monitor para um TFT
 
Obrigado desde já pela tua resposta.

Então mas as especificações dizem que na resolução máxima daria 75Hz... eu uso a resolução max e não me dá os 75hz...
 
eu tenho um monitor igual a esse

de facto nas specs diz que a resolução máx é 1280 1024 @ 75hz

porém o windows não detecta este modo, tenho q tirar a opção de "mostrar apenas as resoluções suportadas" para poder escolher os 75hz, e corre na perfeição assim

a tecnologia TFT é diferente dos CRT, mas acredita, é mto mais agradável 75hz do que 60hz.

é só comparar o desktop de uma e de outra maneira :)
 
o 710N tem apenas entrada VGA

por acaso tb acho bastante aborrecido o windows não reconhecer esse refresh rate como suportado, quando na verdade funciona a 100%
 
Pois... o 710 não tem DVI, logo só tem a entrada anlógica.

Mas como se pode fazer esse truque para se por a 75hz? e não afectará nada no monitor nem pc?

E de que diferença falam? Em termos de rapidez, cores?'???

Mais confortável como?

Desculpem lá estar só com perguntas a chatear-vos... :rolleyes:

Cumprimentos
 
é diferença do género de mudares refresh rate num CRT...

mesmo os 60hz no TFT não sendo iguais aos 60hz no CRT é bem mais confortável à vista o modo 75hz que o 60hz neste TFT

fica com bastante menos cintilação :)
 
Só uma cena.. Tb tenho um TFT (LG L1715S) (mudei ha umas semanas)
Nas specs recomendam para se usar 1.280X1.024 e 60 mHZ (eu uso assim), vale a pena usar esta frequencia, ou nao faz diferença ser 60 Ou 75. que é o q este TFT aguenta...?

Realmente nao acho diferença de usar a 60 ou 75... lol.
Deve se usar o q o fabricante recomenda?
 
Fernandinho disse:
Obrigado desde já pela tua resposta.

Então mas as especificações dizem que na resolução máxima daria 75Hz... eu uso a resolução max e não me dá os 75hz...


Instala os drivers do monitor (sim, os monitores também têm drivers )
 
tens no windows uma opção que diz "show hidden refresh rates" ou coisa do género. PAra ter os 100Hz no meu Sony tenho de seleccionar isso.

Só deves ter acesso a essa opção se tiveres logged in como admin, julgo.
 
Olá pessoal!

Desde já quero agradecer a vossa ajuda! :D

Quanto ao refresh rate, fiz o que disseram, desmarquei a opção apra msotrar apenas os modos suportados e pus a 75Hz... passou de 64Hz *60Hz (coo estava predefinido) para 80Hz*75Hz... só que agora há um problema... começa-me a fazer dor de cabeça... :confused: Será normal? :rolleyes:
 
não...

não notas a imagem bastante menos cintilante com 75hz?

mas caso sejas uma excepção e os teus olhos se acomodem mais a 60hz que a 75hz volta a por os 60 :)
 
Back
Topo