1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Refresh Rate no monitor...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Tupac, 19 de Junho de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 2423)

  1. Tupac

    Tupac Power Member

    Boas pessoal...andava por aqui a vaguear no fórum e vi que o refresh rate do monitor é importante para jogos e etc devido aos Fps... A minha duvida é : Faz mesmo diferença ?
    Já agora , eu costuma ter 60 Hz , agora meti nos 75hz , e parece que vejo isto desfocado(Nao está desfocado mas se ollhar de repente parece , nao parece tao nitido como nos 60hz ), é mesmo assim ?

    Por agora é tudo...Obrigado a quem responder!


    :kfold:
     
  2. DrakoSupremus

    DrakoSupremus Power Member

    Bem... não sei muito acerca desse assunto, mas uma coisa te posso dizer.

    Quanto mais alto for a frequência de hertz, menos terás os olhos cansados.
     
  3. Tupac

    Tupac Power Member

    Menos ? Por acaso ia editar agora a thread a perguntar se cansa mais os olhos, pois parece me que me cansa mais os olhos nos 75hz do que nos 60hz :confused:~

    Como Cansa Mais pessoal ???
     
  4. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    Se jogares com V-Sync ligado é importante teres o refresh rate alto, senão não vais conseguir passar de um X número de FPS

    E sim quanto mais alto o refresh rate melhor(cansa menos), de certeza que o monitor suporta os 75Hz??

    Cumps
     
  5. DrakoSupremus

    DrakoSupremus Power Member

    O scarecrow lá confirmou... de repente fiquei com dúvidas...loool

    Visto que ao teres aumentado, parece que fica desfocado, não sei, pode ser algo a haver com a gráfica, ou os drivers...ou como o scarecrow disse pode não suportar...
     
  6. Tupac

    Tupac Power Member

    Eu desliguei o V-Sync pois nao me passa dos 60 Fps com o mesmo ligado...e costumo ver que isso é uma boa maneira de aumentar Fps...
    Sim penso que suporta...pelo menos eu tenho ligada a opçao de ocultar as frequencias que o monitor nao suporta...a gráfica é a que está no my System...

    :lol::lol::lol:
     
  7. DrakoSupremus

    DrakoSupremus Power Member

    Não liguem...tou num dia NÃO...LOOOOL
     
  8. Tupac

    Tupac Power Member

    Mas sinceramente acho que nao tava era habituado... Tou me a sentir bem a olhar para o monitor agora :D :lol::lol:
     
  9. Romani48

    Romani48 Power Member

    Pois isso é normal, e também tens de ver as definições do teu monitor..

    repara que alguns são recomendados a 70 por exemplo e tu podes por até 85, mas isso é mais nos CRT..

    Nos LCD eles estão electrónicamente limitados ao seu máximo, e ai não tens problemas..

    E esse desfocar é normal, alias não só na troca de refresh rate como também de gráficas..

    eu quando mudei para a 8600GT parecia me tudo desfocado a 75Hz (RR máximo do meu monitor) mas lá começou a "ir ao sitio"...

    E sim é importate com os FPS mas apenas se tiveres o V-sync ligado, que na minha opinião é melhor está desligado, a não ser que sofras de tearing e suttering...
    ou seja vez algumas coisas a aparecer mais depressa que as outras, mas isto em pequenos instantes de segundos..
     
  10. Tupac

    Tupac Power Member

    Sim agora acho que já nao passo sem os 75hz :D
    Isso dos Fps eu nao ligo muito , só jogo pelo convivio :D
     
  11. Ricmann

    Ricmann [email protected] Member

    Uma coisa é certa, nos CRT quanto maior a frequência de "refrescamento" do monitor maior é o conforto para a vista.
    Eu por exemplo, tenho um Samsung SyncMaster 755 MB 17", com uma resolução nativa de 1024x768 que está a funcionar a 100 Hz.
    Se aumentar a resolução só funciona a 85 Hz.
    Isso depende dos modos de fábrica de cada monitor.
     
  12. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Alguém que perceba mais do que eu de electrónica talvez te possa explicar isto melhor.

    Existe uma cena que é a fase ou estar em fase. Quem já trabalhou com osciloscópios sabe o que é isso.
    De qualquer forma acho que o teu monitor pode ter ficado desfasado, se fores ao menu do monitor, no meio dos brilhos e contrastes, deves ter para lá "Relógio" e "Fase". O relógio tem a ver com a distorção da imagem e a fase com a nitidez.
    Experimenta ajustar a fase até veres a imagem nitida.

    Isso do começar a ver bem é sinal de que os teus olhos se estão a adaptar a uma imagem desfocada. No fundo é como usares durante algum tempo oculos com graduação errada. Faz mal.

    Edit: Estive agora a testar visto que o meu monitor é capaz de se ajustar sozinho. Quando estou a 60Hz ele mete a fase a 76, quando estou a 75Hz ele mete a fase a 52. Mas no final a imagem está sempre bem.
     
    Última edição pelo moderador: 19 de Junho de 2007
  13. Daniel Maia

    Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

    Podem não se acreditar mas o meu está a 180Hz..

    Podem ver aqui:

    [​IMG]

    Não sei se é bug ou o que é...mas nota-se bem a diferença..

    cumps
     
  14. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    O refresh rate no CRT tem a ver com a quantidade de descargas no ecrã, usam-se refresh rates mais elevados para impedir que a imagem fique escura por milésimas de segundos (é este fenómeno que faz mal aos olhos).
    A partir do momento em que mudas para valores acima dos 75/80 já não devias notar diferença nenhuma, se notas é porque algo está mal ou porque estás a trabalhar com condições extremas. Normalmente nota-se mais em condições de muita luz, quando estás muito perto do monitor ou quando tens o monitor no limite do teu angulo de visão (ex: imagina que estás a olhar para a tua frente mas que tens o monitor do teu lado esquerdo ou direito).
    Também podes notar em jogos por causa do vertical sync mas se tiveres o monitor a 75Hz com o verticalsync desligado vai dar ao mesmo.
    Nos LCD isto tem pouca importância pois os pixels funcionam com uma corrente constante, logo não perdem energia. Daí só se falar nos tempos de resposta (ms). O tempo de resposta é o tempo que um pixel demora a mudar de preto a branco e se este tempo for lento pode criar sombras e um "brilho" estranho em volta os objectos que estão em movimento.
     
  15. flak

    flak Power Member


    Por acaso não deve estar, apesar de estarem aí essas informações. Repara que o teu CRT está detectado no Windows como Monitor Predefinido, e não consegues sequer activar a checkbox Ocultar modos que este monitor não possa apresentar. Isso às vezes acontece no Windows, no meu acontece normalmente quando ligo o PC com o monitor desligado, e ele não vai buscar o DDC correctamente.

    Experimenta reiniciar o pc, e vê se ainda aparece Monitor Predefinido. Se aparecer, muda-lhe o driver para Monitor Plug and Play, e depois reboota. Já deves conseguir activar essa checkbox dos modos. Caso ainda não dê, o que já me aconteceu, tive que ir às propriedades do monitor no Catalyst Control Center, e inserir manualmente a resolução máxima/refresh máximo.

    Normalmente quando isso está em Monitor Predefinido, estás a 60hz. E não adianta mudar o refresh porque vai ficar a 60hz na mesma. Podes confirmar no OSD do monitor.
     
  16. Morais

    Morais Power Member

    É possivel, a 800x600 o meu Samsung SyncMaster 959NF (CRT 19) debita uns valentes 200hz, óptimo para jogar PS2 (placa TV Pinnacle PCTV Pro).
     
  17. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Óptimo para jogar PS2 porquê? Alem de não teres nenhuma vantagem visual com os 200Hz, a PS2 foi feita para trabalhar em televisões. Estas costumam ter refresh rates na ordem dos 50/60Hz, algumas maiores vão aos 100Hz.
     
  18. Morais

    Morais Power Member

    Talvez porque a 200hz tenho uma qualidade de transmissão de imagem que põe as TVs ditas normais a um canto, que os meus olhos agradecem, especialmente sendo eu míope, ou talvez até porque gosto de dar uso ao MagicBright do meu CRT que consegue dar um brilho fenomenal à imagem...

    Nenhuma vantagem visual? Vai passar o dia a olhar para um CRT a 60hz e depois queixa-te que tens uma dorzita de cabeça...
     
  19. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    A 200Hz não aumentas a qualidade da imagem, diminuis o número de falhas, que como já disse, a partir dos 75/80Hz para cima já praticamente ninguém nota. Quanto ao MagicBright de certeza que também funciona em todos os refresh rates do teu monitor.

    Eu já passei muitos anos a olhar para CRTs a 60/75Hz e sim, um CRT a 60Hz não é mt agradável mas nos 75Hz já não incomoda nada.
     
  20. Morais

    Morais Power Member

    Eu distingo, e sinto a diferença, de 60hz a 120hz.
     

Partilhar esta Página