1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Refrigeração do PC VS ruido

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por LRMMF, 1 de Junho de 2004. (Respostas: 11; Visualizações: 1296)

1. LRMMF

LRMMF Power Member

Tou com um problemazinho... tenciono investigar sobre cooling mas neste momento tenho provas e não quero nem tenho tempo para essa "area" neste momento.
    Tenho uma Asus P4T, 512 RDRAM, PIV 1,7 Ghz dos 1ºs sockets (o que rapidamente saiu de uso), um disco 120 Gb, um leitor dvd ainda do kit creative e um gravador LG 52-24-52.

Indo ao q interessa, tenho o PC muitas horas ligado (bowlfish-P2P) o processador quase imediatamente fica nos 42 graus (disseram-me hoje que o maximo deveria ser 40?!?!). Com o PC ligado à 4 horas tenho o proc. a 60C e a board a 57C.

Comprei uma ventoinha da Thermaltake smartcase fan (pedi uma de qualidade e o mais silenciosa possivel) e isto faz imenso barulho. A minha fonte é de 230 e nao acredito que isto aguente com outra ventoinha, e o barulho iria ser o dobro do actual...

Moral da historia, a que temperatura é que a MB e o CPU devem estar no maximo, no meu caso? O que é que poderei fazer (leia-se comprar) para que isto esteja nessas temperaturas decentes, sem eu ficar surdo primeiro, e se possivel sem gastar 20 contos num sistema "liquido"

2. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

57º Na board é mesmo muito.............!!

Podes adicionar mais ventoinhas à caixa, a fonte deve aguentar visto que as ventoinhas (silenciosas) consomem mesmo muito pouca corrente.

Se de qualquer maneira nao queres tar a investir nisso, ao menos abre a porta lateral da tua caixa, de modo a que possa circular ar à vontade e a ventoinha do dissipador do cpu possa puxar ar mais fresco!
    Provavelmente ao abrires a caixa as temperaturas do cpu e board vao-te baixar praí uns 10º no minimo..

3. LRMMF

LRMMF Power Member

Neste momento a board está a 42 (PC ligado à 4 horas) - ontem cometi a estupidez de ter instalado a ventoinha virada para dentro - ou seja puxa ar em vez de expelir o ar.

Sou capaz de comprar outra ventoinha, irrita-me é o barulho 8o até pq à noite deixo o pc ligado a P2P'er enquanto :zzz
    Mais 10euros por uma ventoinha nao tem problema, agora gastar 7 a 30 contos já tenho de pensar muito bem.

Geralmente a porta lateral da caixa nao está montada, mas isso tb é desvantajoso por causa do pó, por outro lado o PC está numa prateleira "inferior" duma secretária para PCs pelo que não circula muito ar (quando a montei bem me parecia que nao devia ter montado a tabua vertical q fica mesmo trás do PC - é sempre um impedimento à total circulacao de ar.)

Esta ventoinha está sempre nas 5000 rpm! O ruido é de 39db! :'(

Nao entendo isto, entao como é que muita gente faz overclock a tudo q está dentro do PC? Nem toda a gente monta o seu WC (já estive a fazer algumas leituras :p)? É muito barulho!

Qual é a melhor ventoinha do mercado em termos de eficiencia/ruido? e só em termos de ruido?

4. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

A maior parte do pessoal faz overclock depois de terem comprado um dissipador melhorzito :)

Tu pelo que parece ainda tens os de origem, o que podias fazer era pelo menos comprar um dissipador melhor para a board para ver se ela baixa um bocado!

Mas continuo a pensar que melhor ainda do que tar a gastar dinheiro em dissipadores, era comprares umas duas ou 3 ventoinhas e fazeres ai uma corrente de ar no pc!

Exemplo: Duas ventoinhas na parte da frente a meter ar, e 1 ou 2 na parte de tras a tirar, de modo a que o ar circule de forma continua e eficiente.

isso às 5mil deve tar a fazer um barulho mm irritante :D

Se tens o pc ligado sem caixa, isso quer dizer que nao tens grande limitaçao de espaço, portanto aconcelho-te a comprares ventoinhas de 120mm. Eu uso umas TITAN de 120mm: a 12v fazem bastante barulho, mas eu ponho-as sempre a 5v apenas, mandam bastante ar e nem se quer as ouço!

Boa sorte com isso :)

5. LRMMF

LRMMF Power Member

Confirma-me isto: dissipador é o nome da "ventoinha" do processador? Se for tenho o de origem... processador comprado em box... será que vale a pena, é facil de encontrar e nao é muito caro arranjar um excelente dissipador para este processador?

Sou muito ignorante nesta secção... vamos cá ver: a placa gráfica, o processador tem cada um a sua ventoinha, depois no minimo a caixa deve ter 2 ventoinhas? como quem diz uma pra caixa e outra para a board? (ou entrada de ar frio saida de ar quente?). Sempre tive o cuidado de dizer nas lojas aonde comprei para me tratarem disso, parece que nao querem vender...

Aonde é que posso comprar essas TITAN aqui no Porto? E principalmente, como é que as poes a funcionar a 5v?

Obrigado pela ajuda ;)

PS: Pus uma ventoinha virada para o interior do PC, mas daquelas de secretária, normais :-D resultado: Board a 29 CPU a 43 :-D

6. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Epah...Depois de ter escrito aqui uma resposta gigante esta porcaria atrofiou a pedir-me a pass e username e perdi a resposta toda...isto é tao frustante.................. :005: :005: >(

LRMMF aparece no #overclock na ptnet que eu ajudo-te no que quiseres

7. LRMMF

LRMMF Power Member

[BIOHAZARD] 8o lamento... tb sei o que é isso num outro forum de dvd's, e por diversas vezes... :'(
    Estive agora a tentar utilizar o mIRC, pois nunca fui grande adepto, e agora o canal nao me deixa entrar pede-me pw acho eu ... e depois nao consigo registar o raio do nick, pelo que te pedia que me escrevesses para o email [email protected] quando puderes, e de acordo com o meu ultimo post.
    (à uns anos utilizei um sw irc da ms, era infantil, mas era muito mais facil)

Escreve quando quiseres e puderes
    e Obrigado

8. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Oi LRMMF!

Entao é assim:

Para arrefecer um processador é necessário um dissipador de calor. O que o dissipador faz é extrair o calor proveniente do processador, e para o expelir fora usa-se uma ventoinha.
    Assim um "cooler" tem 2 partes - Um dissipador e uma ventoinha.

O dissipador é o "bloco" de alumínio ou cobre que está por trás da ventoinha do processador ou da placa grafica! (cada um tem o seu conjunto de dissipador+ventoinha)

É Fácil encontrar dissipadores bons para p4, e baratos, mas para que qualquer dissipador tenha uma boa performance convem que o ar que a ventoinha "Empurra" contra o dissipador seja +/- fresco. O ar puxado pela ventoinha para arrefecer o dissipador, é o ar dentro da caixa, portanto se tiveres a caixa fexada/quente, nao vai ajudar a arrefecer o cpu. Para combateres isto crias a tal corrente de ar para que o ar esteja mais fresco dentro da caixa do pc.

O exemplo que eu dei das duas ventoinhas era o de ter uma a inserir ar fresco e a outra a retirar ar quente.
    Podes variar a configuraçao de ventoinhas tamanhos etc..mas convem ter sempre uma ou duas a meter ar e pelo menos uma a retirar o ar quente da caixa la pra fora!

As Titan acho que econtras em qualquer loja de pc's , visto que é uma marca popular!
    Mas nao tem que ser desta marca, a maioria das ventoinhas de 120mm nao fazem muito barulho a 5v ou 7v (exepto aquelas que sao bastante largas).

Ora bem, para meter a ventoinha a funcionar a voltagens diferentes:

Se fores comprar uma ventoinha numa loja de computadores vais ver que elas ja trazem o adaptador para ligar na motherboard ou nas fichas de ligaçao (MOLEX - Sao as fichas a que ligas os discos, leitores cd etc).
    Neste caso, podes comprar um adaptador para 5v..mas a loja pode nao ter..

O que te aconcelho entao é ires a uma loja de electronica e comprares ventoinhas de 120mm. Vais reparar que elas nao trazem qualquer espécie de ligaçao, vem com os cabos descarnados na ponta!
    Para as ligares basta "espetar/inserir" a ponta dos cabos para dentro duma ficha molex :D

Contando que a ventoinha tem um cabo preto (por vezes azul) e um cabo vermelho:

Para obteres 12v:

Ligas o fio vermelho da ventoinha na entrada do fio amarelo da molex, e o fio preto da ventoinha numa das entradas dos fios pretos da molex.

Para obteres 5v:

Ligas o fio vermelho da ventoinha na entrada do fio vermelho da molex, e o fio preto da ventoinha numa das entradas dos fios pretos da molex.

Para obteres 7v:

Ligas o fio vermelho da ventoinha na entrada do fio amarelo da molex, e o fio preto da ventoinha na entrada do fio vermelho da molex.

Ha quem diga que usar ventoinhas a 7v provoca danos na fonte de alimentação, mas tanto eu como montes de pessoal que usa/usou ventoinhas a 7v nunca teve problemas.

Depois de andar praqui a procura consegui desenterrar uns sites com diagramas para perceberes bem como ligar a ventoinha :)

http://www.fishnet.me.uk/7volts.html
    ou
    http://www.radiativenz.com/guides/fanvoltmod/index.shtml

Ve tambem:

http://www.7volts.com/
    Tens aqui um site mt bom que explica inumeras maneiras para baixar o barulho produzido pelo pc :) (já é mesmo mt antigo , mas continua a ser mt bom :) )

Espero ter ajudado!

1 Abraço :)

9. LRMMF

LRMMF Power Member

Comprei um dissipador da CoolerMaster (inforam-me na loja que a propria intel recomendou nao utilizar pasta térmica nestes processadores antigos) mas o raio do dito veio com dois problemas:
    um; a parte que fica junta ao CPU vem suja - uma marquita - e eu ainda piorei (encostei o meio do dedo e nao o dedo - ainda assim deixou marca de gordura ?! touchy! 8o)
    2: O dito tem um altinho muito pequeno , e eu nao sei se me devo chatear em ir trocar e nao ser necessário, ou nao ir, e por causa duma area diminuta queimar o CPU, a board

10. LRMMF

LRMMF Power Member

Comprei um dissipador da CoolerMaster (inforam-me na loja que a propria intel recomendou nao utilizar pasta térmica nestes processadores antigos) mas o raio do dito veio com dois problemas:
    um; a parte que fica junta ao CPU vem suja - uma marquita - e eu ainda piorei (encostei o meio do dedo e nao o dedo - ainda assim deixou marca de gordura ?! touchy! 8o)

Como é que eu posso limpar esta area? Outros cuidados?

2: O dito tem um altinho muito pequeno , e eu nao sei se me devo chatear em ir trocar e nao ser necessário, ou nao ir, e por causa duma area diminuta queimar o CPU, a board.

11. MrBean

MrBean Power Member

Para começar, acho que devias ver se esse dissipador é para esse processador. Se não me engano, esses p4 usavam um socket diferente e, como tal, o dissipador pode ser para os sockets actuais e n dar aí.

Se der, podes limpar essa fita térmica com álcool e depois usas pasta térmica normal entre o cpu e o dissipador (nunca ouvi falar que n se devesse usar em qq cpu).

Em relação às temperaturas, o teu dissipador antigo podia estar cheiinho de pó e ser esse um dos problemas. De qualquer forma, aquilo que o Biohazard estava a falar, das duas ou três ventoínhas, era bastante aconselhado. Uma ou duas na frente da caixa, em baixo, e outra atrás, na parte traseira . Isto, claro, se a caixa tiver sítio para as pores. Se n tiver, tens que inventar um bocado :p Isso, tendo 57ºC na board, é claramente problema de circulação de ar na caixa, acho eu.

Última edição: 4 de Junho de 2004
  12. Bernstein

Bernstein Power Member

Só um conselho, não para o problema do aquecimento, mas para o outro problema q tambem aqui se colocou :
    o de perder o q se acabou de escrever para o Forum.
    Quando acabarem de escrever, antes de submeter, façam select all - copy.
    Assim, se ouver qlq problema basta fazer past...

:D

Partilhar esta Página